sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:8

Tito 2:8 - Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
LINGUAGEM SÃ. O autor tanto aconselha ao próprio Tito, como também transmite sua doutrina quanto ao modo de falar dos cristãos. Essa linguagem sã diz respeito ao mundo de falar que não sirva de escândalo para o evangelho de Cristo. Espera-se que um servo de Deus e principalmente um líder cristão, como é o caso de Tito, use a sua voz para falar das coisas do reino de Deus e não para ficar falando coisas que não convém a alguém que diz que é testemunha de nosso Senhor Jesus Cristo. A linguagem sã é aquela que produz vida e que pode levar a outrem a se converter.

E IRREPREENSÍVEL. Em uma conversa existe o transmissor e o receptor das palavras. De forma que se faz necessário que aquele que serve a Cristo monitore o que ele esta transmitindo para os seus ouvintes para que não venha a envergonhar o evangelho que transmite. E isso também serve para o estilo de pregação que se faz, porque se tem alguém transmitindo a palavra, também tem alguém ouvindo. E a nossa pregação deve ser de acordo com o evangelho para que os infiéis não se escandalizem. Tem alguns tipos de mensagens, que melhor fosse não ser transmitidas, porque mais gera confusão do que edificação de vidas e salvação.

PARA QUE O ADVERSÁRIO. Este adversário pode ser o diabo com os seus demônios, mas também pode ser os opositores do evangelho de Cristo. Neste tempo em que foi escrita esta carta, o império romano se destacava como opositor da pregação do evangelho de Cristo, porque as autoridades do império foram responsáveis pela morte de Cristo e não satisfeitos com isso, buscavam de todas as formas destruírem a religião fundada pelo Senhor Jesus, que era o cristianismo. Sem contar com os judaizantes, com os falsos mestres gnósticos e os líderes das religiões pagas que se levantavam a todo o momento contra o evangelho da verdade de Cristo Jesus.

SE ENVERGONHE. Se os cristãos se comportassem de maneira irrepreensível no modo de falar e pregar a palavra de Deus, os judaizantes que se oponham as verdades de que Jesus era o Messias, os falsos mestres gnósticos que transtornavam o evangelho de Cristo com suas filosofias sufistas, os líderes das religiões pagãs e o império romano, além do próprio satanás com os seus demônios ficariam todos envergonhados diante do sucesso da pregação do evangelho das boas novas de Cristo Jesus. A receita para vencer o adversário neste particular era saber se expressar.

NÃO TENDO NENHUM MAL DE QUE DIZER DE NÓS. Só lembrando do caso do Senhor Jesus, os seus adversários buscavam motivos de que o acusar pelo que ele dizia e testemunhava para o prender e o mata-lo. Assim, acontecia com os cristãos primitivos, os adversários do evangelho buscavam reprovar o que os pregadores falavam para ter de que os acusarem diante das autoridades romanas. Se os pregadores do evangelho falassem alguma coisa contra outras religiões e as leis dos homens eram logo presos.

Tito 2:7

Tito 2:7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.
EM TUDO. No texto anterior o autor se dirige aos jovens, rapazes e moças. Como Tido era um jovem líder da igreja de Creta, Paulo recomenda que ele antes de dar conselhos aos demais jovens, ele mesmo deve em tudo ter uma vida exemplar diante da igreja de Cristo e da sociedade, a fim de que os demais possam seguir o seu bom exemplo de vida. Sendo Tito um exemplo de vida cristã ideal, ele teria autoridade para pregar a doutrina no evangelho para os demais que estavam sob sua supervisão.

TE DÁ POR EXEMPLO. É justamente o que se esperava de um líder, era de que ele desse o exemplo para que os seus liderados pudesse seguir os seus ensinos. Comumente as pessoas desenvolvem o habito de seguir o exemplo dos seus mestres. Paulo escrevendo em 1 Coríntios 11:1 – Ele disse: Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo. O exemplo de vida que um líder dá serve mais como lição do que milhões de palavras em forma de teoria. Um mau testemunho de um líder pode levar a muitos ao erro. Portanto, Tito tinha a responsabilidade de ser um espelho.

