quinta-feira, 1 de março de 2018

1 Coríntios 9:8-9

1 Coríntios 9:8-9 Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
DIGO EU ISTO. Continua o autor tratando de um assunto, que não dizia respeito a ele próprio nem aos seus amigos de ministério, nem muitos menos era prática nas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico. Há quem diga que Paulo fala deste assunto com zombaria das lideranças de Jerusalém, que ainda estavam presos às tradições do judaísmo, aproveitando, neste caso, dos benefícios previstos na legislação de Moisés, quanto ao ministério viver a custa dos filhos de Israel durante a velha dispensação.

SEGUNDO OS HOMENS. Por incrível que pareça, aqueles que vivem explorando o povo de Deus, no tocante a fazer a obra do Senhor, se utilizam de textos bíblicos distorcidos para apoiarem o comercio da fé. Bem como, o povo simples, que não tem profundo conhecimento da palavra de Deus alimenta o comercio da fé dos mercenários, pensando que estão cumprindo determinadas exigências das Sagradas Escrituras.

OU NÃO DIZ A LEI TAMBÉM O MESMO. No tempo da lei, dez tribos entraram na terra de Canaã, e duas ficaram do outro lado do Rio Jordão. Portanto, a terra de Canaã foi dividida em nove partes iguais, sendo que a tribo de Levi não herdou heranças da terra em Canaã. Esta mesma tribo, foi designada por Moisés que ficaria responsável em cuidar do tabernáculo e da lei, mas em compensação receberia alimentos das demais.

PORQUE NA LEI DE MOISÉS ESTÁ ESCRITO. Esta é uma citação feita com base em Deuteronômio 25:4 - Não atarás a boca ao boi, quando trilhar. A pergunta é: A igreja gentílica está no tempo da lei ou no tempo da dispensação da graça de Deus, em que o seguidor do evangelho recebe a salvação de maneira gratuita? Agora, a verdade é que, as lideranças da igreja matriz de Jerusalém, viviam mais a lei do que o evangelho.

NÃO ATARÁS A BOCA AO BOI. Isso era algo que na prática até os que não servem a Deus fazem, porque sabem que se não alimentarem o boi, como que ele vai ter força para trabalhar na limpeza da lavoura? Isso não tem nada a ver com religião, nem tudo que está na lei de Moisés era algo a ser aplicado como dever religioso, Moisés escreveu para os hebreus uma legislação com regras para todas as áreas da vida social.

QUE TRILHA O TRIGO. Os argumentos dos líderes de Jerusalém eram de que eles estavam no lugar do boi, que trabalha com muito esforço para cortar a terra, a fim de preparar o terreno para que seu dono colhesse os seus frutos, como resultado de uma grande plantação. A partir do versículo doze, Paulo demostra que ele estava falando de como funcionava nas igrejas ligadas às lideranças da igreja matriz de Jerusalém.

PORVENTURA TEM DEUS CUIDADO DOS BOIS? O ser humano é muito astucioso e perspicaz, no sentido de tirar proveito do seu próximo. Se utilizam dos mais sofisticados argumentos para sustentarem suas teses, e no final das contas sair ganhando em tudo. Aqueles que tiravam proveito dos costumes e tradições da lei de Moisés, não queriam largar o osso para levarem uma vida fácil à custa dos outros. Hoje tem muita gente se fazendo de discípulos de Cristo, mas são discípulos de Moisés.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 9:6-7

1 Coríntios 9:6-7 - Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?
OU SÓ EU E BARNABÉ. Por que Paulo cita o nome de Barnabé? Porque foi justamente com Barnabé que Paulo esteve em Jerusalém para estabelecer um acordo com as lideranças de Jerusalém sobre a área de atuação dele nos campos transculturais dos gentios. Enquanto que os líderes de Jerusalém ficariam responsáveis pela evangelização dos judeus. Paulo está focalizando a diferença que havia entre as igrejas ligadas as lideranças de Jerusalém e as administradas por ele e seus amigos.

