sábado, 27 de abril de 2019

Romanos 10:19

Romanos 10:19 - Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira.
MAS DIGO: PORVENTURA ISRAEL. Não tem como dizer que a mensagem de Paulo, não seja diretiva aos seus conterrâneos, os judeus, que precisavam de conselhos da parte do Senhor, no sentido de se converterei de verdade ao cristianismo, até para que reparassem o grande erro cometido, ao rejeitarem ao seu Messias, Jesus de Nazaré. Antes da vinda de Cristo, Israel foi um dos povos antigos mais privilegiados que se possa imaginar, porque recebeu luz o suficiente para seguir o plano de Deus.

NÃO SOUBE? Desde o seu primeiro representante, e um dos mais importantes ilustres daquela nação, chamado Abraão, que os hebreus receberam o conhecimento da vontade de Deus. E a lei de Moisés foi a mais perfeita revelação, para a sua época, que um povo poderia receber do seu Deus, porque na legislação de Moisés havia estatutos para todas as áreas da vida daquele povo, principalmente para as atividades religiosas.

PRIMEIRAMENTE DIZ MOISÉS. O grande legislador, Moisés, foi chamado e preparado do Deus para ser um canal das revelações de Deus ao seu povo, Israel. Aquele patriarca era um homem preparado em todas as ciências de um país, o Egito, que na época era primeira potência mundial. Além do mais, Moisés tinha uma comunhão muito estreita com Deus, é tanto que, Deus falava diretamente com ele, face a face.

EU VOS POREI EM CIÚMES. Paulo faz uma interpretação do que Moisés escreveu em Deuteronômio 32:21 - A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira. Israel era o povo escolhido, deveria amar a Deus acima de qualquer coisa, mas chegaria o tempo que se desviaria de Deus.

COM AQUELES QUE NÃO SÃO POVOS. O apóstolo dos gentios ver nesta passagem dos escritos de Moisés uma profecia escatológica para um futuro que já era realidade em seu tempo. Não há dúvida que estão em foco os gentios, ou as demais nações do mundo, que durante a velha dispensação da lei de Moisés, não estavam ligadas por nenhuma aliança com Deus, mas que agora estavam sendo alcançadas por Cristo.

COM GENTE INSENSATA. Os judeus se achavam os mais sábios dentre todos os povos da terra, e na verdade tinham mais que motivos para isso, porque os hebreus tinham as leis mais perfeitas do planeta terra. Porem, as demais nações do mundo antigo eram consideradas pelos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, como povos insensatos, porque não serviam ao Deus único e verdadeiro, criador de todas as coisas.

VOS PROVOCAREI À IRA. A vinda do Messias de Deus foi na realidade o cumprimento deste tema escatológico abordado por Moisés, e que os filhos de Israel não perceberam. A implantação da nova dispensação da graça de Deus com a humanidade, tirou o foco de Israel, que era até então chamado o povo de Deus, para a igreja de Cristo, que é o novo Israel de Deus, composta de pessoas de todos os povos do mundo. O arrebatamento da igreja vai despertar Israel sobre o Messias, que é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...