Colossenses 2:16-17 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. PORTANTO, NINGUÉM VOS JULGUE. E continua o ataque do autor aos legalistas e cerimonialistas judaizantes que se infiltravam no meio da igreja de Cristo, tentando confundir a fé dos cristãos, procurando fazer com que eles voltassem a se submeterem aos elementos ritualísticos do judaísmo. Os seguidores do cristianismo eram ensinados a não seguirem a legislação mosaica, mas sim, tudo aquilo que determina o evangelho das boas novas e os preceitos da nova aliança por meio de Cristo. Porem, por causa dos novos costumes, eles eram julgados pelos legalistas.
PELO COMER. O mesmo escritor escrevendo em outra de suas cartas ele diz: Gálatas 4:9-11 - Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Os seguidores do judaísmo seguiam uma dieta pragmática na forma de se alimentarem, nas cerimônias e nos ritos religiosos, e os judaizantes queriam impor estas mesmas regras e práticas aos cristãos, o que o evangelho proibia.
OU PELO BEBER. A mesma coisa acontecia com o que eles bebiam em suas celebrações, quando sabemos que o Senhor Jesus estabeleceu no ato da santa ceia o beber o cálice como memória do sangue da nova aliança de Deus com a igreja. Isso só era praticado no momento da celebração da santa ceia, e não deliberadamente como nas festas religiosas do judaísmo. Os líderes da igreja primitiva recomendava a moderação no uso das bebidas em geral, como regra de combate aos vícios.
OU POR CAUSA DOS DIAS DE FESTA. Os seguidores do judaísmo tinham seu calendário anual de celebrações de suas festas comemorativas, e os judaizantes ou até mesmo os cristãos legalistas desejavam impor a igreja de Cristo estas mesmas celebrações, quando o cristianismo não permitia. Por incrível que pareça, até alguns do grupo apostólico, por serrem Judeus de sangue, eram legalistas e até certo ponto aceitavam elementos do judaísmo no cristianismo, coisas que foram abolidas por Cristo e sua nova aliança.
OU DA LUA NOVA OU DO SÁBADO. “Lua nova”, esta era uma celebração mensal realizada pelos Judeus deste os tempos da entrada na terra de Canaã (Números 28:14 e 1 Crônicas 23:31). Já o “sábado” também era um dia muito importante para todos os seguidores do judaísmo, em que os Judeus não faziam nada de suas atividades, para se dedicarem somente as orações, a adoração e ao estudo das Sagradas Escrituras. No tempo da nova dispensação, os cristãos não guardam o sábado, mas os judaizantes e os líderes legalistas do cristianismo exigiam que os cristãos primitivos fizessem isso.
QUE SÃO SOMBRA DAS COISAS FUTURAS, MAS O CORPO É DE CRISTO. Os elementos do judaísmo citados pelo autor eram apenas sombras da realidade sobre o Messias real que haveria de se manifestar na plenitude do tempo de Deus. Eram tipologias e símbolos que apontavam para o Cristo de Deus. Cristo é que é o cumprimento das tipologias que aquelas festividades simbolizavam. Existe o corpo e a sombra do corpo.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
sábado, 2 de maio de 2015
sexta-feira, 1 de maio de 2015
Colossenses 2:15
OS PRINCIPADOS. Certamente o autor usa este termo para indicar os opositores do cristianismo, e todos aqueles que se levantaram contra o próprio Cristo e a sua igreja. Desde a entrada do Messias na terra, e principalmente durante o seu ministério, que muitos se levantaram contra ele e sua missão, a começar pelos Judeus, as autoridades romanas, os falsos mestres gnósticos, e líderes das demais religiões e seitas heréticas que já existiam antes da nova dispensação inaugurada por Cristo.
