sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:6

Tito 2:6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que os mais jovens precisam mesmo é de conselheiros e não de líderes carrascos com suas imposições impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar.

SEMELHANTEMENTE. O evangelho é completo como obra literária no tocante aos seus ensinos para todas as classes de pessoas. Tanto tem conselhos práticos para os irmãos, quanto para as senhoras casadas mais idosas, quanto para as jovens senhoras recém-casadas e para os mais jovens, moças e rapazes. Assim como anteriormente foi expresso conselhos para as outras classes de pessoas da igreja, os jovens, rapazes e moças, não poderiam ficar de fora. Quando se faz um estudo detalhado no conteúdo do evangelho de Cristo, se percebe que a vontade de Deus para os jovens é de que vivam uma vida dedicados ao reino de Deus e de Cristo.

OS JOVENS. Certamente o autor se dirige aos jovens, rapazes e moças que faziam parte da igreja de Cristo, tanto na igreja de Creta, quanto em todo o mundo e em todos os tempos. Os jovens da igreja são o cartão postal do povo de Deus e é na verdade uma classe de pessoas da comunidade cristã que merecem um cuidado especial por parte do ministério e dos mais experientes da igreja. O departamento de jovens é um dos setores mais vulneráveis da igreja, uma vez que os jovens são influenciadores no meio da sociedade. Quando um jovem fracassa na fé, todos que fazem parte da sua família são atingidos direta ou indiretamente. Razão porque os jovens da igreja carecem de todo apoio do ministério e de todos os mais idosos.

A QUE SEJAM. Os mais jovens da igreja só precisam ser bem instruídos nos caminhos do evangelho para seguirem para o resto de suas vidas com um bom testemunho de seguidor do Senhor Jesus. Daí a responsabilidade dos que são mais experientes na comunidade cristã em conduzirem os jovens no bom caminho de Cristo. Como os mais jovens são atraídos por novas aventuras, por estarem em uma etapa da vida de novas descobertas, cabe os líderes da igreja, cuidarem em aproveitar isso e levarem os mais jovens a prática de atividades voltadas para o crescimento espiritual na presença de Deus. Os mais jovens tem um potencial extraordinário em realizar feitos com empenho e dedicação, basta quem sejam pelos mais velhos, bem orientados.

MODERADOS. Este deve ser o estilo de vida e o perfil que os mais jovens devem ser instruídos a viverem. Uma vida moderada é ter um testemunho de quem não vive para o embalo no qual os jovens que não são convertidos vivem. Um jovem viver uma vida moderada é viver uma vida simples, envolvido com as atividades próprias das coisas da igreja. Não se pode servir a dois senhores, ou o jovem se dedica as coisas do reino de Deus, ou se ele envolver-se com as coisas profanas do mundo, não tem como agradar a Deus. As mesmas regras que valem para os adultos valem para os jovens.

Tito 2:5

Tito 2:5 - A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
A SEREM MODERADAS. A carta foi dirigida a Tito que era o líder da igreja cristã na cidade de Creta. Ele devia ensinar as mulheres mais velhas a darem bons exemplos de vida cristã para as mulheres mais jovens. Estas senhoras mais jovens deveriam ser moderadas, e isso nos leva a pensar que elas tinham como lema de vida viverem de forma equilibrada no que concerne as atividades religiosas. Como eram jovens senhoras recém-casadas precisam cuidar em primeiro plano de solidificar seus lares. Até porque o começo de um matrimônio é a base para sustentação do casamento.

CASTAS. Esse deve ser um comportamento de quem deve zelar pela sua estrutura familiar no que concernem as senhoras mães de família e esposas. Uma esposa casta é aquela que faz dedicação absoluta aos seus deveres como gerenciadora do lar, como uma verdadeira mãe de família e uma esposa ideal. Em outras referências do evangelho se exorta a que as mulheres cristãs não fiquem batendo perna de casa em casa em atividades de falatórios e caluniando a vida dos outros. Há um conceito na sociedade que as mulheres falam demais, coisa que entre as cristãs não pode ser.

BOAS DONAS DE CASA. Neste ponto, o autor foi direto ao assunto por ele abordado indicando como deve ser uma serva de Deus. Boa dona de casa, que é aquela que cumpre de forma plena suas funções como dona de casas. É aquela esposa que cuida bem dos seus afazeres domésticos, é uma mãe cuidadosa para com as crianças, além de fazer com amor e dedicação suas obrigações como boa esposa. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao de rubis. É isso que se espera da mulher cristã. É que ela se posicione como adjuntora dos seus filhos e companheira do seu marido.

