quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:6

1 Coríntios 2:6 – Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam.
TODAVIA, FALAMOS. O escritor faz contraste entre a sabedoria que vem do alto e a sabedoria deste mundo. As pregações feitas nos trabalhos de evangelização de Paulo e seus amigos de ministério eram baseadas nas revelações do Espírito de Deus e os seus ensinos também tinha como fundamento o poder de Deus. Por isso que na cidade de Corinto existia uma igreja forte fundada, bem como em muitas partes do mundo civilizado daquela época. Quem fala pela sabedoria de cima prospera no que prega.

SABEDORIA. Esta é a sabedoria que vem do Alto, que procede de Deus, porque é dada pelo Espírito Santo e tem autoridade porque está carregada do poder de Deus. Esta sabedoria é a verdade transparente do evangelho, uma vez que representa a mensagem libertadora da graça de Deus para a humanidade. Esta sabedoria não é influenciada pelos interesses de quem a possui, porque ele glorifica somente a Cristo.

ENTRE OS PERFEITOS. Estes perfeitos, não quer dizer que são pessoas blindadas ao pecado, mas fala dos servos de Cristo, que buscam a santificação de vida. Estes perfeitos são aqueles que já alcançaram maturidade espiritual, que já passaram por muitas provações, mas que foram aprovados por Deus no realizar a sua vontade. A vida cristã é fundamentalizada na renúncia das coisas terrenas deste mundo.

NÃO, POREM, SABEDORIA. Agora, Paulo fala de um outro tipo de sabedoria, que é a sabedoria do homem natural. Este tipo de sabedoria se adquire pelo esforço pessoal, pela experiência de vida de cada um, bem como pelo acúmulo de conhecimentos das ciências humanas ou científicas. Este tipo de sabedoria terrena, não serve no que diz respeito aos mistérios do reino de Deus, porque esta sabedoria é humana e não espiritual. Tem muitas pessoas cheias desta sabedoria, mas vazias de Deus e da luz.

DESTE MUNDO. A sabedoria deste mundo só serve para que, os que são possuidoras dela se deem bem nos negócios desta vida. E geralmente este tipo de sabedoria terrena é usada em benefício próprio de quem a possui, para que tais pessoas possam alcançarem riquezas materiais e posições sociais mais elevadas. A sabedoria terrena está vinculada a astúcia dos seres humanos para enganar o seu próximo.

NEM DOS PRÍNCIPES DESTE MUNDO. O apóstolo dos gentios, fala sobre aqueles que ocupam posições importantes perante a sociedade, porque pela sabedoria terrena e pela astúcia conseguiram sobressair sobre os demais. A sabedoria usada pelos príncipes deste mundo é destrutiva, porque faz destas pessoas mais importantes do que os outros, quando se sabe que todos são iguais como seres humanos limitados.

QUE SE ANIQUILAM. A guerra por poder e influência faz com que as lideranças sociais, e até religiosas, se transformem em inimigas uma das outras, destruindo-se umas as outras. Esta é também uma predição escatológica de Paulo sobre as autoridades humanas, que vão se afunilando para o aniquilamento de todas, uma vez que, o cronograma das realizações de Deus aponta para o governo universal de um único Príncipe, que é Cristo Jesus, o Príncipe da paz, que também é Rei dos reis.

1 Coríntios 2:5

1 Coríntios 2:5 - Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
PARA QUE. O escritor mostra neste texto sua real preocupação para com seus filhos na fé, no sentido de lhes proteger de algo que pudesse lhes prejudicar em suas caminhadas no evangelho de Cristo. O que temos neste texto é o motivo com que Paulo não falasse nem pregasse conforme os padrões e costumes impostos pelos líderes legalistas nem pelos pregadores de filosofias. A forma com que o fundador daquela igreja ensinava a palavra de Cristo era com sinceridade de Deus.

A VOSSA FÉ. Quando o apóstolo dos gentios pôs seus pés na cidade de Corinto para realizar suas campanhas evangelísticas, ele tinha alvos bem definidos para com os seus ouvintes, que era justamente criar uma fé verdadeira em seus corações, a fim de entregarem suas vidas aos cuidados de Cristo. Esta fé, sobre a qual fala o autor diz respeito à entrega da alma aos cuidados de Cristo, o que os coríntios tinham feito.