E POTESTADES. Já nesta palavra “potestades” pode ser visto algo além das forças mundanas que se levantaram contra o Cristo de Deus e o seu reino. É provável que o apóstolo se refira as forças espirituais do mau e ao próprio império das trevas. O diabo ou lúcifer empregou todos os meios sórdidos e maléficos para tentar destruir o Filho de Deus e juntamente com seus demônios combateu ferozmente para acabar com o reino de Cristo. É dado por certo que as forças humanas que se levantaram contra Cristo e a sua igreja foram insufladas e tiveram a influencia do império das trevas.
OS EXPÔS. A morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo na cruz do Calvário foi a exposição da derrota inicial de todos os opositores do Cristo de Deus e do seu reino. Aparentemente, os judeus, as autoridades romanas e o diabo com os seus demônios estavam vencendo o Cristo de Deus e o seu reino, no entanto, a realidade era outra, porque foi naquele ato de humilhação que o Messias triunfou definitivamente sobre seus inimigos, cumprindo a missão redentora de sua igreja remida.
PUBLICAMENTE. Nas guerras dos tempos antigos, quando uma nação derrotava seus inimigos, comumente os expunham em lugares públicos, em atos de continuas humilhação. O troféu do exército vencedor era mostrar em praça pública seus inimigos humilhados, derrotados e postos ao vitupério. A crucificação foi um ato público, que levou a vitória sobre os inimigos de Deus, o Messias e Redentor do mundo triunfou.
E DELES TRIUNFOU. Cristo triunfou sobre os seus inimigos, sobre os judaizantes, sobre o império das trevas, sobre o império romano, sobre os falsos metres gnósticos, sobre todos os que sempre se levantaram contra o Filho de Deus e contra sua igreja, que é o seu reino. A redenção da igreja foi o grande triunfo de Cristo Jesus.
EM SI MESMO. Deus o Pai, pergunta: Quem há de ir por nós? E o Filho responde: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8). Cristo triunfou sobre os seus inimigos porque se deu a si mesmo em preço de redenção para reconciliar com Deus, todos aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima.
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Colossenses 2:14
A CÉDULA QUE ERA CONTRA NÓS. Esta célula a que se refere o autor diz respeito a tudo que estava escrito na legislação mosaica que impedia dos gentios serem participantes da aliança nacionalista de Israel com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Como a lei de Moisés era uma aliança entre Deus e os descendentes dos patriarcas, pouco ou quase nada se pode aventurar a dizer que as demais nações do mundo viessem a ser povo de Deus. A prova disto é que conforme a velha dispensação, somente os israelitas, por determinados períodos de tempos se mantiveram fieis.
NAS SUAS ORDENANÇAS. Isso se refere a todo o conteúdo da legislação mosaica e os escritos religiosos posteriores, tanto históricos quanto proféticos do povo de Israel. Já no tempo da nova dispensação, ou com a implantação do evangelho de Cristo, como nova legislação para a igreja do Senhor Jesus, os judaizantes que eram conhecedores das ordenanças de Moisés, procuravam de todas as maneiras transtornar as poucas referencias escriturísticas que eram favoráveis a formação da igreja, e isso eles faziam em defesa do judaísmo, que conforme os judaizantes era a única religião de Deus.
A QUAL DE ALGUMA MANEIRA. Como boa parte dos escritos de Paulo foram redigidos para combater as heresias da época contra a igreja primitiva, esse texto se compõe de um ataque direto as forças do judaísmo, que procuravam prejudicar o andamento do cristianismo no mundo. Os judaizantes defendiam de que somente os que se convertessem ao judaísmo era que podia fazer parte do povo de Deus, com isso combatiam o cristianismo, e por consequente, lutavam contra o Cristo de Deus.
NOS ERA CONTRÁRIA. Assim como a aliança de Deus por meio de Moisés era exclusiva com Israel, na velha dispensação. Na nova dispensação da graça divina, a nova aliança de Deus por meio de Cristo é feita com pessoas individualmente e não com uma nação específica. Com isso, entende-se que a lei de Moisés, no tempo em que Cristo implantou a nova dispensação, era contrária a tudo que hoje foi promulgado pelo evangelho das boas novas. A nova aliança é totalmente oposta a antiga dispensação, assim como a lei faz oposição ao evangelho das boas novas.
