quinta-feira, 18 de abril de 2019

Romanos 9:1-2

Romanos 9:1-2 - EM Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo). Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
EM CRISTO DIGO A VERDADE. Com esta declaração o autor mais uma vez demostra que sua vida e tudo que buscava fazer e falar centralizava na pessoa bendita de Cristo Jesus, para quem Paulo declarava viver inteiramente. Além do mais, todas as suas cartas são baseadas na mais pura verdade, até porque o apóstolo não falava escrevia de si mesmo, porem, mediante a revelação de Cristo expunha a vontade de Deus para seus leitores, com a responsabilidade de quem desejava a edificação da igreja.

NÃO MINTO. A mentira não pode nem deve fazer parte da vida de um verdadeiro servo de Cristo, nem muito menos o engano, porque quem está em Cristo, nova criatura é, portanto, a mentira é coisa do homem velho, mais que foi transformado pela regeneração espiritual. Desta forma, o que o escritor passa a expor, quanto aos seus conterrâneos judeus, era a mais pura verdade, porque ele era um líder da igreja.

DANDO-ME TESTEMUNHO. Pode até ser que alguém procure mentir para o seu próximo, mas não tem como mentir a si mesmo, uma vez que o seu pensamento o vai acusar de falsidade. O que Paulo tenta mostrar para seus leitores era de que estava agindo com muita sinceridade no que estava escrevendo, até porque era consciente da realidade dos fatos, além de que, suas palavras deveriam servir de conselho.

A MINHA CONSCIÊNCIA. Cada palavra que o apóstolo escrevia, assim o fazia com profunda meditação, haja vista o amor que o apóstolo tinha pelos hebreus, até por ser ele um israelita também. Quando o apóstolo chegava em um novo campo missionário, ele sempre procurava as sinagogas judaicas para pregar o evangelho de Cristo para os judeus. Desta forma, Paulo desejava muito que os judeus se convertessem para Cristo.

NO ESPÍRITO SANTO. Os sentimentos que o apóstolo dos gentios tinha pelos seus conterrâneos hebreus vinham também da parte de Deus, porque era colocado no coração de Paulo pelo Espírito Santo de Deus. Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó sempre foram muito queridos por Deus, e a prova disto é que o Messias de Deus, Jesus de Nazaré veio para os hebreus, e Deus tinha planos bons para aquele povo.

QUE TENHO GRANDE TRISTEZA. Acreditamos que uma das grandes decepções que o Senhor Jesus teve que passar nesta terra foi o fato de ser rejeitado pelo seu povo, os judeus. Com Paulo não era diferente, ele se sentia arrasado pelo fato de ser perseguido pelos seus conterrâneos, quando na realidade só desejava o melhor para os israelitas. A rejeição do evangelho por parte dos judeus deixava Paulo muito triste.

E CONTÍNUA DOR NO MEU CORAÇÃO. É uma metáfora, mas que representa o sentimento de tristeza profunda que o homem de Deus sentia, por ver que Deus queria o melhor para o seu povo, enquanto eles deram as costas para o seu Messias, perseguiam a Paulo e não aceitavam as voas novas do evangelho da verdade. Ao que tudo indica, essa sensação de impotência da parte do apóstolo Paulo, por não poder fazer muito coisa em prol dos seus conterrâneos, o deixava acabado, sentindo-se mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...