terça-feira, 27 de maio de 2014

Filemom 1:17-18

Filemom 1:17-18 - Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.
ASSIM, POIS, SE ME TENS POR COMPANHEIRO. Sem dúvida alguma que Paulo e Filemom eram amigos e companheiros ou sócios em uma mesma causa que era a causa do evangelho do reino de Cristo. O apóstolo usa uma palavra que descreve a sociedade em um negócio. Onde tanto Filemom quanto ele tinham os mesmos interesses no bem-estar do empreendimento. E como Paulo anteriormente chamara Onésimo de “meu filho” desejava que seu herdeiro espiritual participasse do negócio tal qual ele próprio. É como se Paulo dissesse para Filemom: Somos sócios neste negócio, como não posso ir pessoalmente estou enviando um meu representante, meu filho, para que possa participar contigo dos mesmos interesses.

RECEBE-O COMO A MIM MESMO. Paulo não queria que Onésimo se apresentasse ao seu antigo patrão como um escravo. O que o apóstolo desejava realmente era de que Onésimo chegasse diante de Filemom como seu representante. Isto porque conforme as leis romanas da época, Filemom tinha direitos sobre a vida de Onésimo para fazer dele o que bem quisesse. Poderia ferrá-lo, castiga-lo e até mata-lo se assim o desejasse. Como Paulo tinha um grande amor fraternal por Onésimo e precisava dele por demais, queria preservá-lo de qualquer prejuízo ou desgaste. De modo que, nesta carta de recomendação, o apóstolo envia Onésimo como seu legítimo representante. Era como se o próprio fosse no lugar de Onésimo.

E SE TE FEZ ALGUM DANO. Em muitos casos, na antiguidade onde era permitida a escravidão de seres humanos, havia rebelião por parte de um ou até mesmo por todo o grupo de escravos de uma determinada fazenda. E nestes casos, o escravo provocava um grande estrago na fazendo antes de fugir para que o seu dono diante dos prejuízos não pudesse ter condições de realizar a incursão em busca do escravo fugitivo. Não se sabe se este foi o caso de Onésimo para com Filemom, mas se fosse, o apóstolo estava assumindo a responsabilidade de arcar com os prejuízos. Fosse pouco ou muito os danos que porventura Onésimo tivesse causado, Paulo pagaria.

OU SE TE DEVE ALGUMA COISA. Neste tempo, o escravo era comprado por alguém e só tinha direito a comida pela recompensa do seu trabalha. Se o escravo quisesse qualquer coisa a mais, teria que pagar por isso ao seu dono. Se quisesse uma roupa melhor do que as roubas de trabalho, tinha que trabalhar mais do que o devido para pagar isso ao seu patrão. Se chegasse a ficar doente e precisasse de tratamento ou medicamentos tinha que trabalhar mais para pagar tal dívida ao seu patrão. E existiam também acordos entre o escravo e o seu dono na compra de sua carta de alforria, onde o escravo trabalhava durante muito tempo além da sua carga horária para ganhar a liberdade. Fosse qual fosse o caso de Onésimo, Paulo queria quitar a dívida.

POE ISSO À MINHA CONTA. Era uma grande responsabilidade que Paulo estava assumindo para com Filemom por apenas um escravo. O que o apóstolo estava autorizado é que a conta de Onésimo fosse zerada. Onésimo não devia mais nada a Filemom, tudo passaria para a conta de Paulo. Isso fala da importância que o ex-escravo tinha para o apóstolo. E expressa o valor que passa a ter alguém quando se converte ao reino de Deus. É uma mudança de status do nada para o tudo.

