sábado, 13 de abril de 2019

Romanos 8:7-8

Romanos 8:7-8 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
PORQUANTO A INCLINAÇÃO DA CARNE. O apóstolo fala das vontades humanas, ou do livre arbítrio, que leva o homem a imaginar que pode pensar o quem bem entende, falar o que der na teia, e praticar o que as concupiscências de carne bem quiserem. A tal independência enganosa que os filhos dos homens pensam ter é onde reside o perigo, porque na realidade torna o homem servo do pecado, e a suposta liberdade que o homem pensa usufruir, o rebaixa a influência do diabo com os seus demônios.

É INIMIZADE CONTRA DEUS. O exemplo bem prático foi o caso de Adão em que veio o inimigo e enganou a Eva e por tabela a Adão. E o que aconteceu foi justamente que Adão deixou de fazer a vontade de Deus para cair na tentação e houve a quebra da comunhão com o Criador, ao ponto de Adão ser expulso do Jardim do Éden. Depois disto, todos os filhos dos homens passaram a ser inimigos de Deus e da verdade.

POIS NÃO É SUJEITA. As leis negativas que passaram a governar a vida e o destino dos seres humanos não se submetem ao governo de Deus. O homem natural não tem forças o suficiente para romper com os apetites desordenados que domina e escraviza o ser humano, isso porque, a lei do pecado é forte sobre ele, além de que este mundo enganador tem seus atrativos, e o diabo influencia negativamente.

A LEI DE DEUS. Na verdade, o escritor se reporta a vontade de Deus e seus planos para toda a sua criação, principalmente para os filhos dos homens. No caso do tempo da inocência podemos falar sobre o mandamento de não comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal. Depois, a lei da consciência, bem como a lei de Moisés, e por fim o evangelho da verdade que expressa o plano da salvação.

NEM, EM VERDADE, O PODE SER. Desde a prática do pecado por Adão e Eva que houveram mudanças drásticas na essência dos seres humanos, com o exercício do livre arbítrio e com as influências externas. O fato do homem querer assumir o governo de se mesmo, bem como ser enganado pelas forças externas do mundo e do mal, isso criou inimizade com Deus, porque assim como o diabo, o homem quer se um deus.

PORTANTO, OS QUE ESTÃO NA CARNE. Eis a questão da inimizade contra Deus, é que o homem busca viver totalmente conforme os padrões desta dimensão da sua existência, sem entender que, nesta terra, ele está apenas de passagem, e muito rápida, quando na realidade existe uma eternidade para o homem essencial, alma e espírito. Está na carne é viver somente para o mundo fugindo da vontade de Deus.

NÃO PODEM AGRADAR A DEUS. Agradar a Deus é viver de forma digna na presença do Deus de justiça e que exige que os seus filhos vivam de acordo com a sua palavra. Desagradar a Deus é viver somente para as coisas desta dimensão da existência, cumprindo então os desejos da carne e sendo enganado pelo mundo e influenciado pelo diabo com os seus demônios. Quem não se sujeita ao governo de Deus não tem como conquistar sua amizade, nem muito menos desfrutar da reconciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...