sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Tito 3:3

Tito 3:3 - Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
PORQUE TAMBÉM NÓS ÉRAMOS. Este texto responde ao que foi escrito no texto anterior em que o autor descreve sobre a necessidade de servos mansos no tratamento para com os outros. Se hoje nós somos pessoas que se esforçam para vivermos uma vida mais justa, não podemos nos esquecer de que antes de nos convertermos ao evangelho de Cristo, vivíamos como os incrédulos vivem no mundo. De forma que eu não posso condenar os outros, por aquilo que eu fazia quando ainda estava na mesma situação do meu próximo. Deve haver compreensão nisto.

NOUTRO TEMPO INSENSATOS. Quem éramos nós antes de se convertermos ao evangelho da graça? Éramos justamente iguais em comportamento e modo de vida aos que hoje ainda estão vivendo para as paixões da carne. Não tínhamos sensibilidade para as coisas do reino de Deus, porque éramos programados, como qualquer homem natural, a vivermos somente para as coisas desta vida e deste mundo. O homem natural não tem sensibilidade para as coisas do Espírito de Deus, porque desde a mais tenra idade já é programado a ser mundano e terreno. E vive em torno dos seus sentidos físicos.

DESOBEDIENTES EXTRAVIADOS. Quem éramos nós antes de nos convertermos ao evangelho? Pessoas desobedientes aos mandamentos de Deus, sem dar nenhuma importância ao evangelho da libertação nem acreditar nas coisas de que falam as escrituras. Desobedientes também as leis civis do nosso país e transgressores das leis dos homens. Transviados dos bons costumes e de tudo que representa a ética cristã e social, até porque o homem natural sempre que tem oportunidade de tirar proveito pessoal de qualquer situação, ele não se importar com nenhuma regra ética ou moral.

SERVINDO A VÁRIAS CONCUPISCÊNCIAS E DELEITES. Antes de passarmos pelo processo do novo nascimento éramos pessoas dominadas pelas várias concupiscências carnais. Quando vivemos de conformidade com o evangelho, vivemos para o espírito e para a alma, mas aqueles que vivem para os deleites da carne, procuram satisfazer aos vícios mais degradantes da sociedade. Porque o espírito busca as coisas de Deus, enquanto que a carne busca os prazeres do mundo.

VIVENDO EM MALÍCIA E INVEJA, ODIOSOS. Essas são características próprias daqueles que ainda não se converteram pelo poder do evangelho de Cristo. O homem natural é dominado pela malícia, se deixa levar pela inveja para com o seu semelhante e o seu coração tem facilidade de ser infectado pelo ódio e pela raiva.

ODIANDO-NOS UNS AOS OUTROS. Antes de sermos transformados em uma nova criatura pela influencia do evangelho das boas novas, o que prevalecia em nossos corações era o ódio por aqueles que de alguma maneira nos faziam oposição ou nos contrariasse. Quem não tem Deus em sua vida, só pensa em prejudicar o seu próximo.

Tito 3:2

Tito 3:2 - Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
QUE A NINGUÉM INFAME. O autor continua com suas instruções para com a igreja de Creta no que tange a ética cristã ou a doutrina do evangelho de Cristo. Encontramos na mensagem do evangelho da verdade todos os ensinos necessários para vivermos de tal modo a sermos exemplos de vida para toda a sociedade. O que os discípulos de Cristo precisam é conhecer a palavra do evangelho e por em prática todos os conselhos transmitidos por Cristo e os seus apóstolos e escritores do novo testamento e da palavra de Deus. Paulo recomenda a Tito que ensina aos cristãos de Creta de que não sejam difamadores da vida alheia nem com calúnia nem falso testemunho.

