segunda-feira, 15 de abril de 2019

Romanos 8:15-16

Romanos 8:15-16 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
PORQUE NÃO RECEBESTES O ESPÍRITO DE ESCRAVIDÃO. Neste caso, a palavra “espírito” em nossa versão está posta com a letra inicial minúscula, porque não se trata do Espírito Santo de Deus, mas Paulo está falando sobre os espíritos maus que guia os ímpios para a destruição. Desde o primeiro pecado que o diabo como espírito das trevas influenciou o homem para a escravidão do pecado e também da morte.

PARA OUTRA VEZ ESTARDES EM TEMOR. A fé como elemento relevante da nova dispensação enche os servos de Cristo de esperança que um novo tempo foi inaugurado pelo Senhor Jesus com a implantação da aliança da graça de Deus, em que os remidos do Senhor Jesus foram livres do poder das trevas. A nossa confiança em Cristo e em sua obra perfeita de redenção tira o medo dos nossos corações.

MAS RECEBESTES O ESPÍRITO. Agora sim, a palavra “Espírito” está posta em nossa versão bíblica com a letra inicial maiúscula, porque o apóstolo se refere ao Espírito Santo de Deus como agente de luz, que nos conduz aos braços seguros do nosso Pai celestial. A participação do Espírito Santo no processo da salvação e libertação do pecado e da morte é fundamental, porque por ele somos regenerados por completo.

DE ADOÇÃO DE FILHOS. Conforme o evangelho das boas novas de Cristo, é o Espírito de Deus quem convence o homem natural do pecado, da justiça e do juízo. Com isso, vem o verdadeiro arrependimento, que por sua vez termina gerando o novo nascimento, que desemboca na conversão, que é a transformação do homem em uma nova criatura. O Espírito Santo pega o mais vil pecador e o torna em um filho de Deus.

PELO QUAL CLAMAMOS: ABA PAI. O processo do novo nascimento e da regeneração que o Espírito Santo produz no homem o torna em filho de Deus. Todos são criaturas de Deus, mas somente aqueles que são transformados pelo poder do Espírito Santo de Deus e que fazem parte da família de Deus. Portanto, os remidos de Cristo além de serem criaturas de Deus, eles também são filhos por adoção do Deus Todo-poderoso.

E O MESMO ESPÍRITO TESTIFICA COM O NOSSO ESPÍRITO. A primeira palavra “Espírito” com letra maiúscula, porque fala do Espírito Santo, mas a segunda palavra “espírito” com letra minúscula, porque se trata do espírito que está nos remidos de Cristo, e que todo ser humano também tem. Esta testificação nos fala da intimidade e comunhão que temos com o Espírito Santo, em que ele produz certeza da filiação.

QUE SOMOS FILHOS DE DEUS. O Espírito Santo nos leva a crer em Cristo e em sua obra perfeita de redenção, com isso, nos tornamos filhos de Deus. João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Quem vive para Cristo e com Cristo não tem dúvida de sua filiação com Deus, o que na realidade nos fala da salvação e vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...