quinta-feira, 25 de abril de 2019

Romanos 9:30

Romanos 9:30 - Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
QUE DIREMOS POIS. Chegando já bem próximo do final deste capítulo, o escritor não poderia deixar de falar de um novo tempo, em que Deus trabalha pela humanidade diferente do que tratou com os judeus por meio da legislação de Moisés. Mas que também beneficiaria diretamente o remanescente dos hebreus, aqueles que por fé recebessem o Messias em seus corações. Porem, os maiores favorecidos neste novo pacto estabelecido por Deus, por meio do seu Cristo, seria todos os povos do mundo.

QUE OS GENTIOS. Estes coitados gentios, de quem tanto fala Paulo em seus escritos eram todos os demais povos do mundo, que não teriam nenhuma ligação familiar com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Outra forma de chamar uma pessoa de gentio era justamente por tal pessoa não seguir o tradicional judaísmo, religião oficial dos que guardavam todos os mandamentos, estatutos e juízos da lei de Moisés.

QUE NÃO BUSCAVAM. Como os judeus monopolizavam o judaísmo, e por meio da circuncisão faziam a separação de um verdadeiro israelita dos demais homens pagãos, então, as demais nações do mundo nem se interessavam em buscar a Deus, porque os próprios judeus diziam que somente os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó poderiam adora e servir ao verdadeiro Deus. Era assim que as coisas funcionavam.

A JUSTIÇA. No caso do tempo da lei, ou seja, no período da velha dispensação, falar em justiça para um judeu, era a mesma coisa que falar em ser circuncidado e guardar todas as exigências de lei de Moisés. Como os gentios não conheciam nem guardavam as ordenanças da lei, portanto, não eram em hipótese alguma praticantes da justiça da lei. Se chamado de um gentio por um judeu era a mesma coisa que ser classificado de pagão, ou seja, alguém que vivia fora da vontade de Deus, por não guardar a lei.

ALCANÇARAM A JUSTIÇA? Não por méritos pessoas ou por serem dignos da bondade de Deus, mas porque estava em operação um novo modo de Deus tratar com os filhos dos homens. Como que os gentios alcançaram essa justiça? Tudo provem de Deus que reconciliou consigo mesmo o homem, isso por meio da obra perfeita de justiça praticada por Cristo Jesus, o Filho de Deus, portanto, a justiça que vem de Cristo.

SIM, MAS A JUSTIÇA. Nem judeu nem gentio se encontravam em condição favorável de se aproximarem do Juiz dos vivos e dos mortos. Mais veio Cristo, com um perfeito ato de justiça, e derribou a parede de separação que estava entre os pecadores e o Deus de amor, provendo assim o caminho de retorno do homem para o Deus de misericórdia, quando o Cordeiro de Deus fez a propiciação pelos pecados dos remidos.

QUE É PELA FÉ. No tempo da lei de Moisés, para que os filhos de Israel alcançassem as bênçãos prometidas na legislação de Moisés tinham que com grande esforço guardarem todos os mandamentos da lei. Agora, no tempo favorável da nova dispensação da graça de Deus, o homem entra apenas com a sua fé em Cristo Jesus e passa a ser gratuitamente justificado diante da justiça de Deus, por isso que é dito que a salvação é pela fé, sem as obras da lei, para que a justiça seja a de Cristo e não nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...