sábado, 13 de abril de 2019

Romanos 8:3

Romanos 8:3 – Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.
PORQUANTO, O QUE ERA IMPOSSÍVEL A LEI. Não que a lei por si só produzisse a condenação dos seguidores do judaísmo, até porque a lei de Moisés tinha bons objetivos para os filhos de Israel. Mas o problema estava em que os judeus não se aplicaram como deviam as recomendações explicitas na legislação de Moisés. Assim sendo, aquilo que era para aperfeiçoar os descendentes de Abraão se tornou impossível de se seguir, porque os hebreus só demostraram o quanto eram pecadores.

VISTO COMO ESTAVA ENFERMA PELA CARNE. A queda de Adão e Eva se deu justamente pelos desejos da carne, pois viram que o fruto da arvore era bom para dar entendimento, então comeram do tal fruto e pecaram. Desta forma, o desejo e o apetite da carne passaram a ter domínio sobre todos os homens, por isso que todos pecaram. Nem mesmo a lei que era santa e boa pode resgatar o homem do pecado.

DEUS. O Criador de todas as coisas viu e entendeu que tudo estava perdido, mas como Ele tinha planos superiores para os filhos dos homens, bem como Ele não criou o homem para a perdição, senão para a salvação, então ele toma a atitude certa. A intervenção de Deus foi justamente para reverter o caos e dar aos seres humanos a possibilidade de redenção. Tudo provem de Deus que nos reconciliou consigo mesmo.

ENVIANDO SEU FILHO. Esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios nos fala da manifestação do Messias de Deus sobre a terra, porque Jesus era o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. Quando Deus prometeu que enviaria o Emanuel, Ele falou que o Messias nasceria de uma virgem, isso quer dizer que não haveria a participação de um pai biológico, porque Jesus era o Filho de Deus em essência.

EM SEMELHANÇA DA CARNE DO PECADO. Filipenses 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. O escritor reconhece que o Verbo se fez carne e habitou entre nós como um ser humano de fato.

PELO PECADO. 2 Coríntios 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O Cordeiro de Deus fez em nosso lugar o sacrifício de expiação, sendo sacrificado em nosso lugar.

CONDENOU O PECADO NA CARNE. A obra perfeita e poderosa de redenção, propiciação e expiação realizada pelo Cristo de Deus foi um golpe fatal contra o pecado e suas consequências, bem como contra a morte que reinava sobre a vida de todos os seres humanos. Pelo seu sacrifício de expiação, o Cordeiro de Deus estava anulando definitivamente a cédula de acusação que havia contra os seus remidos. Por isso que Paulo começa dizendo que, agora, nenhuma condenação há para os remidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...