quarta-feira, 20 de abril de 2016

1 João 2:7

1 João 2:7 - Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos, por encontrarem em Adão e Eva um troco comum na genealogia da raça humana. Já com relação aos judeus, eles se consideravam irmãos uns dos outros porque se ufanavam de serem descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. No que diz respeito aos seguidores do cristianismo, todos se consideram irmãos porque em Cristo Jesus, todos somos nascidos de Deus, e, portanto, filhos de um mesmo Pai.

NÃO VOS ESCREVO MANDAMENTO NOVO. O apóstolo conviveu diretamente com o grande Mestre, Jesus Cristo, ele que durante o seu ministério, dedicou a maior parte do seu tempo em pregar as coisas do reino de Deus. Assim sendo, o autor aprendeu com seu Mestre, e procurava instruir seus leitores sobre as coisas concernentes as atividades cristãs e da igreja. O que ele estava repassando para os seus leitores eram ensinos que eles já conheciam de antemão, não era algo que eles não soubessem.

MAS O MANDAMENTO ANTIGO. É bem provável que João estivesse se referindo as coisas que estavam escritas nos livros religiosos dos judeus, e até a própria legislação mosaica. Neste mesmo tempo, o Novo Testamento ainda estava em formação, e não havia uma coleção pronta em sua totalidade como temos nos dias de hoje. Ou o autor também pode estar se referindo aos ensinos transmitidos pelo Senhor Jesus e que continuavam a serem ensinados e pregados pelos apóstolos e líderes da igreja.

QUE DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES. Cristo quando ainda estava presente no corpo com os seus discípulos, deu uma ordem expressa: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Com isso, os seus apóstolos e missionários cristãos viviam pregando o evangelho em todas as partes do mundo civilizada daquela época. Portanto, os leitores de João eram conhecedores destes assuntos, por já terem ouvido sobres estes mesmos temas, seja pelo apóstolo ou por outros pregadores.

ESTE MANDAMENTO ANTIGO É. Os próximos textos deste mesmo capítulo abordam assuntos importantes de interesse dos leitores de João, porque o escritor deseja que o relacionamento entre os seguidores de Cristo seja o melhor possível. E quando se trata de um mandamento antigo, é porque tanto a lei de Moisés, quanto o evangelho de Cristo, ensinam sobre a prática do amor fraternal, e esta é a lei de Cristo.

A PALAVRA QUE. O apóstolo não está escrevendo um novo mandamento em que não fosse conhecido dos seus leitores, mas esta palavra por ele transmitida era de fato a palavra de Deus. As Sagradas Escrituras revelam a vontade de Deus para a humanidade e principalmente para a igreja de Cristo, e João se refere a isto.

DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES. Por fim, o autor repete esta frase para dizer que, o que eles estavam sendo informados por carta, eram os mesmos ensinos que ouviram por meio das pregações dos líderes e missionários do cristianismo. E o que eles já haviam ouvido era confirmado por cartas, que agora, fazem parte do Novo Testamento.

1 João 2:6

1 João 2:6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
AQUELE. No tempo da igreja primitiva, não era nada fácil para alguém confessar a Cristo como Senhor e dizer que era um seguidor do Cristianismo, isso porque, essa decisão tinham várias consequências, tais como: Ter que enfrentar os judaizantes, os falsos líderes das seitas do paganismo, bem como o império romano. Assim sendo, somente os verdadeiros cristãos tinham peito para enfrentarem as dificuldades por amor a Cristo. Diferente nos dias de hoje, que até certo ponto é status ser evangélico.

QUE DIZ. Certamente o apóstolo se refere á confissão pública, e não aqueles que se dizem seguidores do evangelho, mas no anonimato, que a título de hoje, é o que mais tem. Jesus falou que, aquele que o negasse diante dos homens, também seria negado diante de Deus e dos seus anjos. Mas, aqueles que o confessasse publicamente diante dos homens, Cristo também daria testemunho a seu respeito diante do Pai, lá nos céus. Hoje, muitos confessam, mas depois o negam se desviando do evangelho.

QUE ESTÁ. Está em Cristo, é confessar publicamente que ele é seu Senhor e Salvador, é viver como ele viveu, é andar como ele andou, é ter a mente de Cristo e pensar como ele pensa. Para que alguém possa dizer que está em Cristo, essa pessoa tem que nascer de cima, pelo poder do Espírito Santo e ser regenerado pelo evangelho da libertação, é se converter verdadeiramente dos seus erros já praticados e ser transformado em uma nova criatura, para uma nova vida em Cristo Jesus, o Salvador.

