Tiago 1:12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
BEM-AVENTURADO. Esta é uma palavra que predomina nas Sagradas Escrituras para descrever os que são felizes. São os que são favorecidos com as bênçãos de Deus e do sei reino. São os que alcançam os seus objetivos porque confiam no Deus que trabalha em prol dos que nele esperam. Estes são os vencedores em Cristo Jesus, porque podem contar sempre com o socorro que vem do alto. Jeremias 17:7 - Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Ser bem-aventurado é saber que nos momentos mais difíceis da vida podemos contar com um amigo de todas as horas e todas as circunstâncias. Ser bendito do Senhor é ter a certeza da vitória em Cristo Jesus. 1 Coríntios 15:57 - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Ser bem-aventurada é ter Deus na vida, e do seu lado.
O HOMEM QUE SUPORTA A TENTAÇÃO. Bem-aventurado o homem que suporta a tentação. A tentação é diferente da provação biblicamente falando. As provações da vida, muitas vezes elas vêm da parte de Deus para nos aperfeiçoar em nossa caminhada no evangelho de Cristo, ou é permitida pelo Senhor para adquirirmos experiência de vida. Mas a tentação, de conformidade com o contexto bíblico vêm da parte do inimigo de nossas almas para nos tirar da presença de Deus. No entanto, o conselho do escritor é de que devemos suportar com paciência a tentação e não ceder diante das ofertas do inimigo. Existem pessoas e coisas que são influenciadas pelas forças do mal, que aparecem diante de nossas vidas como boas, mas o final e o resultado é nos afastar do nosso Deus. Porque os nossos pecados nos afasta de Deus.
PORQUE, QUANDO FOR APROVADO. O segredo para ser aprovado diante das tentações que nos sobrevém, a todo o momento, é ser aprovado, e ser aprovado e vencer as tentações. Vivemos entre duas forças opostas, onde de um lado está o nosso querido Deus, que é o bem em essência e a luz maior, mas do outro lado tem o diabo com os seus demônios, que é o mal em essência e as trevas mais densas. E desde que satanás foi expulso da presença de Deus, que ele busca trazer para junto de si, com os seus demônios, o maior número que puder de vidas humanas. Porque ele sabe que o seu final já está determinado no inferno e no lago de fogo, mas não quer ir sozinha, e a sua revolta contra Deus é para levar consigo as almas das pessoas para o sofrimento eterno. Por isso que ele tenta as pessoas para afastá-las de Deus.
RECEBERÁ A COROA DA VIDA. Quem vencer as tentações e for aprovado por Deus receberá a coroa da vida. Esta coroa da vida a qual se reporta o escritor diz respeito à vida eterna. É o premia por ter vivido na terra buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima. O verbo no futuro (receberá) nos fala da esperança de salvação em Cristo Jesus, o qual foi nos preparar lugar, mas que virá em breve para nos levar para si mesmo. E quando se fala sobre a coroa, está se falando da grande vitória dos salvos.
A QUAL O SENHOR TEM PROMETIDO AOS QUE O AMAM. É a promessa de Deus aos que vencerem as tentações, a coroa da vida. É a recompensa por ter suportado as tentações, e com resignação e renúncia fazer a boa e perfeita vontade de Deus.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
Tiago 1:11
Tiago 1:11 - Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.
PORQUE SAI O SOL COM ARDOR. E continua o escritor usando suas palavras simbólicas para representar a brevidade da glória terrena das coisas matérias. Esta é uma alegoria referente ao profeta Isaías 40:6-8 - Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. O sol é um agente transmissor de vida, mas pelo próprio ciclo da natureza ele também é um consumidor daquilo que é transitório e passageiro. Este sol na vida dos ricos avarentos representa o desgaste natural da existência terrena dos homens sem Deus, que resumem sua felicidade às coisas materiais, e não a vida eterna.
E A ERVA SECA, E A SUA FLOR CAI. Certamente, tanto o profeta Isaías, quanto a ilustração feita pelo escritor desta carta, se refere às plantas ornamentais dos jardins com suas flores de beleza exuberante. Que no seu ciclo natural nasce, cresce e brota suas flores belíssimas. Mas chega o tempo de voltar a ser estrume da terra, e a erva seca. O ensino alegórico do texto nos transmite a mensagem que assim é a vida de todo ser humano. Um dia, nascemos, crescemos, e chega o momento de partir, e dai para frente o que será? Quando a erva seca, cai a sua flor. Isso fala dos ornamentos da vida e sobre aquilo sobre o que as pessoas se apoiam. Nesta reflexão do escritor as flores representam as riquezas injustas adquiridas pelos ricos avarentos. Assim como as flores um dia cai, assim são as riquezas matérias, quando o ser humano veste o palitó de madeira, não pode levar bens materiais. Só resta isso: O pó volte ao pó.
E A FORMOSA APARÊNCIA DO SEU ASPECTO PERECE. Agora, o escritor fala da beleza das flores e diz o que acontece quando a erva seca e sua flor cai. E a formosa aparência do seu aspecto perece. Realmente tem flores que é a coisa mais linda que se possa imaginar. Uma das coisas mais lindas da natureza é um jardim de plantas ornamentais com suas belas flores. Todavia, seja qual for a beleza das flores, elas têm vida curta e mais sedo ou mais tarde vai murchar, secar e cair. Assim é a vida dos que só valorizam as coisas materiais, Por mais rico que seja, um dia vai ter que partir da terra para uma outra dimensão da existência e toda riqueza perde o seu valor. Quem busca as coisas que são de cima, está guardando o seu tesouro para a vida eterna.
