domingo, 17 de maio de 2015

Colossenses 3:13

Colossenses 3:13 - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
SUPORTANDO-VOS. Ao que tudo indica, estava acontecendo problemas de divisão e contendas entre os membros da igreja de Colossos, ao ponto do autor lhes fazer lembrar de que a união é mais proveitosa do que as brigas e divisões. Na igreja de todos os tempos sempre existiram os problemas das disputas por cargos, posições e privilégios. Hoje existe uma verdadeira guerra neste sentido, onde uns tentam passar por cima dos outros, em busca de oportunidade, domínio e poder, coisa que na igreja primitiva não era diferente, nem na igreja que estava na cidade de Colossos.

UNS AOS OUTROS. Além dos problemas externos, tais como: as perseguições do império romano, as heresias impostas pelos falsos mestres gnósticos, as pressões feitas pelos líderes judaizantes, como também os ataques dos outros líderes religiosos das religiões pagãs. A igreja tinha que sobreviver às divisões internas, onde uns se levantavam contras os outros, tudo isso para conquistarem espaço no ministério, e com isso buscarem ter domínio sobre a igreja. Essa guerra por posições sempre existiu e sempre vai existir, mecanismo esse que está muito em evidência nos dias de hoje.

E PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS. O perdão das ofensas já praticadas seria o medicamento sanador destes problemas entre os irmãos na igreja de Colossos, por isso que o autor apela para o bom senso de todos, no sentido de se perdoarem uns aos outros. Não deveria acontecer, mas olhando pelo lado humano, é compreensível que hajam discórdias de opinião entre os irmãos, até porque ninguém é obrigado a concordar com tudo que o outro pensa e faz, porem, o perdão concilia os impasses e cria um ambiente de harmonia, mesmo convivendo com as indiferenças.

SE ALGUÉM TIVER QUEIXA CONTRA O OUTRO. Os tempos da igreja primitiva, neste aspecto, não eram diferentes dos dias de hoje, no tocante ao comportamento dos irmãos uns para com os outros, no que diz respeito as divergências de opiniões, até porque ninguém é igual ao outro. Não era para acontecer, mas, naturalmente sucedem coisas desagradáveis entre o povo de Deus, provocando assim discussões.

ASSIM COMO CRISTO VOS PERDOOU. Como Cristo é o centro de tudo na vida dos seus seguidores, o autor coloca diante da consciência dos irmãos o exemplo do Mestre, que tudo fez e realizou para proporcionar a reconciliação entre Deus e os homens. A morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi para nos perdoar, e criar um ambiente de paz de Deus para com o mundo, principalmente com a igreja remida.

ASSIM FAZEI VÓS TAMBÉM. Assim como houve um esforço máximo de Cristo para nos conceder o perdão de nossas dívidas e falhas, perante a justiça divina, da mesma forma, deveriam os seguidores do reino de Deus em Colossos procederem uns para com os outros, se esforçando com empenho para perdoar as ofensas uns dos outros.

sábado, 16 de maio de 2015

Colossenses 3:12

Colossenses 3:12 - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.
REVESTI-VOS, POIS, COMO ELEITOS DE DEUS. O autor continua com sua metáfora falando sobre alguém que veste uma roupa e depois ainda veste outras por cima para ficar bem protegido contra o vento e o frio. Como eleitos de Deus, esse é um tema recorrente nas páginas da bíblia, e tem paralelo com escolhido, chamado e predestinado. Esses são temas polêmicos e combatidos pelos que defendem o livre arbítrio dos seres humanos, porem, ambos os lados tem bases bíblicas, isso é inegável.

SANTOS E AMADOS. A palavra “santos” neste caso, não se refere aos cristãos mortos e canonizados por uma religião politeísta, mas se refere aos irmãos vivos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Colossos. O apóstolo em seus escritos demonstra que sempre foi amoroso para com os seguidores de Cristo, coisa que ele aprendeu com o próprio Senhor Jesus, que deixou o ensino de que a forma motivadora do crescimento de sua igreja é a prática do amor fraternal entre todos.