NÃO TEMOS DIREITO DE TRABALHAR? Ao que tudo indica, as lideranças ligadas à igreja matriz de Jerusalém deixaram suas atividades seculares para se dedicarem a obra de Deus, tomando o conselho de Cristo que os chamou para serem pescadores de Almas. Porem, Paulo, Barnabé e seus companheiros de ministério trabalhavam em suas profissões para se manterem e não depender financeiramente da igreja de Cristo.

QUEM JAMAIS MILITA A SUA PRÓPRIA CUSTA. Esse era o argumento das lideranças de Jerusalém, que em parte ainda estavam ligadas as tradições costumes e práticas do judaísmo, até porque, o grupo de Jerusalém vivia um momento de transição entre o tradicional judaísmo e o novo cristianismo, fundado por Cristo Jesus. Já Paulo procurava implantar o verdadeiro cristianismo nas igrejas por ele fundadas.

QUEM PLANTA A VINHA. As lideranças de Jerusalém também se baseavam no que era praticado nos templos de Jerusalém, no que diz respeito aos sacerdotes levíticos, em que eles recebiam uma recompensa social dos filhos de Israel, para cuidarem, primeiro do tabernáculo e depois dos templos que foram construídos. Como eles não receberam herança das terras de Canaã, então recebiam alimentos como recompensa.

E NÃO COME DO SEU FRUTO? De forma que, as lideranças de Jerusalém não recebiam salários para fazerem a obra de Deus, porque não há provas disto, mas eles recebiam o seu sustento, o alimento de cada dia, para não precisarem exercer suas profissões seculares, e com isso se dedicarem mais pessoalmente, a obra da igreja. Tanto o soldado que trabalhava para o governo quanto o agricultor ganhavam pão pra comer.

OU QUEM APASCENTA O GADO. Na realidade, as lideranças de Jerusalém não eram assalariadas para cuidarem da obra de Deus, eles apenas recebiam o alimento que comia para apascentar a igreja de Cristo. Hoje, de maneira abusiva, se faz do evangelho uma mercadoria, por meio do comercio da fé, e do ministério uma profissão para se ganhar dinheiro. Já Paulo não agia como os líderes de Jerusalém.

E NÃO SE ALIMENTA DO LEITE DO GADO? Todos os três exemplos dados pelo apóstolo dos gentios, recebiam como recompensa o seu alimento. Os saldados recebiam do governo o alimento para servir ao exército, o agricultor comia dos alimentos colhidos em suas lavouras e o criador de gado se alimentava do leite. O ministério ligado às lideranças de Jerusalém agia baseado nestas metáforas. Um pouco mais a frente, Paulo diz que não fazia nada disto nas igrejas por ele fundadas.

1 Coríntios 9:4-5

1 Coríntios 9:4-5 - Não temos nós direito de comer e beber? Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
NÃO TEMOS NÓS DIREITO. Do versículo quatro ao onze, Paulo fala de maneira comparativa sobre como funcionavam as igrejas ligadas às lideranças de Jerusalém, que eram diferentes das igrejas administradas por ele e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Uma simples leitura do Novo Testamento, não dá para perceber que a igreja primitiva estava dividida em dois núcleos administrativos, onde o primeiro era ligado a Jerusalém, e o outro era as igrejas fundadas e administradas por Paulo.

DE COMER E BEBER? Nesta parte, o autor fala da questão financeira, quanto ao ministério das lideranças de Jerusalém, que conforme a mensagem do evangelho, eles eram sustentados pela igreja, em termos de alimentos. Não se cobrava dízimos dos fiéis, mais eram aceitas ofertas voluntárias para sustento do ministério. Isso, das lideranças ligadas a Jerusalém. Quanto a Paulo, ele não aceitava nem mesmo isso.

