domingo, 26 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:8

1 Coríntios 1:8 - O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
O QUAL. “O qual” diz respeito a uma referência ao texto anterior. Que trata da manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquilo que conhecemos como parousia, ou segunda vinda de Cristo para buscar a sua igreja. Até este momento tão importante para a igreja do Deus vivo, Paulo esperava que todos os dons espirituais estivessem à disposição da comunidade Cristã na cidade de Corinto. O escritor desta epístola nos deixa transparecer que a vinda de Cristo é dada por certa, porem, enquanto isto não acontece à igreja precisava continuar crescendo nos dons espirituais em Cristo.

VOS CONFIRMARÁ TAMBÉM. O que Paulo tinha realizado em suas atividades missionárias em prol da igreja de Cristo na cidade de Corinto era a parte que lhe cabia. E ao que tudo indica como era ele um excelente discipulador, consequentemente tinha instruído corretamente aos servos de Cristo como seguir o evangelho das boas novas. No entanto, atribuía irrestritamente a Cristo Jesus nosso Senhor a tarefa de confirmar na fé a todos que se decidiram servir ao reino de Deus, como discípulos de Cristo.

ATÉ O FIM. Como implantador de comunidades cristãs no mundo gentílico, o apostolo fazia o que era possível e o que estava ao seu alcance, para antes de seguir para uma nova missão deixar os convertidos ao cristianismo firmes, nas convicções da nova aliança de Deus com os homens. Ao partir para outros campos missionários transculturais, carregava consigo a esperança de que todos perseverassem até o fim.

PARA SERDES IRREPREENSÍVEIS. A igreja primitiva não tinha noção do intervalo de longo prazo que ocorreria entre a ascensão de Cristo e a parousia. Os cristãos dos começos da era cristã viviam como se Cristo fosse voltar naquele mesmo tempo de perseguição que eles enfrentavam do império romano. Com isto, Paulo os exortava de que vivessem de tal forma a serem irrepreensíveis para a volta de Cristo Jesus.

NO DIA. O dia de nosso Senhor. Para a mentalidade judaica, o dia do Senhor é um dia de julgamento. Já para o pensamento cristão, o dia do Senhor pode ser compreendido como o domingo que era o primeiro dia da semana, isso de conformidade com a interpretação histórica ou textual, que foi o dia da ressurreição de Cristo. Como também em uma interpretação escatológica representa o dia da volta de Cristo, que se dará em duas etapas, uma para arrebatar a igreja e outra para estabelecer o governo milenial. No caso do nosso texto em foco seria o dia do arrebatamento da igreja.

DE NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é reconhecido em toda a extensão do conteúdo neotestamentário. E uma das passagens mais conhecidas é a de Filipenses 2:10-11 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Cristo Jesus, também é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o adjetivo que fala dos seus atributos e principalmente de sua missão como o Messias de Deus. Porque Cristo quer dizer; o enviado ou ungido de Deus para executar o plano da salvação.

sábado, 25 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:6-7

1 Coríntios 1:6-7 - (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.
COMO O TESTEMUNHO DE CRISTO. O testemunho de Cristo diz respeito a tudo que engloba as boas novas do evangelho de Cristo Jesus. Desde as promessas feitas por Deus em forma de profecias messiânicas como também tudo que aconteceu com o nascimento, vida, marte e ressurreição do Messias de Deus, Jesus de Nazaré. E Paulo foi o responsável por transmitir todos os parâmetros da nova aliança de Deus com a humanidade por intermédio de Cristo Jesus. Enquanto a maioria dos apóstolos originais se preocupavam em convencer os judeus a respeito de que Jesus era o Messias, Paulo recebeu a incumbência de levar o evangelho aos gentios, fora de Israel.

FOI CONFIRMADO ENTRE VÓS. Esta confirmação a que se refere o escritor diz respeito à aceitação por parte dos coríntios das boas novas pregadas pelo apóstolo Paulo. Antes de Paulo chegar naquele lugar com as novidade de Cristo o povo daquela cidade vivia para a prostituição religiosa. Os historiadores dão conta de que havia em Corinto um templo dedicado ao culto de Afrodite, deusa do amor. Nesse templo haviam pelo menos mil prostitutas religiosas, que atraíam adoradores de todo o mundo antigo para arrecadar dinheiro com o objetivo de sustentar as sacerdotisas cultuais.