Filemom 1:16

Filemom 1:16 - Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor?
NÃO JÁ COMO SERVO. Existem comentaristas que defendem de que Paulo havia comprado à liberdade de Onésimo da prisão, e não de Filemom. Porque o escravo fugitivo que era preso pelo Estado e que o seu dono não requeria o direito de posse passava a pertencer ao Estado e podia ser vendido o seu direito de liberdade. De forma que Paulo enviou de volta Onésimo ao seu antigo patrão, não mais como escravo, mas como liberto, socialmente e principalmente pelo evangelho de Cristo. De maneira que o apóstolo recomenda que Onésimo fosse recebido por Filemom, não como um escravo que havia fugido para não cumprir com suas obrigações. Mas ele solicitava que seu amigo Filemom visse Onésimo de outra forma como cristão.

ANTES, MAIS DO QUE SERVO. Filemom devia esquecer tudo que houve de errado da parte de Onésimo para com ele. Veja que o escritor não coloca a palavra escravo mais sim servo, que era aquele estado em que o antigo escravo já tinha sua alforria em mãos, mas se dava tão bem com seu antigo dono, que desejava continuar morando e servindo ao seu antigo patrão. Como servo, ele tinha liberdade e ao mesmo tempo era visto como tendo valor perante o seu antigo dono, sua família e diante da sociedade. Na condição de servo, o antigo escravo passava a receber benefícios pelo fruto do seu trabalho. E muitos destes servos passavam a serem pessoas de total confiança dos seus antigos donos. Era assim que Paulo desejava que acontecesse com Onésimo.

COMO IRMÃO AMADO. Tanto Filemom, quanto Onésimo, agora eram servos do Senhor dos senhores. Ambos eram discípulos de Cristo e que se moviam em direção ao reino de Deus pela mesma fé. No reino de Deus somos todos irmãos porque temos um mesmo Pai, o Criador de todas as coisas. E somos todos irmãos de Cristo, o unigênito do Pai, de forma especial. Paulo solicitava que Filemom recebesse a Onésimo não como sendo o antigo escravo fugitivo que merecia ser castigado ou crucificado e morto. Mas como um irmão amado. Da mesma forma que Filemom amava ao apóstolo devia amar a Onésimo, como irmão na fé e no reino de Deus.

PARTICULARMENTE DE MIM, E QUANTO MAIS DE TI. Paulo demonstrou por meio dos seus escritos, ser um apóstolo devidamente amoroso para com todos os seguidores do reino de Cristo, Com os seus cooperadores e agora de forma especial ao seu filho na fé Onésimo que estava por demais lhe sendo útil. Não é de menos que ele dedicou uma de suas cartas pastorais para defender e recomendar a Onésimo para com Filemom seu antigo patrão. O apóstolo desejava ardentemente que Filemom dedicasse esse mesmo amor fraternal a Onésimo, sem ressentimentos amargos pelo que ocorrera em tempos passados, até porque Onésimo agora era servo de Cristo.

ASSIM NA CARNE COMO NO SENHOR. Fica subtendido neste parafraseado do apóstolo de que Filemom devia agora respeitar a Onésimo não somente como irmão na fé, mas também de forma social e humanitária. Não se sabe ao certo se Filemom tinha irmãos na carne, mas se tivesse, era para tratar com Onésimo da mesma forma que tratava com seus irmãos consanguíneos. Da mesma forma que ele tratava com os irmãos da igreja, também devia tratar com Onésimo, como irmão na fé.

Filemom 1:15

Filemom 1:15 - Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre.
PORQUE BEM PODE SER. Até então, Paulo vinha com pensamentos positivos e expondo seus fortes argumentos em favor de que Filemom, liberasse seu servo Onésimo para que assistisse a ele ali na prisão. Por várias vezes tentou tocar na sensibilidade de Filemom para que este se comovesse com sua situação e enviasse de volta seu antigo escravo para estar com Paulo em seu aprisionamento. Neste ponto o apóstolo se deixa levar por dúvidas de que Filemom poderia não liberar Onésimo para que voltasse para perto dele a fim de ser-lhe útil. Se aqueles que juravam sentimentos de amizade para com Paulo os abandonaram neste momento de prisão, um a mais ou a menos, era de se esperar que porventura acontecesse.

