sábado, 27 de abril de 2019

Romanos 10:14

Romanos 10:14 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
COMO, INVOCARÃO. O povo hebreu aprendeu com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó de como invocar o nome do Senhor, porque o próprio Deus buscou ter comunhão com seu amigo Abraão. Mas os gentios não tiveram este mesmo privilégio, pelo contrário, as demais nações do mundo foram ensinadas pelos seus líderes religiosos e políticos que deveriam adorar e venerar aos ídolos, as imagens de esculturas e as falsas divindades, além dos próprios líderes políticos que eram endeusados.

AQUELE EM QUEM. Paulo fala do Deus que tirou o seu povo do Egito, da casa da servidão com mão forte e com braço estendida, e que implantou Israel em Canaã, terra que manava leite e meu. O mesmo Deus fiel, que cumpria sua promessa feita a Abraão, e que se comprometeu a abençoar ricamente o seu povo, se eles dessem ouvido aos seus conselhos através da sua aliança, que mandara por meio de Moisés.

NÃO CRERAM? Percebe-se, ainda que indiretamente uma crítica do apóstolo aos seus irmãos judeus, porque eles não cumpriram seu papel como deveriam, em honrarem o nome de Deus diante das demais nações do mundo antigo. Se Israel tivesse sido fiel ao seu Deus como determinava a legislação de Moisés, sistematicamente os demais povos teriam se rendido ao Deus verdadeiro crendo Nele, por ver Israel abençoado.

E COMO CRERÃO NAQUELE. Os judeus tinham uma função missionária e de representação muito importante para o mundo antigo, como os remidos de Cristo tem nos dias de hoje para o mundo. Os dois cativeiros, assírio e babilônico, além do domínio de Roma sobre os hebreus se constituiu em uma vergonha para os judeus, porque as demais nações ridicularizavam com eles, dizendo: Cadê o vosso Deus, em quem vocês tanto confiam? E o nome de Deus era blasfemado por causa dos judeus.

DE QUEM NÃO OUVIRAM? Israel não honrou o nome de Deus como era o seu dever, não serviu de testemunho iluminador para os povos antigos, pelo contrário envergonharam o nome do seu Deus. Mesmo em terras estranhas, não falaram das grandezas do seu Deus, porque poucos dos judeus deram testemunho do Senhor, como fez Mardoqueu, Daniel e seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego.

E COMO OUVIRÃO. Já que Deus permitiu que o seu povo fosse levado cativo para outros países, então, os judeus deveriam servir de luz para os gentios, mostrando de que o Deus a quem eles serviam era o Deus Todo-poderoso. Os cativeiros permitidos por Deus para o seu povo deveria servir de testemunho, a fim de que as demais nações ouvissem falar das grandezas do Deus de Israel, como aconteceu lá no Egito.

SE NÃO HÁ QUEM PREGUE. Mas, os judeus ficaram calados, e não honraram ao nome do Senhor como deviam. Muitos se acomodaram e não buscaram ao Deus que os havia libertado do Egito. Nota-se a importância dos ministros do evangelho diante da sociedade onde vivem, porque como representantes do reino de Deus devem influenciar positivamente outras pessoas quanto à pessoa de Cristo. Precisamos pregar o evangelho para aquelas pessoas que ainda não tiveram um encontro com Cristo.

Romanos 10:12-13

Romanos 10:12-13 - Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
PORQUANTO NÃO HÁ DIFERENÇA. Antes da vinda do Messias de Deus, sim, havia uma diferença gritante dos povos quanto à comunhão e acesso da Deus. Mas com a vinda de Cristo, tudo mudou e mudou para melhor para todos os povos do mundo. O evangelho declara que Cristo derribou a parede de separação que havia no meio entre os hebreus e as demais nações do mundo, os chamados gentios. Cristo como Mediador de uma nova aliança, Ele estabeleceu a reconciliação de todos com Deus.

ENTRE JUDEU. No caso do tempo da antiga dispensação ou no tempo da antiga aliança da lei, somente os judeus foram favorecidos com o pacto mosaico, em que o tratado era nacionalista e exclusivista com os filhos de Israel. Com a manifestação do Emanuel de Deus, Jesus Cristo, então, a relação de Deus com os judeus passou a ser igual com todos os demais povos de todo o planeta terra, é isso que declara o evangelho.