NÃO TEMOS NÓS DIREITO DE LEVAR CONOSCO. Já neste ponto, o escritor fala de como funcionavam as coisas, no que concernem aqueles que eram possivelmente casados, isso, quanto às lideranças ligadas a Jerusalém. Se Paulo e os ministros do evangelho consagrados e ordenados por ele quisessem poderiam ser acompanhados pelas suas respectivas esposas, isso sobre aqueles que supostamente fossem casados.

UMA ESPOSA CRENTE. As regras quanto à igreja primitiva, ligada as lideranças de Jerusalém, não mudou lá muita coisa do judaísmo tradicional de Israel. Até porque, os apóstolos de Jerusalém viviam um momento de transição entre o antigo judaísmo e o novo cristianismo fundado pelo Senhor Jesus, como religião oficial da igreja de Cristo. Já as igrejas gentílicas ligadas a Paulo viviam o verdadeiro cristianismo que prevaleceu.

COMO TAMBÉM OS DEMAIS APÓSTOLOS. É biblicamente quase impossível de comprovar que os demais apóstolos de Cristo fossem casados, porque se fossem, o evangelho em sua totalidade encobre este fato, não se sabe por quê. O fato é que o Novo Testamento nem fala sobre as esposas dos apóstolos, se era, que eles tinham esposas. Há quem diga, baseado nisto, que o ministério seguiu o estado celibatário.

E OS IRMÃOS DO SENHOR. Há várias referências bíblicas indicando que o Senhor Jesus tinha os seus meios irmãos, isso por parte de sua mãe, até porque ele não era filho biológico de José, marido de Maria, sua mãe. Estes irmãos de Jesus só vieram a se converter ao cristianismo, mais tarde, depois da ressurreição do Cristo de Deus. Temos o caso de Tiago, irmão do Senhor, que se tornou a principal liderança de Jerusalém.

E CEFAS. Por que Paulo colocou Cefas, que é Pedro, separadamente? Porque segundo o Novo Testamento, ele era efetivamente casado, porque já era casado antes de ser chamado por Cristo para ser apóstolo do Senhor. Interessante é que o evangelho fala da sogra de Pedro, no evento em que Cristo a curou de febre, mas não fala no nome da esposa de Pedro. Quem defende o celibato para o ministério, argumenta que o Novo Testamento não faz menção dos nomes das esposas das lideranças cristãs.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 9:2-3

1 Coríntios 9:2-3 - Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. Esta é minha defesa para com os que me condenam.
SE EU NÃO SOU APÓSTOLO. Desde o começo, quando Paulo teve um encontro com Cristo na estrada de Damasco, que Deus o separou para um ministério independente. Depois de três anos e meio, ele esteve em Jerusalém, certamente para pedir apoio das lideranças da igreja matriz, mas não encontrou apoio dos que se achavam os mais importantes do cristianismo. Paulo foi pioneiro em desbravar novos campos missionários transculturais no mundo gentílico, mas não teve o apoio de ninguém.

PARA OS OUTROS. Estes “outros” sobre os quais fala o autor, dizem respeito aos seus oponentes, inimigos, adversários dentro das igrejas cristãs, bem como ele fala mais especificamente sobre os que eram das lideranças de Jerusalém. O chamado grupo dos apóstolos de Jerusalém, de início não reconheceu que Paulo também era um apóstolo de Cristo, apenas mais tarde, o reconheceram como missionário do reino de Cristo.

AO MENOS O SOU PARA VÓS. No entanto, não somente aquela importante igreja de Cristo em Corinto, mais centenas de outras comunidades cristã fundadas por Paulo no mundo gentílico reconhecia na verdade que Paulo era um autêntico apóstolo de nosso Senhor Jesus Cristo. Quem conhece bem o Novo Testamento deve de forma honesta reconhecer o valor deste homem de Deus, como um instrumento do reino de Deus.