ASSIM SE MURCHARÁ TAMBÉM O RICO. As Escrituras não são contra as pessoas terem bens materiais, o que a palavra de Deus aconselha é que as pessoas não devem por sua confiança nas riquezas. Porque um dia, quando chegar o momento de partir para a eternidade, tudo fica para traz e a pessoa não pode levar nado do que possui. O mais importante, é fazer um tesouro para a vida eterna com Cristo Jesus.
EM SEUS CAMINHOS. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? As riquezas materiais bem administrada para glória de Deus é uma bênção. Mas, quando adquirida injustamente e colocada acima do reino de Deus é uma maldição. Isso porque diz as Sagradas Escrituras que, o dinheiro é a raiz de todos os males.
PORQUE SAI O SOL COM ARDOR. E continua o escritor usando suas palavras simbólicas para representar a brevidade da glória terrena das coisas matérias. Esta é uma alegoria referente ao profeta Isaías 40:6-8 - Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. O sol é um agente transmissor de vida, mas pelo próprio ciclo da natureza ele também é um consumidor daquilo que é transitório e passageiro. Este sol na vida dos ricos avarentos representa o desgaste natural da existência terrena dos homens sem Deus, que resumem sua felicidade às coisas materiais, e não a vida eterna.
E A ERVA SECA, E A SUA FLOR CAI. Certamente, tanto o profeta Isaías, quanto a ilustração feita pelo escritor desta carta, se refere às plantas ornamentais dos jardins com suas flores de beleza exuberante. Que no seu ciclo natural nasce, cresce e brota suas flores belíssimas. Mas chega o tempo de voltar a ser estrume da terra, e a erva seca. O ensino alegórico do texto nos transmite a mensagem que assim é a vida de todo ser humano. Um dia, nascemos, crescemos, e chega o momento de partir, e dai para frente o que será? Quando a erva seca, cai a sua flor. Isso fala dos ornamentos da vida e sobre aquilo sobre o que as pessoas se apoiam. Nesta reflexão do escritor as flores representam as riquezas injustas adquiridas pelos ricos avarentos. Assim como as flores um dia cai, assim são as riquezas matérias, quando o ser humano veste o palitó de madeira, não pode levar bens materiais. Só resta isso: O pó volte ao pó.
E A FORMOSA APARÊNCIA DO SEU ASPECTO PERECE. Agora, o escritor fala da beleza das flores e diz o que acontece quando a erva seca e sua flor cai. E a formosa aparência do seu aspecto perece. Realmente tem flores que é a coisa mais linda que se possa imaginar. Uma das coisas mais lindas da natureza é um jardim de plantas ornamentais com suas belas flores. Todavia, seja qual for a beleza das flores, elas têm vida curta e mais sedo ou mais tarde vai murchar, secar e cair. Assim é a vida dos que só valorizam as coisas materiais, Por mais rico que seja, um dia vai ter que partir da terra para uma outra dimensão da existência e toda riqueza perde o seu valor. Quem busca as coisas que são de cima, está guardando o seu tesouro para a vida eterna.
ASSIM SE MURCHARÁ TAMBÉM O RICO. As Escrituras não são contra as pessoas terem bens materiais, o que a palavra de Deus aconselha é que as pessoas não devem por sua confiança nas riquezas. Porque um dia, quando chegar o momento de partir para a eternidade, tudo fica para traz e a pessoa não pode levar nado do que possui. O mais importante, é fazer um tesouro para a vida eterna com Cristo Jesus.
EM SEUS CAMINHOS. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? As riquezas materiais bem administrada para glória de Deus é uma bênção. Mas, quando adquirida injustamente e colocada acima do reino de Deus é uma maldição. Isso porque diz as Sagradas Escrituras que, o dinheiro é a raiz de todos os males.
Tiago 1:9-10
Tiago 1:9-10 - Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação. E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
MAS GLORIE-SE O IRMÃO ABATIDO. A versão bíblica mais clara é aquela que diz: Mas glorie-se o irmão pobre. A alegria dos que seguem a Cristo não consiste na sua condição financeira ou social. A nossa maior felicidade é fazer parte do reino de Deus e ter como Pai, o Deus Todo-poderoso, aquele que trabalha em prol daqueles que nele esperam. No tempo em que Tiago escreveu esta sua carta, a igreja de Crista passava por momentos terríveis de perseguições. Onde os seguidores de Cristo tinham seus bens confiscados pelo Estado, simplesmente por confessarem a Jesus de Nazaré como Salvador. De forma que esta era uma mensagem de conforto para aqueles que foram humilhados por fazerem parte do cristianismo. Isso é fato.
