sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:4

Tito 2:4 - Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos.
PARA QUE ENSINEM. O bom testemunho das mulheres mais velhas tem um efeito pedagógico na vida das mulheres mais jovens. A partir do momento que as mulheres mais jovens perceberem que as senhoras de mais idade são sérias no seu modo de viver seguirão esse exemplo e passarão a se modularem pelo bom comportamento das mais idosas. Se as senhoras mais jovens perceberem que as irmãs mais velhas da igreja são pessoas reservadas e que buscam a santidade de vida, elas terão a tendência de viverem uma vida casta buscando em tudo agradar ao Senhor que as chamou para a santificação de vida. Essas mulheres idosas serão influenciadoras.

AS MULHERES NOVAS. Essas mulheres novas podem ser as jovens da igreja, as filhas dos cristãos que fazem parte da mocidade da igreja de Cristo. Como também podem ser as jovens senhoras casadas que fazem parte da igreja cristã. Essas mulheres mais jovens seguirão intuitivamente os bons exemplos dados pelas irmãs mais idosas da igreja, de forma que as mais jovens serão imitadoras das mais velhas. O certo é que as mais velhas servem de espelho para as mais jovens e que também serão conselheiras destas que estão entrando em uma nova experiência de senhoras recém-casadas, que terão a responsabilidade de cuidarem dos maridos e dos filhos.

A SEREM PRUDENTES. O apelo do autor é que as irmãs da terceira idade ou as mais experientes possam ensinar as mais jovens a serem pessoas simples no seu modo de viver. Elas deverão ser prudentes em tudo que fazem e que dizem principalmente na vida familiar. Esta vida prudente diz respeito às atividades espirituais, mais também a vida social e em família. A jovem senhora que age com prudência ela cuida em cumprir suas responsabilidades sociais, espirituais e familiares. Ser prudente é agir com moderação sempre, tendo a cautela de pensar antes de agir, calculando os pros e os contras, no sentido de saber que toda ação tem uma reação.

A AMAREM SEUS MARIDOS. No judaísmo era ensinado que as mulheres dedicassem todo seu amor ao seu esposo. Esse princípio também foi herdado pelo cristianismo, com a diferença da valorização da figura feminina no ceio da família. Não somente neste ponto, mas em outras referências do evangelho encontramos essa mesma recomendação às mulheres que fazem parte da igreja de Cristo, que dediquem seu amor ao seu marido. Esse amor das irmãs ao esposo se traduz em cuidado para com ele. Porque desde o princípio que Deus criou a mulher para ser uma ajudadora e companheira do seu marido. Isso inclui respeito, consideração e atenção.

A AMAREM SEUS FILHOS. Por fim, as mulheres mais jovens da igreja serão alunas das mais idosas ao perceberem o quanto elas são amorosas para com seus filhos. Muito mais amor do que ao marido, devem as mulheres cristãs dedicar todo seu amor para com o fruto do seu ventre. Elas tem essa missão dada por Deus como progenitora.

Tito 2:3

Tito 2:3 - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convêm a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.
AS MULHERES IDOSAS, SEMELHANTEMENTE. No texto anterior o autor havia dado seus conselhos a Tito com instruções para os mais idosos do sexo masculino, principalmente para aqueles que desejavam fazerem parte do ministério. Agora, ele se dirige as mulheres idosas que faziam parte da igreja de Cristo que estava na cidade de Creta e que serve para as irmãs idosas que fazem parte da igreja de Cristo em todas as partes do mundo. As instruções do apóstolo se dirigem também a todas as idades, com conselhos gerais e também individuais, sempre buscando o melhor.

QUE SEJAM SÉRIAS NO VIVER. A exortação em forma de conselho do grande apóstolo dos gentios era de que a mulheres idosas da igreja de Creta fossem pessoas de bons exemplos de vida. Quando se recomenda que elas fossem sérias, isso nos remete a pensar que elas deveriam ser pessoas dadas ao respeito, merecedoras do respeito de todos, principalmente das pessoas mais jovens. Alguém tinha que olhar para elas e dizer; Eis ai uma serva de Deus que merece todo o nosso respeito e reverência. Estas servas de Deus deveriam ser dignas de um testemunho respeitoso.

COMO CONVÊM A SANTA. Como convém a uma mulher que vive a santidade de vida. O autor apela que as irmãs mais idosas da comunidade cristã sejam pessoas que busca a santidade de vida pessoa. Mulheres santas são aquelas que se dedicam completamente ao reino de Deus e as coisas que são de cima. Devem ser mulheres que dão bons testemunhos como boas esposas e verdadeiras mães que cumprem seus deves para com a família. Uma mulher santa é aquela que ganha o respeito de todos como sendo uma serva de Deus, e que tem bom testemunho de vida.