DE ENTRANHAS DE MISERICÓRDIA. O conselho do escritor era de que a igreja do Senhor Jesus em Colossos se revestisse de entranhas de misericórdia, e isso nos remete a escrever de que o seu desejo era de que todos usassem de compaixão uns para com os outros. A igreja passava por momentos de tribulações, perseguições e muitos estavam sendo presos e mortos por amor a Cristo. Portanto, a união de todos pela causa do evangelho só era possível se todos exercessem bondade mútua.

DE BENIGNIDADE. A benignidade é uma das virtudes características dos atributos de Deus, sendo um dos frutos do Espirito Santo exercido pelo amor. Cristo Jesus quando se manifestou como sendo o Messias e Emanuel de Deus viveu no seu dia a dia essa grande virtude divina, quando só fez o bem a todos. O apóstolo não fez diferente, quando dedicou sua vida e ministério em prol da igreja de Cristo. Da mesma forma, ele exorta aos seguidores de Cristo que exerçam na prática a benignidade cristã.

HUMILDADE. Essa é uma palavra que descreve todos aqueles que procuram viver uma vida simples, modesta e pacata, por saber que não pertence a este mundo, porque sua pátria é a cidade celestial, a nova Jerusalém. Todos aqueles que são eleitos e amados de Deus devem lançar fora de si, de sua vida e de suas práticas diárias a arrogância, o orgulho e o egocentrismo. Pois, por mais influente que possa ser, o cristão verdadeiro deve andar nas pisadas do Mestre, que foi humilde em tudo.

MANSIDÃO, LONGANIMIDADE. A mansidão é aquela virtude cristã que faz com que o seguidor do evangelho possa suportar as afrontas, mesmo sendo injustiçado, com paciência e resignação. Ser manso é não revidar, mesmo estando com a razão, mas entregar tudo a Deus, que é justo e que defende os seus servos. Ser longânime é suportar com mansidão as afrontas, mesmo que isso aconteça a longo prazo.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Colossenses 3:11

Colossenses 3:11 - Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
ONDE NÃO HÁ GREGO. O judaísmo foi uma religião nacionalista, onde a aliança feita com Abraão dava exclusividade aos seus descendentes. Já o cristianismo é a religião para todos os povos, nações e línguas. Portanto, o grego, como povo também faz parte daqueles que tem a promessa de se fazerem participante do reino de Deus e qualquer um ao se converter ao cristianismo verdadeiro, vive a esperança de serem transformados conforme a imagem do Filho de Deus, Jesus Cristo (2 Coríntios 3:18).

NEM JUDEU. A nova aliança de Deus com a igreja de Cristo Jesus em todo o mundo, também tem lugar para qualquer judeu que se converter pelo poder do evangelho das boas novas e receber a Cristo como Senhor e Salvador. Neste texto, é judeu todo aquele que segue o judaísmo ou a legislação de Moisés, mesmo que não pertença a tribo de Judá. O autor está fazendo distinção de raças, religião ou nacionalidade. Em Israel, nesta época, era judeu todo aquele que fosse descendente de Abraão.

CIRCUNCISÃO. Neste caso, o escritor atenta para a religiosidade do indivíduo, que no caso, diz respeito aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, meninos homens, que eram circuncidados ao oitavo dia, sinalizando de que faziam parte do judaísmo. A circuncisão era um sinal de que o judeu era um seguidor do judaísmo e, portanto, que tinha o compromisso de guardar a legislação de Moisés ou lei de Moisés. Se uma família, mesmo sendo descendente de Abraão não quisesse seguir o judaísmo, não estava obrigada a circuncidar os seus filhos homens, ao oitavo dia.

NEM INCIRCUNCISÃO. Dentro deste escopo se encaixavam os judeus que não assumiram o compromisso de guardarem a legislação mosaica, porque optou por não ser circuncidado, e neste caso cabiam bem os judeus da dispersão. E principalmente os gentios que não faziam parte da família de Abraão, Isaque e Jacó, e que não eram prosélitos do judaísmo. Para fazer parte da igreja de Cristo, não precisava ninguém ser circuncidado, apesar de os líderes cristãos legalistas exigem isso no início do cristianismo.

BÁRBARO, CITA. Há quem diga que o autor ao se referir a “bárbaro” esteja escrevendo sobre os povos de outros idiomas diferentes do grego. Existem aqueles que defendem de que o apóstolo descreve sobre os povos mais distantes que ainda não conheciam as boas novas do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o que parece mais provável. Os citas citados pelo autor dizem respeito aos povos nômades que viviam separados das civilizações, sem cultura nem religião.