PORQUE VÓS SOIS O SELO. Percebe-se a importância da igreja cristã de Corinto para o ministério de Paulo em toda aquela região da Ásia, assim como a igreja de Cristo em Filipos era a porta de entrada para toda a Europa. Paulo se utilizava de Éfeso e de Corinto para evangelizar a Macedônia, Acaia e Ásia menor, que eram conglomerados de cidades e povoados, onde o apóstolo dos gentios fundou muitas igrejas.

DO MEU APOSTOLADO. Pela importância da igreja cristã de Corinto, o apóstolo dos gentios há usava como cartão postal do seu apostolado aos gentios. Afirmava Paulo por onde passava que a igreja cristã de Corinto era a garantia e o maior exemplo de que o seu apostolado foi efetivamente aprovado por Deus. Não somente para fundar aquela comunidade cristã, mas para mantê-la firme, Paulo passou por muitas lutas.

ESSA É A MINHA DEFESA. Na sua segunda carta a esta mesma igreja, nos seus últimos três capítulos, conhecida como carta mais severa de Paulo as igrejas por ele fundadas, o apóstolo dos gentios faz sua defesa de forma sistemática, contra a todos aqueles que o acusavam de tantas coisas. A igreja de Corinto, conforme se pode perceber era uma das mais dividida daquela época, com os partidos e facções, com rachas e divisões.

PARA COM OS QUE ME CONDENAM. Paulo passou mais ou menos um ano e meio na fundação daquela comunidade cristã, depois podendo ser comprovado pelo menos mais três visitas suas aquela igreja. Mas existiam outras lideranças do cristianismo desejando se infiltrar como líder principal naquela igreja, e para que pudessem ganhar ponto dos líderes locais e da igreja, tentavam desmontar a liderança de Paulo, o acusando injustamente de muitas coisas, que não eram verdades, mas sim, mentiras.

1 Coríntios 9:1

1 Coríntios 9:1 - Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?
NÃO SOU EU APÓSTOLO? Tudo indica que os opositores de Paulo na igreja de Corinto viviam tentando desqualificar o apostolado de Paulo, afirmando de que ele não era apóstolo de Cristo, porque não fazia parte do grupo apostólico de Jerusalém. Todavia, se para os adversários de Paulo, ele não era apóstolo de Cristo, mas os irmãos da igreja cristã de Corinto sabiam que Paulo era na verdade um autêntico apóstolo de Cristo, um homem de Deus, enviado ao mundo gentílico, como missionário transcultural.

NÃO SOU LIVRE? Para o grupo apostólico de Jerusalém e as igrejas ligadas a eles, à legislação de Moisés continuava em pleno vigor. Na realidade, Cristo veio para fazer uma profunda reforma no judaísmo, mas foi rejeitado pelos judeus. Desta forma, os seus apóstolos de Jerusalém estavam vivendo um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. Mas para Paulo, ele já era liberto da servidão da lei.

NÃO VI EU. Outra das acusações dos oponentes de Paulo naquela igreja era de que ele nem ao menos conhecia pessoalmente a Cristo Jesus, porque se converteu depois da morte e ascensão de Cristo aos céus. Mas, a verdade é que Paulo teve um encontro com o Cristo ressurrecto na estrada de Damasco, quando de caminho a perseguir os seguidores de Cristo. Assim sendo, ele também viu pessoalmente a Cristo Jesus.

A JESUS CRISTO. O nome e o sobre nome do Filho de Deus nos ensinam sobre o Jesus como homem e sobre o Cristo que é Deus, ou seja, Jesus Cristo também era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Jesus era o nome próprio do Filho de Deus e Cristo nos ensina da missão do Messias de Deus como sendo o enviado e ungido de Deus Pai. O nome Jesus quer dizer: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados e o adjetivo Cristo de sua missão para implantar a nova dispensação da graça.

