sábado, 27 de abril de 2019

Romanos 10:16-17

Romanos 10:16-17 - Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
MAS NEM TODOS TÊM OBEDECIDO. No caso dos judeus, poucos foram aqueles que ouviram a João Batista, a Jesus Cristo e aos seus apóstolos. A grande maioria dos que procuravam a Jesus era por outros motivos, tais como as curas, os milagres e outros apenas para saciar a fome, mas não por que acreditassem que Jesus era o Messias prometido do Deus. Se os hebreus tivessem obedecido às profecias messiânicas não teriam rejeitado ao Filho de Deus, o que trouxe inumeráveis prejuízos para os judeus.

AO EVANGELHO. Paulo afirma que o evangelho é o poder de Deus para todo aquele que crer, tanto judeus como gentios. Podemos dizer que este evangelho citado por escritor é tudo aquele que as Escrituras falam sobre o Cristo de Deus bem como tudo que envolve a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade. Portanto, o evangelho já era pregado ainda no tempo da velha dispensação da lei de Moisés.

POIS ISAÍAS DIZ: SENHOR, QUEM DEU CRÉDITO. Paulo faz referência ao que está escrito em Isaías 53:1 - Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Este capítulo cinquenta e três do profeta Isaías é absolutamente messiânico em sua essência, porque já falava do ministério de Cristo em prol da humanidade, e apresenta o Cordeiro de Deus como Redentor do seu rebanho amado.

A NOSSA PREGAÇÃO. De forma que, o profeta Isaías já falava a respeito do Messias de Deus, bem como os demais profetas também, além da própria lei de Moisés e muitos outros escritos das literaturas religiosas dos hebreus já falavam a respeito da nova aliança da graça de Deus. Lamentavelmente, os filhos de Israel não deram crédito à pregação dos que já falavam a respeito do Messias e da nova dispensação.

DE SORTE QUE A FÉ. O apóstolo dos gentios fala a respeito da fé cristã, que deve estar depositada no nome do Cristo de Deus, bem como em tudo que diz respeito a obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o peado do mundo e também em tudo que nos fala a nova dispensação da graça de Deus. Esta é a fé que nos justifica diante da justiça de Deus, a mesma fé de Abraão nosso pai.

VEM PELO OUVIR. Os judeus não quiseram ouvir o que estava escrito a respeito de Cristo e da nova dispensação, na lei, nos salmos e nos profetas, por isso não tiveram condições e dignidade para crerem que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus. Mas os poucos que creram, estavam seguindo ao cristianismo, assim como os gentios que estavam recebendo de bom grado a mensagem poderosa e liberadora do evangelho.

E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS. O evangelho é em essência a palavra de Deus, portanto, quem escuta e dá crédito a mensagem do evangelho, pode ter certeza de que está recebendo a palavra de Deus. O primeiro século de nossa era cristã foi pioneiro na divulgação deste evangelho de Cristo, e Paulo foi um dos principais mensageiros da palavra de Deus daquela época, uma vez que, como missionário transcultural levou as boas novas do evangelho de Cristo nem todo o mundo gentílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...