terça-feira, 2 de abril de 2019

Romanos 7:3

Romanos 7:3 - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
DE SORTE QUE, VIVENDO O MARIDO. Beste versículo três, o autor dá continuidade a sua metáfora, como ilustração de verdades importantes concernentes a passagem da velha dispensação para a nova dispensação, em que agora, o importante não é a lei de Moisés, mas sim a graça de Deus que veio por Cristo Jesus. Digamos que o marido, neste caso seria o antigo regime da lei, que antes de Cristo era o que prevalecia, portanto, a nação de Israel tinha obrigações legítimas de guardar a lei.

SERÁ CHAMADA ADÚLTERA. Portanto, Israel, como nação, ou povo do pacto com a lei de Moisés, não poderia de forma alguma seguir outras regras, a não ser o que determinava a lei de Moisés. Pois era justamente o que havia acontecido com os judeus, todos eles estavam como que em condição de adultério espiritual, porque não seguiam o que determinava a legislação de Moisés, e com isso, eram adúlteros.

SE FOR DE OUTRO MARIDO. Os cativeiros assírio e babilônico, além do domínio que Israel teve que se submeter aos romanos, deu provas cabais de que aquela nação estava traindo à aliança que ela tinha com a lei de Moisés. Deus falou por meio do próprio Moisés e advertiu por muitas vezes por meio dos profetas que, quando a nação de Israel traísse o acordo firmado por meio da lei de Moisés, ela seria castigada.

MAS, MORTO O MARIDO. Neste ponto, o apóstolo dos gentios nos fala algo muito profundo e que muitos cristãos legalistas não aceitam, por terem seus interesses contrariados, ou não compreendem. Nesta sua metáfora, Paulo falava especificamente aos judeus que o antigo regime da lei, com suas exigências impraticáveis havia morrido, e que aquela nação estava livre para seguir o novo pacto implantado por Cristo, por meio do evangelho, isto é a nova dispensação da graça de Deus com todos.

LIVRE ESTÁ DA LEI. 2 Coríntios 3:14 - Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido. O que Paulo diz nesta passagem é que o antigo pacto da lei foi abolido por Cristo e que uma nova aliança foi estabelecida por ele, não somente com Israel, que sempre foi o povo de Deus, mas com todas as nações do mundo, os gentios.

E ASSIM NÃO SERÁ ADÚLTERA. Muitos judeus até desejavam seguir o cristianismo, por acreditarem que Jesus de Nazaré era de fato o Messias de Deus. Porem, eles tinham receio de terem que romper com o judaísmo e serem perseguidos pelos seus conterrâneos. Mas Paulo, que rompeu com o judaísmo, mesmo tendo pago um alto preço por isso, ele agora dizia para seus compatriotas que eles precisavam de Cristo.

SE FOR DE OUTRO MARIDO. A igreja é a esposa de Cristo, ele que por sua vez é o esposo do novo Israel espiritual, que é a igreja remida de Cristo Jesus. Quando os seguidores de Cristo adoram o Senhor Jesus, não está praticando o politeísmo pagão, até porque Cristo é Deus, ou seja, o Emanuel, Deus conosco. A própria vinda de Cristo Jesus, como sendo o Messias de Deus foi providência do Criador de todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...