quinta-feira, 18 de abril de 2019

Romanos 9:11-12

Romanos 9:11-12 - Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama). Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
PORQUE, NÃO TENDO ELES AINDA NASCIDO. Existem coisas nesta vida que aparentemente seguem seu curso normal, e humanamente falando, não se percebe a intervenção de Deus, apesar de em tudo ter a mão de Deus controlando e governando todas as coisas. Mas, existem coisas significantes na vida de pessoas e na existência dos povos, que se percebe diretamente o agir poderoso de Deus. Foi o caso do nascimento de Isaque, bem como de Jacó, por causa da promessa de Deus.

NEM TENDO FEITO BEM OU MAL. O que Paulo tenta explicar aos seus leitores é que não dependeu da escolha humana, em agir certo ou errado, em praticar o bem e conquistar a graça de Deus ou agir errado e ser reprovado por Deus. Percebe-se nesta colocação feita por Paulo que a graça de Deus já estava em operação, com o que aconteceu com Abraão, com seu filho Isaque, e mais notável ainda com Jacó.

PARA QUE O PROPÓSITO DE DEUS. A chamada de Abraão e a forma como Deus trabalhou segundo o seu propósito na vida dos seus descendentes foi a mais forte demonstração dos planos de Deus. O escritor deixa bem claro em sua colocação que para tudo há um ou mais propósito da parte de Deus e que o Criador governa sobre tudo e sobre todos. Também vemos que Deus se interessa pelos filhos dos homens.

SEGUNDO A ELEIÇÃO, FICASSE FIRME. Como negar esta doutrina tão clara nas páginas das Sagradas Escrituras? O caso de Esaú e Jacó mostra de maneira clara que Deus elege alguém para cumprir seus propósitos e ponto final. A discussão entre os defensores do arminianismo e do calvinismo só cria atritos intermináveis e divisão entre o povo de Deus. As duas teses estão na bíblia, o certo é que não temos ainda luz o suficiente para conciliar estas duas correntes teológicas, que são um paradoxo.

NÃO POR CAUSA DAS OBRAS. Nesta mesma carta, em se tratando de Abraão, o apóstolo dos gentios fala sobre a justificação, não por obras do patriarca, mas fica entendido que foi pela graça. A escolha de Jacó por parte de Deus se deu quando ele ainda não havia nascido. A vida e os procedimentos que aconteceram depois na vida de Esaú só vieram confirmar que a escolha de Deus na vida de Jacó estava correta.

MAS POR AQUELE QUE CHAMA. Deus é soberano e domina sobre tudo e sobre todos de tal maneira que ninguém deve lhe questionar sobre o que ele faz ou deixa de fazer. Temos o exemplo de Paulo, que era Saulo antes de se converter, o qual foi chamado por Deus para uma grande obra, quando ainda era um homem que perseguia de forma hostil a igreja de Cristo. A chamada de Deus é inquestionável, pois é ele quem manda.

FOI LHE DITO A ELA: O MAIOR SERVIRÁ AO MENOR. Gênesis 25:22-23 - E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. Historicamente isto tem se cumprido entre Israel e os palestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...