segunda-feira, 22 de abril de 2019

Romanos 9:18-19

Romanos 9:18-19 - Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
LOGO, POIS, COMPADECE-SE. Pensando no caso do dilúvio, a bíblia diz que todos os filhos dos homens estavam corrompidos, ao ponto de Deus se arrepender de ter criado o homem sobre a terra, mas o Senhor resolveu ter compaixão de Noé. Abraão vivia em uma terra idólatra, porem, achou graça diante de Deus e o Senhor o separou para lhe servir. José tinha muitos irmãos, mas foi escolhido por Deus para ser o governador em terra estranha. Davi tinha muitos irmãos mais fortes, mais ele caiu na graça de Deus.

DE QUEM QUER. Nem Noé recebeu misericórdia, nem Abraão foi separado, nem José se tornou grande, nem Davi era forte o suficiente para alcançarem por méritos próprios os favores de Deus. Mas tudo partiu de Deus que, pela sua presciência nos conheceu primeiro, nos chamou pela sua graça multiforme, nos justificou por meio da redenção de seu Filho Jesus, e pelo seu Espírito Santo está nos glorificando.

ENDURECE A QUEM QUER. Mas dou outro lado, tem aqueles que foram marcados pelo próprio Deus para missões contrárias, como foi o caso de Faraó, que foi levantado por Deus para que o Criador mostrasse nele o seu grande poder. Como tem também o caso de Judas Iscariotes que foi escolhido por Cristo, mas que era um filho do diabo. Por fim, o caso dos judeus, que estavam agora, sendo rejeitados por Deus.

DIR-ME-ÁS ENTÃO. O caso que esta, de forma implícita no pano de fundo do pensamento de Paulo, que era de fato a nova dispensação da graça de Deus, por meio de Cristo, os judeus estavam sendo reprovados e os gentios sendo chamados pela graça de Deus para serem o novo Israel de Deus. Portanto, a vontade de Deus é soberana, e quem for reprovado por ele tem que aceitar, e os favorecidos agradecer.

POR QUE SE QUEIXA ELE AINDA? Voltando ao caso de Esaú e de Jacó, Deus rejeitou a Esaú e escolheu a Jacó, porventura Deus foi injusto nisto? Ou Esaú tinha do que reclamar? A resposta é não, porque na realidade Esaú provou depois que não tinha aptidão para a fé, como foi o caso de Jacó. Em se tratando do caso de Faraó, já se tinha a comprovação de suas maldades, porque ele escravizava os filhos de Israel.

QUEM TEM RESISTIDO. Esaú procurou viver contrária a vontade de Deus, não se submetendo ao senhorio do Criador, apesar de conhecer ao Deus de Isaque seu pai e de Abraão seu avô. Da mesma forma foi com Faraó, que tendo conversado com Moisés não quis atender a palavra enviada do Deus em liberar os hebreus. Deus chama para seus planos quem quer, mas também rejeita a muitos como mostra a realidade.

A SUA VONTADE? No caso dos judeus, eles estavam passando por uma situação negativa de rejeição, mas que não tinham do que reclamar a Deus, uma vez que tiveram a oportunidade de serem absolutamente abençoados pelo Senhor, porem escolheram o caminho da rebelião, tendo rejeitado o seu Messias. Agora, Deus por um logo tempo corta os judeus dos seus planos, e recebe os gentios como o seu povo. Por isso que se diz que a graça de Deus é irresistível, por conta de sua vontade soberana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...