NÃO CALUNIADORA. Existe aquele conceito social de que as mulheres falam demais. Talvez este conceito já existisse na cidade de Creta, motivo pelo qual o autor exorta suas leitoras mais idosas da igreja que fossem diferentes do que achava a sociedade. Como servas de Deus, as irmãs não podiam se dar ao costume de falar da vida alheia nem inventar calúnias a quem quer que seja.

NÃO DADA A MUITO VINHO. Na cultura judaica era costume dos Judeus comemorarem suas solenidades com a ingestão de vinho em quantidades bem moderadas. Ao que tudo indica, esta tradição foi conservada pelos cristãos primitivos, onde se permitia a ingestão de vinho em quantidade moderada. Quando se diz: Não dada a muito vinho, subtende de que era permitido se tomar vinho, porem em pequena quantidade. Isso era permitido para o bem da saúde e não como vício.

MESTRAS DO BEM. As irmãs mais idosas da igreja estavam sendo, pelo autor, estimuladas a serem bons exemplos na prática do bem. Estas irmãs mais idosas fazendo o bem sem olhar a quem, seriam espelhos de bons testemunhos para as gerações mais jovens. Os mais jovens aprendem com o exemplo dos mais idosos.

Tito 2:1-2

Tito 2:1-2 - TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, sensatos, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência.
TÚ, POREM, FALA O QUE CONVÉM. Paulo havia deixado Tito em Creta para que pusessem as coisas em ordem, e constituir cooperados para levar avante a obra de Deus naquela região. No capítulo anterior o apóstolo tinha dado várias ordens sobre como deveriam ser estes obreiros, além de falar também sobre alguns que estavam procurando ensinar coisas inconvenientes, como os judaizantes e os falsos mestres gnósticos. Neste capítulo dois, o autor começa se dirigindo em primeiro lugar ao próprio Tito, lhe aconselhando que pregasse de forma conveniente a palavra de Deus.

A SÃ DOUTRINA. Anteriormente Paulo já havia falado sobre esta doutrina. Tito 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Esta sã doutrina a que se refere o apóstolo diz respeito aos ensinos transmitidos pelo Senhor Jesus, como também as doutrinas ensinadas pelos apóstolos, sejam por meio da pregação oral ou por meio dos evangelhos escritos ou pelas cartas. É bem provável que neste tempo já existisse boa parte das cartas de Paulo em circulação.

OS VELHOS QUE SEJAM SÓBRIOS, SENSATOS, PRUDENTES. Agora, o autor se dirige aos mais velhos que faziam parte da igreja de Cristo em Creta. Na verdade, os mais jovens costumam seguir o exemplo dos mais experientes. Paulo diz a Tido que exorte aos mais idosos da igreja que sejam pessoas que deem bons exemplos de vida diante da sociedade, dos seus familiares e principalmente dos mais jovens. Agindo sempre com lucidez e com moderação de comportamento. Espera-se que os mais velhos em idade possam mostrar um comportamento prudente em tudo que faz e que fala.

SÃO NA FÉ. O que o apóstolo esperava dos mais idosos da igreja de Creta era de que eles gozassem de boa saúde espiritual e firmeza na fé. Saúde na fé é viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. É ter plena comunhão com os céus e com os irmãos. É praticar absolutamente a confiança de que Deus é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nosso favor. Ser são na fé é se firmar cada vez mais no evangelho.

NO AMOR. O apóstolo pede que os mais velhos que fazem parte da igreja de Cristo em Creta e em qualquer parte do mundo sejam praticantes do amor fraternal. A lei de Cristo ou seja, a essência do evangelho de Cristo, nos remete em duas direções. Primeira em direção a Deus, o amando acima de qualquer coisa e depois em direção a prática do amor fraternal para com os domésticos da fé e para com todos. Quem diz que é um cristão e não ama o seu próximo, precisa se converter ou nascer de novo.