SUJEITAS A SEUS MARIDOS. No judaísmo, se defendia uma sujeição incondicional da mulher aos seus maridos, que na conjuntura atual pode-se dizer que havia um censo de escravidão. Já no cristianismo, a figura feminina veio a ser valorizada como alguém que participa em pé de igualdade ao seu marido, mesmo com o reconhecimento de que ela deva reconhecer que o homem é o cabeça no lar. Neste tempo, ainda existiam resquícios de machismo exagerado dentro da estrutura familiar.

A FIM DE QUE A PALAVRA DE DEUS. O conselho do apóstolo era para que a harmonia reinasse entre os casais. Todo casal cristão deve colocar como ponto de apoio na convivência familiar à palavra de Deus. O evangelho é completo e contem mandamentos e ensinamentos para todas as áreas da vida. A palavra de Deus deve ser usada como um manual em que as famílias podem e devem se utilizar dela como base para a construção de uma família sólida. É só seguir o que está escrito.

NÃO SEJA BLASFEMADA. A realidade é que a sociedade se escandaliza ao ver que os lares cristãos vivem em pé de guerra por descumprirem e desonrarem a palavra de Deus. A partir do momento em que os vizinhos ou conhecidos de um lar cristão percebem que eles não são praticantes do evangelho de Cristo, os incrédulos passam a blasfemar da palavra de Deus. Isso porque o casal cristão deve ser um bom exemplo de boa convivência diante da sociedade. É o que se espera e deve ser.

Tito 2:4

Tito 2:4 - Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos.
PARA QUE ENSINEM. O bom testemunho das mulheres mais velhas tem um efeito pedagógico na vida das mulheres mais jovens. A partir do momento que as mulheres mais jovens perceberem que as senhoras de mais idade são sérias no seu modo de viver seguirão esse exemplo e passarão a se modularem pelo bom comportamento das mais idosas. Se as senhoras mais jovens perceberem que as irmãs mais velhas da igreja são pessoas reservadas e que buscam a santidade de vida, elas terão a tendência de viverem uma vida casta buscando em tudo agradar ao Senhor que as chamou para a santificação de vida. Essas mulheres idosas serão influenciadoras.

AS MULHERES NOVAS. Essas mulheres novas podem ser as jovens da igreja, as filhas dos cristãos que fazem parte da mocidade da igreja de Cristo. Como também podem ser as jovens senhoras casadas que fazem parte da igreja cristã. Essas mulheres mais jovens seguirão intuitivamente os bons exemplos dados pelas irmãs mais idosas da igreja, de forma que as mais jovens serão imitadoras das mais velhas. O certo é que as mais velhas servem de espelho para as mais jovens e que também serão conselheiras destas que estão entrando em uma nova experiência de senhoras recém-casadas, que terão a responsabilidade de cuidarem dos maridos e dos filhos.

A SEREM PRUDENTES. O apelo do autor é que as irmãs da terceira idade ou as mais experientes possam ensinar as mais jovens a serem pessoas simples no seu modo de viver. Elas deverão ser prudentes em tudo que fazem e que dizem principalmente na vida familiar. Esta vida prudente diz respeito às atividades espirituais, mais também a vida social e em família. A jovem senhora que age com prudência ela cuida em cumprir suas responsabilidades sociais, espirituais e familiares. Ser prudente é agir com moderação sempre, tendo a cautela de pensar antes de agir, calculando os pros e os contras, no sentido de saber que toda ação tem uma reação.

A AMAREM SEUS MARIDOS. No judaísmo era ensinado que as mulheres dedicassem todo seu amor ao seu esposo. Esse princípio também foi herdado pelo cristianismo, com a diferença da valorização da figura feminina no ceio da família. Não somente neste ponto, mas em outras referências do evangelho encontramos essa mesma recomendação às mulheres que fazem parte da igreja de Cristo, que dediquem seu amor ao seu marido. Esse amor das irmãs ao esposo se traduz em cuidado para com ele. Porque desde o princípio que Deus criou a mulher para ser uma ajudadora e companheira do seu marido. Isso inclui respeito, consideração e atenção.