NA SUA EXALTAÇÃO. Que tipo de exaltação esta se referindo o escritor? Jesus ensinou que os humilhados serão exaltados (Mateus 23:12). Aquele que é um discípulo de Cristo, muitas vezes perde alguma coisa material, mas é exaltado por Deus com coisas muito mais preciosas do que bens materiais. Anteriormente o escritor falou sobre o aperfeiçoamento dos que passam pelas provações e vencem as tentações. E essa exaltação dos servos de Cristo consiste justamente na capacitação com dons e ministérios da parte de Deus, na vida dos que renunciam as coisas profanas do mundo para buscarem as coisas que são de cima. Além é claro da preciosa esperança de salvação e vida eterna, que é o melhor tesouro de uma vida que busca a Deus.
E O RICO. A sociedade sempre foi dividida em classes sociais, onde por um lado existe uma grande maioria de pobres sem nada ou com quase nada, e do outro lado poucos ricos com muito. Certamente o escritor se refere aos ricos opressores daquela época, que passaram a se tornarem ricos escravizavam as massas, ou roubavam os menos desafortunados. É provável também que o pensamento do escritor esteja direcionado nas autoridades do império que confiscavam os bens dos cristãos, simplesmente pelo fato de confessarem a Cristo como Senhor e Salvador. Estes ricos avarentos desta época cometiam verdadeiras atrocidades contra os cristãos verdadeiros que eram duramente perseguidos pelo império romano.
EM SEU ABATIMENTO. Os ricos opressores estavam em alta perante a sociedade, mas perante a justiça de Deus, não estavam se erguendo, mas sim, se tornando em nada, porque estavam ricos materialmente, mas pobres espiritualmente aos olhos do Criador. Humanamente falando achavam que estavam se elevando, por escravizarem os pobres, mas na realidade estavam caindo no conceito divino, porque estavam praticando injustiças. Os livros históricos do cristianismo primitivo dos três primeiro séculos da era cristã, narram os absurdos sociais que as autoridades locais de cada cidade praticavam contra os cristãos, com o aval do Estado romano.
PORQUE ELE PASSARÁ COMO A FLOR DA ERVA. Neste ponto, o escritor narra o destino dos ricos opressores. E usa uma linguagem de palavras para representar o destino dos que confiam nas riquezas materiais, em detrimento das coisas do reino de Deus. São comparados como uma flor da erva, que tem pouca duração e se caracteriza pela fragilidade, mesmo que seja bonita, mas logo passa e já não é mais.
MAS GLORIE-SE O IRMÃO ABATIDO. A versão bíblica mais clara é aquela que diz: Mas glorie-se o irmão pobre. A alegria dos que seguem a Cristo não consiste na sua condição financeira ou social. A nossa maior felicidade é fazer parte do reino de Deus e ter como Pai, o Deus Todo-poderoso, aquele que trabalha em prol daqueles que nele esperam. No tempo em que Tiago escreveu esta sua carta, a igreja de Crista passava por momentos terríveis de perseguições. Onde os seguidores de Cristo tinham seus bens confiscados pelo Estado, simplesmente por confessarem a Jesus de Nazaré como Salvador. De forma que esta era uma mensagem de conforto para aqueles que foram humilhados por fazerem parte do cristianismo. Isso é fato.
NA SUA EXALTAÇÃO. Que tipo de exaltação esta se referindo o escritor? Jesus ensinou que os humilhados serão exaltados (Mateus 23:12). Aquele que é um discípulo de Cristo, muitas vezes perde alguma coisa material, mas é exaltado por Deus com coisas muito mais preciosas do que bens materiais. Anteriormente o escritor falou sobre o aperfeiçoamento dos que passam pelas provações e vencem as tentações. E essa exaltação dos servos de Cristo consiste justamente na capacitação com dons e ministérios da parte de Deus, na vida dos que renunciam as coisas profanas do mundo para buscarem as coisas que são de cima. Além é claro da preciosa esperança de salvação e vida eterna, que é o melhor tesouro de uma vida que busca a Deus.
E O RICO. A sociedade sempre foi dividida em classes sociais, onde por um lado existe uma grande maioria de pobres sem nada ou com quase nada, e do outro lado poucos ricos com muito. Certamente o escritor se refere aos ricos opressores daquela época, que passaram a se tornarem ricos escravizavam as massas, ou roubavam os menos desafortunados. É provável também que o pensamento do escritor esteja direcionado nas autoridades do império que confiscavam os bens dos cristãos, simplesmente pelo fato de confessarem a Cristo como Senhor e Salvador. Estes ricos avarentos desta época cometiam verdadeiras atrocidades contra os cristãos verdadeiros que eram duramente perseguidos pelo império romano.
EM SEU ABATIMENTO. Os ricos opressores estavam em alta perante a sociedade, mas perante a justiça de Deus, não estavam se erguendo, mas sim, se tornando em nada, porque estavam ricos materialmente, mas pobres espiritualmente aos olhos do Criador. Humanamente falando achavam que estavam se elevando, por escravizarem os pobres, mas na realidade estavam caindo no conceito divino, porque estavam praticando injustiças. Os livros históricos do cristianismo primitivo dos três primeiro séculos da era cristã, narram os absurdos sociais que as autoridades locais de cada cidade praticavam contra os cristãos, com o aval do Estado romano.
PORQUE ELE PASSARÁ COMO A FLOR DA ERVA. Neste ponto, o escritor narra o destino dos ricos opressores. E usa uma linguagem de palavras para representar o destino dos que confiam nas riquezas materiais, em detrimento das coisas do reino de Deus. São comparados como uma flor da erva, que tem pouca duração e se caracteriza pela fragilidade, mesmo que seja bonita, mas logo passa e já não é mais.
