sexta-feira, 12 de abril de 2019

Romanos 7:23

Romanos 7:23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
MAS VEJO NOS MEUS MEMBROS. No versículo anterior, o nosso escritor havia afirmado que o seu desejo mais íntimo, isto é: com a sua alma e espírito, o que ele mais queria mesmo era cumprir a vontade de Deus para sua vida. No entanto, nem sempre é como o homem deseja, porque os pensamentos são obstruídos pela realidade que é totalmente diferente das intenções. Ao se referir aos membros, o autor está falando do corpo, ou da carne, que vive subjugada as forças do mal.

OUTRA LEI. Essa não é a lei de Moisés, nem muito menos as leis dos homens, mas sim, leis invisíveis que dominam os seres humanos, a fim de torná-los refém do pecado com suas consequências. A síndrome do pecado está cravada na natureza dos filhos dos homens, e com isso, é como se todos os que nascem de mulher, e tem como progenitor um homem, traz consigo já o estigma da escravidão do pecado.

QUE BATALHA CONTRA. No capítulo seguinte, logo em seu começo, Paulo fala de duas leis que se chocam dentro do próprio homem, gerando tempestuosas guerras e conflitos, no sentido de demostrar de que lado o homem se encontra. Esta é a guerra na espera espiritual e terrena, em que por um lado, o homem quer voltar a suas origens, imagem e semelhança de Deus, mas o seu lado terreno o arrasta para o mal.

A LEI DO MEU ENTENDIMENTO. Já temos comentado que todo ser humano traz consigo algum tipo de conhecimento sobre a vontade de Deus, seja um mandamento expresso, como foi o caso de Adão, seja a lei da consciência, como no tempo entes da lei de Moisés, seja o tempo da velha dispensação da lei de Moisés, e muito mais nos dias de hoje, em que o evangelho tem sido divulgado nos quatro cantos do mundo.

E ME PRENDE DEBAIXO. O apóstolo dos gentios chega onde efetivamente ele deseja, que é justamente demostrar que todos os seres humanos se tornaram prisioneiros do pecado e de suas consequências. Portanto, fica bem claro que, o homem é um escravo de suas palavras, ações e intenções maléficas, que o torna servo de situações que só trazem prejuízos para si e para os outros. Assim sendo, o livre arbítrio leva ao pecado.

DA LEI DO PECADO. Esta lei do pecado são as forças escravizadores da desobediência que atua na carne dos seres humanos para que todos os filhos dos homens não façam a vontade de Deus. Além do mais, esta lei do pecado é o próprio engano que habita no homem, quando ele pensa que tem o livre arbítrio para fazer o que bem deseja, porem, a realidade é que todos são dominados por forças malignas que só escravizam.

QUE ESTÁ NOS MEUS MEMBROS. Paulo fala do corpo, da carne e das vontades distorcidas de todos os homens naturais. O ser humano que vive uma vida normal nesta dimensão da existência humana não possui o entendimento para compreender estes assuntos abordados por Paulo. Porem, quem tem a luz do Espírito de Deus sabe que a dura realidade do dia a dia de todos os habitantes da terra se retrata nas teses expostas pelo apóstolo neste tema tão profundo. Só Cristo tem misericórdia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...