NELE. O escritor se refere ao Messias prometido e enviado por Deus, ele que também é o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens ou Deus com os homens, o servo sofredor, do qual tanto falaram os profetas da velha dispensação. Pedro fala sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio na plenitude dos tempos para resgatar para si mesmo a sua igreja remida que ele comprou com seu sacrifício de propiciação, e com isso, realizar a reconciliação entre Deus e os homens por meio da redenção e da paz.

TAMBEM DEVE. Esta frase faz uma interligação entre o que se diz e o que si faz, entre a confissão e a prática daquilo que se diz ser. No tempo das perseguições da igreja primitiva, alguém poderia ser pressionado a negar o nome de Cristo publicamente, porem, quando as testemunhas eram ouvidas, terminavam confessando que tal pessoa, mesmo dizendo que não era cristã, mas vivia como seguidora do evangelho.

ANDAR COMO. Esta é uma metáfora que representa o modo de vida, daqueles que se diziam seguidores do cristianismo. Para a época em que esta carta foi escrita, era o mesmo que dizer que uma pessoa era discípulo de Cristo, porque buscava seguir os seus passos, de conformidade com os seus ensinos. O seguidor do Senhor Jesus é aquele que procura de maneira digna imitar o modo de vida que o Mestre viveu.

ELE ANDOU. O grande Mestre, Jesus de Nazaré fez a diferença no meio da sociedade da qual ele fazia parte, porque buscou realizar a vontade de Deus em tudo que falava e fazia. Ele renunciou as coisas deste mundo enganador para cumprir fielmente o plano de Deus, e por isso que se dedicou absolutamente ao reino do Pai. Da mesma forma, quem desejar ser seu discípulo, deve renunciar ao mundo e se dedicar para Deus.

1 João 2:5

1 João 2:5 - Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
MAS, QUALQUER QUE. O autor fala sobre aqueles que no exercício da sua fé fizeram um compromisso de fidelidade com o reino de Deus, e por isso nasceram de nova para uma nova vida em Cristo Jesus, e isso por meio de um verdadeiro arrependimento, razão porque foram regenerados pela palavra de Deus e passaram a ser novas criaturas. Estes são os servos de Cristo, que buscam o reino de Deus em primeiro lugar em que os seus pensamentos estão focados sempre nas coisas que são de cima.

GUARDA. Quando alguém se converte ao reino da luz, é porque fez uma aliança e um pacto de fidelidade com o evangelho da verdade e da libertação. O evangelho exige compromisso com as regras estabelecidas pela nova dispensação da graça de Deus, em que os servos de Cristo devem renunciar as coisas que o mundo oferece, mas que desagradam ao coração de Deus, para fazerem a vontade do Pai. Uma das provas que alguém é verdadeiramente um discípulo de Cristo é quando se guarda a palavra.

A SUA PALAVRA. Quando Deus chamou o seu povo Israel para ser uma nação teocrática, tirando-os do Egito e os colocando na terra de Canaã, por meio de Moisés, seu servo, lhes deu a lei, como parâmetro daquela aliança, lei esta que deveria ser guardada. A nova dispensação da graça não é diferente, Deus fez uma nova aliança por meio de Cristo, e deixou o evangelho das boas novas para que os servos de Cristo façam a sua vontade. Na bíblia contem os planos de Deus para a humanidade.

O AMOR DE DEUS. Este amor de Deus, que é o amor do Pai pelos seus filhos, nos fala de sua bondade infinita pela igreja de Cristo, este mesmo amor que foi demonstrado, quando ele deu seu unigênito Filho, Jesus Cristo, como preço de resgate pela igreja remida. Este ilimitado amor de Deus também nos ensina sobre sua graça para com o seu povo. Nós, os gentios, não merecíamos tão grande misericórdia da parte de Deus, mas, o Senhor nos manifestou sua benevolência e generosidade por meio de Cristo.

ESTA NELE VERDADEIRAMENTE APERFEIÇOADO. O apóstolo esta escrevendo sobre aquele que fez um compromisso de fidelidade a Cristo mediante a obediência ao evangelho da verdade. Somente aqueles que guardam a palavra de Deus são dignos de dizerem que verdadeiramente conhecem Deus. Por fim, ter o amor de Deus aperfeiçoado é se firmar nos caminhos do reino de Deus, com fidelidade aos seus mandamentos.