QUE ELE. Este “ele” a que se refere o apóstolo diz respeito a Onésimo. Onésimo significa “útil”, e na verdade ele passou a ser muito útil a Paulo em seus encarceramentos. Era um ex-escravo fugitivo de Filemom que poderia ser executado por ter fugido do seu antigo patrão, mas pela intercessão de Paulo em seu favor passou a ser importante para o apóstolo, tanto nas suas prisões, como no ministério. Onésimo é chamado por Paulo de meu filho, não porque fosse filho biológico do apóstolo, mas porque foi gerado na fé pelas pregações de Paulo quando de seu aprisionamento. Onésimo não vinha honrando o nome que tinha, “útil”, isso porque como escravo fugitivo não estava cumprindo com suas obrigações. Mas tendo se convertido, passou a honrar o nome que tinha, porque passou a ser útil para Paulo.

SE TENHA SEPARADO DE TI. Isto se deve ao fato de que Onésimo tinha fugido de Filemom. Não se sabe ao certo o motivo desta separação entre o escravo e seu patrão. A história dá conta de que os escravos não tinham uma vida nada fácil, e a maioria não tinham nenhum valor humano perante os seus patrões. Quando Onésimo fugiu de Filemom, certamente nenhum nem outro haviam se convertido ao cristianismo. Como Paulo tenta apaziguar antecipadamente os ânimos de Filemom isso pode comprovar que o motivo da fugida de Onésimo seja mesmo de sua parte. A epístola descreve como sendo ele antes inútil, talvez por não querer cumprir com os seus deveres.

POR ALGUM TEMPO. Não se sabe quanto tempo havia desde o momento em que Onésimo tinha fugido até agora. Era muito difícil a vida de um escravo para se manter como fugitivo, a não ser que alguém lhe oferecesse esconderijo. O próprio Estado, no caso o império romano, cuidava em prender e trazer de volta para seu patrão ou dono, os escravos que fossem encontrados como fugitivos. No entanto, o dono do escravo tinha que pagar as despesas que o Estado teve com o escravo fugitivo.

PARA QUE O RETIVESSE PARA SEMPRE. Nesta parte, Paulo se sente totalmente desanimado sobre seu apelo de que Filemom viesse realmente a liberar Onésimo para que este voltasse para estar com ele ali na prisão, o servindo e ajudando em seu ministério. O apóstolo se sente desmotivado de que sua solicitação fosse ter êxito.

Filemom 1:14

Filemom 1:14 - Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, voluntário.
MAS NADA QUIS FAZER. Bem que Paulo poderia reter para si mesmo a Onésimo para o servir na prisão e nos serviços prestados ao apóstolo fora da prisão. E isso não traria nenhum impasse entre a amizade de Paulo e seu amigo Filemom. No texto anterior o apóstolo nos deixa transparecer que Filemom devia muito a Paulo o fato de ter sido alcançado pelo evangelho da esperança. Qualquer atitude da parte de Paulo seria bem aceita por Filemom, no entanto, como o apóstolo era muito experiente, achava por bem ter que combinar com Filemom, sobre o destino do seu antigo escravo, que agora era convertido e passou a servir a Paulo como seu auxiliar direto.

SEM O TEU PARECER. A forma como Paulo expôs a questão e os muitos argumentos convincentes apresentados por ele, se tornava quase que irrecusável sua proposta diante de Filemom. Todavia, para que não se corresse o risco de algum sentimento de amargura nascer no coração de Filemom, o apóstolo queria saber a opinião e o parecer de Filemom neste negócio. Conforme ficamos sabendo por meio da mensagem do evangelho e das tradições cristãs, Paulo se encontrava preso e seus antigos companheiros de ministério, haviam quase todos se afastado dele por conta de agora se encontrar como prisioneiro. De forma que Onésimo era a pessoa que mais vinha neste momento ajudando ao apóstolo. Ele era muito útil a Paulo neste momento.