NEM SEJAM CONTENCIOSOS. Uma pessoa contenciosa e alguém que se deixa dominar pelo egoísmo de achar que é dono da verdade e quem os outros têm que se submetem as suas ideias e conceitos. O contencioso está sempre a espreitar a alguém para a contenda de ideias, sem, no entanto respeitar as vontades do próximo, e os cretenses eram mestres em com arrogância buscar dominar e escravizar a mente dos outros por meio de suas filosofias impositivas. O que o autor recomendava era de que os irmãos fossem pessoas que respeitassem a opinião dos outros, até porque Deus criou o homem com livre arbítrio para fazer suas escolhas, e isso deve ser respeitado.

MAS MODESTOS. Esta palavra quer dizer: Cordato, gentil, tolerante, maleável e educado. Em vez de tentar empurrar de ouvido adentro de forma forçada as suas próprias ideias, quem é modesto procura com sentimento de compreensão dialogar de forma educada com os outros. Muitos cristãos precisam rever suas formas de transmitirem o evangelho para que possam se adequar a esta recomendação do evangelho das boas novas. Quem prega o evangelho não tem o direito de forçar as pessoas a se converterem a sua religião, uma vez que, quem convence o pecador dos suas falhas é o Espírito de Deus pela palavra e não o pregador. É o que diz a palavra.

MOSTRANDO TODA A MANSIDÃO. Muitos pregadores quando transmitem a mensagem do evangelho para os pecadores, mais parecem que vão implantar a grande tribulação antes da vinda de Cristo. O que é o evangelho? São boas novas! E o que são boas novas? É uma boa mensagem em que os ouvintes se sintam bem em ouvi-la. As boas novas tem que ser transmitidas de tal maneira que produza paz, alegria e bem-estar. Mostrar mansidão não é gritar desesperadamente nos ouvidos dos pecadores tentando forçar uma suposta conversão. Tem muitos tipos de mensagens que funciona como o estopim do que se pode chamar de pressão psicológica e isso não é bom.

PARA COM TODOS OS HOMENS. Não podemos fazer acepção de pessoas naquilo que fazemos ou falamos. Assim como se vive quando está dentro da igreja, da mesma forma se deve viver no meio da sociedade. O seguidor de Cristo, como luz do mundo e sal da terra deve em todos os aspectos demonstra espírito de mansidão e compreensão para com todas as pessoas. Certamente o autor tem em mente o combate ao que parece ser pessoas de dupla personalidade, na igreja é um cordeirinho e fora da igreja é um lobo. As pessoas do mundo ao olhar para um servo de Cristo tem que ver nele a diferença entre os que servem a Deus e os que não servem.

Tito 3:1

Tito 3:1 - Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra.
ADMOESTA-OS. Admoestar neste caso é ensinar a doutrina cristã aos irmãos sobre os quais Tito era o líder. Significa também aconselhar a igreja de Cristo que estava em Creta a que vivesse de forma a glorificar o nome de Cristo e honrar o evangelho das boas novas. Mas também quer dizer que se necessário for corrigir alguns que porventura andavam de forma desordenada. Seja como for, o que o autor desejava era de que Tito usasse da autoridade que lhe foi outorgada como voz de comando, até porque ele foi consagrado e ordenado pelo apóstolo como ministro da igreja.

A QUE SE SUJEITEM. Paulo determina a Tito que ele aconselhe aos irmãos daquela igreja que fossem sujeitos as autoridades do estado e a todos aqueles que lhes eram seus superiores. Em uma outro de suas cartas ele determina o mesmo, Romano 13:1 - Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.

AOS PRINCIPADOS. Os cristãos de Creta deviam cumprir seus deveres para com Deus, mas também deviam se lembrar de que eram cidadãos civis. E como tal, deviam se submeter aos governantes. Principado neste texto se refere aos governantes humanos e aos administradores públicos ou autoridades civis, que neste caso está em foco às autoridades ligadas ao império romano ou as autoridades locais. E os seguidores de Cristo estariam dando um bom exemplo como cidadãos, a partir do momento que obedecessem as leis do seu País, do seu Estado ou de sua Cidade.

