quinta-feira, 11 de abril de 2019

Romanos 7:7

Romanos 7:7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
QUE DIREMOS POIS? Tudo que Paulo vem argumentando neste capítulo era para esclarecer aos seus leitores sobre a posição da antiga dispensação e de como agora deveria ser o querer de Deus para a igreja de Cristo, que era o novo Israel de Deus. Como estava havendo uma grande mudança na história do povo de Deus quanto ao término de um círculo para a entrada de um outro, muito superior, alguém tinha que ser usado por Deus para introduzir os novos conceitos da nova religião, o cristianismo.

É A LEI PECADO? Está lei, sobre a qual fala o escritor, diz respeito à lei de Moisés, e tudo que envolvia a estrutura escrita do judaísmo. Na legislação de Moisés, estavam contidos todos os mandamentos de Deus para que os filhos de Israel vivessem de acordo com o plano de Deus para a época antes da vinda do Messias de Deus, Jesus de Nazaré. Inclusive, além dos mandamentos religiosos, também os civis e sociais.

DE MODO ALGUM. Esta expressão é recorrente nos escritos de Paulo, como resposta a muitas de suas perguntas, e fala de sua negação a determinados assuntos ou teses abordadas por ele. A lei em si não tem nada de errado, principalmente para a época em que ela estava em vigor, antes da vida de Cristo. A lei era boa, perfeita e expressava a vontade de Deus, e assim sendo, ela era proveitosa para quem a seguia.

MAS EU NÃO CONHECI O PECADO. Desde a queda da raça humana, até a promulgação da lei de Moisés, não havia um código de lei escrita, que ditasse o querer do Criador sobre suas criaturas. Mas o pecado reinava sobre a vida dos filhos dos homens, o que resultava na morte. A implantação da lei de Moisés foi para mostrar aos filhos de Israel, o que era pecado, e qual o querer de Deus para seu o povo, a sua vontade.

SENÃO PELA LEI. Para que foi escrita a lei? Gálatas 3:19,Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. A lei foi manifesta para mostrar o pecado do homem.

PORQUE EU NÃO CONHECERIA A CONCUPISCÊNCIA. Neste caso, tal concupiscência se refere a todos os desejos egoísticos do ser humano, que na próxima frase Paulo fala de um deles que é a cobiça. De forma que a legislação de Moisés era completa, no sentido de desvendar tudo aquilo que significava a transgressão dos filhos de Israel. Quando alguém conhecia a lei de Moisés, se transgredisse seus mandamentos era culpado.

SE A LEI NÃO DISSESSE: NÃO COBIÇARÁS. Este exemplo explicitado pelo apóstolo dos gentios representava na lei de Moisés todos os desejos proibidos, por isso que ele fala das concupiscências. A cobiça leva o ser humano a interferir negativamente na vida do seu próximo, no sentido de desejar dos outros o que não é seu. Poderíamos citar o caso de um homem que por meio da cobiça deseja possuir a mulher do seu semelhante, o que gera o pecado do adultério ou prevaricação, o que é pecado grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...