E A TIROU DO MEIO DE NÓS, CRAVANDO-A NA CRUZ. Cristo aboliu as exigências da lei de Moisés, que eram contra os gentios, e por consequente contra a igreja, quando ele mesmo serviu de sacrifício expiatório em lugar dos remidos de Deus. A morte vicária do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, produziu a reconciliação de Deus com os homens e a paz universal.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Colossenses 2:13
Colossenses 2:13 - E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas. E QUANDO VÓS. O autor se refere ao tempo pregresso da vida dos seguidores de Cristo na cidade de Colossos de quando eles ainda não haviam se convertido pelo evangelho das boas novas de Cristo para a nova vida, conforme a nova dispensação da graça de Deus em Cristo Jesus. Também pode ser que o apóstolo esteja se reportando ao tempo em que os gentios ainda não possuíam a possibilidade de salvação, porque antes da vinda do Messias, as promessas e os pactos eram com Israel.
ESTÁVEIS MORTOS. Vivos na carne, porem mortos em espírito, conforme as promessas de vida e vida com abundancia. Antes de se converterem ao cristianismo pelo poder libertador do evangelho de Cristo, todos os irmãos que faziam parte da igreja do Senhor Jesus em Colossos, não passavam de cadáveres ambulantes e perambulantes, porque estavam vivos no corpo orgânico, porem, a alma e o espírito estavam mortos diante de Deus. E essa é a realidade de quem não vive para Cristo.
NOS PECADOS. O pecado daqueles que não são guiados pelo Espírito de Deus é que mata a alma e o espírito dos incrédulos. Quem vive para as concupiscências da carne e para a soberba da vida, mesmo vivo no corpo físico, mas está morto na alma e no espírito, porque estão separados do Deus da vida. Mas, quem vive para Cristo e com Cristo, tem em si mesmo a vida plena, porque o pecado já não tem efeito nem poder sobre a sua vida. A morte dos homens sem Deus vem pelos efeitos dos seus pecados.
E NA INCIRCUNCISÃO DA VOSSA CARNE. O pacto da circuncisão foi feito com Abraão, Isaque e Jacó e os seus descendentes depois deles. Conforme a aliança, todo menino do sexo masculino deveria ser circuncidado ao oitavo dia, como acordo de que deveria guardar os mandamentos, estatutos e juízos da legislação mosaica. Os gentios não tinham direito a fazer parte deste pacto, mas somente todo o Israel.
VOS VIVIFICOU. Todos aqueles que faziam parte do corpo de Cristo, ou seja, da igreja de Cristo na cidade de Colossos, e que se converteram dos seus maus caminhos para servirem a Cristo e ao seu reino, foram vivificados em Cristo. Assim como Cristo morreu pelos nossos pecados, mas, ressuscitou de entre os mortos, da mesma forma, os irmãos que estavam em Cristo, também foram ressuscitados pela regeneração.
JUNTAMENTE COM ELE. A morte vicária de Cristo Jesus, o Salvador do mundo, e a sua ressurreição de entre os mortos teve efeito vivificador para toda a sua igreja. O autor desta carta assegura aos seus leitores, que eles podiam ter esperança de vida eterna.
PERDOANDO-VOS TODAS AS OFENSAS. O resultado da redenção feita com sucesso pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, foi justamente o perdão das ofensas praticadas por todos aqueles que se convertem ao reino de Cristo. Disto é que podemos ter certeza da nossa justificação perante a justiça de Deus.