Tiago 1:7-8
Tiago 1:7-8 - Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
NÃO PENSE TAL HOMEM. Quem é este tal homem de que fala o texto? É todo aquele que tem falta de fé. Conforme o evangelho da nova aliança é todo aquele que se deixa dominar pela incredulidade. São os que até fazem suas orações, mas pedem com dúvidas se vai receber aquilo que pedem ou não. São todos aqueles que são comparados às ondas do mar, que ora está com fé, outra ora está com seu pensamento dúbio, dando mais possibilidade de não acontecer aquilo que solicitam. São aqueles que deixam de confiar plenamente do trabalhar de Deus para coxearem entre dois pensamentos. Tal homem nem de longe pode pensar que vai receber de Deus resposta positiva naquilo que busca. Tal homem não atinge seus objetivos.
QUE RECEBERÁ DO SENHOR. Seja quem for, não importa quantos anos de caminhada na estada do evangelho, se buscar a Deus por meio da oração, mas com dúvidas no pensamento, não receberá de Deus o que almeja. A vida cristã é uma vida de fé em fé, onde precisamos depositar absoluta esperança em Deus de que ele escuta nossas orações e que se levanta do seu trono para agir em nosso favor. O correto é que sempre que invocarmos o nosso Deus, usarmos toda a nossa fé de que ele como o Deus Onisciente e Onipresente, está tomando conhecimento de nossa causa, porque ele está presente, e que vai mobilizar e acionar as forças positivas do seu reino para nós responder, conforme a nossa oração. É uma questão de tudo ou nada.
ALGUMA COISA. Não recebe nada, e pode ser um líder ou o cristão mais simples da igreja. Pode ter o tempo que for que serve ao reino de Deus, mesmo que seja a vida toda, se pedir com dúvidas no coração não receberá nada. Conforme o ensino deste escritor, não recebe nada da parte de Deus, se fizer qualquer tipo de petição, importante ou não, se assim o fizer com pensamento dúbio. Pode clamar de dia e de noite, pode gritar bem alto, mesmo que faça rogos, seja no templo ou em casa, mesmo que se consagre, faça jejum ou sacrifício, não adianta, não receberá coisa alguma se for tomado de incredulidade. As portas dos céus estarão fechadas, as palavras não passam do telhado, até o que é fácil se torna impossível. Não tem arrumadinho.
O HOMEM DE CORAÇÃO DOBRE. Quem é este homem de coração dobre? É todo aquele que é inconstante nos seus caminhos. Coração dobre é coração dividido, como dizem os mais sábios na fé, todos que vivem em um só pensamento estão unidos em um só propósito, com um só coração. Mas os que não vivem pela fé, até mesmo que seja um, tem dois corações, e isso é uma anomalia ou deformação. O homem de coração dobre é aquele que se deixa dominar pela dúvida, e que vai pelo caminho da incredulidade. Não sabe o que quer da vida, nem têm objetivos a serem alcançados.
É INCONSTANTE EM TODOS OS SEUS CAMINHOS. O homem inconstante é o que podemos chamar de pessoa desnorteada. Sem rumo para seguir nem sonhos a serem alcançados. É alguém sem planejamento em sua vida e que se deixa levar pelo pessimismo. É alguém desorientado e que não busca nenhum objetivo de vida. O homem inconstante tem seus caminhos tortuosos e suas veredas escorregadias. Não tem foco, nem fé e muito menos força para chegar a lugar algum, nem alcançar nada.
NÃO PENSE TAL HOMEM. Quem é este tal homem de que fala o texto? É todo aquele que tem falta de fé. Conforme o evangelho da nova aliança é todo aquele que se deixa dominar pela incredulidade. São os que até fazem suas orações, mas pedem com dúvidas se vai receber aquilo que pedem ou não. São todos aqueles que são comparados às ondas do mar, que ora está com fé, outra ora está com seu pensamento dúbio, dando mais possibilidade de não acontecer aquilo que solicitam. São aqueles que deixam de confiar plenamente do trabalhar de Deus para coxearem entre dois pensamentos. Tal homem nem de longe pode pensar que vai receber de Deus resposta positiva naquilo que busca. Tal homem não atinge seus objetivos.
QUE RECEBERÁ DO SENHOR. Seja quem for, não importa quantos anos de caminhada na estada do evangelho, se buscar a Deus por meio da oração, mas com dúvidas no pensamento, não receberá de Deus o que almeja. A vida cristã é uma vida de fé em fé, onde precisamos depositar absoluta esperança em Deus de que ele escuta nossas orações e que se levanta do seu trono para agir em nosso favor. O correto é que sempre que invocarmos o nosso Deus, usarmos toda a nossa fé de que ele como o Deus Onisciente e Onipresente, está tomando conhecimento de nossa causa, porque ele está presente, e que vai mobilizar e acionar as forças positivas do seu reino para nós responder, conforme a nossa oração. É uma questão de tudo ou nada.
