quinta-feira, 19 de maio de 2016

1 João 3:8

1 João 3:8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
QUEM COMETE PECADO. É claro que o autor não se refere às falhas humanas, em suas atividades diárias, em que os filhos dos homens, com suas personalidades e caráter distorcidos tem a tendência a viverem conforme é programado desde criança. Mas, é provável que o apóstolo se reporte aqueles que vivem dominados pela apostasia consciente aos mandamentos de Deus, principalmente aqueles que conhecem os planos de Deus. Como também o escritor fala sobre quem se rebela deliberadamente contra a palavra de Deus.

É DO DIABO. No início deste capítulo, o escritor fala sobre os filhos de Deus, aquele que pertencem a família divina, por terem aceito a Cristo, como Senhor e Salvador, com isso buscam executar a vontade do Criador. Agora, João esclarece que, do outro lado, existem aqueles que pertencem ao diabo, isso porque, essas pessoas fazem justamente o querer do inimigo, e não a vontade do Criador. Quem vive mergulhado no lamaçal do pecado, se identifica com o seu dono que é o diabo, ele que é o mentor da rebelião.

PORQUE O DIABO. O diabo se tornou inimigo de Deus e de Cristo, portanto, também é o inimigo feroz da igreja do Senhor Jesus aqui na terra, ele que também é chamado de acusador. Antes de sua rebelião contra o Criador de todas as coisas, servia como anjo de luz perante o Deus único e verdadeiro, nas mansões celestiais, todavia, se rebelou e foi precipitado nas trevas, trazendo consigo parte dos anjos do Senhor, que a partir de então passaram a ser chamados de demônios, estes que estão a serviço do diabo.

PECA DESDE O PRINCÍPIO. Porque o diabo peca desde o princípio. Não há dúvida que o pensamento do apóstolo se volta, a pelo menos, dois eventos da eternidade passada. Primeiro, a apostasia de satanás, quando de sua rebelião, ainda quando era um anjo de luz e era chamado de lúcifer, em que ele desobedeceu aos planos de Deus. E segundo, podemos dizer que o escritor se reporta também ao evento próprio da queda da raça humana, que contou com a influência direta do diabo, que induziu Eva e Adão ao erro.

PARA ISSO O FILHO DE DEUS. São informações deste naipe, que demonstra a importância da vinda do Cristo de Deus para resolver o problema do pecado da humanidade e suas consequências. O Messias prometido, que é o mesmo Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens, já era anunciado pelos profetas messiânicos, que o Cristo de Deus, seria o Filho de Deus, o que foi confirmado, durante sua vida e ministério aqui na terra.

SE MANIFESTOU. Essa frase representa a primeira vinda do Filho de Deus para resolver problemas fundamentais e profundos entre a criação e o Criador, consequentemente provocados pela interferência do diabo, que influenciou decisivamente no princípio, na queda dos homens.

PARA DESFAZER AS OBRAS DO DIABO. A manifestação de Cristo, como Redentor da sua igreja, foi para resolver problemas de interferência do diabo nas decisões das pessoas, e também as consequências da interferência do inimigo, na vida das pessoas. Estas obras do diabo são justamente suas influências e interferências na vida dos seres humanos. Libertando os remidos da escravidão do diabo e do pecado.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

1 João 3:6-7

1 João 3:6-7 - Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.
QUALQUER QUE PERMANECE NELE. Os próprios apóstolo viviam, talvez mais do que os cristãos comuns, sob grande pressão para negarem o nome de Cristo, é tanto que, eles quem foram primeiro perseguidos e mortos por amor a Cristo. A prova de que alguém realmente pertencia à igreja remida de Cristo, era justamente permanecer inabalável em sua fé, e mesmo tendo que sofrer perseguições, prisões injustas e até a morte, permanecer em Cristo. E “permanecer nele” é não negar a fé na obra redentora do Filho de Deus.

NÃO PECA. Essa expressão usada pelo escritor, não significa dizer que um servo de Cristo esteja blindado ao pecado, até porque quem vive ainda neste plano terreno desta vida, está sujeito a errar, desde a queda da raça humana que os seres humanos ficaram submissos as suas próprias falhas. O que o apóstolo esta tentando dizer é que, quem está em Cristo verdadeiramente, não tem prazer no pecado, se esforça o máximo para não errar, e procura com diligência evitar falhas em seus atos, palavras e pensamentos.