ESTÁVEIS MORTOS. Vivos na carne, porem mortos em espírito, conforme as promessas de vida e vida com abundancia. Antes de se converterem ao cristianismo pelo poder libertador do evangelho de Cristo, todos os irmãos que faziam parte da igreja do Senhor Jesus em Colossos, não passavam de cadáveres ambulantes e perambulantes, porque estavam vivos no corpo orgânico, porem, a alma e o espírito estavam mortos diante de Deus. E essa é a realidade de quem não vive para Cristo.
NOS PECADOS. O pecado daqueles que não são guiados pelo Espírito de Deus é que mata a alma e o espírito dos incrédulos. Quem vive para as concupiscências da carne e para a soberba da vida, mesmo vivo no corpo físico, mas está morto na alma e no espírito, porque estão separados do Deus da vida. Mas, quem vive para Cristo e com Cristo, tem em si mesmo a vida plena, porque o pecado já não tem efeito nem poder sobre a sua vida. A morte dos homens sem Deus vem pelos efeitos dos seus pecados.
E NA INCIRCUNCISÃO DA VOSSA CARNE. O pacto da circuncisão foi feito com Abraão, Isaque e Jacó e os seus descendentes depois deles. Conforme a aliança, todo menino do sexo masculino deveria ser circuncidado ao oitavo dia, como acordo de que deveria guardar os mandamentos, estatutos e juízos da legislação mosaica. Os gentios não tinham direito a fazer parte deste pacto, mas somente todo o Israel.
VOS VIVIFICOU. Todos aqueles que faziam parte do corpo de Cristo, ou seja, da igreja de Cristo na cidade de Colossos, e que se converteram dos seus maus caminhos para servirem a Cristo e ao seu reino, foram vivificados em Cristo. Assim como Cristo morreu pelos nossos pecados, mas, ressuscitou de entre os mortos, da mesma forma, os irmãos que estavam em Cristo, também foram ressuscitados pela regeneração.
JUNTAMENTE COM ELE. A morte vicária de Cristo Jesus, o Salvador do mundo, e a sua ressurreição de entre os mortos teve efeito vivificador para toda a sua igreja. O autor desta carta assegura aos seus leitores, que eles podiam ter esperança de vida eterna.
PERDOANDO-VOS TODAS AS OFENSAS. O resultado da redenção feita com sucesso pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, foi justamente o perdão das ofensas praticadas por todos aqueles que se convertem ao reino de Cristo. Disto é que podemos ter certeza da nossa justificação perante a justiça de Deus.
terça-feira, 28 de abril de 2015
Colossenses 2:12
Colossenses 2:12 - Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. SEPULTADOS COM ELE. O autor não está escrevendo sobre algo literal, mas sim em uma linguagem simbólica e espiritual, algo que vai além das coisas materiais e visíveis, como a circuncisão feita pelos líderes religiosos do judaísmo, no ato da circuncisão dos meninos Judeus. Quando uma pessoa se converte de verdade para o cristianismo, ela passa por uma mudança de status tão profunda que a isso a apóstolo chama de sepultamento da vida velha para uma nova vida em Cristo Jesus.
NO BATISMO. Para os Judeus, a circuncisão era uma espécie de batismo, já para os gentios convertidos ao judaísmo, eles tinham que passar por uma espécie de purificação, a fim de serem aceitos como participantes da legislação mosaica. Paulo escreve sobre o batismo espiritual que os gentios recebem quando se convertem pelo poder do Evangelho (Gálatas 3:27) e (1 Coríntios 12:13). Este batismo se dá nas esferas espirituais, porque esta pessoa passou a ser participante do reino de Cristo, da família divina e portanto, é aceita na presença de Deus com a esperança de Salvação.
NELE TAMBÉM RESSUSCITASTES. O sepultamento do qual o apóstolo escreve anteriormente descreve sobre a vida velha que não mais terá efeito nos resultados finais, porque o que vale agora, é a nova vida em Cristo. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E Gálatas 6:15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. A nova vida é como uma ressurreição espiritual, em que a pessoa passa a ter vida em Cristo Jesus.
