quinta-feira, 18 de abril de 2019

Romanos 9:5

Romanos 9:5 - Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.
DOS QUAIS SÃO OS PAIS. O apóstolo ver os israelitas como uma grande família, que neste mesmo tempo, estavam comprovadamente ligados uns aos outros, com registros intermináveis de suas arvores genealógicas. Um dos povos antigos que cuidavam de registrar suas listras de antepassados de forma criteriosa eram os hebreus. Os quais a que se refere Paulo, também poderia se referir apenas as personagens mais importantes de cada tribo ou linhagem familiar do povo judeu.

E DOS QUAIS É CRISTO. Encontramos nos evangelhos duas listas genealógicas nos evangelhos sinóticos, em que (Mateus 1:1-17) narra a genealogia de Abraão até Jesus Cristo, em que o escritor fala dos antepassados de José, marido de Maria, de quem nasceu Jesus de Nazaré. Já o evangelho de (Lucas 3:23-38) trás uma lista grande de nomes, a começar de Cristo até o primeiro homem Adão, pela família de Maria.

SEGUNDO A CARNE. Neste caso, o apóstolo faz lembrar aos seus leitores que o Messias de Deus, Jesus Cristo, era na verdade um judeu de origem, e isso pelos seus laços reais de família e nacionalidade como israelita. Ao mesmo tempo, podemos conjecturar que Paulo também tentava combater uma certa ideologia falsa de que Cristo era apenas um ser espiritual, e não um ser humano, no que tange a sua encarnação. Na realidade, Cristo era o Emanuel, mas também era um ser humano.

O QUAL. O mesmo Cristo, que neste momento, se encontrava entronizado a destra de Deus, investido da maior autoridade que possamos imaginar, também era conhecido por todos, como sendo o homem que se fez servo e habitou entre nós. Paulo escrevendo em (Filipenses 2:6-8) nos declara que o Filho de Deus se esvaziou dos seus privilégios de ser Deus, veio a terra como homem para morrer como servo.

É SOBRE TODOS. Mas aquele mesmo Messias que se humilho, também foi exaltado. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

DEUS BENDITO ETERNAMENTE. Certamente, o apóstolo dos gentios pensa neste mesmo momento sobre um dos títulos em que o Messias de Deus já era chamado antes mesmo de nascer sobre a terra, que era “o Emanuel” de (Isaías 7:14). O próprio Cristo declarou: Eu e o Pai somos um (João 10:30). Portanto, Jesus Cristo era Deus conosco, Deus entre os homens, e Ele disse isso aos seus discípulos (João 14:7-11).

AMÉM. Geralmente esta era uma palavra muito usada no término de uma comunicação do tipo religiosa, que não é este caso. Paulo usou esta palavra como conclusão de algumas de suas cartas. Em se tratando da pessoa bendita de Cristo Jesus, este era um dos seus títulos, em que para Paulo Ele era o Amém de Deus. No que diz respeito a compreensão histórica do cristianismo o Amém também significa assim seja, como confirmação de que, tudo que foi exposto era a mais pura verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...