NISTO CONHECEMOS. Simplesmente ter o nome de cristão e dizer que fazia parte do cristianismo não era garantia de que alguém verdadeiramente era servo de Deus, mas cada um tinha que provar que conhecia a Deus, guardando os seus mandamentos e usufruía de plena comunhão com o Senhor. O teste era fácil, alguém tinha que ter a marca da obediência á palavra de Deus, seguindo as regras do evangelho.

QUE ESTAMOS NELE. Estar em Cristo é a mesma coisa que o aceitar como Senhor e Salvador. Ter nascido de novo pela regeneração do evangelho e ser transformado em uma nova criatura. Depois destes primeiros passos, seguir a santificação que implica em renunciar as coisas do mundo e se dedicar ao reino de Deus. Isso é estar em Cristo.

quinta-feira, 31 de março de 2016

1 João 2:3-4

1 João 2:3-4 - E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está á verdade.
E NISTO SABEMOS. Não é difícil para alguém tentar enganar as pessoas de que é alguém que tem a Deus em seu coração, até porque, o ser humano julga o seu próximo pela aparência, desta forma, basta que alguém procure se passar por uma pessoa religiosa, que os outros vão pensar que tal pessoa tem a Deus em sua vida. Porem, a Deus, ninguém consegue enganar, porque ele conhece o mais íntimo do ser humano e sonda as intenções e pensamentos que se passam na alma de cada um.

QUE O CONHECEMOS. Na verdade, o que Deus mais quer é que todos os seres humanos o conheçam, assim como ele é de fato e na realidade, é tanto que o Criador se dar a conhecer pelos seus feitos maravilhosos em prol dos homens, por meio de sua criação, por meio de Cristo Jesus e por meio de sua palavra. Todavia, o impasse está na mente dos homens que, se tornaram mais materialistas do que espirituais, e com isso, seu entendimento ficou obstruído pelo pecado para não entender a Deus.

SE GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTOS. Dizer alguém que ama a Deus ou que tem a Deus ou ainda que segue a Deus, isso não quer dizer que seja verdade. O simples fato de alguém fazer parte de uma denominação religiosa, isso também não é garantia de que tal pessoa viva para Deus e com Deus, porque o conhece. A prova inequívoca de que alguém faz a vontade de Deus é justamente quando tal pessoa guarda os seus mandamentos, contidos no evangelho das boas novas de Cristo Jesus.

AQUELE QUE DIZ: EU CONHEÇO-O. Simplesmente palavras, não é o suficiente como prova substancial de que alguém realiza a vontade de Deus. Alguém pode até ser um pregador, ensinador de doutrinas ou poliglota dos conhecimentos bíblicos, mas o mais importante é por em prática a palavra que fala, como prova de que conhece a Deus. O apóstolo tenta explicar ao seus leitores que, a obediência aos mandamentos de Deus é mais válida do que ter simplesmente a aparência de religiosidade artificial.

E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS. Os ateus vivem cheios de orgulho, e para eles é como se Deus não existisse, e com isso buscam se esquivarem de suas responsabilidades de prestarem contas diante do Criador pelos seus atos. Os incrédulos do mesmo modo, só vivem para as coisas matérias e para a soberba da vida. Todos os ímpios são dominados pelas forças das trevas para praticarem o mau.

É MENTIROSO. Certamente, o apóstolo tem seus pensamentos direcionados também para aqueles que vivem o engano religioso, porque estes vestem a capa da hipocrisia religiosa, tentando enganar o seu próximo, mas só faz enganar a si mesmo, uma vez que não conseguem enganar a Deus. Se alguém quer de verdade mostrar que conhece a Deus, assim deve fazer, buscando com total empenho guardar a sua palavra.

E NELE NÃO ESTÁ Á VERDADE. A verdade neste caso é uma vida digna na presença de Deus, amando ao Senhor acima de qualquer coisa, bem como ao seu próximo como a si mesmo, porque isto tudo é guardar a lei de Cristo, que é o evangelho da verdade.

1 João 2:2

1 João 2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
E ELE É. O autor fala a respeito de Cristo Jesus, o Messias de Deus, que também é o Emanuel, ou seja, Deus conosco. No texto anterior o apóstolo fala de Cristo como sendo o Advogado de todo aquele que o aceita como Senhor e Salvador, com isso, a igreja remida conta com a intercessão de Cristo perante a justiça divina para a remissão dos pecados. O primeiro versículo deste capítulo também apresenta Cristo, como “o justo” que morreu em lugar dos injustos, para remissão dos pecados do povo.