ALGUMA COISA. Não recebe nada, e pode ser um líder ou o cristão mais simples da igreja. Pode ter o tempo que for que serve ao reino de Deus, mesmo que seja a vida toda, se pedir com dúvidas no coração não receberá nada. Conforme o ensino deste escritor, não recebe nada da parte de Deus, se fizer qualquer tipo de petição, importante ou não, se assim o fizer com pensamento dúbio. Pode clamar de dia e de noite, pode gritar bem alto, mesmo que faça rogos, seja no templo ou em casa, mesmo que se consagre, faça jejum ou sacrifício, não adianta, não receberá coisa alguma se for tomado de incredulidade. As portas dos céus estarão fechadas, as palavras não passam do telhado, até o que é fácil se torna impossível. Não tem arrumadinho.
O HOMEM DE CORAÇÃO DOBRE. Quem é este homem de coração dobre? É todo aquele que é inconstante nos seus caminhos. Coração dobre é coração dividido, como dizem os mais sábios na fé, todos que vivem em um só pensamento estão unidos em um só propósito, com um só coração. Mas os que não vivem pela fé, até mesmo que seja um, tem dois corações, e isso é uma anomalia ou deformação. O homem de coração dobre é aquele que se deixa dominar pela dúvida, e que vai pelo caminho da incredulidade. Não sabe o que quer da vida, nem têm objetivos a serem alcançados.
É INCONSTANTE EM TODOS OS SEUS CAMINHOS. O homem inconstante é o que podemos chamar de pessoa desnorteada. Sem rumo para seguir nem sonhos a serem alcançados. É alguém sem planejamento em sua vida e que se deixa levar pelo pessimismo. É alguém desorientado e que não busca nenhum objetivo de vida. O homem inconstante tem seus caminhos tortuosos e suas veredas escorregadias. Não tem foco, nem fé e muito menos força para chegar a lugar algum, nem alcançar nada.
Tiago 1:6
Tiago 1:6 - Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
PEÇA-A, POREM, COM FÉ. O escritor tinha falado no texto anterior que se alguém tem falta de sabedoria peça-a a Deus que a todos dá. Agora, ele coloca uma condição que é justamente pedir, porem, pedir com fé. Não se deve é deixar de pedir, se vai receber ou não depende da fé. Tem muitas colocações feitas pelo escritor Tiago que se baseiam no estilo condicional da antiga aliança, que precisam ser explicada na visão contextual do evangelho da nova aliança. A oração e a fé juntas podem resolver muita coisa. Marcos 11:23 - Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. A fé e a dúvida não podem andar juntas, porque a dúvida é sinônimo de incredulidade e falta de fé. O que se requer é confiança plena.
EM NADA DUVIDANDO. As nossas orações feitas a Deus tem que ser com plena confiança de que vamos receber aquilo que estamos reivindicando. Mateus 7:7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Precisamos ter esperança de que tudo é possível ao que crer. Marcos 9:23 - E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. 1 João 5:14-15 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. Em nada duvidando é confiar plenamente que seremos atendidos.
PORQUE O QUE DUVIDA É SEMELHANTE À ONDA DO MAR. O que duvida é aquele que nem ora pedindo alguma coisa. É aquele que mesmo faça a sua oração pedindo alguma coisa a Deus, não tem certeza de que será ouvido, nem muito menos atendido. O que duvida é porque não confia no poder realizador de Deus e nem acredita que ele trabalha em prol daquele que nele espera. O que duvida é semelhante à onda do mar, que ora estar grande e outra ora quase nem existe, ora é forte para em seguida ser muito fraca. Isso fala em termos religiosos de dúvidas, de falta de fé, de incredulidade, de incertezas. Ou confiamos que seremos ouvidos e correspondidos em nossas petições, ou não adianta nem orar. Pedir com fé é ter a convicção de que vai receber a bênção.
QUE É LEVADA PELO VENTO. Mas pedir com dúvidas é semelhante à onda do mar, que está condicionada ao vendo e é absolutamente dependente do vendo para existir. Para a onda do mar, se existir vendo ela sobrevive, mas se o vento parar ele deixa de existir. Assim é o resultado de nossas orações diante de Deus. Se orarmos com dúvidas em nossos corações, essas orações são apenas palavras vazias, que não passam de um monólogo conosco mesmo, e não passa do alcance da altura de nossa voz. Mas quando oramos com fé, nossa petição ultrapassa nossas limitações e chega como cheiro suave diante do Deus Todo-poderoso. E assim somos atendidos.
E LANÇADA DE UMA PARA OUTRA PARTE. A onda do mar não tem direção própria, ela depende da direção do vendo para se projetar. A oração com dúvida ou incredulidade não tem direção certa, por isso, não chega ao seu destino final, que seria o trono de Deus.
PEÇA-A, POREM, COM FÉ. O escritor tinha falado no texto anterior que se alguém tem falta de sabedoria peça-a a Deus que a todos dá. Agora, ele coloca uma condição que é justamente pedir, porem, pedir com fé. Não se deve é deixar de pedir, se vai receber ou não depende da fé. Tem muitas colocações feitas pelo escritor Tiago que se baseiam no estilo condicional da antiga aliança, que precisam ser explicada na visão contextual do evangelho da nova aliança. A oração e a fé juntas podem resolver muita coisa. Marcos 11:23 - Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. A fé e a dúvida não podem andar juntas, porque a dúvida é sinônimo de incredulidade e falta de fé. O que se requer é confiança plena.