E POTESTADES, QUE LHES OBEDEÇAM. Dentro da hierarquia de poder, potestades, significam as autoridades de menor poder diante do Estado. E neste ponto desta epístola quer dizer: Todo aquele que está em posição de superioridade a outrem. De forma que, os irmãos deviam ser sujeitos às próprias autoridades da igreja, como também tinham o dever de se sujeitarem aos seus próprios patrões, além é claro das autoridades públicas, como governadores, prefeitos, autoridades do exército e todas as demais pessoas que representavam o domínio e o poder do império romano e do próprio País. Esperava-se que os seguidores de Cristo fossem obedientes em tudo.

E ESTEJAM PREPARADOS PARA TODA BOA OBRA. O autor recomenda que os cristãos fossem pessoas praticantes do amor fraternal em toda forma de viver, não somente na comunidade cristã, mas também no meio social em que viviam. Em uma interpretação para os dias de hoje, poderíamos dizer que se espera que os cristãos sejam bons exemplos de serviços voluntários em favor do seu próximo, principalmente para suprir as necessidades dos que mais precisam. Em casos de calamidades públicas, não se pode esperar somente do poder público, todos podem ajudar de alguma maneira.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:15

Tito 2:15 - Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
FALA DISTO. Falar do que? O autor desta carta recomenda que o seu amigo Tito pregue sobre o conteúdo desta epístola na igreja que ele administra e por onde passar anunciado os ensinos do evangelho das boas novas de Cristo. O desejo de Paulo era de que a mensagem da salvação fosse anunciada de todas as formas, aconselhando a todos os homens que se convertam e deixem as coisas profanas do mundo para viverem para as coisas de Deus e do seu reino. Além do mais, o apóstolo também recomenda a Tito que ensine a doutrina do evangelho de Cristo, a fim, de que os cristãos vivam uma vida digna do nome de Cristo com o bom testemunho.

EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que a igreja precisavam mesmo era de conselheiros e não de líderes carrascos com suas imposições impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar. É bom lembrar que estamos no tempo da nova dispensação da graça e não no período a lei de Moisés.

E REPREENDE. O que Paulo recomenda a Tito era de que ele colocasse as coisas em ordem para que a igreja de Creta não virasse a casa de mãe Joana. Na realidade espera-se de um líder cristãos, aquele que administra a igreja de Cristo, ou templo religioso do cristianismo, que ele seja uma pessoa organizada e que procure dentro do possível incentivar os seguidores do evangelho a que respeitem o templo, como local de reunião da comunidade cristã, onde se cultua e se adora a Deus. Essa repreensão a que se refere o autor diz respeito a conversar com aquelas pessoas que não estão de acordo com a doutrina do evangelho e aconselhar para que se concerte.

COM TODA AUTORIDADE. Tito, ao que tudo indica era um jovem líder cristão, que foi ordenado por Paulo ao ministério, mas que por ser ainda muito jovem, alguns dos mais antigos não queriam lhe respeitar como líder da igreja de Creta. Neste ponto, Paulo lembra a Tito e certamente aos demais líderes locais da igreja de Creta, que Tito era uma autoridade eclesiástica que representava a Cristo e também ao grande apóstolo Paulo, que o havia consagrado ao ministério. De forma que Paulo, tal como era, dava carta branca a Tito para que pregasse, ensinasse e exortasse com autoridade.

NINGUÉM TE DESPREZE. É provável que o autor tinha em mente aqueles que se achando mais velhos que Tito, e se achavam no direito de menosprezarem o jovem ministro, Tito. Também pode-se conjecturar que alguns do apóstolos de Jerusalém visitassem aquela cidade, onde Tito era o ministro do evangelho, e procurassem impor restrições ao ministério de Tito. Coisa que Paulo não admitia, nem aceitava.