PELA FÉ. Por isso que essa é uma operação espiritual e não material, porque ela se dá nas dimensões do espírito e da alma e não do corpo físico. E a fé funciona como a energia que proporciona este novo nascimento para a vida plena em Cristo pelo poder regenerador do evangelho das boas novas. O ser humano entra com a sua fé em forma de confiança que opera na esperança, enquanto que o Espírito Santo faz o resto. Esse processo na vida espiritual é uma aliança de fidelidade do homem com Deus.
NO PODER DE DEUS. O homem entra com a sua fé e Deus entra com o seu poder transformador para dar ao ser humano uma nova chance de reconciliação com o seu Criador. Esse poder prodigalizador de Deus que opera na vida do homem para fazê-lo ser regenerado pela ressurreição espiritual, é algo sobrenatural, que o homem natural não entende. Somente aqueles que já experimentaram o novo nascimento, que é vindo de cima, podem compreender os efeitos transformadores deste poder de Deus.
QUE O RESSUSCITOU. Assim como o poder de Deus entrou em operação para ressuscitar a Cristo de entre os mortos, da mesma forma, este poder de Deus entrará em ação para transformar o velho homem, em uma nova criatura em Cristo Jesus.
DENTRE OS MORTOS. Cristo de fato provou a morte e esteve por três dias dentre os mortos, mas ao terceiro dia ressuscitou para nunca mais morrer. Da mesma maneira, os que nasceram de nova em Cristo, ressuscitaram dos mortos para terem vida eterna, vida plena, vida abundante.
NO BATISMO. Para os Judeus, a circuncisão era uma espécie de batismo, já para os gentios convertidos ao judaísmo, eles tinham que passar por uma espécie de purificação, a fim de serem aceitos como participantes da legislação mosaica. Paulo escreve sobre o batismo espiritual que os gentios recebem quando se convertem pelo poder do Evangelho (Gálatas 3:27) e (1 Coríntios 12:13). Este batismo se dá nas esferas espirituais, porque esta pessoa passou a ser participante do reino de Cristo, da família divina e portanto, é aceita na presença de Deus com a esperança de Salvação.
NELE TAMBÉM RESSUSCITASTES. O sepultamento do qual o apóstolo escreve anteriormente descreve sobre a vida velha que não mais terá efeito nos resultados finais, porque o que vale agora, é a nova vida em Cristo. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E Gálatas 6:15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. A nova vida é como uma ressurreição espiritual, em que a pessoa passa a ter vida em Cristo Jesus.
PELA FÉ. Por isso que essa é uma operação espiritual e não material, porque ela se dá nas dimensões do espírito e da alma e não do corpo físico. E a fé funciona como a energia que proporciona este novo nascimento para a vida plena em Cristo pelo poder regenerador do evangelho das boas novas. O ser humano entra com a sua fé em forma de confiança que opera na esperança, enquanto que o Espírito Santo faz o resto. Esse processo na vida espiritual é uma aliança de fidelidade do homem com Deus.
NO PODER DE DEUS. O homem entra com a sua fé e Deus entra com o seu poder transformador para dar ao ser humano uma nova chance de reconciliação com o seu Criador. Esse poder prodigalizador de Deus que opera na vida do homem para fazê-lo ser regenerado pela ressurreição espiritual, é algo sobrenatural, que o homem natural não entende. Somente aqueles que já experimentaram o novo nascimento, que é vindo de cima, podem compreender os efeitos transformadores deste poder de Deus.
QUE O RESSUSCITOU. Assim como o poder de Deus entrou em operação para ressuscitar a Cristo de entre os mortos, da mesma forma, este poder de Deus entrará em ação para transformar o velho homem, em uma nova criatura em Cristo Jesus.
DENTRE OS MORTOS. Cristo de fato provou a morte e esteve por três dias dentre os mortos, mas ao terceiro dia ressuscitou para nunca mais morrer. Da mesma maneira, os que nasceram de nova em Cristo, ressuscitaram dos mortos para terem vida eterna, vida plena, vida abundante.