EM NADA DUVIDANDO. As nossas orações feitas a Deus tem que ser com plena confiança de que vamos receber aquilo que estamos reivindicando. Mateus 7:7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Precisamos ter esperança de que tudo é possível ao que crer. Marcos 9:23 - E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. 1 João 5:14-15 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. Em nada duvidando é confiar plenamente que seremos atendidos.
PORQUE O QUE DUVIDA É SEMELHANTE À ONDA DO MAR. O que duvida é aquele que nem ora pedindo alguma coisa. É aquele que mesmo faça a sua oração pedindo alguma coisa a Deus, não tem certeza de que será ouvido, nem muito menos atendido. O que duvida é porque não confia no poder realizador de Deus e nem acredita que ele trabalha em prol daquele que nele espera. O que duvida é semelhante à onda do mar, que ora estar grande e outra ora quase nem existe, ora é forte para em seguida ser muito fraca. Isso fala em termos religiosos de dúvidas, de falta de fé, de incredulidade, de incertezas. Ou confiamos que seremos ouvidos e correspondidos em nossas petições, ou não adianta nem orar. Pedir com fé é ter a convicção de que vai receber a bênção.
QUE É LEVADA PELO VENTO. Mas pedir com dúvidas é semelhante à onda do mar, que está condicionada ao vendo e é absolutamente dependente do vendo para existir. Para a onda do mar, se existir vendo ela sobrevive, mas se o vento parar ele deixa de existir. Assim é o resultado de nossas orações diante de Deus. Se orarmos com dúvidas em nossos corações, essas orações são apenas palavras vazias, que não passam de um monólogo conosco mesmo, e não passa do alcance da altura de nossa voz. Mas quando oramos com fé, nossa petição ultrapassa nossas limitações e chega como cheiro suave diante do Deus Todo-poderoso. E assim somos atendidos.
E LANÇADA DE UMA PARA OUTRA PARTE. A onda do mar não tem direção própria, ela depende da direção do vendo para se projetar. A oração com dúvida ou incredulidade não tem direção certa, por isso, não chega ao seu destino final, que seria o trono de Deus.
Tiago 1:5
Tiago 1:5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
E, SE ALGUM DE VÓS TEM FALTA DE SABEDORIA. O escritor vinha falando no texto anterior sobre como administrar as adversidades da vida para adquirir experiência e ser aperfeiçoar naquilo que é bom e certo. Ele não está afirmando que os seus leitores tem falta de sabedoria, mas se porventura alguém tiver, ele mostra o caminho que deve seguir para adquirir tal sabedoria. A sabedoria para um seguidor do judaísmo era conhecer a legislação mosaica e cumprir os seus mandamentos. A sabedoria para os gnósticos era a coisa principal, é tanto que para eles a sabedoria era o que levava o ser humano a perfeição. Para o mundo ter sabedoria é adquirir conhecimentos das ciências seculares. Para o evangelho de Cristo, a verdadeira sabedoria é aquela que vem de cima, do Pai das luzes e do Deus que é Onisciente.
PEÇA-A A DEUS. Se alguém não tem a sabedoria que vem de cima, peça-a a Deus. Essa verdadeira sabedoria buscada pelos que vivem para as coisas que são de cima vem por meio da revelação do Espírito do Senhor. Ela não é adquirida nas escolas seculares, nem nas universidades e nem nas faculdades. Essa sabedoria que pertence ao povo de Deus é intuitiva para fazer e realizar o que é correto e certo perante Deus e a sociedade. Quem tem esta sabedoria que vem de cima pode até errar, porque errar é humano, mas sabe muito bem discernir o que é certo e o que é errado. Essa sabedoria da qual ensina o evangelho de Cristo também pode ser acumulada por meio de uma vida de oração, de meditação e da leitura da bíblia e de toda boa literatura crista.
QUE A TODOS DÁ LIBERALMENTE. Se alguém não tem essa sabedoria da qual fala o escritor é só pedir a Deus e o Senhor vai conceder. A pergunta é: Para que buscar esta sabedoria? Se for para o que for útil, Deus não vai negar. Desde que esta sabedoria adquirida seja para edificar a vida de quem a possui e também a vida espiritual do seu próximo. Quem receber essa sabedoria tem que ter consciência de que ela não é propriedade particular sua, mas é um dom de Deus para o bem do nosso semelhante. Deus não nega essa sabedoria a quem a busca com o intuito de servir ao seu reino e em prol do evangelho de Cristo. Agora, se for para auto se promover e servir ao interesse próprio, Deus não dará a sabedoria que vem do alto.
E O NÃO LANÇA EM ROSTO. Geralmente o ser humano quase sempre faz alguma coisa em favor do seu próximo pensando em de alguma forma ser retribuído ou recompensado. Seja pela própria pessoa beneficiada, ou um reconhecimento da sociedade ou um galardão de Deus. Todavia, com Deus é diferente, quando ele nos favorece com sua grande benevolência não espera de nós nenhuma recompensa, até porque ele não precisa de nada, nós é que a todo o momento precisamos dele. E quando o Senhor dá a alguém a verdadeira sabedoria, ele não fica cobrando resultados. Ele não fica exigindo alguma recompensa, ele não lança em rosto.