SENHOR NOSSO? Tanto os apóstolos de Jerusalém, quanto o grande apóstolo Paulo buscavam de todos os modos falarem de Cristo a tempo e fora de tempo, a fim de que as pessoas se tornassem servas de Cristo. A igreja, composta de judeus e gentios convertidos ao cristianismo já tinha a Cristo como Salvador, mas também como Senhor, uma vez que, quem de fato se converte, não faz mais a sua própria vontade.

NÃO SOIS VÓS A MINHA OBRA. Paulo se achava um privilegiado em poder testemunhar que havia fundado uma igreja cristã na cidade de Corinto, cidade esta que era estratégica para a evangelização da Grécia, Acaia e Macedônia. Muitos não esperavam que o apóstolo dos gentios conseguisse fundar uma igreja cristã naquele lugar, porque Corinto era uma cidade devassa e dominada pela idolatria e prostituição.

NO SENHOR? O escritor era consciente de que sozinha não chegava a lugar nenhum, por isso que ele atribui seus trabalhos e atividades a Cristo Jesus, o seu Senhor, bem como Senhor da igreja cristã de Corinto. Paulo não fundava as comunidades cristãs em nome de uma organização religiosa como fazem nos dias de hoje, mas seus labores em prol do reino de Cristo eram realizados para de fato levar as pessoas a Cristo e não ao reino dos homens, como fazem nos dias de Hoje, com as denominações diversas.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:13

1 Coríntios 8:13 - Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.
POR ISSO. Existem nos textos bíblicos palavras e até frases soltas, tais como: por isso, todavia, porque, porem, mais e outras, que na maioria das vezes, servem de conexão entre o texto anterior e o que o autor passa a dizer em seguida. Já em outros casos, estas palavras ou frases soltas, servem de introdução ao novo tema a ser abordado pelo escritor. Bem como, em alguns casos, o escritor põem estas palavras ou frases como ênfase ao tema que ele vai tratar dentro do versículo a que está escrevendo.

SE A COMIDA. Neste capítulo, o apóstolo dos gentios está tratando das questões que envolviam práticas das dietas alimentares dos irmãos daquela igreja de Corinto. Ao que tudo indica, haviam muitas dúvidas por parte dos leitores de Paulo sobre como lidar com os alimentos, principalmente no que concerne aos manjares que eram supostamente consagrados aos ídolos ou falsos deuses das religiões do paganismo.

ESCANDALIZAR. A preocupação do apóstolo Paulo era de que os líderes da igreja de Corinto tivessem muito cuidado, no sentido de não prejudicar aos novos convertidos ou aqueles que eram infantes na fé, para que não se escandalizassem por conta de determinadas dietas praticadas dentro e fora da comunidade cristã. É de fato uma grande responsabilidade das lideranças cristã, alguém se desviar por culpa delas.

A MEU IRMÃO. Paulo era um gigante na obra de evangelização, com o intuito de ganhar vidas para o reino de Cristo. Desta forma, ele fazia o possível, e até coisas difíceis para que mais vidas se convertessem ao verdadeiro cristianismo. O seu grande esforça era para que jamais viesse a ser pedra de tropeço no caminho da salvação de quem quer se seja. As lideranças da igreja devem se esforçar neste sentido. Mas que os bons exemplos das lideranças agreguem mais pessoas à igreja remida de Cristo.

NUNCA MAIS COMEREI CARNE. Com isso, o escritor demostra o quanto ele dava valor aos seus filhos na fé e a todos aqueles que confessavam a Cristo como Senhor e Salvador. Se fosse necessário deixar de comer carne de uma vez por todas, Paulo estava disposto a isto, desde que fosse para que os irmãos permanecessem nos caminhos do evangelho libertador do Senhor Jesus. Isso é cativante como exemplo.

PARA QUE MEU IRMÃO. Primeiro, se percebe a humildade do apóstolo dos gentios, que mesmo sendo uma das mais proeminentes lideranças cristãs de sua época, porem, tinha o sentimento de igualdade aos demais servos de Cristo, quando os chama de meus irmãos. O modo de vida que Paulo vivia em torno da obra de Deus era uma forma de alavancar seus cuidados em edificar a vida dos seguidores de Cristo.