PARA QUE O TEU BENEFÍCIO. Tudo nos faz crer que Paulo, como ministro do evangelho havia feito muita coisa por Filemom. Agora, quando o apóstolo estava precisando dele, esperava ser beneficiado diante de sua solicitação. No texto anterior, Paulo chegou a dizer que os serviços prestados por Onésimo a ele, eram como se o próprio Filemom, quem estivesse fazendo. O benefício a que Paulo se refere diz respeito à Filemom receber bem a Onésimo, mas o remeter de volta para servir ao apóstolo. Com isso da para se entender que Paulo estava se sentindo desamparado, e que rogava a Filemom, que o ajudasse por meio de Onésimo, permitindo que ele voltasse para o apóstolo para ficar lhe visitando e o ajudando em seu aprisionamento.

NÃO FOSSE COMO POR FORÇA. Paulo deixa transparecer ao seu amigo Filemom que não estar forçando a barra, apesar de poder fazer isso, como o grande apóstolo que era e a liderança a que se tornou. O apóstolo não estava cobrando o retorno da ajuda espiritual que prestou a Filemom quando ainda estava em Colosso. Paulo não estava lançando em rosto o que fizera em benefício de Filemom. Ele só estava tentando demostrar o quanto estava precisando neste momento da sua ajuda e do seu benefício em autorizar que seu escravo agora passasse a lhe servir na prisão onde estava passando a pior prova do seu ministério.

MAS VOLUNTÁRIO. O que Paulo esperava era que de forma pacífica Filemom aceitasse sua proposta de liberar Onésimo para ser seu cooperador. Ele queria resolver esta questão com seu amigo Filemom em plena paz e santo gozo. A exposição feita pelo apóstolo era para que Filemom resolvesse de forma voluntária enviar de volta seu escravo para ficar a disposição de Paulo. Certamente, Filemom tinha tantos outros servos para lhe servir, mas Onésimo seria muito útil a Paulo, o prisioneiro de Cristo.

Filemom 1:12-13

Filemom 1:12-13 - E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas. Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho.
E TU TORNA A RECEBÊ-LO. Não se sabe como Onésimo ganhou a liberdade da prisão, mas agora ele era liberto. E além de ficar ajudando a Paulo na prisão, ele passou a ser útil ao apóstolo para representá-lo aonde fosse enviado. Por isso que Paulo estava enviando Onésimo de volta a Colossos e ao seu antigo patrão, e agora, irmão Filemom. E o apelo do apóstolo ao seu amigo Filemom era de que recebesse de volta a Onésimo, mas não como dantes, porque dantes ele era um escravo, mas agora um irmão na fé, e uma pessoa que estava sendo muito útil a Paulo. Sem se importar o quando Onésimo deu trabalho e causou problemas ao seu antigo patrão, agora ele era servo de Cristo.

COMO ÀS MINHAS ENTRANHAS. Certamente Onésimo já havia relatado para Paulo os estragos que ele havia feito contra Filemom, com isso o apóstolo tem ciência das razões de Filemom, se não aceitasse de volta a Onésimo. De forma que o apóstolo usa do argumento mais forte possível para reverter o quadro em favor de Onésimo. Paulo estava dizendo para Filemom que Onésimo era seu filho na fé, e como tal era um pedaço dele que estava indo ao encontro de Filemom. Era como se o próprio Paulo fosse no lugar de Onésimo, e isso representa o quanto aquele servo estava sendo útil para o apóstolo na prisão. Paulo estava enviando a Filemom alguém muito precioso para ele, porque muitos haviam abandonado o apóstolo na prisão.

EU BEM O QUISERA CONSERVAR COMIGO. O desejo de Paulo, até pela necessidade que ele tinha da presença de Onésimo era de que ele continuasse servindo ao apóstolo neste momento tão difícil de seu ministério, quando se encontrava preso por defender o evangelho de Cristo, porque muitos que antes eram seus amigos, agora o haviam abandonado. Onésimo além de servir e auxiliar a Paulo ali na prisão, ele servia como informante das coisas que estavam acontecendo nas igrejas. Se desse errado o que Paulo estava esperando acontecer, e Filemom prendesse ou executasse a Onésimo, Paulo sofreria grande prejuízo, porque perderia um auxiliar, que lhe era muito útil.

