sábado, 13 de abril de 2019

Romanos 8:2

Romanos 8:2 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
PORQUE A LEI. Paulo não está se referindo aquele mandamento em que Deus disse a Adão, não comeras do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal. Ele também não se refere aos muitos mandamentos da legislação de Moisés, em que dez deles são conhecidos como os dez mandamentos. Nem tão pouco o autor se reporta aos mandamentos civis dos governantes de qualquer nação. Mas o escritor fala de uma nova lei promulgada por Cristo, juntamente com a nova dispensação da graça.

DO ESPÍRITO. O Espírito sobre o qual fala o apóstolo diz respeito ao Espirito Santo de Deus que veio depois da ascensão de Cristo para se assetar a destra da majestade celestial. É na verdade o Espírito de Deus quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. É este Espírito que desde o dia de pentecoste vem implantando na mente dos filhos dos homens a vontade de Deus, mediante o evangelho de Cristo.

DE VIDA. A quebra do mandamento dado a Adão gerou a morte física e principalmente a morte espiritual, que é a separação de Deus. Do mesmo modo, a desobediência dos mandamentos da legislação de Moisés tinha como resultado a morte dos filhos de Israel. Com a vinda de Cristo, que venceu a morte, e com a descida do Espírito Santo, o que prevalece e a vida abundante para os remidos de Cristo, vivendo pelo Espírito.

EM CRISTO JESUS. Assim como Deus estava em Cristo Jesus reconciliando o mundo consigo mesmo, tudo que vem do Espírito de Deus também passa por Cristo Jesus, até porque o Espírito de Deus tem como objetivo glorificar a Cristo Jesus, o nosso Redentor. De forma que, tudo que envolve a nova dispensação de Deus com a humanidade passa por Cristo Jesus, ele que é o único mediador da nova dispensação.

ME LIVROU DA LEI. Já nos finais do capítulo anterior Paulo demostra o quanto os seres humanos se tornaram em um estado deplorável diante da justiça de Deus e diante do próprio Deus que é Santo, e o homem mais sujo do que pau de galinheiro. Nenhum homem tinha por si mesmo como se redimir dos seus muitos pecados, mas Cristo realizou o trabalho de redenção, e o Espírito Santo faz a obra na vida do homem.

DO PECADO. Desde o começo desta sua magnifica carta que o apóstolo dos gentios vem demostrando o quanto os seres humanos se tornaram refém das forças do pecado, que desde a queda da raça humana vem escravizando os filhos dos homens. Depois de Adão, só teve um homem que não se submeteu ao domínio do pecado, que foi Cristo Jesus, Isso porque o evangelho nos ensina que ele não pecou nem errou.

E DA MORTE. Quando se fala na lei do pecado e da morte é porque o escritor está se referindo ao pecado com suas consequências. Desde o primeiro pecado cometido ou praticado pelo homem na face da terra, que o ser humano já sabia que teria como resultado a morte. Não sabemos quantos anos viveu Adão antes do seu pecado, mas sabemos que depois do pecado, ele não durou tantos anos, o quanto viveu antes de sua transgressão. Mas a grande vitória mesmo foi e é sobre a morte eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...