Tito 2:14

Tito 2:14 - O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
O QUAL. Se refere a Cristo Jesus, que prometeu que haveria de voltar para buscar os remidos que ele comprou com o seu precioso sangue na cruz do Calcário. O qual diz respeito a Jesus, o Nazareno, o Messias de Deus, que veio para cumprir as promessas do Pai, no que concerne a salvação da humanidade. Foi ele quem instituiu a nova aliança da graça de Deus e nos deixou o evangelho das boas novas como legislação do cristianismo. Ele era o Emanuel de Deus, que se manifestou na terra como sendo Deus entre os homens. É o Cristo de Deus que cumpriu todos os requisitos de Salvador. O qual é o Bom Pastor, que deu a sua vida pelas suas ovelhas.

SE DEU A SI MESMO POR NÓS. Sobre isso já estava prometido, conforme Isaías 53:4-7 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

PARA NOS REMIR DE TODA INIQUIDADE. A morte de Cristo na cruz do Calvário tinha o peso da redenção da humanidade. Cristo não pecou, não errou nem falou, mas ele si deu a si mesmo em preço de redenção. Ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, com isso entende-se que ele foi imolado e sacrificado em lugar dos pecadores. O castigo que nos trás a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados, esse foi o trabalho de reconciliação que Jesus realizou entre Deus e os homens. Quando se diz que Cristo é o “remidor” é porque ele nos comprou para si mesmo com o sacrifício voluntário de si mesmo. Cristo morreu para nos dar vida.

E PURIFICAR PARA SI UM POVO SEU ESPECIAL. O sacrifício remidor do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tem o efeito de perdão divino para os remidos em Cristo Jesus. A igreja de Cristo conta com o perdão de Deus em Cristo Jesus, uma vez que a remissão implantada por Cristo, restabelece o vínculo de reconciliação com o Criador, portanto, a paz entre Deus e os homens é o que prevalece na nova dispensação da graça. Os remidos em Cristo gozam dos privilégios da graça divina, porque é o novo Israel de Deus, que pela expiação de Cristo tem promessa de vida eterna. E isso inclui o perdão das iniquidades, e a santificação do espírito e da alma.

ZELOSO DE BOAS OBRAS. Quando se diz que os remidos de Cristo é um povo zeloso é porque é um povo que se dedica de corpo, alma e espírito as coisas do reino de Deus e que procura dentro do possível buscar as coisas do céu. A igreja de Cristo é a representação real do reino de Cristo na terra, por isso, que os seguidores do Senhor Jesus valoriza mais as coisas do evangelho do que as coisas materiais. E quando se afirma que os discípulos de Cristo é um povo de boas obras é que os salvos se esforçam o máximo para dar bom testemunho de que Cristo é o Senhor de suas vidas.

Tito 2:13

Tito 2:13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
AGUARDANDO. No texto anterior o autor recomenda sobre o modo de vida que deve ser participantes aqueles que se dizem ser representantes do reino de Deus. Para restes é aconselhável a renúncia das coisas que contribuem para a impiedade, sem deixar se dominar pelas concupiscência do mundo, sendo convidados a participarem de uma vida sem vícios, com atos e ações que se caracterizam pela justiça, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Aguardando o grande e tão esperado dia do arrebatamento, que representa a redenção da igreja da terra.

A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA. A grande esperança da igreja é justamente participar do arrebatamento prometido por Cristo, ele disse: Vou preparar-vos lugar, e quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. A bem-aventurança dos remidos por Cristo é ter o privilégio de ser participante do arrebatamento da igreja. O dia da vinda do Cristo de Deus para buscar os salvos será um dia de grande alegria e triunfo para os que foram comprados pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

E O APARECIMENTO DA GLÓRIA. Este aparecimento da glória de Cristo nos fala de sua manifestação para arrebatar a sua igreja que ele comprou com o seu precioso sangue. Sobre isso está escrito em Atos 1:9-11 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Ai será quando a igreja vai ver o Cristo glorificado como ele é.