QUALQUER QUE PECA. João começa falando sobre este tema com duas palavras chaves, que são “pecado e iniquidade”. O pecado nos fala sobre “errar o alvo” mesmo tendo a intenção de acertar, de forma que, o pecado pode ser cometido de forma consciente ou involuntária ou ainda por ignorância. Já a iniquidade, nos fala sobre pecar deliberadamente por vontade e desejo, sobre estes reinam a força da desobediência e rebelião voluntária. Seja qual for á situação, qualquer que peca, está provando uma coisa, não o viu nem o conhece.

NÃO O VIU NEM O CONHECE. No período apostólico, e na escolha de Matias, o critério para que alguém fosse considerado apóstolo de Cristo, era ter visto pessoalmente a Cristo e conhece-lo bem durante o seu ministério. Muitos andavam se intitulando de apóstolo de Cristo, mas viviam na prática deliberada do pecado, por isso que o nosso escritor fez esse ataque aos falsos líderes do cristianismo primitivo. Ninguém tinha o direito de dizer que era de Cristo, ou que era um líder da igreja, se vivesse dominado pelo pecado.

FILHINHOS, NINGUÉM VOS ENGANE. João se dirige aos seus leitores de forma carinhosa, confirmando o que diz respeito à tradição do cristianismo, que afirma que, João era o apóstolo do amor. Já a frase “ninguém vos engane” dá a entender, conforme a frase anterior, que o autor está apontando em direção aqueles que se diziam ser líderes do cristianismo, mas que viviam pecando, e com seus ensinos, tentando enganar a igreja.

QUEM PRATICA A JUSTIÇA É JUSTO. O apóstolo aponta contradição entre aqueles que se diziam líderes do cristianismo, mas que, em seus atos demonstravam o inverso, porque eram enganadores. Agora, aponta em diferença dos que eram verdadeiros representantes de Cristo, daqueles que, pelas práticas provavam justamente o que falavam e confessavam.

ASSIM COMO ELE É JUSTO. Por fim, o teste final se dá pelo exemplo modelo a ser seguido. Simplesmente se apresentar como líder do cristianismo, não quer dizer que isso seja verdade. A prova mais evidente é ser imitador de Cristo Jesus, o exemple perfeito, daqueles que desejavam fazer a vontade do Pai.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

1 João 3:4-5

1 João 3:4-5 - Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.
QUALQUER QUE COMENTE PECADO. Por definição, pecar é errar o alvo, ou fracassar naquilo para o qual foi orientado a fazer. Não importa se tal pessoa é um cristão, um gentio ou um pagão que não conheça a palavra de Deus, ou até mesmo um ensinador ou pregador das Santas Escrituras, qualquer um que não cumpre o plano de Deus, esse peca. Cometer o pecado é pratica-lo continuamente como se fosse um vício, mesmo não concordando e não querendo. Neste caso, é a falta de resistência ao pecado que conta.

TAMBÉM COMETE INIQUIDADE. Praticar iniquidade é ser vencido pelo erro, ao ponto de perder qualquer força de resistência ao pecado. Também pode-se dizer que, cometer iniquidade é de forma consciente se deixar dominar pelo mal e pelas trevas. No caso dos seguidores do gnosticismo, eles eram ensinados pelos seus falsos mestres, que praticar a iniquidade deliberadamente era bom para a alma, porque para eles, o pecado afetaria apenas o corpo, e com isso, a alma seria liberta para alcançar o desenvolvimento.

PORQUE O PECADO É INIQUIDADE. Com isso, o nosso autor quer dizer que, tanto aqueles que mesmo sem querer comete seus erros, termina pecado, como e principalmente quem se deixa dominar pelas suas iniquidades também desprezam a vontade de Deus. Tanto os que conhecem a palavra de Deus, quanto àqueles que são ignorantes no que diz respeito às leis do Senhor, se errarem, cometem pecado, porque o pecado também é a mesma coisa que iniquidade. O problema não está na forma, mas no ato em si mesmo de se praticar a transgressão.

E BEM SABEIS QUE. Mas, nem tudo está perdido, e o apóstolo, a partir de então mostra uma luz no fim do túnel, bem como uma solução para o caos. Tanto o escritor, quanto os seus leitores eram conhecedores do que foi proposto por Deus, na nova dispensação da graça, mediante o sacrifício de amor, realizado por Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Senhor Jesus, os apóstolos, os líderes da igreja primitiva e os missionários cristãos ensinavam de que, há solução para o pecado e a iniquidade.