Colossenses 2:11
Colossenses 2:11 - No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo. NO QUAL. O autor se refere a Cristo Jesus, aquele que era o Messias de Deus prometido conforme as profecias messiânicas do Velho Testamento, o Emanuel de Deus, ou seja, Deus conosco. O Verbo que se fez carne e habitou entre os homens, como sendo Jesus de Nazaré, o Filho de Deus que também é o Filho do homem. O Cristo que em sua missão redentora se fez o único Salvador da humanidade e único Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem. Nele em quem habita toda a plenitude da divindade e que está acima de todo poder ou potestade, porque é Senhor. A quem pertence todo poder no céu e na terra, e que tem domínio sobre tudo e sobre todos.
TAMBÉM ESTAIS CIRCUNCIDADO. Certamente o apóstolo neste ponto de sua carta está combatendo as ideologias legalistas dos judaizantes que também estava chegando na igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos, assim como antes ele fez ataques fortes contra os falsos mestres gnósticos. Os defensores da legislação mosaica que se infiltravam no seio da igreja primitiva defendiam de que mesmo se convertendo ao cristianismo, os seguidores da nova religião precisavam ser circuncidados assim como os seguidores do judaísmo para ganharem a salvação.
COM A CIRCUNCISÃO NÃO FEITA POR MÃO. A circuncisão do cristão verdadeiro é muito diferente da circuncisão compactuada com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. A circuncisão feita pelos líderes religiosos do judaísmo era realizada nos homens, tipo uma pequena cirurgia no prepúcio do órgão genital do menino. A circuncisão do cristão é feita e realizada pelo Espírito de Deus no homem interior, como marca de uma mudança de vida moral e ética, o transformando em uma nova criatura em Cristo Jesus. É a isso que o evangelho chama de novo nascimento pela regeneração.
NO DESPOJO DO CORPO. A circuncisão exigida no judaísmo era uma pequena cirurgia em apenas um pequeno órgão do corpo do menino que era circuncidado e que a partir de então passava a ter o sinal de que pertencia a família de Abraão, Isaque e Jacó. Mas a Circuncisão feita pelo Espírito de Deus atinge todo o corpo do seguidor de Cristo, porque ele leva consigo as marcas do Mestre, Jesus de Nazaré. E o sinal é a autonegação dos desejos carnais e das concupiscências humanas. A circuncisão judaica submetia a lei de Moisés, a circuncisão cristã submete a lei do Espírito de Deus (Romanos 8:2).
DOS PECADOS DA CARNE. A circuncisão do judaísmo era uma marca exterior, que sinalizava de que aquela pessoa era um legalista Judeu. A circuncisão de Cristo é a marca da alma em que o seguidor de Cristo não está sujeito aos pecados da carne.
A CIRCUNCISÃO DE CRISTO. A circuncisão de Cristo no homem é a regeneração que o Espírito Santo produz no homem interior, dando ao mais vil pecador à oportunidade ser transformado em uma nova criatura, mediante o novo nascimento. A circuncisão de Cristo não é um sinal na carne, mas sim, santificação que implica em mudança radical do modo de vida.
TAMBÉM ESTAIS CIRCUNCIDADO. Certamente o apóstolo neste ponto de sua carta está combatendo as ideologias legalistas dos judaizantes que também estava chegando na igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos, assim como antes ele fez ataques fortes contra os falsos mestres gnósticos. Os defensores da legislação mosaica que se infiltravam no seio da igreja primitiva defendiam de que mesmo se convertendo ao cristianismo, os seguidores da nova religião precisavam ser circuncidados assim como os seguidores do judaísmo para ganharem a salvação.