NÃO SE ESCANDALIZE. Nem todos têm a mesma fé, e nem todos alcançam maturidade espiritual, mesmo fazendo parte da igreja há muito tempo. Para o escritor desta carta, os maus exemplos das lideranças cristãs serviam para a desconstrução da vida espiritual frágil dos infantes espirituais. Quem é chamado para liderar o rebanho do Senhor deve se esforçar o máximo para não dar mau exemplo, no sentido de causar o desviou dos fracos na fé. É grande a responsabilidade dos que se acham líder da igreja.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:11-12

1 Coríntios 8:11-12 - E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.
E PELA TUA CIÊNCIA. Na realidade existiam alguns que faziam parte da igreja cristã de Corinto, que se gabavam de serem os mais sábios de todos, e chegavam a afirmar que não tinha problema se um cristão participasse das celebrações que eram oferecidas aos ídolos e aos falsos deuses, porque tais ídolos nada eram no mundo. Porem, se para estes tais não afetava a suas consciências, mas haviam outros que eram débeis na fé, que se escandalizavam com isso, e terminavam se desviando dos caminhos do Senhor.

PERECERÁ O IRMÃO FRACO. O autor esta falando naqueles casos em que, os irmãos mais fracos na fé se desviavam da igreja, por causa dos que se achavam fortes, e que faziam coisas que para os mais fracos era escândalo. Ao se referir aos irmãos mais fracos, Paulo certamente se reporta sobre aqueles que eram novos convertidos, e que ainda não haviam se firmado nos caminhos do evangelho, os infantes espirituais.

PELO QUAL CRISTO. O irmão mais simples da igreja de Cristo tem valor igual a qualquer outro que faz parte do povo de Deus, até mesmo aqueles que se dizem líderes do rebanho do Senhor. Diante de Cristo, e do coração de Deus, não tem ninguém mais importante do que o outro, porque todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, se tornam filhos de Deus, e como tal, todos tem igual valor.

MORREU. O apóstolo dos gentios era especialista em focalizar o valor expiatório da morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Na verdade, antes mesmo da vinda do Messias de Deus a este mundo, já estava previsto que o Cristo de Deus morreria em morte substituta pelos suas ovelhas desgarrada, por isso que está escrito, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele. Cristo morreu por nós, pagando o alto preço da redenção, como sendo a propiciação que trouxe a paz.

ORA, PECANDO ASSIM CONTRA O IRMÃO. Deve haver um grande esforço de todos os líderes cristão, no sentido de evitar que alguém se desvie dos caminhos do Senhor, por conta dos escândalos que ocorrem no meio do povo de Deus. Se alguém faz algo, que para ele não é pecado, mas que o irmão fraco se sentir que foi atingido negativamente em sua consciência, então, o que se acha forte, pode pecar contra o fraco.

FERINDO A SUA FRACA CONSCIÊNCIA. Os ministros do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo são chamados para servir de bons exemplos para o rebanho do Senhor, vivendo de tal maneira que não venham a escandalizar os mais fracos na fé. Assim como os ímpios irão prestar contas diante do grande trono branco, os que confessam o nome de Cristo também irão comparecer ante o tribunal de Cristo (2 Corinto 5:10).

PECAIS CONTRA CRISTO. No que diz respeito ao nosso próximo, Cristo estabeleceu em sua lei que, devemos amar ao nosso semelhante, como amamos a nós mesmos. Desta forma, quando pecamos contra os nossos irmãos, sendo causa de escândalo para eles, estaremos pecando sistematicamente contra o Senhor Jesus. Não se pode desprezar a obra de redenção que Cristo efetuou em prol de suas ovelhas, isso é um perigo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...