DE BOAS OBRAS. Não somente o apóstolo Paulo, mas também a Igreja de Creta esperavam que Tido fosse um líder praticante de boas obras. A lei de Cristo nos leva em duas direções, a primeira ao amor incondicional que devemos ter para com o nosso Deus e Pai. E a segunda é que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. E este amor fraternal que deve haver entre os seguidores de Cristo se percebe por meio de boas ações que praticamos para com todos e com os irmãos.

NA DOUTRINA. Certamente o autor está se referindo ao conjunto de normas e mandamentos deixados por Cristo e transmitidos pelos apóstolos. Principalmente por Paulo que foi u grande apóstolo dos gentios, e como tal foi o fundador da igreja de Creta, assim como de muitas outras. É bem provável que o apóstolo se refira a boa parte de suas cartas que já circulavam pelas igrejas, assim bem como seus ensinos transmitidos de forma oral, quando esteve presente entre os irmãos de Creta.

MOSTRA INCORRUPÇÃO. Na doutrina mostra incorrupção. Paulo recomenda a Tido que ele ensina a doutrina sem alteração, assim como ele recebeu do próprio apóstolo. Aquilo que estava escrito nas cartas, bem como tudo que Paulo ensinou pessoalmente na igreja de Creta, devia se conservado na sua integra, sem ser adulterado, nem transtornado, como faziam os judaizantes e os mestres gnósticos. Tido não podia nem devia interpretar de maneira distorcida as doutrinas cristãs.

GRAVIDADE, SINCERIDADE. A palavra gravidade neste ponto se refere à autoridade. Com isso entendemos que o autor manda que Tido pregue a doutrina cristã com autoridade, até porque ele estava falando das coisas escritas por Paulo, que também era um apóstolo de Cristo. A igreja de Creta tinha que perceber que Tido estava ensinado com sinceridade, sem a manipulação do conteúdo da palavra de Deus.

Tito 2:6

Tito 2:6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que os mais jovens precisam mesmo é de conselheiros e não de líderes carrascos com suas imposições impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar.

SEMELHANTEMENTE. O evangelho é completo como obra literária no tocante aos seus ensinos para todas as classes de pessoas. Tanto tem conselhos práticos para os irmãos, quanto para as senhoras casadas mais idosas, quanto para as jovens senhoras recém-casadas e para os mais jovens, moças e rapazes. Assim como anteriormente foi expresso conselhos para as outras classes de pessoas da igreja, os jovens, rapazes e moças, não poderiam ficar de fora. Quando se faz um estudo detalhado no conteúdo do evangelho de Cristo, se percebe que a vontade de Deus para os jovens é de que vivam uma vida dedicados ao reino de Deus e de Cristo.

OS JOVENS. Certamente o autor se dirige aos jovens, rapazes e moças que faziam parte da igreja de Cristo, tanto na igreja de Creta, quanto em todo o mundo e em todos os tempos. Os jovens da igreja são o cartão postal do povo de Deus e é na verdade uma classe de pessoas da comunidade cristã que merecem um cuidado especial por parte do ministério e dos mais experientes da igreja. O departamento de jovens é um dos setores mais vulneráveis da igreja, uma vez que os jovens são influenciadores no meio da sociedade. Quando um jovem fracassa na fé, todos que fazem parte da sua família são atingidos direta ou indiretamente. Razão porque os jovens da igreja carecem de todo apoio do ministério e de todos os mais idosos.

A QUE SEJAM. Os mais jovens da igreja só precisam ser bem instruídos nos caminhos do evangelho para seguirem para o resto de suas vidas com um bom testemunho de seguidor do Senhor Jesus. Daí a responsabilidade dos que são mais experientes na comunidade cristã em conduzirem os jovens no bom caminho de Cristo. Como os mais jovens são atraídos por novas aventuras, por estarem em uma etapa da vida de novas descobertas, cabe os líderes da igreja, cuidarem em aproveitar isso e levarem os mais jovens a prática de atividades voltadas para o crescimento espiritual na presença de Deus. Os mais jovens tem um potencial extraordinário em realizar feitos com empenho e dedicação, basta quem sejam pelos mais velhos, bem orientados.

