segunda-feira, 22 de abril de 2019

Romanos 9:15-16

Romanos 9:15-16 - Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
POIS DIZ A MOISÉS. Paulo faz uso mais uma vez de um trecho do Velho Testamento, e com detalhe, dos escritos de Moisés, que era um personagem muito respeitado pelo povo judeu. O escritor cita (Êxodo 33:19) em resposta ao rogo de Moisés para que lhe mostrasse a sua glória, bem como a solicitação de que o Senhor não abandonasse o seu povo. Em (Êxodo 33:17) encontramos o porquê, que Deus falou para Moisés tais palavras, citando então que o patriarca havia achado graça diante Dele.

COMPADECER-ME-EI DE QUEM ME COMPADECER. Portanto, se é por graça, que é um favor não merecido, então, precisamos entender que o mérito pessoal de quem quer que seja é neutralizado para dar lugar à bondade de Deus. Nestas palavras escritas por Paulo havia a mais profunda intenção de explicar para os judeus, seus leitores algo muito importante sobre os gentios, que agora, estavam sendo aceitos por Deus.

E TEREI MISERICÓRDIA. A realidade é que os seguidores do judaísmo desprezavam as demais nações do mundo, e acusavam os gentios de não serem dignos do perdão de Deus, nem mesmo de sua misericórdia ou graça. E até certo ponto, os hebreus tinham razão, porque antes da vinda do Messias de Deus, as demais nações do mundo desprezavam o Criador de todas as coisas. Porem, a nova dispensação mudou tudo.

DE QUEM EU TIVER MISERICÓRDIA. Em se tratando do momento em que Deus falou tais palavras para Moisés, o povo judeu havia desprezado ao Senhor, fazendo um bezerro de ouro, e o tomando como seu novo deus. O Senhor ficou furioso com os hebreus e queria destruir os rebeldes judeus. Moisés intercede, e Deus lhe diz que o povo merecia a destruição, mas que ele iria usar de misericórdia, em vez do juízo.

ASSIM, POIS, ISTO NÃO DEPENDE DO QUE QUER. Esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios é bastante interessante, porque mostra a importância do interesse de Deus em se reconciliar com os filhos dos homens, e não o contrário. Quem vive para o reino de Deus, não pode se vangloriar de ter procurado comunhão com o Senhor, mas sim, agradecer de forma permanente a graça que alcançou diante do coração do Pai.

NEM DO QUE CORRE, MAS DE DEUS. Há, ainda que de forma indireta uma metáfora da parte de Paulo, sobre os que competiam nos jogos olímpicos dos romanos, em que o vencedor por esforço própria levava o prêmio. No entanto, alcançar o favor de Deus, não depende dos esforços humanos, mas sim, de Deus que resolve derramar sua bondade, misericórdia e graça sobre o mais miserável pecador, que são todos.

QUE SE COMPADECE. São passagens bíblicas como esta, que nos ensinam de maneira profunda sobre a nossa dependência da graça de Deus, a fim de alcançarmos o favor do Senhor. O ser humano se encontra tão alienado, que não encontra força para levantar nem a cabeça para o Deus de santidade. Tudo provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Cristo Jesus, o Redentor. O novo Israel de Deus, que é a igreja de Cristo, se constitui da mais poderosa manifestação da graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...