ELE SE MANIFESTOU. “Ele” se refere ao Messias de Deus, que foi prometido e enviado pelo Criador para implantar a nova dispensação da graça, por meio do evangelho das boas novas, "ele", que é o mesmo Jesus Cristo de Nazaré. A manifestação do Emanuel de Deus, nos fala da vinda do Filho de Deus para realizar a redenção da humanidade. Deus em Cristo Jesus estava reconciliando consigo mesmo o mundo e estabelecendo a paz.

PARA TIRAR OS NOSSOS PECADOS. A manifestação do Cristo de Deus se deu porque ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Conforme o evangelho das boas novas, o Cristo de Deus efetuou com sucesso a expiação dos pecados dos remidos de Deus, por meio da propiciação, aplacando assim a ira de Deus, e estabelecendo a verdadeira paz.

E NELE NÃO HÁ PECADO. Somente alguém perfeitamente justo, como o Cristo de Deus, poderia servir de sacrifício eficiente para realizar a reconciliação entre o Criador e o mundo. Isso porque Cristo Jesus, não pecou, não errou nem muito menos falhou. Com relação aos homens, diz as Sagradas Escrituras: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Mas quanto a Cristo, ele viveu uma vida perfeita em santidade e pureza, por isso que ele é chamado de Justo.

1 João 3:3

1 João 3:3 - E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
E QUALQUER. João se dirige diretamente a todos aqueles que já haviam se decidido a viver em torno do reino de Deus, buscando as coisas que são de cima, porque romperam com o mundanismo e com os desejos das concupiscências da carne, para viverem no Espírito. E neste particular, não importa se alguém era um novo convertido ou um dos mais antigos discípulos de Cristo, nem mesmo que fosse um dos apóstolos. Esta recomendação do escritor se dirige a todos que tinham a esperança de vida eterna.

QUE NELE. Esta frase fala sobre todos aqueles que estavam e que estão em Cristo Jesus, por tê-lo aceitado como Senhor e Salvador. Está em Cristo, é ser uma nova criatura, e isso tem início por meio de um verdadeiro arrependimento, que tem seu nascedouro no exercício da fé cristã, que desemboca no rio do novo nascimento, que por sua vez vai dar no açude da regeneração espiritual, que deságua no oceano da santificação de vida. Está em Cristo é renunciar tudo que o mundo oferece para fazer a vontade de Deus.

TEM ESTA ESPERANÇA. O apóstolo fala sobre a segurança dos filhos de Deus, que em Cristo Jesus, não se movem das suas convicções, quanto a todas as promessas contidas no evangelho das boas novas, da parte do Deus Criador de todas as coisas, por Cristo Jesus. A esperança de todos os remidos de Cristo é de que, mesmo que nesta vida, se tenha que enfrentar dificuldades por confessar a Cristo, tudo terá valido a pena, porque as recompensas vindouras são maiores e melhores do que tudo que há no mundo.

PURIFIQUE-SE. Desde a queda da raça humana, por meio de Adão e Eva, que o homem perdeu sua genuína participação na imagem e semelhança do seu Criador, e com isso, a alma e o espírito dos seres humanos foram afetados negativamente em suas essências. E para que o homem possa recuperar seu estado de comunhão com Deus, se faz necessário á separação das coisas do mundo e a renuncia das concupiscências da carne. É a isso que a palavra de Deus chama de “santificação” para estar em Cristo Jesus.

A SI MESMO. A santificação pessoal é um modelo cristão para quem deseja fazer parte do reino de Deus e pretende seguir as doutrinas cristãs da nova dispensação. Este indicativo também deve ser analisado por todos aqueles que são mais radicais, quanto a aplicação das doutrinas cristãs, principalmente quando tais ensinos são aplicados na vida de outrens, quando a recomendação é de que, a pessoa deve aplicar isso a si mesma.

COMO TAMBÉM ELE. Este “ele” se refere a Cristo Jesus, ele que viveu de forma digna na presença de Deus e também perante toda a sociedade onde viveu. Ele, que nos deixou o seu exemplo de santidade de vida, como modelo a ser seguido. Por isso que diz a palavra: Aquele que diz que o conhece, esse deve andar, assim como ele andou.

É PURO. Essa pureza de Cristo, que se traduz por santidade perfeita, pode ser vista em sua própria vida e ministério, quando esteve no planeta terra, bem como, pela sua ressurreição dentre os mortos, e por fim, o fato de que ele subiu aos céus para se assentar a destra de Deus. Cristo Jesus, o Filho de Deus não pecou, não errou, nem falhou.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

1 João 3:2

1 João 3:2 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
AMADOS. AGORA. Outra vez, e isso de forma recorrente em seus escritos, o apóstolo demonstra seu amor para com os seus leitores, os chamando de amados. João é conhecido pela tradição cristã como o apóstolo do amor, dado o seu carinho e respeito para com os seguidores de Cristo. O termo usado pelo Escritor “agora” é um chavão para falar de um novo tempo, no que tange ao relacionamento de Deus para com a humanidade, e se refere á nova dispensação da graça, implantada por Cristo Jesus.