MODERADOS. Este deve ser o estilo de vida e o perfil que os mais jovens devem ser instruídos a viverem. Uma vida moderada é ter um testemunho de quem não vive para o embalo no qual os jovens que não são convertidos vivem. Um jovem viver uma vida moderada é viver uma vida simples, envolvido com as atividades próprias das coisas da igreja. Não se pode servir a dois senhores, ou o jovem se dedica as coisas do reino de Deus, ou se ele envolver-se com as coisas profanas do mundo, não tem como agradar a Deus. As mesmas regras que valem para os adultos valem para os jovens.

Tito 2:5

Tito 2:5 - A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
A SEREM MODERADAS. A carta foi dirigida a Tito que era o líder da igreja cristã na cidade de Creta. Ele devia ensinar as mulheres mais velhas a darem bons exemplos de vida cristã para as mulheres mais jovens. Estas senhoras mais jovens deveriam ser moderadas, e isso nos leva a pensar que elas tinham como lema de vida viverem de forma equilibrada no que concerne as atividades religiosas. Como eram jovens senhoras recém-casadas precisam cuidar em primeiro plano de solidificar seus lares. Até porque o começo de um matrimônio é a base para sustentação do casamento.

CASTAS. Esse deve ser um comportamento de quem deve zelar pela sua estrutura familiar no que concernem as senhoras mães de família e esposas. Uma esposa casta é aquela que faz dedicação absoluta aos seus deveres como gerenciadora do lar, como uma verdadeira mãe de família e uma esposa ideal. Em outras referências do evangelho se exorta a que as mulheres cristãs não fiquem batendo perna de casa em casa em atividades de falatórios e caluniando a vida dos outros. Há um conceito na sociedade que as mulheres falam demais, coisa que entre as cristãs não pode ser.

BOAS DONAS DE CASA. Neste ponto, o autor foi direto ao assunto por ele abordado indicando como deve ser uma serva de Deus. Boa dona de casa, que é aquela que cumpre de forma plena suas funções como dona de casas. É aquela esposa que cuida bem dos seus afazeres domésticos, é uma mãe cuidadosa para com as crianças, além de fazer com amor e dedicação suas obrigações como boa esposa. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao de rubis. É isso que se espera da mulher cristã. É que ela se posicione como adjuntora dos seus filhos e companheira do seu marido.

SUJEITAS A SEUS MARIDOS. No judaísmo, se defendia uma sujeição incondicional da mulher aos seus maridos, que na conjuntura atual pode-se dizer que havia um censo de escravidão. Já no cristianismo, a figura feminina veio a ser valorizada como alguém que participa em pé de igualdade ao seu marido, mesmo com o reconhecimento de que ela deva reconhecer que o homem é o cabeça no lar. Neste tempo, ainda existiam resquícios de machismo exagerado dentro da estrutura familiar.

A FIM DE QUE A PALAVRA DE DEUS. O conselho do apóstolo era para que a harmonia reinasse entre os casais. Todo casal cristão deve colocar como ponto de apoio na convivência familiar à palavra de Deus. O evangelho é completo e contem mandamentos e ensinamentos para todas as áreas da vida. A palavra de Deus deve ser usada como um manual em que as famílias podem e devem se utilizar dela como base para a construção de uma família sólida. É só seguir o que está escrito.

NÃO SEJA BLASFEMADA. A realidade é que a sociedade se escandaliza ao ver que os lares cristãos vivem em pé de guerra por descumprirem e desonrarem a palavra de Deus. A partir do momento em que os vizinhos ou conhecidos de um lar cristão percebem que eles não são praticantes do evangelho de Cristo, os incrédulos passam a blasfemar da palavra de Deus. Isso porque o casal cristão deve ser um bom exemplo de boa convivência diante da sociedade. É o que se espera e deve ser.

Tito 2:4

Tito 2:4 - Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos.
PARA QUE ENSINEM. O bom testemunho das mulheres mais velhas tem um efeito pedagógico na vida das mulheres mais jovens. A partir do momento que as mulheres mais jovens perceberem que as senhoras de mais idade são sérias no seu modo de viver seguirão esse exemplo e passarão a se modularem pelo bom comportamento das mais idosas. Se as senhoras mais jovens perceberem que as irmãs mais velhas da igreja são pessoas reservadas e que buscam a santidade de vida, elas terão a tendência de viverem uma vida casta buscando em tudo agradar ao Senhor que as chamou para a santificação de vida. Essas mulheres idosas serão influenciadoras.