E GREGO. Na antiga aliança da lei, os gregos ou gentios ficavam de fora da aliança mosaica, por isso que os judeus afirmavam de que os gentios não tinham direito as bênçãos de Criador de todas as coisas. Os gregos sobre os quais fala o escritor eram os pagãos que não participavam do judaísmo, e nem queriam saber de Deus, por isso que está escrito, fui achado por um povo que não me procurava, diz o Deus de Israel.

PORQUE UM MESMO É O SENHOR DE TODOS. Antes da vinda de Cristo, somente os judeus invocavam ao Deus verdadeiro, porque aprenderam isso com Abraão, Isaque e Jacó. As demais nações ou povos do mundo, não adoravam, nem serviam e nem amavam ao Deus de Israel, porque os gentios sempre foram enganados pela idolatria, ou politeísmo, com a adoração e veneração aos ídolos e as imagens de esculturas.

RICO PARA COM TODOS OS QUE O INVOCAM. Notamos nesta colocação de Paulo a importância da obra de Cristo em prol de todos os povos do mundo, incluindo também os judeus, porque a propiciação e expiação de Cristo criou um novo ambiente de reconciliação e paz entre Deus e os filhos dos homens. Agora, todo aquele que crer em Cristo Jesus tem livre acesso ao trono da graça e ter comunhão com Deus.

PORQUE TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR. Este “Senhor” sobre o qual escreve o apóstolo dos gentios, tanto se refere a Deus, o Deus de Israel, como também ao Senhor Jesus Cristo. Mas como ninguém chegará diante de Deus, se não for por Jesus Cristo, Ele que é o único Mediador entre Deus e os homens, há quem diga que neste caso, o pensamento de Paulo estava focado em Cristo Jesus, o Salvador.

SERÁ SALVO. Percebe-se o quanto ficou elevado o conceito de salvação já dentro da nova aliança da graça de Deus para com a humanidade. No tempo da lei de Moisés, os filhos de Israel por mais que se esforçassem, não conseguiram por méritos próprios cumprirem todas as exigências da lei. Mas vindo Cristo, Ele facilitou o acesso a Deus, proporcionando que os seus remidos sejam abençoados pelos céus, além e principalmente proporcionando a salvação e vida eterna aos seus escolhidos.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Romanos 10:10-11

Romanos 10:10-11 - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
VISTO QUE COM O CORAÇÃO. Paulo faz uma defesa forte em prol do cristianismo, diante de seus leitores judeus, ao afirmar que a religião fundada por Cristo é diferente do tradicional judaísmo de Israel. Porque conforme a legislação de Moisés, o judeu tinha que mostrar as obras exteriores da lei, como justificativa de que era de fato um seguidor do judaísmo. Já no cristianismo, não precisa o homem mostrar para os outros que segue a Cristo, mas neste caso a fé é algo construído no coração de cada um.

SE CRER PARA A JUSTIÇA. A fé que justifica o remido de Cristo não é algo exterior, como faziam os seguidores do judaísmo, que diante da sociedade judaica tinham que ser até certo ponto hipócritas, para então provar que faziam parte da sociedade religiosa do judaísmo. A fé é algo misterioso, em que não se ver com os filhos físicos, mas que representa a plena confiança do eleito de Cristo, no seu Senhor e Salvador.

E COM A BOCA. A fé é dentro do coração, agora, ela se manifestava por meio da confissão pública, não por obras de justiça própria do escolhido de Cristo, mas com o testemunho de que Jesus era de fato o Messias de Deus. Muitos dos cristãos primitivos foram levados perante as autoridades judaicas ou romanas como prova de fé, no sentido de que negassem o nome de Cristo e blasfemassem contra o Senhor.

SE FAZ CONFISSÃO PARA A SALVAÇÃO. Porem, os verdadeiros discípulos do Senhor Jesus, não negavam a sua fé no nome do Senhor Jesus, como sendo o Messias de Deus, por isso que muitos foram mortos em defesa da sua confissão de fé em Cristo. Portanto, era crença comum entre os seguidores do cristianismo que, todos aqueles que morressem em defesa da fé em Cristo Jesus, eram dignos da vida eterna.

PORQUE A ESCRITURA DIZ. Esta é uma frase recorrente de Paulo nesta sua carta aos Romanos, como confirmação de que tudo que estava acontecendo, quanto a pessoa de Jesus Cristo, bem como o modo operante da nova dispensação, tinha o apoio das Escrituras mais antigas das literaturas religiosas dos hebreus. Esta faceta utilizada por Paulo também revestia de autoridade suas teses, principalmente diante dos judeus.

