quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tito 3:12

Tito 3:12 - Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.
QUANDO TE ENVIAR. Neste mesmo tempo, o grande apóstolo Paulo já estava sobrecarregado de tantas atividades em prol das igrejas de Cristo por ele fundadas. Já não podia pessoalmente dar conta, como gostava que fosse das visitas a todas as comunidades cristãs que ele teve o privilégio de ser o seu fundador. O missionário aos gentios contava com o auxílio de vários cooperadores para lhe darem assistência neste particular, o representando nas viagens que se faziam necessário fazer de igreja em igreja, para darem assistência aos trabalhos. De forma que, ou pessoalmente ou por meio dos seus auxiliares, o grande apóstolo gostava de acompanhar as igrejas e saber do seu estado espiritual e de como estava sendo administrada pelos seus ministros locais.

ÁRTEMAS. Esta é a única menção deste nome nas páginas do Novo Testamento. E o que se sabe sobre este auxiliar de Paulo é justamente o que é dito sobre ele neste ponto. Porem, alguns comentaristas bíblicos asseguram de que ele era o líder substituto de Tito na igreja de Creta, mas que no momento estava a serviço do ministério de Paulo. Por isso que o apóstolo afirma de que quando ele chegasse a Creta, Tito procurasse vir ter com ele em Nicópolis. Já a tradição cristã afirma que este Ártemas seria um dos setenta e dois discípulos citados no evangelho de Lucas e que ele era o bispo de Listra. O certo era de que ele estava a serviço da igreja de Cristo, cooperando com o ministério de Paulo.

OU TÍQUICO. Já este segundo citado por Paulo tem nas páginas do Novo Testamento algumas referencias ao seu nome, tais como: (Atos 20:4; Efésios 6:21; Colossenses 4:7;2 Timóteo 4:12 e Tito 3:12). Conforme ficamos sabendo sobre Tíquico, ele foi muito importante para o ministério do apóstolo Paulo, e ao que tudo indica, já no final do ministério do grande apóstolo, Tíquico continua sendo útil ainda ao missionário aos gentios. Agora havia a possibilidade de se tornar o líder da igreja em Creta.

PROCURA VIR TER COMIGO. Tito era na realidade uma pessoa de confiança do apóstolo Paulo, além de ser seu amigo pessoal. É provável que Paulo estivesse cogitando a possibilidade de requisitar Tito da Igreja de Creta, para ser um supervisor na cidade de Nicópolis e região. Ou quem sabe, o apóstolo estava pensando em ter junto a si para auxiliar pessoalmente em seu ministério o seu amigo Tito. Por certo, Paulo estava precisando dos trabalhos de Tito e de sua cooperação.

A NICÓPOLIS. Posto que havia diversas cidades com esse nome, que significa Cidade da Vitória, no mundo antigo, não há certeza sobre a sua identificação; porém, a maioria dos intérpretes supõe que se trate da Actia Nicópolis, no Épiro (noroeste da Grécia), às margens do Mar Adriático. Essa cidade se tornou colônia romana nos tempos de Augusto, em 31 a.C., em comemoração à sua vitória sobre Antônio e Cleópatra, em Ãcio. Tendo sido erguida no local exato onde o seu exército acampara antes da batalha decisiva. A cidade era muito importante como capital do Épiro.

PORQUE DELIBEREI INVERNAR ALI. Paulo já havia decidido passar o inverno naquela cidade, onde podia se ocupar em atividades evangelísticas. É bem provável que ele tenha sido preso em Nicópolis, de onde teria sido transportado para Roma, o que não passa de conjectura, mas que muitos sustentam esta tese. O que podemos dizer é que Nicópolis estava na visão de paulo como um campo missionário para executar evangelização.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Tito 3:10-11

Tito 3:10-11 - Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
AO HOMEM HEREGE. Este homem herege se refere a todos aqueles que conhecendo a verdade prefere o engano e a mentira. São todos aqueles que mesmo conhecendo o evangelho preferem defender as heresias do engano religioso por interesses pessoas ou de uma organização religiosa. A mensagem do evangelho genuíno é Cristocêntrica, mas a pregação dos hereges é em defesa do sistema religioso do qual faz parte. Os hereges quando falam do evangelho, assim o fazem de forma deturpada por interesses pessoais.