SOMOS FILHOS DE DEUS. O autor faz uma declaração baseada em convicção e fé, que tanto ele quanto os seus leitores, agora, pertenciam a família de Deus. No evangelho que ele escreveu, o apóstolo aponta de como os gentios se tornaram filhos de Deus (João 1:11-13). Conforme a palavra de Deus, nem todos são filhos de Deus, porem, todos são criaturas de Deus. Para alguém se tornar filho de Deus, tem que aceitar a Cristo como Salvador, fazer a vontade do Pai e ser guiador pelo Espírito Santo de Deus.

E AINDA NÃO É MANIFESTO. Este “ainda” se refere ao tempo em que os seguidores do evangelho hão de participar de fato de uma nova dimensão de sua existência, que se dará com a partida desta vida, seja por meio da morte biológica, mas com Cristo, ou quando forem dignos de participar do arrebatamento da igreja. O autor fala sobre algo que representava a grande esperança dos remidos em Cristo, porque todos eram conscientes de que estavam de passagem pela terra, mas que pertenciam ao reino celestial de Cristo.

O QUE HAVEMOS DE SER. Neste mesmo tempo, em que João escreve sua carta, eram muitos os ensinos heréticos e duvidosos, transmitidos pelos judaizantes com suas fábulas artificiais, bem como pelas filosofias religiosas transmitidas pelos falsos mestres gnósticos, além é claro das heresias do paganismo das religiões ocultas, das quais a maioria dos convertidos ao cristianismo saíram. Todavia, a mensagem do evangelho procurava transmitir segurança para os seguidores de Cristo, expondo sobre o futuro.

MAS SABEMOS QUE QUANDO ELE SE MANIFESTAR. “Ele” se refere a Cristo Jesus, ele que, quando ainda estava entre os seus seguidores, prometeu por reiteradas vezes, que iria preparar lugar, mas que, depois voltaria para buscar os seus remidos. Essa manifestação de Cristo nos ensina sobre a sua volta para arrebatar a sua igreja amada.

SEREMOS SEMELHANTE A ELE. Paulo afirma que, estamos sendo transformados, conforme a imagem de Cristo. 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

PORQUE ASSIM COMO ELE É O VEREMOS. Mais uma confirmação de que o autor fala sobre a volta de Cristo para arrebatar sua igreja, que será visto somente pelos que forem arrebatados. Já na segunda etapa da volta de Cristo todos os moradores da terra o verão, principalmente os judeus, para quem o Cristo de Deus voltará nos fins dos tempos.

1 João 3:1

1 João 3:1 - Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
VEDE QUAL GRANDE AMOR. No capítulo anterior o escritor aponta para o conhecimento por meio da sabedoria e da unção que os seus leitores tinham para reconhecer em Cristo Jesus, a vontade de Deus, mediante a nova dispensação da graça. Agora, ele aponta para a visão dos irmãos, a fim de que vejam por tudo que Deus tem feito, que a sua graça salvadora chegou de forma abundante a todos os seguidores do Senhor Jesus, porque o amor do Pai esta derramado de forma plena sobre todos.

NOS TEM CONCEDIDO O PAI. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu o seu unigênito Filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda do Messias de Deus para ser sacrificado em lugar dos seus servos foi a manifestação palpável e visível do grande amor de Deus. Amor esse que fez com que o Cordeiro de Deus servisse de expiação e propiciação em lugar dos pecadores. Este amor que constrangeu ao Pai a aceitar a paz por meio da reconciliação.

QUE FÔSSEMOS CHAMADOS. Foi efetivamente o efeito deste tão grande amor de Deus, que atraiu para si a igreja remida de Cristo Jesus. Antes da manifestação deste amor pela humanidade, Jesus Cristo, as pessoas cada vez mais se afastavam do Criador, porque uma força de repulsa era quem funcionava. Com a manifestação do amor de Deus, em Jesus Cristo, uma força de atração passou a chamar para junto do Pai, todos aqueles que fazem parte da igreja remida e amada de Cristo Jesus, sua noiva querida.