SERVO OU LIVRE. Servos neste caso se referem aos escravos desta mesma época, e que eram vendidos como se fossem mercadorias. Certamente o autor pretende destacar a posição social das pessoas, dizendo que quando alguém se converte ao cristianismo verdadeiro, não importa a sua posição social, mas é aceito por Deus.

MAS CRISTO É TUDO EM TODOS. Não importa se a pessoa faz parte do judaísmo, se pertence a qualquer nação do mundo, mesmo que seja uma pessoa sem cultura ou que ocupa qualquer posição dentro da sociedade. O importante é ser de Cristo.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Colossenses 3:9-10

Colossenses 3:9-10 - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
NÃO MINTAIS UNS AO OUTROS. O autor deste texto começa fazendo uma proibição ao remidos de Cristo na igreja de colossos e que deve servir para a igreja de todos os tempos e para todos aqueles que confessam serem seguidores do evangelho da verdade. A mentira é tudo aquele que se encaixa no oposto da verdade, da honestidade e da sinceridade, de forma que os servos de Deus não podem viver para o engano nem para a falsidade, porque são novas criaturas em Cristo Jesus. Quem não vive para o evangelho da verdade é que se desboca em mentiras para tirar vantagens.

POIS QUE JÁ DESPISTES. Mas, todos aqueles que no exercício da sua fé em Cristo nasceram de novo, porque foram regenerados e convertidos pelo poder do evangelho libertador do Senhor Jesus, esses tem que se despirem das práticas da mentira, do engano e da falsidade, porque agora são nascidos de cima, pela transformação realizada pelo Espírito Santo de Deus. O autor usa uma metáfora para representar a mudança de vida dos remidos de Cristo, como se mudassem de roupa.

DO VELHO HOMEM. Quando o apóstolo escreve sobre o velho homem, ele se refere aos servos de Cristo, antes de se converterem ao cristianismo. Os servos de Cristo desta época vieram todos de outras religiões pagãs, mas que agora ao se converterem a religião de Cristo, deviam se despir do velho homem para serem novas criaturas em Cristo Jesus. Esse velho homem do qual o autor fala, diz respeito ao homem natural, aos incrédulos que vivem ao bel prazer e dos alienados de Deus.

COM OS SEUS FEITOS. Os feitos do velho homem, e de todos aqueles que vivem para o mundo e para tudo que o mundo oferece, dizem respeito às obras da carne, as concupiscências da vida, os deleites e prazeres do egoísmo humano, a desobediência aos mandamentos de Deus, a rebelião contra o Criador, a apostasia daqueles que mesmo conhecendo a verdade se mantem alienados do evangelho da verdade. Os feitos de quem vive conforme os padrões deste mundo seguem a carnalidade.

E VOS VESTISTES DO NOVO. A orientação do escritor é de que, os seus leitores possam viver de conformidade com o novo padrão de vida, que deve ser conforme o evangelho das boas novas de Cristo. Ainda usando a mesma metáfora, é como se ele dissesse para os seguidores de Cristo em Colossos: Tirai a velha veste da desobediência e vesti as novas vestes da verdade e da fidelidade à palavra de Deus, porque agora vocês, não mais pertencem e este mundo, mas aos céus de Cristo.

QUE SE RENOVA PARA O CONHECIMENTO, SEGUNDO A IMAGEM DAQUELE QUE O CRIOU. Para o novo homem em Cristo, o novo nascimento é apenas um primeiro passo rumo a transformação do remido na imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18), até porque em sua longa jornada de aperfeiçoamento tem a regeneração, a conversão, a transformação e a santificação. “Segundo a imagem daquele que o criou”, na realidade fomos criados conforme a imagem de Deus (Gêneses 1:26), Com a queda da raça humana essa imagem foi ofuscada, mas está sendo recuperada em Cristo e por Cristo.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Colossenses 3:8

Colossenses 3:8 - Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
MAS AGORA. Este “agora” a que se reporta o autor, diz respeito ao tempo da vida dos seguidores de Cristo na igreja de Colossos, depois que se converteram ao verdadeiro cristianismo. E isso teve seu primeiro passo a partir do momento em que os cristãos exerceram a sua fé plenamente em Cristo e em sua obra de redenção e com isso passaram pelo novo nascimento, que representa também a regeneração espiritual, que dá ao servo de Deus a oportunidade de ser transformado em uma nova criatura. Todos aqueles que se convertem pelo poder do evangelho são filhos de Deus.

