sábado, 13 de abril de 2019

Romanos 8:1

Romanos 8:1 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
PORTANTO, AGORA. Este “agora” citado pelo escritor nos fala de um novo tempo em que Deus resolve tratar de uma outra forma com os filhos dos homens, em que sua graça veio em Cristo Jesus para resolver os problemas da humanidade. Certamente, o autor fala do tempo da nova dispensação inaugurada por Cristo Jesus, dando uma nova chance dos seres humanos se redimirem dos seus pecados, crendo no evangelho, se arrependendo dos seus pecados, e sendo guiado pelo Espírito Santo.

NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ. Durante a velha dispensação, a condenação era vista de uma outra forma do que é compreendida já dentro da nova dispensação. Na velha era algo como ser amaldiçoado, ou ser executado como transgressor da lei. Na nova dispensação a condenação e rejeitar a Cristo e partir desta vida para a outra separado de Deus, ter que passar pelo juízo final e ser lançado do inferno eternamente.

PARA OS QUE ESTÃO. De conformidade com o evangelho das boas novas de Cristo, está em Cristo é aceita-lo como Senhor e Salvador, bem como ser beneficiado com todo que envolve a obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Está em Cristo é ter acesso direto ao trono da graça de Deus, tendo a viva esperança de Salvação e vida eterna com destino para a nova Jerusalém.

EM CRISTO JESUS. A vinda do Messias de Deus na pessoa bendita de Cristo Jesus foi para resolver definitivamente os problemas entre Deus e os filhos dos homens por meio da reconciliação, uma vez que, Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo. Jesus é o nome próprio do filho de Deus e o adjetivo Cristo nos fala da missão redentora do Messias de Deus como Mediador da nova aliança da graça. Na realidade, Cristo veio desfazer as forças do pecado e da morte, bem como do diabo.

QUE NÃO ANDAM. Esta é mais uma das muitas metáforas usadas pelo apóstolo dos gentios para falar sobre a vida cristã ideal, que é justamente viver de acordo com a verdade de Cristo Jesus nosso Senhor e não segundo a carne. Não andar segundo a carne é procurar dentro do possível renunciar as forças que regem a natureza humana para fazer e executar a vontade de Deus. Esta é a nova regra do reino da luz.

SEGUNDO A CARNE. Andar segundo a carne é se deixar dominar pelos apetites desordenados da carnalidade que trabalha contra a orientação do Espírito de Deus. É por meio das concupiscências da carne que o homem natural vive um padrão de vida de acordo com tudo que o mundo oferece. Quem anda segundo a inclinação da carne não tem como agradar a Deus, porque o desejo da carne cogita contra a luz de Deus.

MAS SEGUNDO O ESPÍRITO. A bíblia diz que os filhos de Deus não andam segundo a carne, mas sim, conforme a direção do Espírito Santo de Deus. Cristo fez na terra o que ele precisava fazer em prol da humanidade, cumpriu com sucesso sua missão, subiu ao céu para se assentar a destra de Deus, mas enviou-nos o seu Espírito Santo que guia e orienta aos seus remidos. A nova dispensação também é a dispensação do Espírito Santo, Ele que está encaminhando a igreja de Cristo para a vida eterna em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...