segunda-feira, 22 de abril de 2019

Romanos 9:17

Romanos 9:17 - Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
PORQUE DIZ A ESCRITURA. O escritor faz uso mais uma vez dos Escritos de Moisés, justamente o que ele deixou registrado em Êxodo 9:16 - Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Deus enviou Moisés logo sedo a falar com o monarca do Egito, a fim de que o rei liberasse os filhos de Israel daquele país. Neste encontro entre Moisés e faraó, foi anunciado que o Senhor agiria por meio da praga da terrível saraiva.

A FARAÓ. Paulo não fala do nome próprio deste monarca, talvez porque nas dinastias pagãs, os nomes dos seus reis eram considerados de deuses. O nome Faraó era apenas uma designação para todos os príncipes que governaram sobre o Egito por séculos. Há quem diga que este Faraó seria o primeiro daquela dinastia, que tinha o nome próprio de Tutmés, que reinou de 1524 a 1518 a.C. da XVIII dinastia do Egito antigo.

PARA ISSO MESMO TE LEVANTEI. Aprendemos com esta colocação feita por Paulo que as autoridades são levantadas por Deus para cumprirem determinadas funções na terra. Romanos 13:1 - Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Tudo é permissão e determinação do Criador de todas as coisas.

PARA EM TI MOSTRAR O MEU PODER. Certamente, Paulo se refere às pragas que Deus enviou sobre o Egito, agindo com mão forte para que o rei daquele país liberasse os filhos de Israel da escravidão. O Senhor fez tantas maravilhas contra o rei do Egito, contra o seu povo e contra aquela nação, que depois das pragas enviadas por Deus, o Faraó não suportando mais tanto juízo, pediu que Israel saísse do seu país. Não adianta nenhum Governo humano querer lutar e resistir as determinações de Deus.

E PARA QUE O MEU NOME. Não que Deus tivesse um nome humano, mas ele se apresentou como o “Eu Sou”, mas que ficou sendo conhecido pelos egípcios como o Deus de Israel. Já os filhos de Israel ficaram conhecendo o seu Deus como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Senhor Jeová dos Exércitos, Ele que luta em prol do seu povo. Era o mesmo Deus que fez promessa a Abraão e que estava cumprindo.

SEJA ANUNCIADO. As notícias do que ocorreu na terra do Egito de quando da libertação dos hebreus daquele país se espalharam por todo o mundo antigo. O Deus de Israel ficou sendo conhecido por todas as demais nações daquela época como sendo o Deus único e verdadeiro que trabalha por aqueles que nele esperam. Tudo que transcorreu desde o Egito até a conquista da terra de Canaã, se tornou notório.

EM TODA A TERRA. No Egito ficou registrado o poder e a soberania do grande Deus Criador de todas as coisas, como também por onde passou os filhos de Israel, do Egito até a terra de Canaã, todos aqueles que se puseram contra os hebreus tiveram que experimentar o poder do Senhor dos Exércitos. Ainda nos dias de hoje, tendo-se já passados mais de três mil e quinhentos anos, todas as nações do mundo sabem do que Deus fez no Egito para libertar o seu povo da casa da servidão, e da mão de Faraó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...