DEPOIS DE UMA E OUTRA ADMOESTAÇÃO. Paulo aconselha a seu amigo Tito, que não desista destes hereges simplesmente por perceber que assim o são. Mas ele recomenda de que Tito chegue a adverti-los algumas vezes com a verdade do evangelho, até porque não se sabe de início quem tem a chamada de Cristo para a salvação. Como no caso de Paulo, que de princípio resistiu, porem mais tarde se converteu e se tornou um grande missionário cristão a serviço do reino de Cristo.

EVITA-O. No entanto, depois de exortá-los várias vezes e chegando a conclusão de que não tem jeito de se converterem, então, procura evita-los. O que o autor estava tentando explicar para Tito era de que, não perdesse mais seu precioso tempo, tentando convencer aos hereges de que eles estavam errados. E na realidade não devemos discutir com ninguém a cerca do evangelho. O nosso dever é pregar e não brigar ou discutir com as pessoas a cerca das coisas do evangelho de Cristo Jesus.

SABENDO QUE ESTE TAL. Quem é este tal? São aqueles que resistem de forma impertinente aos mensageiros do evangelho da verdade. São aqueles que seguem um sistema religioso e não ao verdadeiro cristianismo. São aqueles que estão a serviço de uma religião e não do reino de Cristo. São os hereges que não se convertem.

ESTÁ PERVERTIDO. O herege está contaminado com o vírus da rebelião e da apostasia. Ele acha que está correto nas suas ideologias e não pretende ser transformado pela mensagem do evangelho das boas novas. O herege é um religioso e não um cristão verdadeiro, isso porque ele defende a sua religião e não o evangelho. Ele briga e até ofende ao seu próximo em nome de seu sistema religioso.

E PECA. O herege peca, porque não faz a vontade de Deus conforme a sua palavra, uma vez que, ele não se importa com as coisas do reino de Cristo, mas sim, com os interesses de sua religião ou crenças pessoais. O herege peca, porque vive dominado pela rebelião e apostasia contra o evangelho de Cristo. Ele peca contra Deus e contra o seu próximo, porque coloca a sua religião acima das coisas do evangelho de Cristo.

ESTANDO JÁ EM SI MESMO CONDENADO. O herege é um tipo de pessoa que não tem lugar para a transformação de vida. Ele acha que suas crenças e ideologias estão mais corretas do que a verdade do evangelho do Senhor Jesus. Ele não têm lugar em sua alma para que o Espírito de Deus possa lhe transformar em uma nova criatura. É um cego que só enxerga as regras de sua religião, e não tem visão para ver as maravilhas da graça de Cristo. Sua reprovação se deve por não crer no evangelho da libertação.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Tito 3:9

Tito 3:9 - Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
MAS NÃO ENTRES. Nos textos anteriores o autor vinha tratando dos ensinamentos em como se deveriam comportar os servos de Deus diante da igreja e da sociedade. Paulo aconselhava a seu amigo Tito, que ensine a igreja de Creta, que todos aqueles que serviam a Cristo fossem pessoas melhores que os cidadãos comuns daquela cidade, como praticantes de boas obras. Agora, o apóstolo se dirige a Tito e lhe escreve sobre como ele pudesse ser como ministro do evangelho de Cristo. Tito tinha que ser diferente dos judaizantes e dos falsos mestres gnósticos de sua época.

EM QUESTÕES LOUCAS. Os judaizantes andavam de casa em casa somente para tentarem confundir os cristãos sobre o que seguir se ao cristianismo fundado por Cristo ou ao judaísmo, conforme a legislação mosaica. Já os falsos mestres gnósticos também eram pregadores das filosofias sofistas, que estavam a serviço das religiões pagãs, que do mesmo modo buscavam confundirem os cristãos, com seus discursos filosóficos em favor do misticismo religioso e não do cristianismo verdadeiro. Estes dois grupos se envolviam sempre que possível que discussões sobre religião.

GENEALOGIAS. Os Judeus se gastavam em suas intermináveis comprovações genealógicas para demostrarem de que pertenciam as mais importantes linhagens familiares. Usando instrumentos legalistas da antiga aliança é que se ufanavam de pertencerem às tribos das personagens que se destacaram na história de Israel. Já os gnósticos se utilizavam das árvores genealógicas para batizarem seus filhos em nome dos heróis históricos de suas nações. Na atualidade os mórmons são praticantes destes rituais, é tanto que em Salt Lake, nos Estados Unidos, possuem os mais completos registros genealógicos do mundo e que pertencem aos mórmons.

