sexta-feira, 5 de abril de 2019

Romanos 7:4

Romanos 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
ASSIM, MEUS IRMÃOS. Neste versículo, Paulo clareia ainda mais o que ele tinha exposto nos versículos anteriores, quando usou sua metáfora sobre a questão da sujeição da mulher ao seu marido, mas somente até que o marido ainda era vivo. O fato de Paulo chamar seus leitores de irmãos, isso nos ensina de que ele estava escrevendo para pessoas que já faziam parte da igreja de Cristo, sendo gentios convertidos ao cristianismo, mas principalmente judeus convertidos a Cristo Jesus.

TAMBÉM VÓS ESTAIS MORTOS. Não que o escritor estivesse escrevendo para defuntos, que já havia partido desta vida para a eternidade, mas ele fala mais uma vez por metáfora, ensinando verdades profundas que agora prevalecia na nova dispensação da graça de Deus. Esta morte sobre a qual fala o autor, aponta para uma grande mudança, como também da separação que há da lei para a graça de Deus.

PARA A LEI. Estar morto para a lei é de fato não ter mais nenhuma obrigação com as regras estabelecidas pela legislação de Moisés, isso porque Cristo veio a este mundo e cumpriu por nós todas as demandas que a lei de Moisés requeria. Os remidos de Cristo não mais estão ligados a lei de Moisés como estavam os seguidores do tradicional judaísmo dos hebreus. Os cristãos seguem as doutrinas do evangelho de Cristo Jesus.

PELO CORPO DE CRISTO. Tudo que aconteceu com a vida de Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi em cumprimento ao que estava escrito na lei de Moisés e nos profetas. Como Cristo era a personificação da sua igreja, isso nos faz saber que todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo estavam representados no Senhor Jesus. Assim sendo, cumprimos a lei de Moisés por meio da vida de Cristo, além de que o sacrifício expiatório de Cristo foi em nosso lugar também.

PARA QUE SEJAIS DE OUTRO. Com a implantação da nova dispensação da graça de Deus com a igreja de Cristo, os que aceitam ao Senhor Jesus como Senhor e Salvador, pertencem ao reino de Deus, porque foram comprados pela morte expiatória de Cristo. Os remidos do Senhor Jesus não fazem parte do tradicional judaísmo de Israel, mas agora fazem parte do verdadeiro cristianismo, que é a religião de Cristo Jesus.

DAQUELE QUE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS. Os remidos estavam representados por Cristo em sua vida e ministério, também participamos de sua morte por meio da expiação, mas acima de tudo, ressuscitamos juntamente com o Filho de Deus de entre os mortos. A vida ressurecta do Cristo de Deus é a forma de nossa salvação e esperança, por isso que vivemos com Cristo e para Cristo sempre.

A FIM DE QUE DEMOS FRUTO PARA DEUS. Esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios fala da essência da vida cristã ideal, a vida que se vive não mais para o mundo, nem pelas influências das trevas, nem para si mesmo, mas para Deus e para Cristo, mediante a influência poderosa do Espírito Santo. Tudo que o remido de Cristo deve pensar, falar ou fazer deve ser para glória de Deus e de Cristo Jesus nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...