COM A CIRCUNCISÃO NÃO FEITA POR MÃO. A circuncisão do cristão verdadeiro é muito diferente da circuncisão compactuada com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. A circuncisão feita pelos líderes religiosos do judaísmo era realizada nos homens, tipo uma pequena cirurgia no prepúcio do órgão genital do menino. A circuncisão do cristão é feita e realizada pelo Espírito de Deus no homem interior, como marca de uma mudança de vida moral e ética, o transformando em uma nova criatura em Cristo Jesus. É a isso que o evangelho chama de novo nascimento pela regeneração.
NO DESPOJO DO CORPO. A circuncisão exigida no judaísmo era uma pequena cirurgia em apenas um pequeno órgão do corpo do menino que era circuncidado e que a partir de então passava a ter o sinal de que pertencia a família de Abraão, Isaque e Jacó. Mas a Circuncisão feita pelo Espírito de Deus atinge todo o corpo do seguidor de Cristo, porque ele leva consigo as marcas do Mestre, Jesus de Nazaré. E o sinal é a autonegação dos desejos carnais e das concupiscências humanas. A circuncisão judaica submetia a lei de Moisés, a circuncisão cristã submete a lei do Espírito de Deus (Romanos 8:2).
DOS PECADOS DA CARNE. A circuncisão do judaísmo era uma marca exterior, que sinalizava de que aquela pessoa era um legalista Judeu. A circuncisão de Cristo é a marca da alma em que o seguidor de Cristo não está sujeito aos pecados da carne.
A CIRCUNCISÃO DE CRISTO. A circuncisão de Cristo no homem é a regeneração que o Espírito Santo produz no homem interior, dando ao mais vil pecador à oportunidade ser transformado em uma nova criatura, mediante o novo nascimento. A circuncisão de Cristo não é um sinal na carne, mas sim, santificação que implica em mudança radical do modo de vida.
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Colossenses 2:9-10
HABITA CORPORALMENTE TODA A PLENITUDE. Plenitude neste caso é a mesma coisa que poder ou virtude. Este foi um ataque direto aos falsos mestres gnósticos que negavam de forma filosófica que Jesus de Nazaré pudesse ser como Deus, ou que ele fosse Deus. Já sobre o Cristo de Deus eles defendiam de que Jesus era apenas mais uma entra tantas emanações angelicais de Deus, mas que jamais poderia ser o Messias, Redentor e Salvador. Pregavam de que Jesus era apenas mais um profeta e filósofo da religiosidade, ou um Mestre de ideologias religiosas. Os falsos mestres gnósticos distorciam todas as verdades possíveis sobre o Cristo de Deus, o Messias.
DA DIVINDADE. Jesus, o Cristo era na verdade o Emanuel, ou seja, Deus conosco. Ele próprio disse: Todo poder me foi dado no céu e na terra (Mateus 28:18). Ele tomou a forma de homem para realizar a expiação e a redenção da humanidade. Mas sempre foi Deus entre os homens. João escrevendo o seu evangelho ele disse: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (João 1:1). Jesus também confirmou isso ao dizer: Eu e o Pai somos um (João 10:30). Filipe disse a jesus: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Negar estas verdades é ir contra a própria verdade.
E ESTAIS PERFEITO NELE. Porque o apóstolo fez esta declaração? Porque em Cristo Jesus nos é dado o perdão dos nossos pecados. Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Paulo escrevendo aos Romanos ele diz: Agora pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1). A reconciliação realizada por Cristo produziu a paz necessária entre os homens e Deus, e isso nos garante a justificação.
QUE É A CABEÇA DE TODO. Essa frase nos descreve sobre a supremacia de Cristo sobre tudo e sobre todos, porque ele foi exaltado por Deus Pai acima de todo poder que há em cima no céu e em baixo na terra, e até sobre quem está debaixo da terra.
O PRINCIPADO E POTESTADE. Cristo manda em tudo e em todos pelo grande poder que lhe foi outorgado por Deus. Filipenses 2:10-11 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
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