DESPOJAI-VOS. É como se o apostolo estivesse dizendo aos irmãos de Colossos: Vocês precisam tirar a velha roupa da incredulidade e vestirem a nova roupa de outro tempo de vida em que deve prevalecer a santidade de vida rumo à salvação em Cristo Jesus. O que ficou para trás não deve mais fazer parte do dia a dia da vida daqueles que fazem a opção de seguirem o evangelho da verdade. O que passou, passou, eis que tudo se fez novo, razão porque os nascidos de cima são considerados novas criaturas em Cristo Jesus, fazendo parte do corpo de Cristo que é a sua igreja remida.

TAMBÉM DE TUDO. Entende-se que este “tudo” a que se refere o autor diz respeito a tudo que o mundo oferece, mas que contraria a vontade de Deus. 1 João 2:15-17 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Não tem como alguém servir a Cristo e ao mesmo tempo ao mundo.

DA IRA, DA CÓLERA. Como o judaísmo era uma religião nacionalista, todos os que desde pequeno eram seguidores da legislação mosaica eram ensinados de que as demais pessoas que faziam parte das demais religiões do mundo eram pagãos e, portanto, os judeus alimentavam o ódio, a raiva, a cólera e a ira contra todos. Já o cristianismo é a religião do amor, isso porque o seu fundador, Jesus Cristo, deu o exemplo maior de que o amor fraternal é a força motriz na sua nova religião. Cristo ensinou que, devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo.

DA MALEDICÊNCIA. Esta é uma palavra que se traduz por blasfémia contra Deus, contra Jesus Cristo, contra o Espírito Santo e contra o nosso próximo. Como a igreja estava passando por momentos de tribulações, perseguições e muitos sendo mortos por amor a Cristo e por seguirem a fé cristã, o autor alerta os servos de Cristo naquela igreja para que tivessem o cuidado de não blasfemarem contra Deus, nem também contra as autoridades romanos, nem mesmo contra os falsos líderes religiosos.

DAS PALAVRAS TORPES DA VOSSA BOCA. O autor desta belíssima epístola faz suas recomendações a fim de que os cristãos de Colossos fizessem um monitoramento permanente de suas expressões vocais, com o objetivo de não falarem nada que viesse a prejudicar a igreja de Deus perante as autoridades nem diante da sociedade. Se faz necessário que os seguidores de Cristo tenham cuidado no que falam e fazem.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Colossenses 3:6-7

Colossenses 3:6-7 - Pelas quais coisas vêm à ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
PELAS QUAIS COISAS. O autor se refere a todo tipo de prostituição, seja ela sexual, moral ou espiritual, isso quando se pratica de forma a ser reprovada pela palavra de Deus. Também se refere o escritor as impurezas, a vil concupiscência e as paixões desordenadas, que também estão estes pecados ligados de alguma forma ao adultério, a prevaricação ou a fornicação, que são iniquidades praticadas pelos prazeres carnais. Em fim, essas coisas dizem respeito também a avareza, como forma de idolatria, porque o amor desordenado ao dinheiro é a raiz de todos os males.

VÊM A IRA DE DEUS. Encontramos na bíblia mais de 500 referências falando sobre a ira de Deus, que representa a sua cólera ou o seu furor contra aqueles que desobedecem a sua soberana vontade, que é expressa pela sua palavra. O mesmo evangelho que diz que Deus é amor, bondade e misericórdia, é a mesma palavra que diz também que ele é um fogo consumidor e que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Falar sobre a ira, a cólera e o furor de Deus sobre seus inimigos é a mesma coisa que dizer que ele é Juiz dos vivos e dos mortos e que pede conta das obras de todos. E essa ira de Deus sobre os ímpios vem em forma de castigo ou repreensão.