E CONTENDAS. Tanto os judaizantes, quanto os falsos mestres gnósticos eram missionários religiosos enviados por suas respectivas religiões, com o objetivo de transtornarem o evangelho de Cristo. E andavam a procura dos convertidos ao cristianismo para por meios de suas fábulas e filosofias tentarem os convencerem de que a religião fundada por Cristo era falsa, e que os cristãos deviam voltar para o judaísmo ou para suas religiões pagãs, as quais pertenciam anteriormente. Com isso, verdadeiras contendas eram estabelecidas entre eles.

E NOS DEBATES ACERCA DA LEI. Essa lei a qual se refere o autor, tanto pode dizer respeito à lei de Moisés, quanto às leis das antigas religiões de cada país e de cada cidade onde existia já o cristianismo estabelecido. Em se tratando da lei de Moisés, os judaizantes procuravam confundir os cristãos usando a legislação mosaica como base, tentando provarem de que Jesus de Nazaré não era o Messias prometido nas sagradas escrituras. Já os cristãos diziam que Jesus era de fato o Cristo de Deus, o Emanuel.

PORQUE SÃO COISAS INÚTEIS E VÃS. Primeiro, o autor chama de "questões loucas" este tipo de contenda estabelecida pelos opositores do evangelho de Cristo e agora ele diz que, são "coisas inúteis e vãs" que não levam a nada. Os interesses dos inimigos do evangelho era justamente tentarem interromper o crescimento do cristianismo e a marcha da igreja de Cristo.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Tito 3:8

Tito 3:8 - Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
FIEL É A PALAVRA. O que o autor estava transmitindo por meio de sua carta a Tito e por consequente a igreja de Cristo que estava na cidade de Creta era na verdade uma palavra fiel da parte de Cristo para o seu povo. Certamente Paulo estava se referindo não somente a esta sua epístola, mas também, a todos os escritos e ensinamentos transmitidos pelo Senhor Jesus e os seus representantes posteriores, apóstolos e discípulos que ficam responsáveis pela transmissão da mensagem do evangelho das boas novas, que trata da nova legislação da nova aliança de Deus com a humanidade.

E ISTO QUERO QUE DEVERAS AFIRMES. O conselho de Paulo ao seu companheiro de ministério era de que ele se ocupasse de ensinar e pregar sobre suas recomendações, quer por carta ou quando de suas pregações quando esteve pessoalmente presente com Tito e com a igreja de Cristo em Creta. O autor recomenda a Tito que ele confirme perante a igreja do Senhor Jesus que estava sob seus cuidados que esta carta do grande apóstolo era a verdade de Cristo. Cristo se revelou para Paulo de forma especial depois de sua ascensão aos céus, talvez mais do que aos outros apóstolos.

PARA QUE OS QUE CREEM EM DEUS. Esta mensagem tem endereço certo, que era a igreja de Cristo, todos aqueles que um dia se converteram ao cristianismo, pelo poder do evangelho libertador de Cristo Jesus. Neste tempo, a comunidade cristã estava sendo edificada e em estado de desenvolvimento, portanto, precisava das recomendações apropriadas das doutrinas cristãs para se firmar nos caminhos do evangelho das boas novas. Assim como Paulo tinha a missão em alcançar novos campos missionários, ele também se preocupava na firmeza dos já alcançados.

PROCURE APLICAR-SE AS BOAS OBRAS. O bom conselho do apóstolo era de que os seguidores de Cristo se qualificassem no meio da sociedade como pessoas que podiam ser vistas como cidadãos praticantes de boas ações. Não que a prática de boas obras seja o meio de salvação, mas que praticar boas obras é demonstrar ser um discípulo de Cristo, porque o próprio Senhor Jesus foi o melhor exemplo de boas obras. Porque ele ia por todas as partes, fazendo o bem a todos (Atos 10:38).

ESTAS COISAS SÃO BOAS. A vida de boas práticas como representantes do reino de Cristo é na realidade dar um bom testemunho perante a sociedade de que somos luz do mundo e sal da terra. Mesmo que alguém não seja um pregador do evangelho, mas se esta pessoa é praticante de boas obras, estará dando o mesmo exemplo Cristo.