E SER-LHE-Á DADA. Se alguém buscar a verdadeira sabedoria que vem de Deus, ser-lhe-á dada. Se alguém cai na graça do Senhor é suficiente para ser presenteado com a sabedoria que vem do alto. E quem recebe de Deus essa sabedoria faz a diferença onde for e onde estiver e no que fizer. Porque passa a ser uma pessoa iluminada com o conhecimento dos mistérios de Deus.
E, SE ALGUM DE VÓS TEM FALTA DE SABEDORIA. O escritor vinha falando no texto anterior sobre como administrar as adversidades da vida para adquirir experiência e ser aperfeiçoar naquilo que é bom e certo. Ele não está afirmando que os seus leitores tem falta de sabedoria, mas se porventura alguém tiver, ele mostra o caminho que deve seguir para adquirir tal sabedoria. A sabedoria para um seguidor do judaísmo era conhecer a legislação mosaica e cumprir os seus mandamentos. A sabedoria para os gnósticos era a coisa principal, é tanto que para eles a sabedoria era o que levava o ser humano a perfeição. Para o mundo ter sabedoria é adquirir conhecimentos das ciências seculares. Para o evangelho de Cristo, a verdadeira sabedoria é aquela que vem de cima, do Pai das luzes e do Deus que é Onisciente.
PEÇA-A A DEUS. Se alguém não tem a sabedoria que vem de cima, peça-a a Deus. Essa verdadeira sabedoria buscada pelos que vivem para as coisas que são de cima vem por meio da revelação do Espírito do Senhor. Ela não é adquirida nas escolas seculares, nem nas universidades e nem nas faculdades. Essa sabedoria que pertence ao povo de Deus é intuitiva para fazer e realizar o que é correto e certo perante Deus e a sociedade. Quem tem esta sabedoria que vem de cima pode até errar, porque errar é humano, mas sabe muito bem discernir o que é certo e o que é errado. Essa sabedoria da qual ensina o evangelho de Cristo também pode ser acumulada por meio de uma vida de oração, de meditação e da leitura da bíblia e de toda boa literatura crista.
QUE A TODOS DÁ LIBERALMENTE. Se alguém não tem essa sabedoria da qual fala o escritor é só pedir a Deus e o Senhor vai conceder. A pergunta é: Para que buscar esta sabedoria? Se for para o que for útil, Deus não vai negar. Desde que esta sabedoria adquirida seja para edificar a vida de quem a possui e também a vida espiritual do seu próximo. Quem receber essa sabedoria tem que ter consciência de que ela não é propriedade particular sua, mas é um dom de Deus para o bem do nosso semelhante. Deus não nega essa sabedoria a quem a busca com o intuito de servir ao seu reino e em prol do evangelho de Cristo. Agora, se for para auto se promover e servir ao interesse próprio, Deus não dará a sabedoria que vem do alto.
E O NÃO LANÇA EM ROSTO. Geralmente o ser humano quase sempre faz alguma coisa em favor do seu próximo pensando em de alguma forma ser retribuído ou recompensado. Seja pela própria pessoa beneficiada, ou um reconhecimento da sociedade ou um galardão de Deus. Todavia, com Deus é diferente, quando ele nos favorece com sua grande benevolência não espera de nós nenhuma recompensa, até porque ele não precisa de nada, nós é que a todo o momento precisamos dele. E quando o Senhor dá a alguém a verdadeira sabedoria, ele não fica cobrando resultados. Ele não fica exigindo alguma recompensa, ele não lança em rosto.
E SER-LHE-Á DADA. Se alguém buscar a verdadeira sabedoria que vem de Deus, ser-lhe-á dada. Se alguém cai na graça do Senhor é suficiente para ser presenteado com a sabedoria que vem do alto. E quem recebe de Deus essa sabedoria faz a diferença onde for e onde estiver e no que fizer. Porque passa a ser uma pessoa iluminada com o conhecimento dos mistérios de Deus.
Tiago 1:4
Tiago 1:4 - Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
TENHA, POREM, A PACIÊNCIA. Ter paciência é acima de tudo ter domínio próprio em toda e qualquer situação. É se manter tranquilo, apesar das circunstâncias apontarem para o desfavorável. É não perder a calma, mesmo que venham as tempestades e os vendavais. É suportar com resignação as provações da vida sem reclamar nem murmurar pelas adversidades contrárias. É viver pela razão, mesmo sendo injustiça pelas inversões de valores que o mundo nos impõe. Ser paciente é saber esperar o tempo de Deus e saber que ele trabalha em prol daqueles que nele esperam. Ser paciente é confiar inteiramente no Senhor e ter a convicção de que ele está agindo para colocar cada peça no seu devido lugar, no tempo dele, e não no nosso.
A SUA OBRA PERFEITA. Porque a paciência tem sua obra perfeita. Quem na realidade age dentro dos padrões da paciência chega ao porto seguro sem prejuízos nem desonra. Nada do que passamos de contrariedade é sem objetivos, principalmente quando suportamos as provações e superamos as tentações. No início de cada dificuldade que surgirem em nossas vidas, basta perguntarmos, para que estou passando por isso? E não, porque estou passando por isso? E o desenrolar dos eventos vai nos provar de que é para nossa edificação e experiência que precisamos enfrentar os ventos contrários. Se entregamos o nosso destino aos cuidados de Cristo, precisamos ter consciência de que tudo que nos acontecem tem sua permissão, e se ele permite uma provação em nossas vidas é para o nosso aperfeiçoamento.