PARA QUE POR TI ME SERVISSE. Neste ponto percebe-se o quanto havia de consideração por parte de Filemom ao apóstolo. Razão porque é sustentada a tese de que Filemom devia muito a Paulo o fato de ter sido alcançado com o evangelho libertador do Senhor Jesus. Era como se Filemom devesse servir a Paulo, mas como ele não podia fazer isso pessoalmente, Onésimo ocupava o seu lugar em servir ao apóstolo como se o próprio Filemom, estivesse no lugar de Onésimo.

NAS PRISÕES DO EVANGELHO. Além de detenções por curto período, fala-se sobre três encarceramentos mais logos do apóstolo por defender o evangelho glorioso do Senhor Jesus, em Cesaréia, em Éfeso e em Roma. Como neste caso deste encarceramento de Paulo muitos dos seus antigos “amigos” haviam se afastado dele por conta da prisão. Ele precisava muito de alguém para ajuda-lo e ser-lhe útil em cuidar dos negócios da igreja que estava fora, como informante dos acontecimentos.

Filemom 1:10-11

Filemom 1:10-11 - Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões. O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu tornei a enviar-te.
PEÇO-TE POR MEU FILHO ONÉSIMO. Paulo vinha preparando o terreno emocional em Filemom para fazer este pedido especial. Existem algumas traduções das Escrituras que em vez de peço-te, é colocada a palavra rogo-te, para demonstrar a intensidade do apelo de Paulo em favor de Onésimo. Meu filho, certamente Onésimo foi alcançado pelo evangelho libertador do Senhor Jesus pelas pregações de Paulo. Não é que Onésimo fosse filho biológico do apóstolo, mas filho na fé. Onésimo significa “útil”, e na verdade ele passou a ser muito útil a Paulo em seus encarceramentos. Era um ex-escravo fugitivo de Filemom que poderia ser executado por ter fugido do seu antigo patrão, mas pela intercessão de Paulo em seu favor passou a ser importante para o apóstolo, tanto nas suas prisões, como no ministério.

QUE GEREI NAS MINHAS PRISÕES. Além de detenções por curto período, fala-se sobre três encarceramentos mais logos do apóstolo por defender o evangelho glorioso do Senhor Jesus, em Cesaréia, em Éfeso e em Roma. Não se sabe ao certo em qual destes foi que Paulo pregou o evangelho para Onésimo. É bem provável que este escrava estivesse preso por conta de ser um escravo fugitivo do seu antigo patrão Filemom, e como fugitivo, o Estado cuidou em detê-lo. É provável que Onésimo tenha ficado preso na mesma cela que Paulo ou na mesma carcerária ou prisão. Com isso, Paulo aproveitou o tempo que lhe era de sobra para falar do amor de Cristo, que é o libertador de todos os homens, até mesmo dos escravos humanos.

O QUAL NOUTRO TEMPO TE FOI INÚTIL. Conjectura-se que este escrava fugitivo tenha dado muito trabalho ao seu antigo patrão. Inútil, este escravo não procedia de conformidade com o nome que lhe deram, que era “útil”, ele envergonhava a se mesmo agindo contrário aquilo que fora vaticinado quando lhe deram o seu nome próprio. Inútil, também fala sobre o valor dos escravos naquela época, que humanamente falando neste mesmo tempo, não tinha nenhum valor como pessoa perante a sociedade nem diante dos seus donos. Há quem diga que Onésimo era realmente muito preguiçoso quando ainda vivia como escravo com Filemom, motivo pelo qual fugiu, para não cumprir suas obrigações nos afazeres determinados por ele.