A PROPICIAÇÃO. Este é um termo religioso que representa o aplacamento da ira de Deus contra os pecadores, e este mesmo termo tem tudo a ver com expiação e redenção, bem como a reconciliação. Na realidade, o comportamento histórico da raça humana, a longo prazo, sempre provocou a ira de Deus contra os habitantes da terra, com juízos divino. Todavia, a reconciliação realizada por Cristo, mediante o ato de redenção e expiação, proporcionou a paz entre Deus e a igreja com a propiciação.

PELOS NOSSOS PECADOS. Deus é santo e exige que os homens vivam uma vida digna na sua presença com um comportamento justo de uns para com os outros, porem, os pecados recorrentes da raça humana, criou obstáculos na comunhão entre o Criador e suas criaturas. A propiciação realizada por Cristo Jesus, o justo, tem um papel importante para resolver o problema da inimizade entre Deus e os homens. A expiação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, foi o ato de propiciação.

E NÃO SOMENTE. Essa frase nos ensina sobre a abrangência dos resultados positivos alcançados pela propiciação prodigalizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Cristo Jesus, o Filho de Deus. Se não tivesse ocorrido a intervenção da obra de expiação e redenção de Cristo, cuida-se que este mundo não existiria mais, por isso que atribuímos a Cristo a paz universal de Deus com todo o mundo e o universo. Deus estava no seu limite para derramar sua ira, que foi aplacada pela propiciação.

PELOS NOSSOS. Agora, o apóstolo se refere a igreja de Cristo, da qual ele também fazia parte, porque também era um dos escolhidos de Cristo que foi beneficiado com os resultados positivos da propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A igreja remida do Senhor Jesus foi a mais beneficiada pela reconciliação feita por Cristo com Deus, isso porque o rebanho de Cristo desfruta de fato da paz real.

MAS TAMBÉM PELOS. Em várias partes do Novo Testamento encontramos referências diversas nos dando indicativos de que esta propiciação foi por demais benéfica em termos gerais para toda a criação. Quem conhece a história geral da humanidade sabe que, depois da vinda de Cristo ao mundo, como sendo o Messias de Deus, o mundo foi transformado para melhor em todos os aspectos e para todos.

DE TODO O MUNDO. O cosmo, o universo, o planeta terra, e o mundo dos homens, todos os sistemas entraram em um novo estado de comunhão com o Criador. Aos homens foi liberado o poder desta paz universal, e a comprovação disto é que as guerras entre os povos diminuíram visivelmente depois da propiciação de Cristo.

1 João 2:1

1 João 2:1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
MEUS FILHINHOS. O apóstolo João é conhecido dentro das páginas do Novo Testamento e pela tradição cristã, como sendo o apóstolo do amor, em que por meio dos seus escritos, ele demonstra o seu cuidado com a igreja de Cristo, por meio da sua forma amorosa de tratamento para com o rebanho do Senhor. Muitos líderes na igreja da atualidade precisam aprender esta lição de amor com este escritor, uma vez que a grande maioria na atualidade por se acharem importantes menosprezam as ovelhas de Cristo.

ESTAS COISAS VOS ESCREVO. É bem provável que o autor se refira a esta carta do Novo Testamento que traz muitos e importantes temas de como os servos de Cristo deviam se comportar para com Deus, para com a sociedade e na comunidade cristã, que era a igreja de Cristo. Mas, pode-se acrescentar que o apóstolo João teve uma participação significativa nos escritos do Noto Testamento, porque também foi ele que escreveu, o evangelho de João, 1,2,3 João, além do livro escatológico chamado de Apocalipse.

PARA QUE NÃO PEQUEIS. As advertências, os conselhos e as exortações escritas pelo apóstolo tinham finalidades e objetivos bem definidos, tentando atingir um alvo e uma meta, que era justamente ensinar em como os servos de Cristo vivessem uma vida digna. O evangelho prático da verdade ensina que pecar contra os mandamentos de Deus é transgredir os ensinos e recomendações contidas nas regras da nova dispensação da graça de Deus. Cristo deixou o seu código de ética para que a sua igreja lhe obedeça.

E, SE, ALGUÉM PECAR. A antiga dispensação era olho por olho, e dente por dente, se alguém pecasse contra um dos mais pequenos mandamentos da lei, tinha que ser banido da comunidade judaica e perdia todas as promessas de bênçãos da parte de Deus. Já a dispensação da graça divina é mais complacente com os mais fracos na fé, em que Cristo se apresenta perante a justiça de Deus como intercessor para justificar os seus remidos.