NÃO SE APOIASSE. O autor fala sobre a base da fé dos seus leitores, que também significa fundamento de sustentação. Com isso, Paulo deixa bem claro que, suas atividades em torno da palavra de Deus, por meio da pregação e ensino, eram para que os seus filhos na fé em Corinto se apoiassem em algo sólido, e não em coisas humanas que são passageiras. Mas no poder de Deus, que vem pelo Espírito Santo.

EM SABEDORIA. Os pregadores vindos das bandas de Jerusalém ou líderes legalistas da igreja matriz exerciam suas atividades baseados na sabedoria da lei, porque para os judeus, a verdadeira sabedoria era o conhecimento da legislação de Moisés. Para os partidários da filosofia sufista, a sabedoria consistia na eloquência da oratória bem elaborada, com suas técnicas perfeccionistas. Essa era a sabedoria terrena.

DOS HOMENS. A sabedoria dos homens, não é a mesma coisa que a sabedoria que vem do alto. A sabedoria dos homens é aquela adquirida pelos esforços humanos, como acúmulo de conhecimentos das ciências humanas. Já a sabedoria que vem do alto é dada gratuitamente por Deus, mediante a iluminação do Espírito de Deus. Esta sabedoria que vem de cima é exercida por meio dos dons espirituais e ministeriais, e somente os que buscam o reino de Deus e as coisas que são de cima recebem de Deus.

MAS NO PODER. Este poder de Deus sempre esteve em ação desde a fundação do mundo, mostrando aos filhos dos homens que existe um Criador e Governante universal. Este mesmo poder foi manifesto na pessoa bendita de Cristo Jesus e continua sendo derramado pelo Espírito Santo. Este poder de Deus está presenta na vida de todos os verdadeiros representantes do reino de Deus e de Cristo na terra.

DE DEUS. A genuína fé que as pregações e ensinos de Paulo geraram nos seus filhos na fé, que faziam parte da igreja de Corinto, estava apoiada no poder de Deus. Desta forma, as heresias pregadas pelos falsos ensinadores naquela comunidade cristã, não podiam abalar a confiança dos leitores desta importante missiva. Paulo, não somente pregava o evangelho das boas novas, mas ele cuidava do discipulado dos novos convertidos, até que se firmassem na fé, só depois partia para outras localidades.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:4

1 Coríntios 2:4 - A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder.
A MINHA PALAVRA. Com quem Paulo se comunicava, ele não falava de outra coisa, senão do evangelho das boas novas de Cristo. O apóstolo dos gentios se achava muito devedor ao Senhor Jesus pelas grandes e preciosas promessas que o Mestre lhe havia já feito, principalmente no tocante a vida eterna. Além de que, sua missão era sempre levar cativos os seus ouvintes ao conhecimento de Cristo, como um missionário do reino de Deus, e com isso, não perdia a oportunidade de falar do Senhor Jesus.

E A MINHA PREGAÇÃO. Neste caso, o escritor fala de suas campanhas evangelísticas em que ele juntamente com seus companheiros de ministério se propuseram em pregar o evangelho libertador do Senhor Jesus aos moradores de Corinto. E depois de conquistar vidas para o reino dos céus naquela cidade, então, tinha início uma nova etapa, que era efetivamente o discipulado cristão, com as doutrinas cristãs.

NÃO CONSISTIRM EM PALAVRAS. Como Paulo havia recebido as revelações do evangelho diretamente dos céus, ele pregava e ensinava de modo diferenciado, porque suas mensagens eram carregadas de poder e da sabedoria que vem do Espírito de Deus. Um elemento diferenciador nos trabalhos de Paulo era de que ele não fazia prosélitos para si mesmo, mas ganhava discípulos para o reino de Deus e de Cristo.

PERSUASIVAS. Certamente há nesta expressão de Paulo, um tom de crítica àqueles que se infiltraram na igreja de Corinto, com o objetivo de criar facções naquela comunidade cristã. Eles que usavam da persuasão e dissimulação para conquistarem para si mesmo prosélitos e não para Cristo. No caso de Paulo, ele falava e pregava com sinceridade o evangelho da verdade, mesmo que tivesse de desagradar a alguns.

DE SABEDORIA HUMANA. Não há dúvida que o escritor se refere ao modo de pregar dos seus oponentes naquela igreja, sejam os líderes legalistas da igreja matriz, sejam os pregadores de filosofias da religião. O apóstolo dos gentios falava e pregava com a sabedoria que vem do alto, mediante a revelação dos mistérios de Deus, sendo usado pelo Espírito de Deus. E suas palavras não eram meras locuções de falas vazias, porque suas pregações estavam acompanhadas do poder que vinha de Deus e de Cristo.