MAS AGORA A TI E A MIM MUITO ÚTIL. Como um homem convertido pelo poder libertador do evangelho de Cristo, agora, Onésimo era um novo homem. Paulo dava testemunho da transformação pela qual passou este escravo, que agora era liberto pelo poder de Cristo. Como um homem de Deus ele passou a ser alguém que honrava o nome que tinha e o testemunho que passou a dar de um servo de Cristo. Paulo confia na mudança de Onésimo, ao ponto de por em cheque sua amizade com Filemom para defender seu filho na fé. Ele passou a ser útil por ter se convertido.

EU TORNEI A ENVIAR-TE. Não se sabe como Onésimo ganhou a liberdade da prisão, mas agora ele era liberto. E além de ficar ajudando a Paulo na prisão, ele passou a ser útil ao apóstolo para representá-lo aonde fosse enviado. Por isso que Paulo estava enviando Onésimo de volta a Colossos e ao seu antigo patrão, e agora, irmão Filemom.

Filemom 1:8-9

Filemom 1:8-9 - Por isso, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém. Todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo.
POR ISSO, AINDA QUE TENHA EM CRISTO. A partir de então, Paulo começa a expor o motivo pelo qual enviou esta carta ao seu amigo Filemom. E ocupa o resto deste capítulo para interceder junto a Filemom, em favor de um escravo seu, que havia fugido, mas que foi alcançado com o evangelho pelo apóstolo na prisão. Este ex-escravo de Filemom era Onésimo, a quem Paulo chama de meu filho, certamente filho na fé. Interpondo o apostolo o nome de Cristo neste negócio é porque o apelo de Paulo é ao irmão Filemom, servo de Cristo, e não simplesmente ao dono de escravos e homem rico que era Filemom. Tanto Onésimo como Filemom agora eram servos de Cristo e esta questão deveria ser resolvida como tal na paz de Cristo.

GRANDE CONFIANÇA PARA TE MANDAR O QUE CONVÉM. Paulo usa sua amizade junto ao seu amigo Filemom para conseguir o seu intento, que era conseguir o perdão de Filemom para Onésimo ser aceito novamente junto ao seu antigo patrão, agora como irmão e não como escravo. O apóstolo se declara confiante de que será atendido em sua reivindicação, por isso começa a afirmar o que estava a solicitar ao seu amigo Filemom. Para te mandar o que convém, com isso o apóstolo transforma seu apelo em conselho, no sentido de que o mais certo para Filemom seria retirar qualquer queixa contra Onésimo, fosse pessoal ou formal, ante as autoridades. Porque já nesta época existiam as penalidades contra os escravos que fugissem do seu patrão.

TODAVIA PEÇO-TE ANTES POR AMOR. Sabendo de antemão do quanto Filemom era amoroso para com o Senhor Jesus, para com os irmãos e para com ele, Paulo, então, o apóstolo usa esta virtude de seu amigo para conseguir o seu intento. A religião de Cristo é fundamentalmente nesta palavra, “amor”. Marcos 12:30-31 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Baseado neste amor cristão é que Filemom deveria acolher a Onésimo, sem raiva nem ira, mas com perdão e amor fraternal.

SENDO EU COMO SOU, PAULO O VELHO. Paulo fala sobre sua condição atual, porque mais na frente ele vai solicitar a Filemom que além de receber a Onésimo, o mande de volta para lhe servir como ajudante em sua prisão. Paulo o velho. Há alguns pensamentos sobre essa declaração de Paulo. Uns falam sobre que Paulo estava dizendo que era ancião, que nesta época era presbítero ou embaixador do evangelho, no entanto, não cabe dentro do seu apelo humilde o uso de sua autoridade eclesiástica. A realidade é que ele já estava em idade avançada, com seus quase sessenta anos, que nesta época era muita idade, para quem tanto sofreu.

E TAMBÉM AGORA PRISIONEIRO EM JESUS CRISTO. Além de já estar um tanto velho, Paulo estava como prisioneiro do império romano. Como todos sabem, por diversas vezes o apóstolo foi preso por ser um pregador do evangelho de Cristo Jesus. Na prisão, Paulo precisava de alguém para ajudá-lo a cuidar do que ele não podia fazer.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...