DE MANEIRA QUE NENHUM DOM VOS FALTE. O desejo de Paulo é que a igreja cristã que estava na cidade de Corinto fosse realmente uma igreja completa. Onde os seguidores de Cristo naquela cidade tivessem todos os dons provenientes de Deus para lhes suprirem mutuamente todas as necessidades espirituais dos discípulos do Senhor Jesus Cristo naquele lugar. Um dos motivos desta epístola de Paulo aos coríntios foi justamente para estimular a igreja de Corinto a buscar os dons espirituais. Porque para o apóstolo uma igreja completa era uma igreja com os dons espirituais.

ESPERANDO A MANIFESTAÇÃO. Esta expressão bíblica, neste particular, nos conduz em duas direções. A primeira diz respeito à manifestação do Senhor por meio dos dons espirituais se fazendo presente no maio do povo de Deus em Corinto, a fim de lhes suprirem todas as necessidades. A segunda diz respeito à vinda do Senhor Jesus para buscar os redimidos que ele comprou com o seu precioso sangue. A volta de Cristo (parousia) era o grande anelo da igreja primitiva, assim como também o é hoje.

DE NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é reconhecido em toda a extensão do conteúdo neotestamentário. E uma das passagens mais conhecidas é a de Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Cristo é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e podemos dizer que Cristo é o adjetivo que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão. Porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é um nome próprio e a palavra Cristo fala de quem é Jesus de Nazaré, o Messias de Deus.

1 Coríntios 1:5

1 Coríntios 1:5 - Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento.
PORQUE EM TUDO. Tudo que somos e tudo que temos vêm de Deus por Cristo Jesus. É o que nos revela a escritura em Efésios 1:3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Só tem a ganhar aquele que faz a opção de vida em viver ao lado de Cristo. Em todas as áreas da vida só despontam vantagens e os benefícios são incalculáveis para todos aqueles que recebem as riquezas da nova aliança de Cristo.

FOSTES. Cristo proporcionou uma graça tal diante de Deus Pai para os seus seguidores que não dá para calcular (humanamente falando) o seu valor. Viver para Cristo como seu discípulo é conquistar o coração de Deus de tal maneira que os céus se abrem para nós. Os gentios (todos nós) viviam sem chance de reconciliação com o Criador, porem, O Senhor Jesus estabeleceu a paz pela reconciliação e nos atirou diretamente nos braços de Deus. E tudo isto provem de Deus que nos reconciliou consigo mesmo.

ENRIQUECIDOS. De nada tem falta aqueles que seguem o caminho do evangelho do Senhor Jesus. Uma vez que, ele supre todas as nossas necessidades. Aprendemos isto em Filipenses 4:19 - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Quem tem Cristo em sua vida tem tudo e muito mais. Viver para Cristo é ganhar vida abundante aqui na terra e vida plena na eternidade. Vale apenas renunciar tudo que o mundo oferece mais que desagrada a Deus, porque quem tem o Senhor Jesus não sente falta de nada em sua vida.

NELE. (Em Jesus Cristo). O mundo ainda existe porque Cristo interveio na história da humanidade para nos preservar. Na hipótese de Cristo não ter feito o que fez em prol da humanidade a ira de Deus e o seu furor já era o suficiente para um caos total. Por isso que, as boas novas da nova aliança de Cristo para o mundo é muito mais do que podemos imaginar ou perceber. A obra redentora de Cristo não foi somente em benefício dos seres humanos, porque ela abrange toda a criação de Deus.

EM TODA. Quando se diz: “nele” é porque em Cristo engloba a totalidade universal das bênçãos de Deus para o mundo e principalmente para a sua igreja. O mundo sem Cristo não tem noção do quanto está perdendo, por se manter alienado do Salvador. Também não é a toa que os remidos deixam de gozar os prazeres deste mundo, pela esperança de uma vida eterne feliz com Deus e com Cristo nas mansões celestiais.

A PALAVRA. A maior riqueza de um ser humano, conforme as escrituras, não é possuir bens materiais. É na realidade reconhecer de que este mundo está um caos e ser alcançado com as boas novas do evangelho glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo. Os remidos por Cristo são ricos porque conhecem a palavra que liberta.

E EM TODO CONHECIMENTO. O mundo corre em busca dos conhecimentos científicos (não há nada de errado nisto). Todavia, desprezam o principal, que é conhecer a Cristo, a fonte de toda sabedoria. Não buscam conhecer os benefícios eternos da nova aliança de Cristo pelo mundo. Mas, o conhecimento de Cristo é tudo de que precisamos.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:4

1 Coríntios 1:4 - Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
SEMPRE. Esta é uma expressão temporal que representa um ato contínuo. Com isto o apóstolo dos gentios estava dizendo que não cessava de dar graças a Deus pelas vidas dos irmãos e das irmãs que estavam na cidade de Corinto. Bastava dobrar os joelhos ou mesmo em orações em pé ou assentado Paulo não se esquecia de louvar a Deus por todos aqueles que naquela cidade chamada “imunda” se haviam convertido ao cristianismo e as boas novas do evangelho poderoso de Cristo Jesus, o Libertador.