PARA QUE SEJAIS PERFEITOS. Vem novamente a mesma pergunta feita anteriormente: para que passamos as provações? E não, porque passamos pelas tentações? O alvo das adversidades da vida e o foco das provações permitidas pelo Senhor em nossa caminhada é para nos capacitar com boas virtudes. Como o ser humano em muitos casos é o produto do meio em que vive, naturalmente que a alma do homem, genericamente falando, está minada com muitos vícios e desviada dos seus objetivos para os quais fora criada. No entanto, o Espírito de Deus, pela mensagem do evangelho se propõe expurgar os seres humanos dos seus desvios de conduta, respeitando é claro seu livre arbítrio. Razão do porque das provações da vida.
E COMPLETOS. O foco principal das provações da vida é para que o ser humano seja aperfeiçoado, ganhe experiência e seja completo, em temos de boas virtudes e bom caráter. Esta expressão dentro do contesto religioso diz respeito ao ser humano viver uma vida correta, dentro do possível, tanto para com o seu Criador, como também para com o seu próximo. Quando Deus criou o homem, assim o fez com objetivos e finalidades. Quando um inventor cria um objeto é para cumprir uma determinada finalidade, quando assim não é, há uma disfunção. O Criador formou o homem com planejamento e um programa de realizações para sua existência, se houver uma disfunção, o inventor interfere para que haja aperfeiçoamento em sua criação.
SEM FALTAR EM COISA ALGUMA. O alvo das provações e dos testes que somos submetidos todos os dias da nossa vida é para que venhamos a nos enquadrar na vontade do Criador. Ninguém veio ao mundo por um acaso, existem objetivos.
TENHA, POREM, A PACIÊNCIA. Ter paciência é acima de tudo ter domínio próprio em toda e qualquer situação. É se manter tranquilo, apesar das circunstâncias apontarem para o desfavorável. É não perder a calma, mesmo que venham as tempestades e os vendavais. É suportar com resignação as provações da vida sem reclamar nem murmurar pelas adversidades contrárias. É viver pela razão, mesmo sendo injustiça pelas inversões de valores que o mundo nos impõe. Ser paciente é saber esperar o tempo de Deus e saber que ele trabalha em prol daqueles que nele esperam. Ser paciente é confiar inteiramente no Senhor e ter a convicção de que ele está agindo para colocar cada peça no seu devido lugar, no tempo dele, e não no nosso.
A SUA OBRA PERFEITA. Porque a paciência tem sua obra perfeita. Quem na realidade age dentro dos padrões da paciência chega ao porto seguro sem prejuízos nem desonra. Nada do que passamos de contrariedade é sem objetivos, principalmente quando suportamos as provações e superamos as tentações. No início de cada dificuldade que surgirem em nossas vidas, basta perguntarmos, para que estou passando por isso? E não, porque estou passando por isso? E o desenrolar dos eventos vai nos provar de que é para nossa edificação e experiência que precisamos enfrentar os ventos contrários. Se entregamos o nosso destino aos cuidados de Cristo, precisamos ter consciência de que tudo que nos acontecem tem sua permissão, e se ele permite uma provação em nossas vidas é para o nosso aperfeiçoamento.
PARA QUE SEJAIS PERFEITOS. Vem novamente a mesma pergunta feita anteriormente: para que passamos as provações? E não, porque passamos pelas tentações? O alvo das adversidades da vida e o foco das provações permitidas pelo Senhor em nossa caminhada é para nos capacitar com boas virtudes. Como o ser humano em muitos casos é o produto do meio em que vive, naturalmente que a alma do homem, genericamente falando, está minada com muitos vícios e desviada dos seus objetivos para os quais fora criada. No entanto, o Espírito de Deus, pela mensagem do evangelho se propõe expurgar os seres humanos dos seus desvios de conduta, respeitando é claro seu livre arbítrio. Razão do porque das provações da vida.
E COMPLETOS. O foco principal das provações da vida é para que o ser humano seja aperfeiçoado, ganhe experiência e seja completo, em temos de boas virtudes e bom caráter. Esta expressão dentro do contesto religioso diz respeito ao ser humano viver uma vida correta, dentro do possível, tanto para com o seu Criador, como também para com o seu próximo. Quando Deus criou o homem, assim o fez com objetivos e finalidades. Quando um inventor cria um objeto é para cumprir uma determinada finalidade, quando assim não é, há uma disfunção. O Criador formou o homem com planejamento e um programa de realizações para sua existência, se houver uma disfunção, o inventor interfere para que haja aperfeiçoamento em sua criação.
SEM FALTAR EM COISA ALGUMA. O alvo das provações e dos testes que somos submetidos todos os dias da nossa vida é para que venhamos a nos enquadrar na vontade do Criador. Ninguém veio ao mundo por um acaso, existem objetivos.
Assinar:
Postagens (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
-
Apocalipse 19:16-17 - E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. E vi um anjo que estava no sol, e...
-
Apocalipse 22:3-4 - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão...
-
Apocalipse 18:7 - Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou...