AS MULHERES NOVAS. Essas mulheres novas podem ser as jovens da igreja, as filhas dos cristãos que fazem parte da mocidade da igreja de Cristo. Como também podem ser as jovens senhoras casadas que fazem parte da igreja cristã. Essas mulheres mais jovens seguirão intuitivamente os bons exemplos dados pelas irmãs mais idosas da igreja, de forma que as mais jovens serão imitadoras das mais velhas. O certo é que as mais velhas servem de espelho para as mais jovens e que também serão conselheiras destas que estão entrando em uma nova experiência de senhoras recém-casadas, que terão a responsabilidade de cuidarem dos maridos e dos filhos.

A SEREM PRUDENTES. O apelo do autor é que as irmãs da terceira idade ou as mais experientes possam ensinar as mais jovens a serem pessoas simples no seu modo de viver. Elas deverão ser prudentes em tudo que fazem e que dizem principalmente na vida familiar. Esta vida prudente diz respeito às atividades espirituais, mais também a vida social e em família. A jovem senhora que age com prudência ela cuida em cumprir suas responsabilidades sociais, espirituais e familiares. Ser prudente é agir com moderação sempre, tendo a cautela de pensar antes de agir, calculando os pros e os contras, no sentido de saber que toda ação tem uma reação.

A AMAREM SEUS MARIDOS. No judaísmo era ensinado que as mulheres dedicassem todo seu amor ao seu esposo. Esse princípio também foi herdado pelo cristianismo, com a diferença da valorização da figura feminina no ceio da família. Não somente neste ponto, mas em outras referências do evangelho encontramos essa mesma recomendação às mulheres que fazem parte da igreja de Cristo, que dediquem seu amor ao seu marido. Esse amor das irmãs ao esposo se traduz em cuidado para com ele. Porque desde o princípio que Deus criou a mulher para ser uma ajudadora e companheira do seu marido. Isso inclui respeito, consideração e atenção.

A AMAREM SEUS FILHOS. Por fim, as mulheres mais jovens da igreja serão alunas das mais idosas ao perceberem o quanto elas são amorosas para com seus filhos. Muito mais amor do que ao marido, devem as mulheres cristãs dedicar todo seu amor para com o fruto do seu ventre. Elas tem essa missão dada por Deus como progenitora.

Tito 2:3

Tito 2:3 - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convêm a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.
AS MULHERES IDOSAS, SEMELHANTEMENTE. No texto anterior o autor havia dado seus conselhos a Tito com instruções para os mais idosos do sexo masculino, principalmente para aqueles que desejavam fazerem parte do ministério. Agora, ele se dirige as mulheres idosas que faziam parte da igreja de Cristo que estava na cidade de Creta e que serve para as irmãs idosas que fazem parte da igreja de Cristo em todas as partes do mundo. As instruções do apóstolo se dirigem também a todas as idades, com conselhos gerais e também individuais, sempre buscando o melhor.

QUE SEJAM SÉRIAS NO VIVER. A exortação em forma de conselho do grande apóstolo dos gentios era de que a mulheres idosas da igreja de Creta fossem pessoas de bons exemplos de vida. Quando se recomenda que elas fossem sérias, isso nos remete a pensar que elas deveriam ser pessoas dadas ao respeito, merecedoras do respeito de todos, principalmente das pessoas mais jovens. Alguém tinha que olhar para elas e dizer; Eis ai uma serva de Deus que merece todo o nosso respeito e reverência. Estas servas de Deus deveriam ser dignas de um testemunho respeitoso.

COMO CONVÊM A SANTA. Como convém a uma mulher que vive a santidade de vida. O autor apela que as irmãs mais idosas da comunidade cristã sejam pessoas que busca a santidade de vida pessoa. Mulheres santas são aquelas que se dedicam completamente ao reino de Deus e as coisas que são de cima. Devem ser mulheres que dão bons testemunhos como boas esposas e verdadeiras mães que cumprem seus deves para com a família. Uma mulher santa é aquela que ganha o respeito de todos como sendo uma serva de Deus, e que tem bom testemunho de vida.