E NA PACIÊNCIA. Sadios na fé, praticante do amor fraternal e controlados pela paciência. O que o autor está dizendo é que os mais idosos precisam ter auto controle sobre suas ações e palavras. Eles precisam dar exemplo de suportabilidade nas provações, a fim de que os mais jovens vejam isso e se firmem nos caminhos do Senhor também. Os mais velhos são espelhos para os mais jovens, a partir do momento em que refletem bons exemplos de seguidores de Cristo Jesus nosso Senhor.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Tito 1:16

Tito 1:16 - Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
CONFESSAM QUE CONHECEM A DEUS. Continuam as denúncias do escritor contra os dois grupos que vinham prejudicando a igreja de Cristo na ilha de Creta e região onde Tito era supervisor ou bispo. E neste ponto o apóstolo nos faz saber que tanto os judaizantes defensores do judaísmo, como também os falsos mestres gnósticos faziam parte da comunidade cristã. Estes confessavam de que faziam a vontade de Deus e que seus ensinos eram baseados nos conhecimentos que tinham de Deus. Andavam de casa em casa buscando semearem suas ervas daninhas das heresias por eles anunciadas. Até davam testemunho de que eram discípulos de Deus, mas o objetivo de suas atividades era afastar os cristãos do evangelho das boas novas.

MAS NEGAM-NO COM AS OBRAS. Paulo nos deixou o ensino por meio deste texto de que nem mesmo pelo fato de alguém dar testemunho de que é um servo de Deus, pode na verdade ser. Porque mais forte do que palavras é o testemunho de vida pelo que a pessoa faz. Não adianta ser um cristão confesso apenas e não um cristão prático. Quem tem boca diz o que quer, principalmente para enganar os outros, mas o certo é que ninguém consegue enganar a Deus. E o tempo é um fator importante na comprovação de que os feitos em consonância com a vontade de Deus é quem vai dizer quem é quem. Os opositores do cristianismo confessavam de que conheciam a Deus, mas o que eles estavam fazendo comprovava o contrário de suas palavras.

SENDO ABOMINÁVEIS. Estes hereges sobre os quais Paulo tenta combater eram detestáveis pelo que estavam fazendo contra o evangelho de Cristo. Uma coisa abominável é algo que causa nojo e náusea só de olhar, quanto mais cheirar. Biblicamente falando é algo que Deus não aceita, mas repudia porque é totalmente contrário a sua vontade. Estas duas facções (Manutenção do judaísmo dentro do cristianismo e o gnosticismo) investiram pesado contra o cristianismo em seus começos. E o temor que Paulo tinha era de que eles conseguissem êxito em suas investidas, uma vez que a igreja sempre foi composta de pessoas simples da sociedade. Enquanto que estes mestres heréticos eram muito perigosos e astutos.

E DESOBEDIENTES. Existe o erro por inocência ou por falta de conhecimento. Mas o que os judaizantes e os falsos mestres gnósticos estavam fazendo contra a nova aliança de Cristo com a igreja era algo programa e planejado. Por um lado, os defensores do judaísmo, não aceitavam que o cristianismo fosse substituir a sua religião. E por outro lado, o império romano investia de forma camuflada por meio do gnosticismo para tentar transformar o cristianismo em mais uma religião cultural, onde o conhecimento secular era mais importante do que os mistérios do reino de Deus. Gnosticismo vem de gnose, que é conhecimento esotérico e com base no asceticismo, e não no conhecimento de Deus e de sua soberana vontade.

REPROVADOS PARA TODA BOA OBRA. A boa obra a que se refere o escritor diz respeito à obra genuína do reino de Deus e do evangelho. Os judaizantes em vez de ficarem tentando levar a igreja para o judaísmo, deviam era pregar o evangelho de Cristo. Assim como os gnósticos, deviam era ajudar a Tito na obra de Deus lá em Creta.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tito 1:15

Tito 1:15 - Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
TODAS AS COISAS SÃO PURAS. O que o escritor está tentando fazer é combater certas práticas exageradas dos legalistas Judeus e dos ascetas gnósticos com seus rituais e puritanismos. A palavra de Deus nos ensina de que todas as coisas foram feitas por Cristo e para Cristo, entende-se por isso que as coisas criadas são abençoadas pelo Criador. E todas as coisas que há na terra foram criadas para o bem dos seres humanos. De forma que tudo que existe neste mundo é bom, desde que seja usado para o bem e de forma a cumprir o propósito para o que foi criado. O Criador fez todas as coisas para o que é bom, o problema é que o ser humano interfere e manipula muitas coisas para uma disfunção e usa para o que é ruim.

