segunda-feira, 15 de abril de 2019

Romanos 8:17

Romanos 8:17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
E, SE SOMOS FILHOS. Mais uma vez o autor desta carta usa o “se” condicional, e isso para demarcar que depende muito mais do que uma confissão de palavras, mas sim de fato e de verdade. Nem todos são filhos de Deus, todos são criaturas, mas os filhos por adoção de Deus são todos aqueles que vivem para Cristo e com Cristo, porque creram de forma incondicional no nome de Cristo e em tudo aquilo que o evangelho diz sobre sua obra perfeita de redenção, propiciação e expiação por nós os seus remidos.

LOGO SOMOS HERDEIROS TAMBÉM. Para a época em que Paulo escreveu esta carta sua aos Romanos, os seus leitores sabiam exatamente o significado destas palavras, até porque grande parte da sociedade era composta de escravos, os quais não tinham direitos de heranças sobre os bens dos seus senhores. Porem, os filhos sim, estes eram os verdadeiros herdeiros dos seus progenitores. Somos filhos de Deus.

HERDEIROS DE DEUS. Como filhos que somos do Deus único e verdadeiro, o Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas e dono de todas as riquezas que há na terra e também nos céus, somos também herdeiros de tudo aquilo que pertence ao nosso Pai celestial. A nossa filiação com Deus implica em Salvação e vida eterna, bem como sobre tudo de bom que o nosso verdadeiro Pai tem reservado para seus filhos.

E CO-HERDEIROS DE CRISTO. Por que co-herdeiros com Cristo? Na verdade Cristo é o unigênito Filho de Deus em essência, e a prova disto é que ele foi gerado, não por José marido de Maria, mas sim pelo Espírito Santo de Deus. Nós somos filhos por adoção, e isso, porque aceitamos a Cristo Jesus como nosso justificador, Senhor e Salvador. Portanto, por meio de Cristo e sua obra de redenção é que somos filhos de Deus.

SE É CERTO QUE COM ELE PADECEMO. Desde os começos do cristianismo, que pelo fato de alguém confessava o nome de Cristo como Senhor e Salvador já era motivo de muitas perseguições, perseguições e até morte. O cristão verdadeiro passa por muitas coisas nesta dimensão de sua existência, por viver com Cristo e para Cristo, mesmo que na atualidade não passamos os mesmos tipos de problemas do tempo de Paulo.

PARA QUE TAMBÉM COM ELE. Nesta direção é que o apóstolo dos gentios começa a mostrar o bom resultado de que seremos participantes juntamente com Cristo. A ressurreição do Senhor Jesus foi um passo decisivo no tocante a exaltação do Senhor Jesus, como também o fato de que ele se assentou a destra de Deus. Todo aquele que confia inteiramente em Cristo e em sua obra de redenção nãos serão envergonhados.

SEJAMOS GLORIFICADOS. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Todos os remidos estão sendo transformados na imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18), assim como ele é nós o seremos neste caminho da glorificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...