quinta-feira, 25 de abril de 2019

Romanos 9:24-25

Romanos 9:24-25 - Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
OS QUAIS SOMOS NÓS. O autor esta se referindo aos vasos de misericórdia, que são aqueles que foram alcançados pela misericórdia de Deus, mediante a obra de redenção idealizada por Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Na realidade, ninguém que faz parte do reino de Deus tem méritos pessoais de justiça o suficiente para alcançar o favor de Deus, foi tudo por misericórdia a graça. Na demonstração de sua misericórdia, Deus exerceu sua paciência e longanimidade.

A QUEM TAMBÉM CHAMOU. Romanos 8:30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Esta chamada da parte de Deus para a vida dos remidos de Cristo foi completa e irresistível. Jesus disse ainda, não me escolhestes vós a mim, mais eu vós escolhi a vós e vos nomeei (João 15:16). São os eleitos de Deus os chamados.

NÃO SÓ DENTRE OS JUDEUS. Desde o tempo do patriarca Abraão, que era o personagem mais importante dos judeus, que o Criador vinha fazendo suas promessas escatológicas para os filhos de Israel. Mas que teve sua concretização da pessoa maravilhosa de Jesus Cristo. O filho de Deus cumpriu sua missão entre o seu povo, inclusive escolheu seus primeiros representantes entre os seus conterrâneos.

MAS TAMBÉM DENTRE OS GENTIOS. A nova dispensação da graça de Deus foi na verdade um grande avanço em termos de grandeza, porque a antiga aliança era nacionalista e exclusivista. O Messias de Deus, que também é o Mediador da nova aliança da graça de Deus veio justamente derribar a parede de separação que havia entre Deus e a humanidade, estabelecendo uma aliança universal com todos os povos.

COMO TAMBÉM DIZ EM OSÉIAS. O apóstolo dos gentios cita uma passagem do Velho Testamento, certamente para dá apoio ao que ele estava escrevendo, no profeta Oséias 2:23 - E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus! Esta era uma profecia referente aos gentios e não aos judeus.

CHAMAREI MEU POVO AO QUE NÃO ERA MEU POVO. É nisto que se constitui na grandeza da nova aliança da graça de Deus em que qualquer pessoa pode fazer parte do reino de Deus, atendendo é claro a chamada do Deus altíssimo. Esta profecia tem o seu fiel cumprimento no planeta terra, desde que Cristo morreu em morte de redenção por toda a humanidade. O povo de Deus está espalhado em todo o mundo.

E AMADA À QUE NÃO ERA AMADA. Não há dúvida que o escritor se refere à igreja amada de Cristo Jesus, constituído de judeus e gentios, porque este já era o plano de Deus desde a fundação do mundo. Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8). Do outro lado, temos visto que os eleitos de Deus em Cristo renunciam ao mundo, não se submetem as influencias do inimigo, mas procuram amar a Deus acima de todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...