PARA OS PUROS. Todas as coisas são puras para os puros. Os puros a quem se refere o escritor não dizem respeito às pessoas perfeitas, mas sim aos que sempre são influenciados a fazerem o bem e o que é bom. Exemplo: alguém pode utilizar uma faca para lhe ser útil nas atividades domésticas, mas outra pessoa pode usar esta mesma faca como arma para tirar a vida do seu próximo. De forma que a maioria dos objetos nãos são maus em si mesmo, mas depende da maneira para o que é usado e no que é utilizado. Quem realmente é bom, no sentido moral, e se caracteriza por ter boas virtudes, até do que aparentemente é mau, ele vai usar para o que é bom.

MAS NADA É PURO. No caso dos legalistas judaizantes e dos puritanos e ascetas gnósticos, eles classificam aquilo que não estavam de conformidade com seus rituais como impuras todas as coisas. Para os legalistas judeus, o resto da raça humana que não faziam parte de suas cerimônias de purificação eram todos considerados impuros. E para os puritanos gnósticos, quem não fizesse parte de seus rituais ascéticos eram todos considerados por eles como contaminados. É tanto que para eles todos os tipos de alimentos tinham que passarem pro seus rituais de purificação antes de serem ingeridos por eles. O cristianismo representa a libertação de tudo isso.

PARA OS CONTAMINADOS E INFIÉIS. Nada é puro para os contaminados e infiéis. Os legalistas judaizantes transformaram a legislação mosaica em intermináveis preceitos e inumeráveis rituais de cerimonialismos. Já os falsos mestres gnósticos que seguiam um emaranhado interminável de rituais pagãos, juntavam todos os modismos das religiões culturais para formarem seus costumes de purificação. A estes dois grupos de puritanos e ascetas o escritor chama de contaminados e infiéis, isso porque eram eles os impuros e contaminados e não os objetos por eles supostamente purificados. O cristianismo no seu começo teve dois inimigos perigosos, de um lado os judaizantes e do outro o gnosticismo disfarçado de cristianismo, infiltrado no meio da cristandade.

ANTES O SEU ENTENDIMENTO E CONSCIÊNCIA ESTÃO CONTAMINADOS. O escritor mostra neste ponto a raiz do problema. Ser puro ou impuro não depende do objeto em si, mas como este objeto é visto por quem dele usa. Os legalistas judaizantes tinham uma dieta rigorosa em seus hábitos alimentares. E os puritanos gnósticos em seus asceticismos consideravam praticamente todos os tipos de alimentos impuros e que precisavam ser submetidos aos seus rituais de purificação. Asceticismo puro.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Tito 1:14

Tito 1:14 - Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
NÃO DANDO OUVIDO. O que Paulo recomenda neste texto é que o seu filho na fé, tivesse controle sobre as coisas que aconteciam com as igrejas na ilha de Creta, para que os seguidores de Cristo não dessem atenção aos ensinos deturpados transmitidos pelos judaizantes, nem dessem ouvidos as heresias pregadas pelos falsos mestres gnósticos. Acredita-se que a vontade do apóstolo era de que Tito fizesse chegar a todas as famílias que faziam parte da igreja de Cristo, essa mensagem, uma vez que os cultos eram realizados nos lares, e não em um templo, como acontece nos dias de hoje. Quando esses hereges chegassem em algum lar cristão, não era para serem ouvidos, porque o que eles transmitiam, não edificava a igreja que seguia o evangelho. Com isso Tito fechava a porta da igreja para a heresia e os falsos ensinos.

A FÁBULAS. Esta é uma referência direta a toda e qualquer narrativa fictícia com conotações religiosas. As fábulas são histórias inventadas para se demonstrar algum tipo de exemplo. Não é a mesma coisa que parábola, uma vez que a parábola é uma narrativa que ilustra a realidade, enquanto que as fábulas falam de algo irreal. Era costume dos retóricos oradores gregos usarem fábulas em seus sermões para impressionarem os seus ouvintes. Os falsos mestres gnósticos também se utilizavam de tais artifícios para confundirem a fé dos cristãos. Os que tentavam perseguir o cristianismo para preservarem o judaísmo também estavam se utilizando das fábulas.

JUDAICAS. Neste ponto Paulo destaca as fábulas judaicas. Assim como os gnósticos usavam as fábulas mitológicas da literatura pagã, os judaizantes que tentavam manter no cristianismo os padrões do judaísmo, da mesma forma davam sabor mitológico às narrativas das escrituras apócrifas da literatura judaica. E quando se referiam as narrativas das escrituras religiosas dos judeus, acrescentavam elementos fictícios, para tentarem mistificar o que a respeito da nova aliança estava escrito nas antigas profecias messiânicas. Quando sabemos que o evangelho de Cristo é claro e simples de se compreender, até mesmos as referencias mais antigas a seu respeito.

