quinta-feira, 25 de abril de 2019

Romanos 9:26

Romanos 9:26 - E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
E SUCEDEU QUE. O escritor continua falando ainda dentro do livro profético de Oséias, fazendo uma interpretação no que está registrado em (Oséias 1:9-10), quando o Senhor falava a respeito de Israel, mas que agora se cumpria na igreja de Cristo, que era o novo Israel. O uso por parte de Paulo de textos do Velho Testamento era estratégico para dar autoridade aos seus escritos, principalmente quando seus leitores eram judeus, eles que davam realmente crédito as suas literaturas de cunho religioso.

NO LUGAR. O apóstolo efetivamente reconhece que esta profecia, que para a época em que Oséias escreveu era uma mensagem escatológica escrita para os judeus, mas em lugar de se cumprir na vida nacional de Israel como nação, estava se cumprindo na vida da igreja de Cristo, composta de hebreus e gentios. Essa tese defendida por Paulo era motivo de guerra dos judeus contra ele e contra as lideranças do cristianismo.

EM QUE LHES FOI DITO. Esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios era a mesma coisa que a recorrente frase: Como está escrito, que foi muito usada por Paulo, bem como por outros escritores do Novo Testamento. Na realidade, a nova dispensação teve o total apoio da velha dispensação, e como dizem alguns comentaristas, a nova aliança da graça de Deus para a igreja de Cristo deu continuidade a antiga aliança.

VÓS NÃO SOIS. Em se tratando do tempo em que o profeta Oséias proferiu e escreveu tais profecias, no que se refere aos judeus, à colocação do profeta estava correta, porque os filhos de Israel estavam absolutamente fora dos planos de Deus. E no que tange aos gentios, sobre quem veio a se cumprir esta palavra, a mensagem era mais realista ainda, até porque, as demais nações do mundo não queriam saber de Deus. Desta forma, Deus também não dava atenção, nem tinha comunhão com os gentios.

MEU POVO. Essa era a teologia separatista dos judeus em se tratando das demais nações do mundo, os gentios, ou pagãos. Conforme fica bem claro nos parâmetros da legislação de Moisés, a aliança da lei era exclusivista, porque era um pacto nacional com os filhos de Israel, e isso ficou evidente, quando ainda da conquista da terra de Canaã, quando foi ordenado aos hebreus que não se misturassem com os povos.

AÍ SERÃO CHAMADOS FILHOS. Paulo tinha uma visão profunda das regras estabelecidas na nova dispensação da graça de Deus com a igreja remida de Cristo Jesus. Quem tem uma compreensão mais apurada sobre as realidades do período da igreja primitiva quanto ao cristianismo, logo chega à conclusão que os demais apóstolos de Cristo, não tiveram a mesma visão que Paulo sobre estas realidades.

DO DEUS VIVO. Deus em Cristo Jesus estava realizando uma coisa nova na terra, implantando um novo pacto, em que todos os povos e nações eram chamadas para ter comunhão com o Criador de todas as coisas, isso por meio da reconciliação. Quem aceita a Cristo Jesus, o Filho de Deus como Senhor e Salvador, agora, também são considerados filhos do Deus vivo. E esta filiação dos remidos de Cristo a família divina nos ensina sobre a Salvação e vida eterna, porque a soteriologia fala da mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...