Romanos 7:9-10 - E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
E EU, NALGUM TEMPO. Aparentemente para fala de si mesmo, mas ele de fato fala como representante do homem, tomando o caso geral da humanidade para si mesmo. O contexto nos faz saber que o escritor fala do tempo da inocência, do tempo da consciência, do tempo da lei e por fim do tempo da graça. Neste caso em foco, o autor se reporta ao tempo em que os filhos dos homens fugiram do governo de Deus, imediatamente após a queda de Adão, até a inauguração de lei de Moisés.
VIVIA SEM LEI. Aprendemos que no tempo da inocência, e em se tratando do caso de Adão antes de pecar contra Deus havia um mandamento expresso, ensinado pelo próprio Deus a Adão. Todavia, depois da queda de Adão até a implantação da legislação de Moisés não havia nenhum código de lei escrito para que os habitantes da terra seguissem as orientações da vontade de Deus, é sobre isso que fala Paulo.
MAS VINDO O MANDAMENTO. Não há dúvida que o apóstolo se reporta ao tempo da lei, em que o Criador de todas as coisas estabeleceu uma aliança com os filhos de Israel, o que fez com que pelo menos os judeus tomassem conhecimento do código de ética e moral estabelecido pelo Deus de santidade. A legislação de Moisés era completa para sua época, em todos os sentidos, em que revelava a vontade de Deus.
REVIVEU O PECADO. Qual foi o pecado de Adão? E porque Adão pecou? Havia um mandamento em que ele não deveria comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, ele comeu e pecou. Depois disto não houve mandamento escrito, até que veio a lei de Moisés, dada por Deus com muitos mandamentos. A partir da implantação da lei de Moisés, o pecado agora era pela transgressão da lei de Moisés.
E EU MORRI. Novamente Paulo fala como homem, como qualquer outro que viveu no tempo da velha dispensação da lei. Qual era a pena pelo pecado, tanto no tempo da inocência quanto no tempo da lei? Deus disse a Adão que se ele pecasse morreria, no era diferente no tempo da lei de Moisés, quem transgredisse um dos mais pequeno mandamento da legislação de Moisés o resultado era a morte física e espiritual.
E O MANDAMENTO QUE ERA PARA A VIDA. Na realidade este era o objetivo da lei de Moisés, isso da parte de Deus, que desejava que o seu povo guardasse os mandamentos da legislação de Moisés que desfrutasse a vida. No entanto, como o povo judeu não tive a capacidade de praticar tudo aquilo que recomendava a lei de Moisés, que era para a vida, então, teve efeito contrário, com resultados de morte.
ACHEI EU QUE ME ERA PARA A MORTE. Se Adão não tivesse desobedecido ao mandamento de Deus, talvez a história da humanidade tivesse tomado um outro rumo. Da mesma forma, Deus deu aos filhos de Israel, por meio da lei de Moisés, uma oportunidade de vencerem a morte, pela obediência aos seus mandamentos. E Paulo como um ex-seguidor do judaísmo tinha conhecimento de causa sobre o que falava. A lei era boa, mas os filhos de Israel não tiveram condições de guardarem-na.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quinta-feira, 11 de abril de 2019
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