MAS EM DEMONSTRAÇÃO DE ESPÍRITO. A palavra “Espírito” em nossa versão bíblica esta com a primeira letra maiúscula, indicando que Paulo falava e pregava, não com base em sabedoria meramente humana, mas ele dependia das revelações do Espírito Santo de Deus para transmitir suas mensagens. Hoje, o que mais têm são pregadores cheios da sabedoria humana, porem, vazios da presença do Espírito Santo.

E DE PODER. Em demonstração de Espírito e de poder, isso nos ensina sobre a pregação acompanhada de autoridade que vem de Deus, sobre a vida e as palavras de quem prega o evangelho de Cristo. A manifestação deste poder, nas mensagens transmitidas por Paulo era vista, quando as pessoas se rendiam para Cristo, o aceitando como Senhor e Salvador. Além de que, o que ele falava se cumpria na vida das pessoas, porque eram palavras ditas pela direção do Espírito de Deus e de Cristo.

1 Coríntios 2:2-3

1 Coríntios 2:2-3 - Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
PORQUE NADA ME PROPUS SABER ENTRE VÓS. É provável que o autor se refira a quando ele esteve entre os seus leitores para levar o evangelho, como primeiro missionário cristão naquela cidade. Chegando naquele lugar, o que interessava para o apóstolo dos gentios era pregar as boas novas aquelas pessoas e vê-los se entregando totalmente ao reino de Deus. Chegando em Corinto, Paulo não procurou saber como eram os costumes e as tradições daquela gente, mas se ocupou em anunciar a Cristo.

SENÃO A JESUS CRISTO. É de se pensar que Simão ao chegar naquela igreja procurou saber como eram as tradições daquele lugar, no sentido de não desagradar aos seus ouvintes. O mesmo pode-se dizer quanto a Apolo, ele que com sua sabedoria humana e sua eloquência oratória, propôs em pregar o que agradava ao povo. Enquanto que a única preocupação de Paulo era fazer conhecido a Jesus Cristo, o Salvador de todos.

E ESTE CRUCIFICADO. Mais uma vez, nesta sua carta, o escritor nos faz saber que suas pregações em Corinto eram essencialmente Cristocêntricas. Já os líderes legalistas de Jerusalém, ao chegarem no mundo gentílico procuravam evitar em falar da crucificação de Jesus, porque isso era escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Não para Paulo, que explicava no evangelho os benefícios da redenção.

E EU ESTIVE CONVOSCO. Não temos como saber se Paulo se refere também a sua segunda visita, ou se ele apenas se reporta a sua primeira visita a Corinto, quando de sua campanha evangelística naquela cidade para fundar aquela comunidade cristã. Os leitores desta carta sabiam do que Paulo estava escrevendo e de como a presença do apóstolo dos gentios foi importante para eles e ainda seria também.

EM FRAQUEZA. Não se sabe ao certo sobre que tipo de fraqueza se refere o escritor, mas podemos conjecturar que Paulo pode estar se referindo ao seu estado de saúde. Na sua Segunda carta aos Coríntios o autor fala a respeito de um espinho na carne, o que os comentaristas chamam de enfermidade, que poderia ser problemas de visão, ou enfermidades outras, como ataque de malária, bem como ataques epiléticos. Já os críticos chegam a afirmar que Paulo estava meio frio na fé e desanimado da missão.

E EM TEMOR. Ao mesmo instante, o apóstolo dos gentios estava tomado de temor que o fazia se esforçar ao máximo para não desistir da sua missão, mesmo que tivesse de passar por momentos de perigos. O temor positivo é motivador porque leva aos servos de Cristo a irem até as últimas consequências em realizar suas missões em prol do reino de Cristo. Paulo sabia que estava realizando aquela obra na presença de Deus.

E EM GRANDE TREMOR. Já este tremor citado pelo escritor, diz respeito a seus receios humanos de que a qualquer momento poderia ser atingido pelo perigo e até mesmo pela morte. Antes de chegar à cidade de Corinto Paulo tinha sido expulso de Atenas, pelos opositores do evangelho. Portanto, ainda restava em seu coração o receio de que em Corinto, as coisas dessem erradas. Este tremor fala do medo de alguma coisa contrária, como também é uma defesa natural contra os perigos eminentes.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:1

1 Coríntios 2:1 - E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
E EU, IRMÃOS. O “eu” enfático do autor é para diferenciá-lo dos demais pregadores que já haviam neste tempo em que Paulo escreve essa sua carta, se apresentado naquela igreja. Simão, Apolo e outros que estavam se apresentando como pregadores naquela comunidade cristã eram diferentes de Paulo, porque certamente pregavam bonito, com seus discursos eloquentes, carregados de palavra emocionais. Paulo com simplicidade e humildade, falava da crucificação de Cristo pela humanidade.

