sábado, 13 de abril de 2019

Romanos 8:4

Romanos 8:4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
PARA QUE A JUSTIÇA. Essa justiça da lei é que ela era justa e boa, o que não pode ser satisfeita na vida daqueles para quem ela foi enviada, os judeus. Cumprir a justiça da lei era ter que atender a todas as suas exigências, desde os dez mandamentos, que representavam os mandamentos vindos diretamente de Deus, bem como todos os preceitos civis e sociais escritos por Moisés, no sentido de reger a vida nacional do povo de Deus, os hebreus. De forma que, a lei exigia santidade absoluta dos judeus.

DA LEI. É bom lembrar que a lei de Moisés não era composta apenas de mandamentos e estatutos de ordem religiosa, mas era uma legislação completa para a vida nacional daquela nação, como hoje nós temos em nosso país, a Constituição Federal, o Código Civil, o Código Penal e etc. Com isso é correto se afirmar que os filhos dos homens serão julgados também pelas leis civis que regem todas as nações do mundo atual.

SE CUMPRISSE EM NÓS. Não que tenhamos que atender as exigências de lei de Moisés, Paulo foi um dos escritores do Novo Testamento que mais teve revelação quanto ao lugar da antiga dispensação, e o que Deus determinou sobre a nova dispensação da graça divina, o que deve prevalecer nos dias de hoje. O que Paulo defende é que em Cristo Jesus, todos os seus remidos são justificados diante da lei.

QUE NÃO ANDAMOS. Quem está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas são passadas, eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17). Aquela mesma lei que passou a ser operante na vida dos seres humanos desde que Adão pecou contra Deus, não mais tem governo sobre a vida dos que estão em Cristo, isto porque, Cristo anulou tal lei que tinha poder sobre a nossa carne, quando nos redimiu para si mesmo. Agora, andamos em novidade de vida, porque andamos pela direção do Espírito Santo.

SEGUNDO A CARNE. O que se pode dizer sobre a vida de Cristo, isso pode ser atribuído aos que vivem para Cristo e com Cristo. Cristo viveu plenamente como homem, mas teve a capacidade de vencer o pecado, e todas as suas influencias negativas sobre os desejos carnais. Como nós estamos em Cristo, então, Cristo cumpriu por nós tudo aquilo que não podemos fazer por nós mesmos aqui e agora.

MAS SEGUNDO. A partir do momento que um ser humano escuta o evangelho de Cristo e crer em sua poderosa e libertadora mensagem, porque o crer vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus. Desta forma, o Espírito Santo produz nesta pessoa o novo nascimento, bem como da início ao processo da regeneração espiritual, em que a pessoa passa a ser transformada pela força da santificação na imagem de Cristo.

O ESPÍRITO. Se converter é justamente mudar de “direção” e do “estado” do ser essencial. O novo nascimento é um dos passos iniciais da vida cristã que caracteriza o homem que passa a ser guiado pelo Espírito Santo de Deus. Quem aceita a Cristo como Senhor e Salvador passa a ser filho de Deus, e com isso, uma poderosa força divina passa a atuar em sua vida, que é justamente a influencia majestosa do Espírito de Deus na vida de tal pessoa. Esse andar tem como resultado a salvação e vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...