DOU GRAÇAS. Os discípulos de Cristo ali naquela cidade eram como a coroa de glória dos trabalhos missionários de Paulo. O apóstolo os via cada um individualmente como sendo pedras preciosas de sua coroa, no alcance crescente da graça de Deus sobre aquele povo. A cidade de Corinto era completamente dominada pela depravação pagã, e ver no meio daquela sociedade, pessoas transformadas pelo poder do evangelho pregado por Paulo, redundava em ações de graças continuamente para ele.

AO MEU DEUS. Paulo reconhecia de que o sucesso de sua missão evangelizadora em Corinto não se devia a nenhum apoio externo de nenhum outro líder religioso, nem tão poucos aos seus esforços pessoas em anunciar as boas novas de Salvação. Todavia, olhava para cima, para o seu Deus, com gratidão em seu coração pelos frutos colhidos de onde não se esperava. Paulo foi muito perseguido pelos seus compatriotas Judeus mais radicais em Corinto, e ao que tudo indica passou até perigo de morte ou de ser expulso daquele lugar. Não desistiu e conseguiu alcançar muitas vidas com as boas notícias da nova aliança de Deus com os homens, por meio do Redentor, Jesus Cristo.

POR VÓS. Paulo se refere aos seguidores de Cristo em Corinto de maneira toda especial. Até porque ele os tinha como filhos na fé, por ser o primeiro missionário a chegar à Grécia, talvez vindo de Antenas. Chegando naquela cidade ficou suspenso por ver como as pessoas viviam embrenhadas na devassidão e na pecaminosidade. Certamente, visualizou o quanto seria difícil achar aceitação à sua mensagem naquele lugar. Todavia, mesmo plantando em lugar pedregoso veio a colher os seus frutos.

PELA GRAÇA DE DEUS. O fundador da comunidade cristã em Corinto percebia que a graça de Deus havia sido derramada mais que abundante, sobre aquelas vidas que receberam de bom grado as boas novas do evangelho glorioso do Senhor Jesus Cristo. Era justamente esta graça do Deus Criador que havia dilatado os corações dos discípulos de Cristo e filhos na fé de Paulo, naquela cidade de Corinto.

QUE VOS FOI DADA. O Deus gracioso derramou dos mais altos céus esta abundante graça que foi dada gratuitamente aos que receberam a Cristo em Corinto. Tudo isso partiu da bondade de Deus em libertar os Coríntios da vida devassa em que viviam.

EM CRISTO JESUS. Esta é uma expressão usada por Paulo muitas vezes em seus escritos. E representa: Para Cristo, por Cristo e em Cristo. E todas as vezes que esta expressão é usada por Paulo é no sentido de render a Cristo a devida glória e não reter para si o que pertence somente ao Messias de Deus, Jesus Cristo nosso Senhor.

1 Coríntios 1:3

1 Coríntios 1:3 - Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
GRAÇA. Graça e paz. Esta era na verdade a saudação cristã nos tempos da igreja primitiva. Nos dias de hoje cada denominação tem o seu modo próprio de saudação, até para diferenciar uma das outras. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança eles foram alcançados pela graça de Cristo Jesus.

PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade era um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, e isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

DA PARTE DE DEUS. Tanto a graça que é um favor não merecido quanto à paz que representa a reconciliação do homem com o seu Criador, provem de Deus que reconciliou consigo mesmo o mundo (2 Coríntios 5:18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação). Os gentios não mereciam a graça divina e nem se interessavam pelo reino de Deus. Todavia, o Senhor pela sua grande misericórdia abril esta porta da graça para toda a humanidade. E a obra de expiação proporcionada pelo Cordeiro de Deus provocou esta paz tão boa que hoje nós temos todos com Deus em Cristo Jesus.

NOSSO PAI. Deus é o nosso Pai celeste. Todo ser humano tem um progenitor conforme a carne e o sangue. Porem, o nosso Deus é de fato o nosso verdadeiro Pai Criador. Todos aqueles que receberam a Cristo em suas vidas por crerem no seu nome são feitos filhos de Deus, estes que foram gerados segundo a vontade de Deus (João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Pertencemos a família de Deus e somos realmente irmãos de Cristo Jesus, o Primogênito do Pai.