NÃO CALUNIADORA. Existe aquele conceito social de que as mulheres falam demais. Talvez este conceito já existisse na cidade de Creta, motivo pelo qual o autor exorta suas leitoras mais idosas da igreja que fossem diferentes do que achava a sociedade. Como servas de Deus, as irmãs não podiam se dar ao costume de falar da vida alheia nem inventar calúnias a quem quer que seja.

NÃO DADA A MUITO VINHO. Na cultura judaica era costume dos Judeus comemorarem suas solenidades com a ingestão de vinho em quantidades bem moderadas. Ao que tudo indica, esta tradição foi conservada pelos cristãos primitivos, onde se permitia a ingestão de vinho em quantidade moderada. Quando se diz: Não dada a muito vinho, subtende de que era permitido se tomar vinho, porem em pequena quantidade. Isso era permitido para o bem da saúde e não como vício.

MESTRAS DO BEM. As irmãs mais idosas da igreja estavam sendo, pelo autor, estimuladas a serem bons exemplos na prática do bem. Estas irmãs mais idosas fazendo o bem sem olhar a quem, seriam espelhos de bons testemunhos para as gerações mais jovens. Os mais jovens aprendem com o exemplo dos mais idosos.

Tito 2:1-2

Tito 2:1-2 - TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, sensatos, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência.
TÚ, POREM, FALA O QUE CONVÉM. Paulo havia deixado Tito em Creta para que pusessem as coisas em ordem, e constituir cooperados para levar avante a obra de Deus naquela região. No capítulo anterior o apóstolo tinha dado várias ordens sobre como deveriam ser estes obreiros, além de falar também sobre alguns que estavam procurando ensinar coisas inconvenientes, como os judaizantes e os falsos mestres gnósticos. Neste capítulo dois, o autor começa se dirigindo em primeiro lugar ao próprio Tito, lhe aconselhando que pregasse de forma conveniente a palavra de Deus.

A SÃ DOUTRINA. Anteriormente Paulo já havia falado sobre esta doutrina. Tito 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Esta sã doutrina a que se refere o apóstolo diz respeito aos ensinos transmitidos pelo Senhor Jesus, como também as doutrinas ensinadas pelos apóstolos, sejam por meio da pregação oral ou por meio dos evangelhos escritos ou pelas cartas. É bem provável que neste tempo já existisse boa parte das cartas de Paulo em circulação.

OS VELHOS QUE SEJAM SÓBRIOS, SENSATOS, PRUDENTES. Agora, o autor se dirige aos mais velhos que faziam parte da igreja de Cristo em Creta. Na verdade, os mais jovens costumam seguir o exemplo dos mais experientes. Paulo diz a Tido que exorte aos mais idosos da igreja que sejam pessoas que deem bons exemplos de vida diante da sociedade, dos seus familiares e principalmente dos mais jovens. Agindo sempre com lucidez e com moderação de comportamento. Espera-se que os mais velhos em idade possam mostrar um comportamento prudente em tudo que faz e que fala.

SÃO NA FÉ. O que o apóstolo esperava dos mais idosos da igreja de Creta era de que eles gozassem de boa saúde espiritual e firmeza na fé. Saúde na fé é viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. É ter plena comunhão com os céus e com os irmãos. É praticar absolutamente a confiança de que Deus é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nosso favor. Ser são na fé é se firmar cada vez mais no evangelho.

NO AMOR. O apóstolo pede que os mais velhos que fazem parte da igreja de Cristo em Creta e em qualquer parte do mundo sejam praticantes do amor fraternal. A lei de Cristo ou seja, a essência do evangelho de Cristo, nos remete em duas direções. Primeira em direção a Deus, o amando acima de qualquer coisa e depois em direção a prática do amor fraternal para com os domésticos da fé e para com todos. Quem diz que é um cristão e não ama o seu próximo, precisa se converter ou nascer de novo.

E NA PACIÊNCIA. Sadios na fé, praticante do amor fraternal e controlados pela paciência. O que o autor está dizendo é que os mais idosos precisam ter auto controle sobre suas ações e palavras. Eles precisam dar exemplo de suportabilidade nas provações, a fim de que os mais jovens vejam isso e se firmem nos caminhos do Senhor também. Os mais velhos são espelhos para os mais jovens, a partir do momento em que refletem bons exemplos de seguidores de Cristo Jesus nosso Senhor.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...