segunda-feira, 22 de abril de 2019

Romanos 9:21

Romanos 9:21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
OU NÃO TEM. Este versículo tem uma mensagem muito forte, e que deve ser aceita por todos os leitores da palavra de Deus, como verdade suprema, que não deve ser manipulada para conforto mental de quem quer que seja. Ainda que os filhos dos homens tentem diminuir a vontade soberana de Deus, porem, no final das contas o que prevalece é o governo do Criador de todas as coisas. Tudo aquilo que Deus determina, há de ter o seu fiel cumprimento, porque seus atos são irrevogáveis.

O OLEIRO. Talvez Paulo esteja pensando no que está escrito em Jeremias 1:1-3 - A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Sendo este texto uma metáfora, mas ele traz verdades fortes sobre a realidade de Deus como sendo um oleiro fazendo sua obra.

PODER. Um dos títulos recorrentes de Deus no livro de Jó é chama-lo de o “Todo-poderoso”. Paulo estava declarando para seus leitores que o Deus Criador de todas as coisas, Ele tem poder para fazer tudo que quer, porque seu poder não tem limites. O ser humano por mais influente que possa ser, mas sempre vai haver limites em suas realizações, porem, diz a bíblia que para o nosso Deus, tudo é possível. A inteligência humana não possui luz o suficiente para ver a intervenção de Deus no mundo.

SOBRE O BARRO. Este barro a que se reporta o apóstolo dos gentios é o homem, que conforme a palavra de Deus, foi formado do pó da terra (Gênesis 2:7). Esta metáfora era bastante compreensível para a época em que Paulo escreveu esta sua carta, até porque muitos dos utensílios que eram usados pelas pessoas naquele tempo eram feitos de barro. O barro fala da fragilidade do homem, que depende de Deus em tudo.

PARA DA MESMA MASSA FAZER. Jeremias 18:5-6 - Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. As pessoas são como são, porque Deus permite que cada um siga aquilo para o qual foi criado, e só Deus pode mudar a vida e o destino de um ser humano.

UM VASO PARA HONRA. Jeremias 18:4 - Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Quem tiver o privilégio de ter achado graça diante de Deus, só deve agradecer e ser humilde o suficiente para reconhecer que somos todos dependentes de Deus. É Deus quem chama os seus eleitos para a comunhão.

E OUTRO PARA DESONRA. Nem todos aceitam esta realidade, porque envolve verdades profundas, que em muitos casos contraria a lógica humana. Temos o caso de Judas Iscariotes, em que Jesus deu a entender que ele veio ao mundo como alguém que tinha de cumprir o seu destino, porque era um vaso para desonra. Nem todos nascem para a salvação e a vida eterna, e quanto a isto, não temos que ficar debatendo uns contra os outros, mas devemos aceitar as determinações de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...