sábado, 27 de abril de 2019

Romanos 10:14

Romanos 10:14 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
COMO, INVOCARÃO. O povo hebreu aprendeu com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó de como invocar o nome do Senhor, porque o próprio Deus buscou ter comunhão com seu amigo Abraão. Mas os gentios não tiveram este mesmo privilégio, pelo contrário, as demais nações do mundo foram ensinadas pelos seus líderes religiosos e políticos que deveriam adorar e venerar aos ídolos, as imagens de esculturas e as falsas divindades, além dos próprios líderes políticos que eram endeusados.

AQUELE EM QUEM. Paulo fala do Deus que tirou o seu povo do Egito, da casa da servidão com mão forte e com braço estendida, e que implantou Israel em Canaã, terra que manava leite e meu. O mesmo Deus fiel, que cumpria sua promessa feita a Abraão, e que se comprometeu a abençoar ricamente o seu povo, se eles dessem ouvido aos seus conselhos através da sua aliança, que mandara por meio de Moisés.

NÃO CRERAM? Percebe-se, ainda que indiretamente uma crítica do apóstolo aos seus irmãos judeus, porque eles não cumpriram seu papel como deveriam, em honrarem o nome de Deus diante das demais nações do mundo antigo. Se Israel tivesse sido fiel ao seu Deus como determinava a legislação de Moisés, sistematicamente os demais povos teriam se rendido ao Deus verdadeiro crendo Nele, por ver Israel abençoado.

E COMO CRERÃO NAQUELE. Os judeus tinham uma função missionária e de representação muito importante para o mundo antigo, como os remidos de Cristo tem nos dias de hoje para o mundo. Os dois cativeiros, assírio e babilônico, além do domínio de Roma sobre os hebreus se constituiu em uma vergonha para os judeus, porque as demais nações ridicularizavam com eles, dizendo: Cadê o vosso Deus, em quem vocês tanto confiam? E o nome de Deus era blasfemado por causa dos judeus.

DE QUEM NÃO OUVIRAM? Israel não honrou o nome de Deus como era o seu dever, não serviu de testemunho iluminador para os povos antigos, pelo contrário envergonharam o nome do seu Deus. Mesmo em terras estranhas, não falaram das grandezas do seu Deus, porque poucos dos judeus deram testemunho do Senhor, como fez Mardoqueu, Daniel e seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego.

E COMO OUVIRÃO. Já que Deus permitiu que o seu povo fosse levado cativo para outros países, então, os judeus deveriam servir de luz para os gentios, mostrando de que o Deus a quem eles serviam era o Deus Todo-poderoso. Os cativeiros permitidos por Deus para o seu povo deveria servir de testemunho, a fim de que as demais nações ouvissem falar das grandezas do Deus de Israel, como aconteceu lá no Egito.

SE NÃO HÁ QUEM PREGUE. Mas, os judeus ficaram calados, e não honraram ao nome do Senhor como deviam. Muitos se acomodaram e não buscaram ao Deus que os havia libertado do Egito. Nota-se a importância dos ministros do evangelho diante da sociedade onde vivem, porque como representantes do reino de Deus devem influenciar positivamente outras pessoas quanto à pessoa de Cristo. Precisamos pregar o evangelho para aquelas pessoas que ainda não tiveram um encontro com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...