quinta-feira, 18 de abril de 2019

Romanos 9:9-10

Romanos 9:9-10 - Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai.
PORQUE A PALAVRA DA PROMESSA É ESTA. Deus chamou Abraão de Ur dos caldeus, para ser peregrino em terra estranha, e Abraão atendeu ao chamado do Senhor. Foi fundamental neste relacionamento de Abraão com Deus a sua fé de que Deus era capaz de fazer por ele tudo que ele pedisse. E o Senhor vinha abençoando Abraão em tudo, porem, o patriarca sente falta de um filho, que seria seu herdeiro quando o velho Abraão partisse desta vida para a outra. Abraão pediu a Deus e o Senhor lhe deu.

POR ESTE TEMPO VIREI. Paulo cita a passagem que era muito conhecida de Gênesis 18:9-11 - E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.

E SARA TERÁ UM FILHO. Essa era de fato a grande esperança de Abraão e certamente de Sara também, porque eles não tinham filhos para quem deixar seus bens, haja vista que eram neste mesmo tempo muito ricos. Esta promessa foi muito importante não somente para o casal, mas também para uma nação que surgiria a partir do cumprimento desta palavra. Este filho foi então, o descendente legítimo de Abraão.

E NÃO SOMENTE ESTA. Além do primeiro caso envolvendo Abraão e sua esposa Sara, Paulo ainda escreve sobre outro caso envolvendo Isaque e sua esposa Rebeca, em que Rebeca também era estéril, porem, Isaque buscou solução em Deus, que lhe ateneu. Gênesis 25:21 - E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.

MAS TAMBÉM REBECA. O caso de Rebeca traz consigo um complicador quanto a escolha de Deus, porque ela estava gestante de gêmeos, Esaú e Jacó, em que a lógica humana foi invertida para que prevalecesse a vontade de Deus. Esaú era o primogênito, a quem pertencia os direitos de primogenitura, mais foi Jacó quem teve o privilégio de ser o agente da bênção de Abraão e de seu pai Isaque principalmente.

QUANDO CONCEBEU DE UM. No caso de Abraão, não havia dúvida de quem era o descendente a quem havia sido feita a promessa, porque Isaque era Filho único de Abraão com sua esposa Sara. Mas no caso de Isaque, somente Deus poderia resolver a questão, uma vez que, quando do nascimento de Esaú e Jacó, no caso, Jacó seria o primogênito, mas houve uma luta entre os dois, e, portanto, Esaú nasceu primeiro.

DE ISAQUE, NOSSO PAI. O segundo patriarca chamado Isaque também tinha uma importância muito grande para o povo judeu, porque foi nele que se cumpriu a promessa de Deus. Portanto, apesar de não ter muito destaque o quanto teve Abraão nem tão pouco Jacó para os hebreus, mas Isaque também era considerado como pai de uma nação inteira. Além de que Isaque apontava ou era uma tipologia do que seria o Messias de Deus, como legítimo descendente de Abraão, Isaque e Jacó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...