A AMAREM SEUS FILHOS. Por fim, as mulheres mais jovens da igreja serão alunas das mais idosas ao perceberem o quanto elas são amorosas para com seus filhos. Muito mais amor do que ao marido, devem as mulheres cristãs dedicar todo seu amor para com o fruto do seu ventre. Elas tem essa missão dada por Deus como progenitora.

Tito 2:3

Tito 2:3 - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convêm a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.
AS MULHERES IDOSAS, SEMELHANTEMENTE. No texto anterior o autor havia dado seus conselhos a Tito com instruções para os mais idosos do sexo masculino, principalmente para aqueles que desejavam fazerem parte do ministério. Agora, ele se dirige as mulheres idosas que faziam parte da igreja de Cristo que estava na cidade de Creta e que serve para as irmãs idosas que fazem parte da igreja de Cristo em todas as partes do mundo. As instruções do apóstolo se dirigem também a todas as idades, com conselhos gerais e também individuais, sempre buscando o melhor.

QUE SEJAM SÉRIAS NO VIVER. A exortação em forma de conselho do grande apóstolo dos gentios era de que a mulheres idosas da igreja de Creta fossem pessoas de bons exemplos de vida. Quando se recomenda que elas fossem sérias, isso nos remete a pensar que elas deveriam ser pessoas dadas ao respeito, merecedoras do respeito de todos, principalmente das pessoas mais jovens. Alguém tinha que olhar para elas e dizer; Eis ai uma serva de Deus que merece todo o nosso respeito e reverência. Estas servas de Deus deveriam ser dignas de um testemunho respeitoso.

COMO CONVÊM A SANTA. Como convém a uma mulher que vive a santidade de vida. O autor apela que as irmãs mais idosas da comunidade cristã sejam pessoas que busca a santidade de vida pessoa. Mulheres santas são aquelas que se dedicam completamente ao reino de Deus e as coisas que são de cima. Devem ser mulheres que dão bons testemunhos como boas esposas e verdadeiras mães que cumprem seus deves para com a família. Uma mulher santa é aquela que ganha o respeito de todos como sendo uma serva de Deus, e que tem bom testemunho de vida.

NÃO CALUNIADORA. Existe aquele conceito social de que as mulheres falam demais. Talvez este conceito já existisse na cidade de Creta, motivo pelo qual o autor exorta suas leitoras mais idosas da igreja que fossem diferentes do que achava a sociedade. Como servas de Deus, as irmãs não podiam se dar ao costume de falar da vida alheia nem inventar calúnias a quem quer que seja.

NÃO DADA A MUITO VINHO. Na cultura judaica era costume dos Judeus comemorarem suas solenidades com a ingestão de vinho em quantidades bem moderadas. Ao que tudo indica, esta tradição foi conservada pelos cristãos primitivos, onde se permitia a ingestão de vinho em quantidade moderada. Quando se diz: Não dada a muito vinho, subtende de que era permitido se tomar vinho, porem em pequena quantidade. Isso era permitido para o bem da saúde e não como vício.

MESTRAS DO BEM. As irmãs mais idosas da igreja estavam sendo, pelo autor, estimuladas a serem bons exemplos na prática do bem. Estas irmãs mais idosas fazendo o bem sem olhar a quem, seriam espelhos de bons testemunhos para as gerações mais jovens. Os mais jovens aprendem com o exemplo dos mais idosos.

Tito 2:1-2

Tito 2:1-2 - TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, sensatos, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência.
TÚ, POREM, FALA O QUE CONVÉM. Paulo havia deixado Tito em Creta para que pusessem as coisas em ordem, e constituir cooperados para levar avante a obra de Deus naquela região. No capítulo anterior o apóstolo tinha dado várias ordens sobre como deveriam ser estes obreiros, além de falar também sobre alguns que estavam procurando ensinar coisas inconvenientes, como os judaizantes e os falsos mestres gnósticos. Neste capítulo dois, o autor começa se dirigindo em primeiro lugar ao próprio Tito, lhe aconselhando que pregasse de forma conveniente a palavra de Deus.

A SÃ DOUTRINA. Anteriormente Paulo já havia falado sobre esta doutrina. Tito 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Esta sã doutrina a que se refere o apóstolo diz respeito aos ensinos transmitidos pelo Senhor Jesus, como também as doutrinas ensinadas pelos apóstolos, sejam por meio da pregação oral ou por meio dos evangelhos escritos ou pelas cartas. É bem provável que neste tempo já existisse boa parte das cartas de Paulo em circulação.

