sábado, 13 de abril de 2019

Romanos 8:10

Romanos 8:10 - E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, SE CRISTO. O “se” novamente é condicional, porque depende de algumas coisas para que Cristo esteja efetivamente na vida de alguém. Alguém pode até dizer que está em Cristo ou ter Cristo em sua vida, mas o fato é que Cristo não habita em todo tipo de pessoas. De acordo com o evangelho das boas novas, para que Cristo esteja na vida de uma pessoa, tal indivíduo tem que se enquadrar nos padrões do verdadeiro cristianismo e viver de acordo com as doutrinas cristãs da nova dispensação.

ESTÁ EM VÓS. Não basta dizer que está em Cristo ou afirmar que Cristo está com alguém, porque a verdade do evangelho requer provas de que realmente tal pessoa de fato vive para Cristo e com Cristo. Primeiro, tem que crer nas verdades do evangelho que liberta e em tudo que diz respeito à pessoa de Cristo e sua missão de redenção. Depois, tem que nascer de novo e ser regenerada pelo poder do Espírito Santo.

O CORPO, NA VERDADE. Essa foi à sentença proferida desde o primeiro homem que habitou sobre a terra, que foi Adão. Deus lhe advertiu que se ele comece do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, teria como resultado a morte. Paulo fala, neste caso, da morte física, biológica, e que a ciência médica chama de marte cerebral ou marte clínica. Os remidos vivos escaparão desta morte, no dia do arrebatamento.

ESTÁ MORTO. Para todos aqueles que Cristo está de verdade nele e ele em Cristo, o pecado não tem mais efeito sobre o seu corpo, porque todos os que vivem com Cristo e para Cristo estão justificados do pecado, porque o pecado já não mais governo sobre seu corpo, porque morreram juntamente com Cristo e, portanto, o corpo do pecado ou o pecado no corpo é desfeito. O que está morto está justificado para esta vida.

POR CAUSA DO PECADO. Morto por estar justificado, mas vivo por está em Cristo e viver para Cristo. Nenhum homem natural tem discernimento para compreender tais verdades, porque elas se discernem espiritualmente. O pecado veio a matou a todos, mas veio Cristo, e desfez o poder do pecado na vida e existência dos seus remidos. Por essa razão é que só existe redenção para aqueles que vivem de verdade para Cristo.

MAS O ESPÍRITO. Neste caso, a palavra “espírito” se refere ao espírito do ser humano e não ao Espírito de Deus. Existe o Espírito Santo de Deus e de Cristo, existem os espíritos dos anjos de luz, existem os espíritos das trevas, que é o próprio diabo e os seus demônios e existem os espíritos de cada ser humano. O espírito do salvo em Cristo nunca morre, porque foi justificado pela obra perfeita de redenção em Cristo.

VIVE POR CAUSA DA JUSTIÇA. Que justiça? Jamais a justiça própria de qualquer ser humano, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, além de que não há um justo, nem um sequer. Esta justiça a que se refere o apóstolo dos gentios diz respeito à justiça de Cristo, isso porque Cristo Jesus cumpriu por nós todas as exigências da justiça divina. Portanto, esta justiça que vem de Cristo na vida dos seus remidos produz vida para o nosso espírito, não somente agora, mas eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...