FILHOS DE DEUS. Todos aqueles que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, agora, são chamados filhos de Deus. João 1:11-13 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Ser filho de Deus não é para quem quer, mas sim, para quem é chamado, nem todos são filhos de Deus, diz a palavra.

POR ISSO QUE O MUNDO. Certamente, o autor se refere ao mundo como um sistema materialista com seus conceitos profanos, totalmente diferente dos conceitos de espiritualidade. Como também podemos conjecturar que o apóstolo escreve sobre o mundo dos homens, com suas ideologias voltadas e programadas para as coisas desta vida, para as concupiscências da carne e a soberba deste mundo, com suas implicações.

NÃO NOS CONHECE. O evangelho nos declara que somos peregrinos e forasteiros nesta terra, porque buscamos as coisas do reino de Deus e as que são de cima, não as coisas desta vida, nem os conceitos humanos. Por isso que, o mundo nos aborrece, isso porque não corremos conforme o curso normal das coisas terrenas, nem materiais.

PORQUE NÃO O CONHECE A ELE. O mesmo escritor, escrevendo em seu evangelho, diz o seguinte: João 1:10-11 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Nem os Judeus e nem os incrédulos reconhecem a Cristo, como sendo o Messias, enviado por Deus como Salvador.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

1 João 2:29

1 João 2:29 - Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
SE SABEIS. O conhecimento era a gnoses dos falsos mestres das filosofias religiosas, dos gregos daquela época, que andavam rondando a comunidade cristã, com o objetivo de confundir a mente dos cristãos de pouca fé, principalmente os novos convertidos. O apóstolo questiona as convicções dos seus leitores, se eles não estavam afetados com as filosofias do engano. Quando na realidade sua esperança, era de que todos tivessem mesmo era tomados e cheios do verdadeiro conhecimento, a respeito do Cristo de Deus.

QUE ELE. O apóstolo se refere neste pronome, a pessoa bendita do Messias de Deus, ele que antes mesmo de sua manifestação já era chamado de justiça de Deus, e o Novo Testamento confirma o chamando de Nossa Justiça. Ele era o Emanuel, ou seja, Deus em sua epifania entre os homens, Deus entre os homens. O mesmo Jesus de Nazaré, que tomou a forma de homem, para por meio do seu sacrifício de amor, resgatar os homens pecadores para Deus, estabelecendo a paz, por meio da reconciliação e graça.

É JUSTO. Podemos analisar esta colocação feita pelo autor de algumas formas: No tempo da lei, o justo era todo aquele que cumpria os requisitos requeridos pela legislação judaica. Na nova dispensação da graça, o justo é aquele que aceita a Cristo como Senhor e Salvador e passa a ser justificado gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus. Para o mundo, ser justo é fazer o bem a todos. Cristo é classificado de justo, porque ele cumpriu todos os requisitos dos planos, propósitos e vontades de Deus.

SABEIS QUE. Agora, o escritor fala do verdadeiro conhecimento, e não do falso conhecimento transmitido pelos enganadores mestres gnósticos, que por meio do engano filosófico da religiosidade tentavam enganar os cristãos duvidosos e de pouca fé. O verdadeiro conhecimento está contido nas profecias messiânicas proferidas pelos profetas de Deus da velha dispensação, e que foram confirmadas com a vinda do Messias de Deus, e com tudo que envolve a nova dispensação da graça, mediante as boas novas do evangelho.

TODO AQUELE QUE. O apóstolo se refere a todos aqueles que aceitaram a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, e que tiveram o privilégio de nascer de novo para uma nova vida em Cristo Jesus, mediante a regeneração produzida pelo Espírito Santo de Deus. Estes mesmos que passaram a acreditar na mensagem do evangelho, como sendo a nova legislação de Cristo, com a proposta de um novo tempo, uma nova dispensação.

PRATICA A JUSTIÇA. Neste caso, praticar a justiça é passar a viver de acordo com a nova proposta ou plano de Deus mediante a legislação de Cristo. Praticar a justiça é exercer a fé na obra perfeita de Cristo em prol de sua igreja. Todos aqueles que vivem com Cristo e para Cristo, são envolvidos na prática da justiça, não humana, mas sim de Deus em Cristo Jesus.

É NASCIDO DELE. Este nascimento sobre o qual se refere o autor, não diz respeito ao nascimento conforme a vontade dos homens, mas sim, o novo nascimento, ou nascimento de cima. Este nascimento em Cristo começa com um verdadeiro arrependimento, passando pela transformação de vida e pela regeneração espiritual. E isso é obra do Espírito de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...