quinta-feira, 18 de abril de 2019

Romanos 9:4

Romanos 9:4 - Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas.
QUE SÃO ISRAELITAS. Cada povo antigo tinha um sobrenome herdado de um ou mais personagem importante de sua linhagem. Com os judeus não era diferente, e no caso, pegaram o nome do último dos patriarcas, que era Jacó, mais que Deus mudou seu nome para Israel. Na realidade, o mais respeitado era Abraão, com quem Deus fez aliança, mas foi nos descendentes diretos de Jacó, ou Israel, que as promessas tiveram o seu cumprimento, isto é, nas doze tribos de Israel, que passou a ser uma nação.

DOS QUAIS É A ADOÇÃO DE FILHOS. Na nova aliança, os filhos de Deus são aqueles que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, porque quem assim procede esta de fato e na verdade fazendo a vontade de Deus. Na antiga aliança da lei, os filhos de Israel se tornaram filhos de Deus também por adoção, porque assumiram um compromisso de fidelidade com a vontade de Deus, quando cumpriam a lei de Moisés.

E A GLÓRIA. Havia um compromisso firmado por Deus como garantia de que se o Israel de Deus obedecesse à legislação de Moisés, o Senhor Deus de Abraão abençoaria o seu povo de tal maneira, que os hebreus seriam destaques dentre todos os povos da terra. E assim o foi enquanto os judeus foram fieis ao pacto feito por meio da lei, em que Israel habitou na terra prometida, que manava leite e mel, Canaã.

E AS ALIANÇAS. Na verdade, o apóstolo dos gentios esta se referindo a todos os pactos firmados com os filhos dos homens, que tinham como objetivo levar o seu povo a alianças de fidelidade com a vontade do soberano Criador de todas as coisas. Além de que, pode ser que Paulo esteja pensando no pacto abraâmico, que foi confirmado a Isaque e por fim cumprido em Jacó por meio dos seus descendentes. Seja como for, Deus sempre buscou estabelecer acordo de paz com o seu povo Israel.

E A LEI. No entanto, foi justamente por meio da lei de Moisés que Deus estabeleceu a sua vontade sobre os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Na legislação de Moisés estava revelada toda a vontade de Deus para os hebreus, por meio dos seus estatutos, mandamentos e juízos. A lei de Moisés, para a época e para a nação de Israel era a melhor legislação que possamos imaginar, porque expressava a vontade de Deus.

E O CULTO. O escritor fala de tudo que envolvia a adoração verdadeira ao Deus Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra. Não há dúvida que o autor se refere aos rituais, ao cerimonialismo e aos sacrifícios que eram celebrados pelos filhos de Israel, a começar no tabernáculo, quando este existia, bem como nos templos que foram edificados para a prestação de cultos ao Deus dos hebreus e as festividades judaicas.

E AS PROMESSAS. Foram muitas essas promessas feitas por Deus ao seu povo, Israel, desde o tempo do patriarca Abraão, passando por Isaque e sendo confirmadas a Jacó. Não há dúvida que uma das significantes promessas para o povo judeu foi à conquista da terra de Canaã, e assim Deus cumpriu, ao introduzir o seu povo naquela terra. Porem, a mais importante promessa feita a Abraão, por meio do seu descendente especial, o Messias, certamente ocupava a mente de Paulo, ele que era Cristocêntrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...