TODO AQUELE QUE NELE CRER. “Nele” fala sobre Jesus de Nazaré, o Messias prometido por Deus, conforme as profecias messiânicas do Velho Testamento, que também era o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. Todo aquele que tem fé em Cristo Jesus e em sua obra perfeita e poderosa de redenção, ganha o direito a salvação e vida eterna, porque passa a ser justificado diante da justiça de Deus.

NÃO SERÁ CONFUNDIDO. O apóstolo dos gentios assegura que, os remidos de Cristo estão firmes nas mãos do Salvador da humanidade, e com isso podem ficar tranquilos que não serão envergonhados. A forma como Deus opera por meio da nova dispensação e pela obra já realizada de redenção do Senhor Jesus gera no coração dos seus escolhidos a segurança de que vamos ser herdeiros da salvação. O que Deus oferece a humanidade de forma gratuita é algo mais que fantástico, é só bênção.

Romanos 10:9

Romanos 10:9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
A SABER: SE COM A TUA BOCA. Verdade é que muitos dos judeus creram que o Senhor Jesus era o Messias de Deus, mas por causa das perseguições dos líderes do judaísmo, não confessavam publicamente sua fé em Cristo Jesus. A bíblia fala de multidões que foram beneficiadas pelas virtudes do Senhor Jesus, com Milagres, prodígios e sinais que Ele operava em favor dos necessitados, porem, estes mesmos o negaram na hora da condenação, quando autorizaram sua crucificação na cruz.

CONFESSARES. O Senhor Jesus foi um guerreiro por enfrentar todas as autoridades religiosas de Israel, bem como as autoridades políticas de Roma, quando veio realizar a implantação da nova dispensação da graça de Deus. E o que Ele esperava dos seus conterrâneos hebreus era de que confessassem diante dos líderes do judaísmo de que Ele era o Messias prometido por Deus, e ainda o Mesmo Emanuel, Deus conosco.

AO SENHOR JESUS. Os apóstolos de Jerusalém também demostraram grande coragem ao continuarem a obra do cristianismo em todo o Israel, e o apóstolo Paulo foi igualmente um lutador pela causa do Mestre, porque aonde ele chegava, procurava uma sinagoga judaica, e quando tinha oportunidade, confessava que Jesus Cristo era o Messias de Deus. Confessar a Jesus é dizer que Ele é nosso Senhor e Salvador.

E EM TEU CORAÇÃO CRERES. Enquanto os méritos pessoas, tais como as obras da lei era o elemento essencial da lei de Moisés, o que reprovava os seguidores do judaísmo, por não conseguirem cumprir as exigências da lei. No cristianismo, o elemento humano que leva o homem a ter paz com Deus é a sua fé. Porque a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. Razão porque Paulo fala da fé no coração, porque a confiança em Deus é algo indispensável.

QUE DEUS O RESSUSCITOU. A ressurreição de Cristo passou a ser a base da fé cristã nos seus começos, porque se Cristo não tivesse ressuscitado, a fé dos seus seguidores seria em vão. Quando se diz que Deus foi quem ressuscitou a Cristo, isso nos fala da forma como Deus o exaltou soberanamente, e o ato da ressurreição do Filho de Deus foi só o começo de como o Pai engrandeceu e glorificou o seu Cristo.

DENTRE OS MORTOS. Este fato também era importante para o testemunho de que Cristo estava sentado à destra de Deus, uma vez que, poderia ser que alguém, tais como as autoridades judaicas ou romanas viessem a dizer que Cristo Jesus não havia morrido. Jesus morreu, ficou três dias no seio da terra, transportou os que estavam no seio de Abraão para o paraíso e desceu ao hades para pregar no inferno a sua vitória.

SERÁS SALVO. A fé no coração e a confissão pública são condições indispensáveis para que alguém encontre a graça salvadora de Deus. Portanto, de acordo com a declaração e defesa do evangelho de Cristo, a salvação tem começo na vida de um ser humano a partir de que tal pessoa crer no Senhor Jesus e passa a confessa-lo como Senhor e Salvador. Esta mesma salvação tem prosseguimento na partida desta vida para a outra com Cristo, e principalmente na eternidade, o que se traduz por vida eterna.

Romanos 10:7-8

Romanos 10:7-8 - Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo). Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos.
OU: QUEM DESCERÁ AO ABISMO? O versículo sete faz menção ao que escreveu Moisés em Deuteronômio 30:13 - Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Sendo que Paulo faz um trocadilho de palavras para adaptar essa mensagem ao que realmente ele tencionava dizer aos seus leitores. No caso, o autor fala em abismo, em vez de mar, para então falar a respeito de Cristo Jesus.

