quarta-feira, 17 de abril de 2019

Romanos 8:31-32

Romanos 8:31-32 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
QUE DIREMOS, POIS, A ESTAS COISAS? O escritor começa uma nova secção de sua carta fazendo várias perguntas importantes, em que ele mesmo prossegue com suas respostas. E percebe-se que o seu intuito é gerar nos corações dos seus leitores segurança quanto às promessas de Deus para os seus filhos. A realidade é que o fato de estar verdadeiramente alguém em Cristo, lhe fornece uma condição de privilégio diante das coisas desta vida, ao ponto de blindá-lo das vulnerabilidades terrenas.

SE DEUS É POR NÓS. Notamos que o “se” é condicional, e no pensamento de Paulo há a consciência de que o fato de alguém dizer que Deus é por ele, isso não representa a verdade. De acordo com o evangelho das boas novas de Cristo, para que Deus esteja por alguém, esta mesma pessoa tem que de fato viver com Cristo e para Cristo. Agora, se Deus está do lado de uma pessoa, nada o vencera definitivamente.

QUEM SERÁ CONTRA NÓS? Paulo não faz uma afirmativa, mas sim uma pergunta. Assim sendo, podemos então responder da seguinte maneira. O contexto do evangelho afirma que pelo fato de alguém pertencer ao reino dos céus são muitas as oposições que tal pessoa tem que enfrentar nesta terra. Temos que enfrentar uma batalha com a nossa própria carne, com o mundo e com o diabo com seus demônios.

AQUELE QUE NEM MESMO A SEU PRÓPRIO FILHO POUPOU. Agora, vencer e derrotar um servo de Deus, aí é uma outra história, e a partir de então, o autor começa explicar o que Deus em Cristo já realizou para nos fazer mais que vencedores contra os nossos inimigos. O que Deus fez em prol dos seus escolhidos por meio do seu Messias foi algo extraordinário, provando que tudo executará pelos seus filhos na terra.

ANTES O ENTREGOU POR TODOS NÓS. Misericórdia, amor e graça foram quem motivou o coração do Pai para que ele entregasse seu Filho amado para sofrer sacrifício de expiação em nosso lugar. Se Deus não poupou o seu próprio Filho, então, Ele está disposto a fazer qualquer coisa para nos defender. Deus sabia de tudo que o seu Cristo teria de enfrentar e sofrer pela sua igreja, mas não o poupou do sacrifício.

COMO NÃO NOS DARÁ TAMBÉM COM ELE. A melhor atitude que alguém pode fazer é se entregar aos cuidados de Cristo, porque assim procedendo tal pessoa ganha um aliado imbatível para sua vida. Quando Deus enviou seu Filho Jesus para realizar a propiciação é porque ele tinha as melhores e mais preciosas promessas para seus escolhidos. São inumeráveis os benefícios de Deus por Cristo para toda a humanidade.

TODAS AS COISAS? A velha dispensação tinha promessas apenas para esta dimensão da existência humana, porem, a nova aliança implantada por Cristo contem inúmeras promessas para esta vida, mas principalmente para a vida eterna. A partir do momento que um pecador entrega totalmente sua vida aos cuidados de Cristo são incontáveis os benefícios que chegam para o seu destino. Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas, disse Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...