sexta-feira, 12 de abril de 2019

Romanos 7:19-20

Romanos 7:19-20 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
PORQUE NÃO FAÇO O BEM. O que o escritor declara nestes dois versículos, bem como em todo o tema abordado por ele, tem tudo a ver com o que aconteceu no princípio da criação do homem, no tocante a queda da raça humana por meio de Adão e Eva. Enquanto o nobre casal se regia pela vontade de Deus, tudo transcorria na mais normal lealdade. Porem, de repente entra em cena forças externas do mal, que foi a interferência do diabo, e não deu outra, Eva caiu na tentação e com ela Adão.

QUE EU QUERO. A partir da queda da raça humana por meio de Adão e Eva, que tudo mudou no comportamento dos filhos dos homens, porque em vez de Deus governar diretamente sobre a vida de todos, os seres humanos passaram a ser governados por forças do mal. Ainda que o homem natural deseje fazer a vontade de Deus, por conhecer os seus planos, porem, o mundo, a carne e o diabo agem influenciando.

MAS A MAL. Este mal mencionado pelo apóstolo diz respeito a tudo de errado que o homem sem Deus pratica durante toda a sua vida, como se fosse correntes escravizadoras que roubam dos filhos dos homens suas dependências da luz, do bem e de Deus. O mal esta impregnado na natureza dos seres humanos, sem contar que tudo que há no mundo engana os filhos dos homens, isso porque o mundo já no maligno.

QUE NÃO QUERO ESSE FAÇO. A desobediência de Adão a ordem do Deus, não foi somente a prática do pecado, mas foi também o exercício do livre arbítrio para o que é mal e negativo. Com isso, os seres humanos passaram a fugir da vontade de Deus e seguir outras orientações que procedem do diabo com os seus demônios, do mundo enganador e da carne humana que é programada a viver conforme o que é mal e ruim.

ORA, SE EU FAÇO O QUE NÃO QUERO. Na realidade, com a queda da raça humana, o homem deixou de cumprir suas funções para as quais foi criado, que era para glória do nome do seu Criador. As forças dominantes que parecem dar liberdade ao ser humano para que faça o que bem quiser, em vez de produzir a independência dos filhos dos homens, pelo contrário, os tornaram escravos de forças negativas do mal e das trevas.

JÁ O NÃO FAÇO EU. O livre arbítrio que aparentemente pode ser visto como liberdade, passou a cravar na carne os filhos dos homens algo, que para esta dimensão da vida é bom, mas que prejudica o relacionamento entre a criatura e o seu Criador. Além de que, o mundo com seus atrativos enganosos sempre atraem os seres humanos para o erro, sem contar que o diabo com seus demônios estão sempre agindo no mundo.

MAS O PECADO QUE HABITA EM MIM. Este pecado sobre o qual está exposto no texto diz respeito a tudo que contradiz a vontade de Deus sobre a vida dos filhos dos homens. Não tem jeito, tudo que envolve as atividades dos seres humanos sobre a face da terra é levando o homem a transgredir os mandamentos do seu Criador. A dura realidade é que todos os seres humanos se tornaram escravos da prática recorrente do pecado. Somente Cristo Jesus pode libertar o homem do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...