E PROVEITOSAS AOS HOMENS. Não somente como seguidores do evangelho das boas novas de Cristo, mas a sociedade ver como bom exemplo de vida, todos aqueles que são praticantes do bem e do que é certo. Quanto mais se for um seguidor de Cristo.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Tito 3:6-7

Tito 3:6-7 - Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador. Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
QUE ABUNDANTEMENTE ELE DERRAMOU SOBRE NÓS. O que Cristo derramou abundantemente sobre nós? O Espírito Santo, que produz no homem a regeneração e a renovação. Quando ainda estava entre os seus apóstolos, Cristo falou sobre sua ascensão para se assentar a destra de Deus, ao mesmo tempo em que prometeu nos enviar o Espírito Santo de Deus como Consolador para trabalhar no desenvolvimento e crescimento de sua igreja e na preparação da mesma para o grande dia de sua volta para arrebatar os remidos. O Espírito Santo é derramado sobre a igreja de Cristo.

POR JESUS CRISTO. O Espírito Santo é derramado por Deus, mediante a intercessão de Jesus Cristo, nosso Salvador. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, também conhecido dentro da mensagem do evangelho das boas novas como sendo Jesus de Nazaré. O nome Jesus significa: Salvador, conforme Mateus 1:21 – Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome designativo “Cristo”, nos fala da missão do Messias de Deus, que é o mesmo Emanuel, Deus conosco, prometido nas páginas do Velho Testamento. A palavra Cristo nos fala da redenção da humanidade, por meio da propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

NOSSO SALVADOR. Um pouco antes, o autor havia escrito sobre “Deus como Salvador”, mas neste ponto, como na maioria das referências do Novo Testamento, é Jesus Cristo que é o Salvador. Dentro das sagradas escrituras, tanto Deus Pai, quanto Cristo Jesus são descritos como “Salvador”. No entanto, dada à missão do Messias de Deus, como Salvador da humanidade, é Jesus Cristo, que o evangelho apresenta como nosso Salvador. E isso envolve a expiação que ele efetuou em prol dos pecadores.

PARA QUE, SENDO JUSTIFICADOS PELA SUA GRAÇA. A palavra “graça”, neste caso, significa “favor não merecido”, e engloba todo o arcabouço da obra redentora do Filho de Deus em benefício da humanidade perdida. Vale lembrar o que o mesmo autor escreveu em Efésios 2:8,9 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie. Se alguém vai ter o privilégio de ser salva é pela graça de Cristo e não por méritos pessoas.

SEJAMOS FEITOS HERDEIROS. Essa graça de Cristo nos dá o direito de sermos feitos filhos de Deus e, portanto, herdeiros de Deus. João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Romanos 8:17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

SEGUNDO A ESPERANÇA DE VIDA ETERNA. Por que Paulo escreve sobre a vida eterna baseada na esperança? Porque a salvação tem seu fundamento na esperança, em se tratando do lado humano, na esperança de vida eterna. Qualquer um dos servos de Cristo, enquanto estiverem neste mundo, correm o risco de se desviarem dos caminhos do evangelho ou apostatarem da fé. Portanto, tomamos posse da vida eterna em esperança.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Tito 3:5

Tito 3:5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.
NÃO PELAS OBRAS DE JUSTIÇA QUE HOUVÉSSEMOS FEITO. Ninguém será salvo pela sua própria justiça nem pelas boas obras praticadas para com o seu semelhante, porque a obra de salvação e justificação provém de Deus em Cristo Jesus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Esta é sem dúvida uma das grandes declarações do evangelho em favor da justiça de Deus e não dos homens. As obras de justiça praticadas pelos homens não lhes dar o passaporte para a vida eterna, porque isso apenas cumpre uma função para a qual o homem foi criado.

MAS SEGUNDO A SUA MISERICÓRDIA. Esta é a expressão sine quanon do evangelho da verdade da nova aliança de Deus com a humanidade no que concerne ao processo de Salvação dos homens. Se alguém tem o direito de ser participante da salvação, isso não é pela sua própria justiça pessoal, mas depende inteiramente da misericórdia de Deus, que deu o seu unigênito Filho para salvar a humanidade perdida. O amor de Deus ativou seus mais profundos sentimentos de misericórdia pela humanidade, ao ponto dele redimir por Cristo os homens e reconciliá-los consigo mesmo.