NEM AOS MANDAMENTOS DE HOMENS. Escreveu Paulo: Não deem ouvidos as fábulas judaicas nem a mandamentos de homens. O que estava escrito nas antigas escrituras a respeito de Cristo e da nova aliança da graça era conhecido da igreja. E as novas revelações dadas pelo Espírito Santo sobre o novo testamento, mesmo de forma oral, também já estavam bem expostas pelas principais lideranças da igreja primitiva. Estes mandamentos de homens a que se refere o apóstolo, diz respeito às interpretações ideológicas dos que se dizem interpretes das sagradas escrituras. O evangelho de Cristo é compreendido por qualquer pessoa.

QUE SE DESVIAM DA VERDADE. Desviar-se da verdade do evangelho é dar uma interpretação ao texto fora da realidade, o que o escritor chama de fábula. Esse negócio de mensagem profunda do evangelho pode ser um artifício para se misturar a mensagem do evangelho com elementos mitológicos. Qualquer mensagem fora da realidade é fábula, ninguém vive de ficção, mas da realidade. Tem muita gente se desviando da verdade do evangelho e tomando o rumo das fábulas religiosas.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Tito 1:12-13

Tito 1:12-13 - Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
UM DELES, SEU PRÓPRIO PROFETA. “Um deles”, certamente Paulo se refere à Epimênides de Cnossos, um escritor muito conhecido dos seus leitores. Além de ser conhecido como escritor grego ele era tido por muitos como um dos profetas pagãos. O escritor não se refere a qual de suas literaturas ele estava escrevendo, mas na frase seguinte usa uma de suas citações para ilustrar bem o estado moral dos hereges que se infiltravam nas igrejas cristãs para tentarem deturpar a genuína mensagem do evangelho de Cristo. Paulo também era conhecedor da cultura da época e usou do material que os próprios mestres gnósticos utilizavam para combatê-los.

DISSE: OS CRETENSES SÃO SEMPRE MENTIROSOS. O que disse o profeta dos falsos mestres gnósticos? Os cretenses são sempre mentirosos! Cretenses eram os filósofos de Creta, e Creta era uma ilha para onde estava escrevendo o apóstolo Paulo. Não que todos os cidadãos de Creta fossem mentirosos, mas o que eles consideravam profeta deles dirigiu esta palavra aos chefes religiosos do gnosticismo. Com isso o apóstolo estava alertando a igreja de Creta de que os ensinos gnósticos eram fundamentalmente baseados na mentira, portanto, não mereciam nenhum crédito.

BESTAS RUINS, VENTRES PREGUIÇOSOS. Neste ponto, o apóstolo faz duas acusações fortes contra os judaizantes, e também e principalmente contra os falsos mestres gnósticos. Esta expressão “bestas ruins” é uma colocação dura e que descreve o quanto os opositores do evangelho eram bestiais e maléficos em suas investidas contra a verdade das doutrinas do cristianismo. “Ventres preguiçosos”, na verdade Paulo quis dizer que estes malandros não queriam trabalhar, mas se aproveitavam da simplicidade da igreja para tirarem proveitos financeiros do suor dos outros.

ESTE TESTEMUNHO É VERDADEIRO. Paulo não escreve que o profeta deles fosse verdadeiro, mas que sua citação se encaixava muito bem, no tocante ao que eram realmente os falsos mestres do gnosticismo. Conhecedor que era destes hereges gnósticos da ilha de Creta, o apóstolo ataca diretamente os opositores do evangelho com o testemunho de alguém que os próprios mestres gnósticos consideravam ser ele um profeta. Paulo utilizou o que eles diziam ser verdade, contra eles próprios.

PORTANTO, REPREENDE-OS SEVERAMENTE. O apóstolo transmite segurança ao seu filho na fé para que ele usasse de autoridade no combate a estes falsos mestres. Em outras palavras é como se Paulo tivesse dito a Tito: Não alisa esta gente porque são perniciosos no meio da igreja, mas seja duro com eles. Repreende-os severamente, se tiver algum que seja membro da igreja, usa da disciplina para que se convertam.

PARA QUE SEJAM SÃOS NA FÉ. Mais uma vez o apóstolo nos dá a entender que estes mestres gnósticos eram pessoas infiltradas no seio da igreja. Talvez muitos deles ou quase todos fossem até membros das igrejas cristãs. Com isso aprendemos que nem todos que ensinam nas igrejas transmitem a sã doutrina do evangelho. Não é pelo fato de alguém utilizar da bíblia que seja um verdadeiro ensinador do cristianismo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...