ISTO É, A TORNAR A TRAZER DENTRE OS MORTOS. No caso do texto escrito por Moisés, o patriarca desejava dizer para os filhos de Israel que eles não precisavam ir a outro país em busca de uma outra legislação, porque eles tinham a melhor lei possível. No caso dos judeus ou gentios da nova dispensação, eles contavam com o evangelho que de princípio foi pregado por Cristo e pelos líderes do cristianismo.

A CRISTO. No caso da intenção de Paulo em escrever para os judeus, seus leitores, eles não precisavam de que Cristo ressuscitasse mais uma vez, voltar de entre os mortos, porque isso já havia acontecido, e Ele foi visto pelos seus apóstolos e por mais de quinhentos irmãos. É provável que os judeus diziam: Se Ele ressuscitar de entre os mortos, então, nos cremos que Ele é efetivamente o Messias prometido por Deus.

MAS QUE DIZ? A PALAVRA ESTÁ JUNTO DE TI. Agora, o apóstolo dos gentios fala do que está escrito em Deuteronômio 30:14 - Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. O evangelho das boas novas de Cristo era uma mensagem que se difundia cada vez mais, principalmente entre o povo de Israel, desde os profetas messiânicos, passando por João Batista, por Jesus, pelos seus apóstolos de Jerusalém e por Paulo e os demais líderes do cristianismo.

NA TUA BOCA E NO TEU CORAÇÃO. Entre os judeus era só no que se falava, até mesmo os que ainda não confessavam o nome de Cristo como sendo o Messias de Deus era só o que se comentava, porque tudo que aconteceu com o Filho de Deus teve uma repercussão muito grande em Israel. Depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, houve uma cobrança muito grande pelo que fizeram com o Cristo de Deus.

ESTA É A PALAVRA DA FÉ. Com a implantação da nova aliança da graça de Deus por Cristo Jesus, o Messias de Deus, não mais devia prevalecer às exigências da lei de Moisés, como regras para se agradar a Deus, porque o Criador exigia agora simplesmente a fé do povo judeu, bem como de todos os povos do mundo. A justificação passou a ser, não pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo na redenção.

QUE PREGAMOS. Esta carta de Paulo aos Romanos é um exemplo de como o apóstolo pregava o começo de um novo tempo, tanto para os judeus, e principalmente para os gentios. O evangelho passou a ser a nova legislação pela qual o homem crendo no nome de Cristo, como sendo o Messias de Deus, bem como em sua perfeita obra de redenção e propiciação, então, passa a ser justificado diante da justiça de Deus.

Romanos 10:6

Romanos 10:6 - Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo).
MAS A JUSTIÇA. Essa justiça citada por Paulo era totalmente diferente da justiça que defendiam os seguidores do judaísmo, uma vez que, os judeus estabeleciam a justiça própria para auto se justificarem diante de Deus, o que eles não conseguiram, uma vez que estavam totalmente fora do que exigia a legislação de Moisés. Porem, a justiça que é pela fé no nome de Cristo e em sua obra de redenção, não depende de esforços dos filhos dos homens, porque Cristo já fez pelos seus remidos o necessário.

QUE É PELA FÉ. Os cristãos são filhos de Abraão conforme a fé, e não os descendentes físicos do patriarca. A nova dispensação não requer a circuncisão física, nem o cumprimento das exigências da lei de Moisés, mas da fé do seguidor do Senhor Jesus em tudo que determina e promete o evangelho da verdade. A fé não dá méritos ao que há possui, apenas o torna gracioso para receber os benefícios da redenção.

DIZ ASSIM. É bem provável que o escritor esteja pensando no que escreveu Moisés em Deuteronômio 30:11-12 - Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Sendo que o apóstolo faz uma adaptação para expor seus pensamentos e ideias.

NÃO DIGAS. No caso do que falou Moisés aos filhos de Israel, o recado é bem claro de que os filhos dos hebreus não teriam desculpas para defenderem de que não teriam aceso nem compreensão dos escritos da lei. Já no caso dos leitores de Paulo, não seria diferente, além de terem as profecias falando sobre o Messias de Deus, conheciam tudo que estava sendo exposto sobre a nova dispensação da graça de Deus.