DO GRANDE DEUS. O humilde Jesus de Nazaré, rejeitado pelos Judeus, escarnecido pelo povo, e condenado a morte de cruz pelas autoridades romanas, ele é chamado e reconhecido como o grande Deus. Isso para os seguidores do judaísmo era inconcebível, Mas, para nós que seguimos o cristianismo e a mais pura verdade. O próprio Jesus falou: Eu e o pai somos um (João 10:30). Filipe disse a Jesus: Mostra-nos o Pai, o que nos basta. Jesus lhe respondeu: Há tanto tempo estou convosco e não tende me visto. Jesus era o Emanuel, ou seja: Deus conosco, Deus entre os homens.

NOSSO SALVADOR. O próprio nome “Jesus” que dizer Salvador. Mateus 2:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. O messias de Deus se manifestou na terra em sua primeira vinda para salvar a sua igreja, e esta salvação envolve a remissão dos nossos pecados pela reconciliação realizada por Cristo Jesus. A expiação foi o preço desta redenção feita por Cristo.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e tem o significado de Salvador da humanidade. O nome Jesus nos fala sobre a humanidade do Filho de Deus. E Cristo nos fala sobre o Messias que veio para redimir a humanidade do pecado e da perdição.

Tito 2:12

Tito 2:12 - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.
ENSINANDO-NOS QUE. A manifestação da graça de Deus por meio do Salvador Jesus Cristo nos foi dada como lição pedagógica para finalidades bem definidas. Isso porque todos aqueles que aceitam esta graça divina e recebem a Cristo Jesus como Senhor e Salvador passam a viver um estilo de vida diferente dos demais seres humanos. Porque nasceram de novo para uma nova e abençoada vida com Cristo e para Cristo. Quem está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas são passadas, eis que tudo se fez novo. É a isso que se dar o nome de regeneração espiritual.

RENUNCIANDO À IMPIEDADE. Quem se converte da incredulidade para o cristianismo passa a viver não mais para o mundo, mas para as coisas que são de cima. Esta renúncia a que se refere o autor diz respeito a não fazer mais a própria vontade, nem o que o mundo oferece, mas viver conforme a vontade do Deus único e verdadeiro. E renunciar a impiedade é optar sempre pelo bem e pelo que é bom, é se monitorar a cada momento para evitar os erros comuns do homem natural para viver uma vida espiritual em que busca agradar a Deus em tudo que faz e pratica.

E ÀS CONCUPISCÊNCIAS MUNDANAS. Renunciar as concupiscências é não mais viver para os desejos da carne, mais buscar a todo o momento seguir a direção do Espírito de Deus. As concupiscências são justamente os apetites desordenados da natureza humana que leva o ser humano aos vícios degradantes da sociedade. As concupiscências mundanas dizem respeito às coisas que o mundo oferece para satisfazer a carne, mas que produzem a morte do espírito e da alma. A vida cristã autêntica é uma vida de renúncia do mundanismo, e das nossas vontades da carne.

VIVAMOS NESTE PRESENTE SÉCULO SÓBRIA. O evangelho é um manual no qual contem as diretrizes de como viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar. O modo de vida de quem serve a Cristo tem que ser diferente dos que vivem para o mundo e suas concupiscências. O que Cristo espera de nós que somos seus discípulos é que façamos a diferença no meio desta sociedade contemporânea. Viver ama vida sóbria é ter auto controle sobre tudo que faz e pratica. O mundo vive embriagado.

JUSTA. Espera-se de um representante do reino de Deus que ele seja um ser humano melhor do que os que vivem impiamente. Razão porque precisamos monitorar os nossos próprios atos a fim de vivermos de tal maneira a que o nosso testemunho venha a glorificar a Cristo nosso Senhor e Salvador. A sociedade cobra de nós que sejamos praticantes dos mandamentos de Cristo, e não apenas cristãos de aparência.

E PIAMENTE. Viver neste presente século piamente, conforme o ponto de vista do autor é viver dedicado inteiramente para as coisas de Deus. Os sinais da vinda de Cristo têm si cumprido a cada dia nos dando a entender de que já estamos de saída da terra. Portanto, buscar se preparar para o arrebatamento da igreja é a melhor opção.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...