SOBRE OS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. Esses filhos da desobediência são todos aqueles que vivem desordenadamente somente para os prazeres desta vida, embrenhados nas concupiscências da carne e na soberba da vida. O evangelho fala sobre estes filhos da desobediência como sendo os ímpios, os incrédulos, os ateus, os que vivem alienados dos mandamentos do Senhor e todos aqueles que rejeita a Cristo como Senhor e Salvador, quando não acreditam na mensagem do evangelho. Todos aqueles que são desobedientes ao evangelho estão debaixo da ira de Deus.

NAS QUAIS, TAMBÉM. O autor mostra aos seguidores de Cristo na cidade de Colossos, que antes de se converterem ao verdadeiro cristianismo, eles também viviam no mundo como filhos da desobediência, como os incrédulos também vivem. As mesmas coisas que os homens naturais praticam, os servos de Cristo, que eram os leitores desta carta, também praticavam antes de se converterem. A vida pregressa daqueles que agora buscavam o reino de Deus em primeiro lugar, não era diferente da dos desobedientes.

EM OUTROS TEMPOS ANDASTES. Por isso que muitas vezes os nossos parentes, amigos e conhecidos, não querem aceitar a nossa palavra, quando procuramos lhes evangelizar, porque nos acusam das mesmas coisas que eles fazem, nós fazíamos também. O que eles não entendem é que todos aqueles que verdadeiramente passam pelo processo do novo nascimento, são considerados perante a justiça de Deus como novas criaturas, as coisas velhas são passadas, eis que tudo se fez novo.

QUANDO VIVÍEIS NELAS. Este “quando” se refere ao tempo da ignorância, de quando os seguidores do reino dos céus ainda estavam na velha vida, buscando satisfazer apenas os prazeres da carne. O verbo “vivíeis” está no passado, justamente porque os servos de Deus que faziam parte da igreja do Senhor Jesus de Colossos deixaram a velha vida de desobediência ao evangelho, para se dedicarem a vontade de Deus e de Cristo.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Colossenses 3:5

Colossenses 3:5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.
MORTIFICAI, POIS, OS VOSSOS MEMBROS. Em textos anteriores o autor eleva os pensamentos dos seus leitores as maiores alturas, quando lhes aconselha a pensarem nas coisas que são de cima. Agora, ele enumera uma lista de vícios dos desejos carnais do ser humano, que devem a qualquer custo ser evitados. A expressão do apóstolo é de que os seguidores de Cristo em Colossos monitorem os seus desejos carnais, a fim de terem controle sobre suas ações para não viverem na carnalidade.

QUE ESTÃO SOBRE A TERRA. Querendo ou não, ainda vivemos na terra e somos parte da sociedade, muitas vezes sendo a todo o momento, tentados pelos desejos da carne e as concupiscências da vida. A realidade do dia a dia nos mostra que temos que matar um leão a cada dia para sobrevivermos espiritualmente, no meio de tantos atrativos e tentações que o mundo nos oferece. Somos seres humanos sujeitos as mesmas paixões. Porem, a renúncia é que nos faz diferentes dos demais.

A PROSTITUIÇÃO. Desde os tempos mais remotos da humanidade que a prostituição sempre foi um estigma imoral da sociedade que só prejudica a construção de famílias sólidas e bem estruturadas. Certamente na cidade de Colossos não era diferente, onde os irmãos eram tentados a caírem na prostituição, por meio do adultério, da prevaricação ou fornicação. Sem falar na prostituição espiritual que é trair a Deus, por meio da adoração e veneração aos ídolos e as imagens de escultura.

A IMPUREZA. O autor se refere à impureza moral, espiritual e física. Quando alguém procura driblar a malha moral da sociedade está de fato se embrenhando na impureza moral, e isso acontece quando tal indivíduo passa a praticar determinados atos, que são desaprovados pela maioria da sociedade. A impureza espiritual se trata da prostituição religiosa por meio da adoração e veneração aos ídolos e as imagens de escultura. Já a impureza física trata dos pecados sexuais reprovados pelo evangelho.

A AFEIÇÃO DESORDENADA, A VIL CONCUPISCÊNCIA. Certamente o autor se refere as práticas sexuais reprovadas por Deus e pela sociedade. O mesmo autor escreveu em Romanos 1:26-27 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

E A AVAREZA, QUE É IDOLATRIA. O autor escreveu sobre isso em 1 Timóteo 6:9-10 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...