EM TEU CORAÇÃO. Conhecendo Paulo os motivos porque muitos dos filhos de Israel haviam rejeitado a Cristo e os que continuavam resistindo aos planos de Deus quanto à nova dispensação da graça. Então, o apóstolo penetra no mais íntimo do coração dos seus leitores para revelar suas intenções mais profundas. Jesus se manifestou e deu todas as provas cabíveis de que era na realidade o Messias prometido. Assim sendo, os seguidores do tradicional judaísmo eram indesculpáveis, quanto a sua incredulidade.

QUEM SUBIRÁ AO CÉU? Diante do exposto por Paulo, há quem diga que os judeus que ainda tinham dúvidas se Jesus de Nazaré era de fato o Messias de Deus, queriam que Jesus viesse outra vez, para passar por tudo que ele já havia passado, provar mais uma vez que ele era de verdade o Messias que Deus tinha falado, a fim de que os seguidores do judaísmo viessem a se converter ao cristianismo, e isso não poderia ser.

ISTO É, A TRAZER DO ALTO A CRISTO. Quanto á missão redentora que o Filho de Deus havia de realizar na terra, já estava tudo consumado, conforme Ele, Jesus deu o brado no alto do Gólgota. Portanto, o que os judeus intentavam em seus corações não poderia ser concretizado, até porque estava determinado que o Cristo de Deus morresse uma única vez pelos pecados do povo. Agora, o Cristo de Deus vem para buscar a sua igreja, mas para os judeus, somente depois é que ele vira para o milênio.

Romanos 10:4-5

Romanos 10:4-5 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO. A lei de Moisés era uma aliança ou pacto com os filhos de Israel, e conforme o evangelho das boas novas de Cristo, esta mesma lei só tinha validade enquanto o Messias não se manifestasse na terra. Cristo veio e implantou uma nova aliança ou pacto, não só com os judeus, mas com todo aquele que crê no seu nome, bem como em sua obra de redenção. Portanto, quem permanece no regime da lei de Moisés tem negado a Cristo, como muitos judeus.

PARA JUSTIÇA. Na antiga aliança da lei, o que os seguidores do judaísmo estabeleceram era de que o judeu que de fato guardasse todos os mandamentos da legislação de Moisés seria justificado diante de Deus. Na nova dispensação, o que tem crédito diante da justiça de Deus, não são as obras dos homens, mas sim, a justiça que Cristo fez em prol do que nele crê, porque agora é a fé e a graça de Cristo que justifica.

DE TODO AQUELE QUE CRÊ. Conforme a lei de Moisés, o seguidor do judaísmo tinha que fazer por onde ser justificado diante da lei por seus méritos pessoas, o que ninguém conseguia. Já na nova dispensação, os remidos de Cristo entram não com as suas obras de justiça própria, mas com a sua fé no nome de Cristo e na sua obra completa de redenção, propiciação e expiação em prol dos que nele crê de verdade.

ORA, MOISÉS DESCREVE A JUSTIÇA. Moisés foi um dos mediadores da lei de Deus para com os filhos de Israel, além de ser o homem que foi designado para escrever tudo que na sua legislação estava ordenado. Portanto, o que estava determinado no código da lei de Moisés, os filhos de Israel tinham que cumprirem, caso contrário seriam reprovados e não justificados diante da lei, que se tornou realmente impraticável.

QUE É PELA LEI, DIZENDO. As regras eram todas muito claras de acordo com os mandamentos estatutos e juízos da legislação de Moisés. Os filhos de Israel eram obrigados a conhecerem todos os detalhes da lei de Moisés, porque assim a própria lei determinava que os pais ensinassem seus filhos toda a lei, desde a mais tenra idade. Ninguém tinha desculpa de dizer que não conhecia as regras rígidas do judaísmo.

O HOMEM QUE FIZER ESTAS COISAS. Eis aqui o grande problema da lei de Moisés no que diz respeito aos filhos de Israel, isso porque, as regras se tornavam uma exigência que por obrigação os hebreus tinham que cumprirem. Não demorou muito até que os judeus se desviassem completamente das exigências da lei de Moisés, ao ponto de virem os dois cativeiros sobre Israel, assírio e babilônico, além do domínio romano.

VIVERÁ POR ELAS. Se os filhos de Israel tivessem cumprido as exigências da lei de Moisés o resultado seria a bênção total de Deus sobre eles, e por fim, a vida eterna para os seguidores do judaísmo. No entanto, como não obedeceram as ordenanças da lei, então, o resultado foi o castigo, surgindo a necessidade de uma nova ordem de coisa, por isso que Deus enviou o seu Messias, para implantar a nova dispensação da graça, o que já era profetizado por Deus, como um tempo de salvação pela fé e graça.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...