quinta-feira, 18 de abril de 2019

Romanos 9:3

Romanos 9:3 - Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne.
PORQUE EU MESMO. O que Paulo expõe neste versículo é algo muito sério para os hebreus, que eram um povo que davam a vida uns pelos outros, principalmente no que concerne ao judaísmo. Ao mesmo tempo o apóstolo demostra um amor muito grande pelos seus conterrâneos, porem, muito maior amor ele tinha por Cristo, uma vez que Paulo teve uma compreensão muito aguçada de quem efetivamente era o Messias de Deus, na pessoa bendita de Jesus de Nazaré, que era o Emanuel de Deus.

PODERIA DESEJAR SER ANÁTEMA. Percebe-se o perigo que os judeus optaram ao rejeitarem Jesus de Nazaré, Ele que era o Messias prometido por Deus em todas as profecias do Velho Testamento. Ser “anátema” é ser amaldiçoado por alguém, em consequência de atitudes religiosas. Depois que Paulo teve um encontro feliz com o Cristo ressurrecto, ele rompeu definitivamente com o judaísmo para viver para Cristo.

DE CRISTO. Jesus Cristo foi na realidade a melhor coisa que Deus fez, ao envia-lo a terra como Salvador da humanidade, portanto, não aceita-lo como Senhor e Salvador é jogar fora a mais preciosa oportunidade de se reconciliar com Deus. Paulo estava dizendo aos seus irmãos judeus que se quisesse poderia rejeitar a Cristo, para continuar no tradicional judaísmo, somente para não ter problemas com os judeus.

POR AMOR. Os hebreus sabiam que só podiam contar com o amor de uns para com os outros, porque o modo de vida que eles viviam gerava ódio das demais nações por todos eles. Os dois cativeiros, assírio e babilônico foram uma demonstração do ódio que as demais nações do mundo antigo tinha por Israel. Mas entre si, eles se amavam muito, os judeus, e Paulo os amava, porem, amava mais a Cristo, o Salvador.

DE MEUS IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros, porque se encontram em um tronco comum de sua arvore genealógica em Adão e Eva. Todavia, os hebreus tinham mais um motivo para se considerarem irmãos uns dos outros, uma vez que, eles se orgulhavam de serem descendentes de Abraão, Isaque e Já, os patriarcas de Israel. Acredita-se que os cristãos herdaram este bom costume dos hebreus, o povo de Deus.

QUE SÃO MEUS PARENTES. 2 Coríntios 11:22 - São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu. O fato de ter rompido com o judaísmo, o apóstolo dos gentios não estava negando suas origens, nem muito mesmo que era israelita, nem tão pouco que era descendente de Abraão. Onde ele chegava sempre confessava que era um judeu da tribo de Benjamim.

SEGUNDO A CARNE. Vejamos o que Paulo declara em Filipenses 3:4-7 - Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu. Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. Tudo isso era mais uma prova de quem era Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...