OS VELHOS QUE SEJAM SÓBRIOS, SENSATOS, PRUDENTES. Agora, o autor se dirige aos mais velhos que faziam parte da igreja de Cristo em Creta. Na verdade, os mais jovens costumam seguir o exemplo dos mais experientes. Paulo diz a Tido que exorte aos mais idosos da igreja que sejam pessoas que deem bons exemplos de vida diante da sociedade, dos seus familiares e principalmente dos mais jovens. Agindo sempre com lucidez e com moderação de comportamento. Espera-se que os mais velhos em idade possam mostrar um comportamento prudente em tudo que faz e que fala.

SÃO NA FÉ. O que o apóstolo esperava dos mais idosos da igreja de Creta era de que eles gozassem de boa saúde espiritual e firmeza na fé. Saúde na fé é viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. É ter plena comunhão com os céus e com os irmãos. É praticar absolutamente a confiança de que Deus é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nosso favor. Ser são na fé é se firmar cada vez mais no evangelho.

NO AMOR. O apóstolo pede que os mais velhos que fazem parte da igreja de Cristo em Creta e em qualquer parte do mundo sejam praticantes do amor fraternal. A lei de Cristo ou seja, a essência do evangelho de Cristo, nos remete em duas direções. Primeira em direção a Deus, o amando acima de qualquer coisa e depois em direção a prática do amor fraternal para com os domésticos da fé e para com todos. Quem diz que é um cristão e não ama o seu próximo, precisa se converter ou nascer de novo.

E NA PACIÊNCIA. Sadios na fé, praticante do amor fraternal e controlados pela paciência. O que o autor está dizendo é que os mais idosos precisam ter auto controle sobre suas ações e palavras. Eles precisam dar exemplo de suportabilidade nas provações, a fim de que os mais jovens vejam isso e se firmem nos caminhos do Senhor também. Os mais velhos são espelhos para os mais jovens, a partir do momento em que refletem bons exemplos de seguidores de Cristo Jesus nosso Senhor.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Tito 1:16

Tito 1:16 - Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
CONFESSAM QUE CONHECEM A DEUS. Continuam as denúncias do escritor contra os dois grupos que vinham prejudicando a igreja de Cristo na ilha de Creta e região onde Tito era supervisor ou bispo. E neste ponto o apóstolo nos faz saber que tanto os judaizantes defensores do judaísmo, como também os falsos mestres gnósticos faziam parte da comunidade cristã. Estes confessavam de que faziam a vontade de Deus e que seus ensinos eram baseados nos conhecimentos que tinham de Deus. Andavam de casa em casa buscando semearem suas ervas daninhas das heresias por eles anunciadas. Até davam testemunho de que eram discípulos de Deus, mas o objetivo de suas atividades era afastar os cristãos do evangelho das boas novas.

MAS NEGAM-NO COM AS OBRAS. Paulo nos deixou o ensino por meio deste texto de que nem mesmo pelo fato de alguém dar testemunho de que é um servo de Deus, pode na verdade ser. Porque mais forte do que palavras é o testemunho de vida pelo que a pessoa faz. Não adianta ser um cristão confesso apenas e não um cristão prático. Quem tem boca diz o que quer, principalmente para enganar os outros, mas o certo é que ninguém consegue enganar a Deus. E o tempo é um fator importante na comprovação de que os feitos em consonância com a vontade de Deus é quem vai dizer quem é quem. Os opositores do cristianismo confessavam de que conheciam a Deus, mas o que eles estavam fazendo comprovava o contrário de suas palavras.

SENDO ABOMINÁVEIS. Estes hereges sobre os quais Paulo tenta combater eram detestáveis pelo que estavam fazendo contra o evangelho de Cristo. Uma coisa abominável é algo que causa nojo e náusea só de olhar, quanto mais cheirar. Biblicamente falando é algo que Deus não aceita, mas repudia porque é totalmente contrário a sua vontade. Estas duas facções (Manutenção do judaísmo dentro do cristianismo e o gnosticismo) investiram pesado contra o cristianismo em seus começos. E o temor que Paulo tinha era de que eles conseguissem êxito em suas investidas, uma vez que a igreja sempre foi composta de pessoas simples da sociedade. Enquanto que estes mestres heréticos eram muito perigosos e astutos.

