quarta-feira, 17 de abril de 2019

Romanos 8:35

Romanos 8:35 - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
QUEM NOS SEPARARÁ. Nada poderá nos separar do amor de Deus, até porque o Filho de Deus já deu prova suficiente de que ele nos ama de verdade, quando deu tudo de si mesmo por amor a sua igreja, porque Ele deu a sua própria vida por amor dos seus remidos, e a vida é o bem mais precioso que alguém tem. A obra perfeita de redenção realizada por Cristo criou um vínculo de comunhão inquebrável entre o nosso Redentor e o seu rebanho na terra, que ele comprou com seu precioso sangue.

DO AMOR DE CRISTO? Paulo não está falando do amor do ser humano por Cristo, mas ele se refere ao amor de Cristo pelas suas ovelhas, e desta forma, o elo é inquebrável. Se fosse o amor do ser humano por Cristo poderia haver quebra de aliança, porque já está mais que comprovado de que os filhos dos homens são falhos, mas como se trata do amor de Cristo pela sua igreja, então, a aliança é firme, forte e nada vai ameaçar.

A TRIBULAÇÃO. A partir de então, o autor começa a expor alguns motivos pelos quais a igreja de sua época era atacada por todos os lados. Os cristãos do primeiro século não tiveram uma vida nada fácil, porque de todos os lados surgiam às tribulações. O apóstolo dos gentios foi na realidade vítima permanentemente dos problemas que tinha que enfrentar dos seus próprios conterrâneos judeus, e dos romanos também.

OU A ANGÚSTIA. Eram inumeráveis os motivos que geravam tristezas na alma dos seguidores do Senhor Jesus daquela época, porque os judeus se juntavam aos romanos por meio do império político para maltratarem os servos de Cristo. Somente o fato de alguém confessar a Cristo como Senhor e Salvador, já era motivo para tantos problemas a serem enfrentados pelos cristãos, isso pelas injustiças dos homens.

OU A PERSEGUIÇÃO. Desde que o Messias se manifestou na terra, que o diabo com os seus demônios passaram a influenciar as pessoas para combaterem contra o reino de Deus. Não satisfeitos com a morte de Cristo, os judeus e os romanos continuaram perseguindo os seguidores da nova aliança. No entanto, quanto mais se perseguiam os cristãos primitivos, mais e mais a igreja de Cristo crescia e se multiplicava, isto porque nem mesmo as mais hostis perseguições faziam para a desenvoltura da igreja.

OU A FOME, OU A NUDEZ. A história do cristianismo confirma que, as autoridades romanas faziam de tudo para perseguirem os servos de Cristo, que pelo fato de confessarem o nome de Cristo como sendo o Messias de Deus, tinham seus bens confiscados pelo império romano. Por conta disto os cristãos se tornavam tão pobres ao ponto de faltar o alimento de cada dia para sobrevivência, bem como roupas.

OU O PERIGO, OU A ESPADA? Neste caso, o apóstolo fala sobre os casos mais graves de perseguições que eram impetradas contra a igreja de Cristo, principalmente contra as lideranças do cristianismo, que a todo o momento estavam correndo risco de morte, sem contar naqueles muitos casos em que os servos de Cristo eram martirizados pelas autoridades do império romano. Nos dias de hoje está muito fácil ser um servo de Cristo, mas nem sempre foi assim. Hoje ser evangélico é status.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...