NOS SALVOU. O uso do verbo no passado aponta para a obra perfeita de redenção já realizada por Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Romanos 3:23-26 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus. Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. O homem entra com a fé e somente a fé.

PELA LAVAGEM DA REGENERAÇÃO. A raça humana estava perdida e em apuros diante da justiça divina, e, portanto, precisava de um processo radical de regeneração, uma vez que o ser humano havia perdido o rumo para o qual tinha sido criado, vivendo absolutamente para a carne e as concupiscências do mundo. Essa regeneração da alma é em essência o resgate realizado pela redenção em Cristo.

E DA RENOVAÇÃO. A regeneração tem como resultado a renovação da alma e do espírito do ser humano para novos propósitos de vida. Por isso que se faz necessário o homem nascer de novo (João 3:3,5) para que se torne em uma nova criatura perante Deus. É justamente isso que nos ensina o mesmo autor em (2 Coríntios 5:17).

DO ESPÍRITO SANTO. O agente causador desta regeneração e renovação do novo homem é efetivamente o Espírito Santo de Deus. Não se percebe facilmente a ação do Espírito do Senhor na vida das pessoas, porque sua função é glorificar o Filho de Deus, Jesus Cristo, mas é ele quem torna o pecador em um fiel servo de Cristo.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Tito 3:4

Tito 3:4 - Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens.
MAS QUANDO APARECEU. Esta referência ao tempo, diz respeito à manifestação do Messias prometido no planeta terra para implantar a nova dispensação da graça, pelo conhecimento do evangelho das boas novas aos homens. O próprio Paulo em outra parte de sua literatura religiosa ele diz: Mas vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho Jesus, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gálatas 4:4). Essa é também uma referência a uma das mais antigas promessas de Deus para a humanidade descrita em Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. A semente da mulher é justamente Jesus de Nazaré, que venceu a satanás.

A BENIGNIDADE. A vinda do Messias de Deus ao planeta terra para implantar a nossa dispensação da graça foi um projeto de Deus para redenção da humanidade, que respinga benignamente em toda a criação. A epifania do Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens foi à perfeita manifestação da misericórdia do Criador sobre os seres humanos e sua criação por inteira. Deus em Cristo Jesus estava demonstrando a plenitude de sua bondade sobre os homens perdido, abrindo assim, a possibilidade de redenção para todo aquele que crer no seu Filho Jesus Cristo. Em fim, a obra perfeita de Cristo, pela sua expiação, promoveu a reconciliação com Deus.

E O AMOR DE DEUS. O mesmo autor expressa muito bem este mesmo pensamento ao afirmar: Romanos 5:8- Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. E o evangelho em miniatura nos fala exatamente sobre este amor de Deus pelo mundo, conforme esta escrito em João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Foi movido por este tão grande amor, que o Criador remiu sua criação, principalmente os seres humanos que ganhou a esperança de vida eterna e salvação em Cristo Jesus. A vinda do Messias, o Cristo foi a maior prova deste amor infinito de Deus pelos homens.

NOSSO SALVADOR. Normalmente é o Senhor Jesus Cristo que é chamado pela mensagem do evangelho de salvador, e não Deus Pai. No Novo Testamento encontramos por vinte e quatro vezes esta mesma palavra, “Salvador”, sendo que dezesseis são dirigidas a Cristo e oito a Deus, o Pai. No Velho Testamento essa palavra é atribuída diretamente ao Deus de Israel, como o Deus que dar livramento aos seus servos. Todavia, na mensagem do evangelho essa palavra fala de Deus como salvador por meio do seu Cristo, mediante a missão do Messias. Seja como for, tanto Deus Pai como Cristo é quem salva realmente o pecador dos seus pecados e da condenação.

PARA COM OS HOMENS. Na realidade, toda a criação foi atingida pela redenção que há em Cristo Jesus. Mas o grande beneficiado com esta redenção realizada por Deus mediante a expiação de Cristo foi efetivamente o homem. É tanto que, o Messias de Deus se manifestou como homem para salvar os homens perdidos.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...