TEMOS UM ADVOGADO. Conforme a legislação de nosso país, é crime, transgredir as leis estabelecidas pelo Estado para a boa ordem nacional. Da mesma forma, é pecado, transgredir as leis estabelecidas na palavra de Deus perante a justiça divina. Se alguém pecar contra a palavra de Deus, cria uma dívida perante a justiça de Deus, porem, para resolver este problema, os servos de Cristo contam com um advogado.

PARA COM O PAI. Deus é Santo e requer plena obediência aos seus mandamentos, que é a sua palavra, por parte de todos os seres humanos. Seja quem for, quem transgrede os mandamentos do Criador é tido como um praticante de rebeldia, com isso, cria problema de comunhão com o Deus que é juiz dos vivos e dos mortos.

JESUS CRISTO, O JUSTO. Mas, quando alguém tem a Cristo como Senhor e Salvador, o Filho de Deus, entra em ação, como Mediador e como Advogado para justificar os seus remidos. O Justo morreu em lugar dos injustos, para o justificar perante a justiça de Deus.

quarta-feira, 30 de março de 2016

1 João 1:10

1 João 1:10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
SE DISSERMOS. O autor continua com suas citações em aberto, apontando a possibilidade do sim ou do não aos seus leitores. Ele não está afirmando que entre aqueles que receberão o conteúdo de sua carta haja quem se negue a dizer quem não tem pecado, nem também descarta a possibilidade de que entre eles houvesse daqueles que se achavam perfeitos ao ponto de defenderem a impecabilidade humana. Certamente há nesta mensagem um combate, ainda que indireto aos gnósticos que defendiam de que o espírito humano não se contamina, ainda que o corpo do pecado seja instrumento das mais vis promiscuidades. Os mais céticos deste grupo chegavam a afirmar de que a prática do pecado libertava o espírito.

QUE NÃO PECAMOS. O fanatismo religioso é uma das facetas na atualidade que vem encorajando este tipo de afirmativa por parte de muitos religiosos. O chamado santarrão se deixa dominar pelo sentimento da hipocrisia religiosa ao ponto de pensar de que é perfeito e que não pratica nenhum tipo de pecado. O pecado é em uma definição bem compreensível a transgressão da palavra de Deus, neste sentido, não existe nenhum ser humano que tenha condições de guardar tudo que esta escrito nas Sagradas Escrituras. Portanto, de todas as formas, seja por pensamentos, por atos ou palavras, sempre nos deparamos com a possibilidade de praticarmos deslizes em nossa vida diária. O único homem que não pecou foi Jesus.

FAZEMO-LO MENTIROSO. O evangelho é a palavra de Deus, e ele afirma que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. As Sagradas Escrituras confirmam de que não há quem não peque, e se assim o é, dizer que não tem pecado é chamar a Deus de mentiroso, porque as Sagradas Escrituras é a palavra de Deus, ou como alguns acreditam, ela contém a palavra de Deus. A mesma palavra do Senhor testifica dizendo: é impossível que Deus minta, e em outra parte, Deus não é o homem para que minta. Mas a hipocrisia dos falsos religiosos em afirmarem de que não pecam, porque se acham perfeitos, é uma tentativa de querer imputar ao Deus de toda verdade algum tipo de engano, quando na verdade não há. Deus é a verdade.

E A SUA PALAVRA. Os que se acham perfeitos ao ponto de não verem em si mesmo a necessidade de confessarem seus pecados a Deus, são vazios da palavra do Senhor. Mesmo com aparência de religiosidade, mas não passam de hipócritas e falsários infiltrados no meio do povo de Deus. A própria palavra de Deus funciona como um guia em que nos ensina que todo ser humano é falho e fraco. Com isso, ninguém está imune para o pecado e as transgressões da vida. A transgressão da palavra de Deus é o que se constitui em pecado e não existe nenhum ser humano que guarde todos os mandamentos da palavra de Deus. Somente Cristo Jesus é que não pecou.

NÃO ESTÁ EM NÓS. Se alguém diz que não tem pecado e que é perfeito o suficiente para estar imune da pratica de delitos contra o evangelho de Cristo, esse tal, não tem em seu coração a palavra de Deus. Porque quando temos a palavra do Senhor em nossas vidas, ela mesma testifica em nossa consciência quando falhamos. O grande problema não está em nossas falhas, mas sim, na negação de que somos pecadores.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...