QUANDO FUI TER CONVOSCO. Na sua Segunda carta aos Coríntios, Paulo fala de uma segunda visita a igreja de Corinto, e que estava se preparando para fazer a terceira viagem até aquela igreja. Mas, neste caso, é provável que o apóstolo dos gentios se refira a quando esteve pela primeira vez na cidade de Corinto para anunciar o evangelho de Cristo pela primeira vez, quando teve a oportunidade de fundar a igreja.

ANUNCIANDO-VOS. Ao ter se convertido do judaísmo para o cristianismo, Paulo passou mais ou menos três anos e meio, entre o deserto da Arábia e Damasco, depois foi a Jerusalém e saindo de lá, já começou sua grande missão em levar as boas novas de Cristo aos gentios. A cidade de Corinto, como centro cultural, era muito importante na estratégia de Paulo para evangelizar a grande região da Acaia e Macedônia. Corinto tinha destacado-se como berço da cultura grega, e Paulo chegava com o evangelho.

O TESTEMUNHO. O escritor fala a respeito do evangelho simples que ele pregava em suas campanhas evangelísticas no mundo gentílico. Os líderes legalistas não gostavam de pregar sobre o Cristo crucificado, porque isso era uma loucura. Apolo em suas pregações mais eloquentes estava mais voltado para a teologia do que para a mensagem da cruz. Mas Paulo pregava sobre a redenção e propiciação em Cristo.

DE DEUS. A mensagem anunciada por Paulo trazia consigo o conteúdo esclarecedor de que Deus, pelo seu grande amor enviou seu Filho Jesus para reconciliar todas as coisas com o Criador por meio da expiação de si mesmo, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus estava testemunhando ao mundo por meio de Jesus Cristo, porque o Filho de Deus também era o Emanuel, ou seja, Deus conosco.

NÃO FUI COM SUBLIMIDADE DE PALAVRAS. Os pregadores penetras, ao chegarem na igreja de Corinto, se adequavam a cultura local, no sentido de pregarem com eloquência e sabedoria humana. Com Paulo era diferente, porque ele não modificava a mensagem do evangelho por ele anunciado para agradar a quem quer que seja. Paulo se esforçava ao máximo, para que sua mensagem fosse sempre Cristocêntrica.

OU DE SABEDORIA. Em uma cidade voltada para a cultura, para a sabedoria humana e como berço do saber grego, os pregadores eram tentados a polir seus discursos para não serem rejeitados pelos seus ouvintes. Porem, Paulo não se amoldava as exigências do momento, mas pregava o mesmo evangelho, que era escândalo para os judeus e loucura para os gregos, o evangelho de Cristo, e esse crucificado. A eficácia do evangelho não depende da sabedoria de quem prega, porque ele é o poder de Deus.

1 Coríntios 1:30-31

1 Coríntios 1:30-31 - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
MAS VÓS SOIS DELE. Mas vós sois de Deus. Não pertencemos a este mundo nem nos conformamos com ele. Somos de Deus porque ele nos escolheu como propriedades exclusivas dele. Somos de Deus porque ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo. Somos de Deus porque ele nos elegeu para a salvação e a vida eterna.

EM CRISTO JESUS. Somos de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Isto porque foi Cristo quem nos comprou com o seu precioso sangue derramado por nós no alto do gólgota. Somos de Deus em Cristo porque ele foi crucificado em nosso lugar, cumprindo por nós o sacrifício da propiciação, e pela redenção nos reconciliou com Deus. Jesus é o nome próprio e Cristo é tudo que representa Jesus de Nazaré, o nosso Redentor.

O QUAL FOI FEITO PARA NÓS POR DEUS. Cristo Jesus representa para nós tudo de bom da parte de Deus. Se somos alguma coisa é porque Cristo Jesus nos supervalorizou pela sua morte vicária em nosso lugar. Deus honrou a Jesus Cristo em tudo, quando lhe deus um nome que é sobre todo o nome (Filipenses 2:9).

SABEDORIA. Cristo Jesus foi feito para nós por Deus à verdadeira sabedoria. Somente aqueles que são beneficiados com os efeitos positivos da redenção realizada por Cristo Jesus é que compreendem o quanto a vinda do Messias foi para nós um ato de extrema sabedoria de Deus. Porque ele nos revelou todo conhecimento sobre o Pai.