E DESOBEDIENTES. Existe o erro por inocência ou por falta de conhecimento. Mas o que os judaizantes e os falsos mestres gnósticos estavam fazendo contra a nova aliança de Cristo com a igreja era algo programa e planejado. Por um lado, os defensores do judaísmo, não aceitavam que o cristianismo fosse substituir a sua religião. E por outro lado, o império romano investia de forma camuflada por meio do gnosticismo para tentar transformar o cristianismo em mais uma religião cultural, onde o conhecimento secular era mais importante do que os mistérios do reino de Deus. Gnosticismo vem de gnose, que é conhecimento esotérico e com base no asceticismo, e não no conhecimento de Deus e de sua soberana vontade.

REPROVADOS PARA TODA BOA OBRA. A boa obra a que se refere o escritor diz respeito à obra genuína do reino de Deus e do evangelho. Os judaizantes em vez de ficarem tentando levar a igreja para o judaísmo, deviam era pregar o evangelho de Cristo. Assim como os gnósticos, deviam era ajudar a Tito na obra de Deus lá em Creta.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tito 1:15

Tito 1:15 - Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
TODAS AS COISAS SÃO PURAS. O que o escritor está tentando fazer é combater certas práticas exageradas dos legalistas Judeus e dos ascetas gnósticos com seus rituais e puritanismos. A palavra de Deus nos ensina de que todas as coisas foram feitas por Cristo e para Cristo, entende-se por isso que as coisas criadas são abençoadas pelo Criador. E todas as coisas que há na terra foram criadas para o bem dos seres humanos. De forma que tudo que existe neste mundo é bom, desde que seja usado para o bem e de forma a cumprir o propósito para o que foi criado. O Criador fez todas as coisas para o que é bom, o problema é que o ser humano interfere e manipula muitas coisas para uma disfunção e usa para o que é ruim.

PARA OS PUROS. Todas as coisas são puras para os puros. Os puros a quem se refere o escritor não dizem respeito às pessoas perfeitas, mas sim aos que sempre são influenciados a fazerem o bem e o que é bom. Exemplo: alguém pode utilizar uma faca para lhe ser útil nas atividades domésticas, mas outra pessoa pode usar esta mesma faca como arma para tirar a vida do seu próximo. De forma que a maioria dos objetos nãos são maus em si mesmo, mas depende da maneira para o que é usado e no que é utilizado. Quem realmente é bom, no sentido moral, e se caracteriza por ter boas virtudes, até do que aparentemente é mau, ele vai usar para o que é bom.

MAS NADA É PURO. No caso dos legalistas judaizantes e dos puritanos e ascetas gnósticos, eles classificam aquilo que não estavam de conformidade com seus rituais como impuras todas as coisas. Para os legalistas judeus, o resto da raça humana que não faziam parte de suas cerimônias de purificação eram todos considerados impuros. E para os puritanos gnósticos, quem não fizesse parte de seus rituais ascéticos eram todos considerados por eles como contaminados. É tanto que para eles todos os tipos de alimentos tinham que passarem pro seus rituais de purificação antes de serem ingeridos por eles. O cristianismo representa a libertação de tudo isso.

PARA OS CONTAMINADOS E INFIÉIS. Nada é puro para os contaminados e infiéis. Os legalistas judaizantes transformaram a legislação mosaica em intermináveis preceitos e inumeráveis rituais de cerimonialismos. Já os falsos mestres gnósticos que seguiam um emaranhado interminável de rituais pagãos, juntavam todos os modismos das religiões culturais para formarem seus costumes de purificação. A estes dois grupos de puritanos e ascetas o escritor chama de contaminados e infiéis, isso porque eram eles os impuros e contaminados e não os objetos por eles supostamente purificados. O cristianismo no seu começo teve dois inimigos perigosos, de um lado os judaizantes e do outro o gnosticismo disfarçado de cristianismo, infiltrado no meio da cristandade.

ANTES O SEU ENTENDIMENTO E CONSCIÊNCIA ESTÃO CONTAMINADOS. O escritor mostra neste ponto a raiz do problema. Ser puro ou impuro não depende do objeto em si, mas como este objeto é visto por quem dele usa. Os legalistas judaizantes tinham uma dieta rigorosa em seus hábitos alimentares. E os puritanos gnósticos em seus asceticismos consideravam praticamente todos os tipos de alimentos impuros e que precisavam ser submetidos aos seus rituais de purificação. Asceticismo puro.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...