E JUSTIÇA. Cristo Jesus foi feita para nós por Deus a justiça. Esta expressão se refere à justiça divina na pessoa bendita de Cristo, como justiça de Deus. Nele se cumpre a justificação dos redimidos, porque ele é a nossa justificação perante Deus. A nossa dívida para com a justiça de Deus foi quitada e posta na conta de Cristo. 1 João 2:2 -Filhinhos, não pequeis, mas se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo. Quando cremos no nome de Cristo, somos perdoados diante de Deus.

E SANTIFICAÇÃO. Cristo Jesus foi feita para nós por Deus Santificação. Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Essa era a nossa condição, mas o Senhor Jesus nos lavou com o seu sangue e nos purificou. Somos aceitos diante da santidade de Deus pela redenção e expiação feita por Cristo Jesus.

E REDENÇÃO. Cristo Jesus foi feita para nós por Deus redenção. O seu sacrifício em nosso lugar produziu a paz entre nós e o nosso Deus. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

AQUELE QUE SE GLORIA, GLORIE-SE NO SENHOR. O mundo considera os verdadeiros cristãos menos que nada. Somos considerados pela sociedade a escória da terra. Somos fracos e frágeis. Para que reconheçamos que todo glória só pertence a Deus.

domingo, 10 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:28-29

1 Coríntios 1:28-29 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são. Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
E DEUS ESCOLHEU. A escolha de Deus. João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Foi Deus quem tomou a iniciativa nesta escolha dos que fazem parte do seu reino. Salmos 100:3 - Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez povo seu, e não nós, e ovelhas do seu pasto. Falar da escolha de Deus é falar da sua chamada

AS COISAS VIS. Não é que os seguidores do cristianismo não tenham nenhum valor. O que Paulo esta escrevendo para os seus leitores é que para o mundo, os cristãos verdadeiros são vis. Para os ateus confessos ou práticos os que buscam a Deus são a escória do mundo, porque eles consideram os seguidores de Cristo como o lixo da sociedade. A igreja de Cristo cheira mal como coisa podre para o mundo dos ímpios.

DESTE MUNDO. A palavra mundo neste texto, não se refere ao mundo cósmico e sim ao mundo dos seres humanos. Paulo esta se referindo aos homens de forma genérica. Foi do meio da sociedade que Deus escolheu o seu povo, aqueles que são chamados para uma nova vida em Cristo, conforme os parâmetros do evangelho das boas novas. Dentre todos os seres humanos tem alguns que Deus olhou dos mais altos céus e disse: Você me pertence. Tu a que tomei desde os fins da terra, e te chamei.
E AS DESPREZÍVEIS. Certamente o pensamento do apóstolo estava focado nos fatos que vinham ocorrendo desde o momento da morte do grande líder do Cristianismo, Jesus Cristo. O mundo (império romano) desprezava tanto a igreja, que deseja banir de uma vez por todas o cristianismo da terra. O mundo despreza a igreja de Cristo.

E AS QUE NÃO SÃO. O mundo não considera o cristão como um cidadão comum da sociedade. A igreja de Cristo não faz parte das estatísticas dos dominadores poderosos da política e das riquezas econômicas. A prova disto é que os governos não apoiam as atividades do reino de Deus na terra. Mesmo sabendo de que o evangelho contribui para melhorar a sociedade como um todo, porque quem se converte muda de vida.

PARA ANIQUILAR AS QUE SÃO. Deus chamou dentre a sociedade os que são chamados de loucos, os fracos, os vis, os desprezíveis e os que não têm nenhum valor para o mundo, a fim de aniquilar os que se acham importantes na sociedade. Porque para Deus os ateus, os ímpios e os incrédulos não têm nenhum valor perante o Senhor. O mundo despreza a igreja de Cristo, mas ele é abandonado por Deus. E o fim dos seres humanos sem Deus é a separação eterna do Criador, que é a segunda morte.

PARA QUE NENHUMA CARNE SE GLORIE PERANTE ELE. Nenhum ser humano pode se achar importante ao ponto de querer se comparar com Deus. Nem os cristãos, porque são considerados como a escória da sociedade pelo mundo. Nem os que se acham importantes nesta terra, porque perante Deus são de nenhum valor. Ninguém pode querer roubar nada, da glória que só pertence ao Deus Criador de todas as coisas.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...