E DO SENHOR. Graça e paz da parte de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Sem Cristo não seria possível recebermos esta graça divina que nos alcançou. O Senhor Jesus Cristo foi o condutor e executor desta tão feliz paz que desfrutamos com o nosso Pai celestial. O mesmo Jesus de Nazaré que veio humilde também é o nosso Senhor e Rei eterno.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio e podemos dizer que Cristo é o adjetivo que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão. Porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é um nome próprio e a palavra Cristo fala de quem é Jesus de Nazaré, o Messias de Deus.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:2

1 Coríntios 1:2 - À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
A IGREJA DE DEUS. Quando se fala sobre a igreja de Deus é a mesma coisa que dizer igreja de Cristo. O próprio Jesus falou: Eu e o pai somos um (João 10:30). Assim como também só existe uma igreja verdadeira, que é a igreja de Deus e de Cristo. O que existe hoje são variedades de denominações que, dentre as quais esta incluída a igreja de Deus e de Cristo. Falar sobre uma denominação religiosa não é a mesma coisa que falar sobre a igreja de Deus e de Cristo, porque a igreja é espiritual e não um templo.

QUE ESTA EM CORINTO. Esta epístola de Paulo estava sendo endereçada a comunidade dos salvos e remidos por Cristo que estava na cidade de Corinto. Não era a uma denominação religiosa que tinha na cidade de Corinto. É bom lembrar que até 312 d.C. quando houve o casamento entre o cristianismo e o império romano, não era permitido se construir templos cristãos em nenhum lugar do domínio romano. Corinto era uma cidade da Grécia que significa “imoral”, foi destruída em 146 a.C e foi reconstruída em 46 d.C. Era uma cidade depravada moralmente e espiritualmente.

AOS SANTIFICADOS EM CRISTO JESUS, CHAMADOS SANTOS. A morte de Cristo foi um ato de expiação em prol de todos aqueles que o recebem pela fé como único e suficiente Salvador. Com isto, todos aqueles que o confessam, recebem dos benefícios santificadores da obra remidora do Filho de Deus. E estes são chamados santos não por se tornarem perfeitos, mas por serem separados do mundo e dedicados ao reino de Deus e de Cristo. Uma vez que a palavra “santo” quer dizer separado.

COM TODOS AQUELES QUE EM TODO LUGAR. Paulo tinha certeza de que esta sua mensagem, que de princípio estava sendo endereçada a comunidade cristã na cidade de Corinto, também chegaria a todos aqueles que em algum lugar do planeta terra invocaria o nome de Cristo. E na verdade seus escritos foram sendo conduzidos de lugar a lugar, cada vez mais distante, ao ponto de hoje estarem espalhados por todo o mundo. Até certo ponto, podemos assegurar de que esta citação do apóstolo dos gentios era uma palavra profética, que se cumpre a cada dia, ao se expandir.

INVOCAM O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO. Não são todas as pessoas que invocam o nome de Cristo. Os judeus, por exemplo, que não se converteram ao cristianismo, nem receberam a Jesus de Nazaré como o Messias, não invocam ao Cristo de Deus. Assim como existem inúmeras pessoas que deixam de invocar o nome do Salvador para venerarem as criaturas, em forma de ídolos e imagens de escultura.

SENHOR DELES E NOSSO. Não são todas as pessoas que tem a Cristo como Senhor. Ter a Cristo como Salvador, todo mundo diz que tem, até porque todos precisam da salvação dada por Cristo. No entanto, tê-lo como Senhor poucos desejam, uma vez que, ter a Cristo como Senhor é permitir que ele domina a vida e o destino em tudo.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:1

1 Coríntios 1:1 - Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes.
PAULO. O significado do seu nome é: Pequeno. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Pode presumir-se que ele já era assim chamado nas suas relações com os gentios - mas depois deste incidente é sempre esse nome que o apóstolo tem nos Atos e nas suas epístolas. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia (Atos 9.11,21.39,22.3). Foi o maior missionário da igreja primitiva, ocupando significativo espeço no livro de Atos.

CHAMADO. A chamada de Saulo de Tarso, que depois ficou sendo conhecido por Paulo, foi feita diretamente pelo Senhor Jesus na estrada de damasco. E há quem diga que os onze apóstolos originais foram precipitados quando escolheram Matias para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes. Grande parte dos comentaristas bíblicos concordam de que, se eles estivessem esperado um pouco mais, seria Paulo e não Matias o que ocuparia o ministério apostólico, juntamente com os onze apóstolos.

APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo, em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também.

DE JESUS CRISTO. Paulo se considerava um apóstolo chamado diretamente por Jesus Cristo. Era um pregador itinerante, que não foi totalmente apoiado pelo ministério apostólico da igreja primitiva. Conforme o livro de Atos foi o maior missionário de sua época e importante fundador de comunidades cristãs por onde passava. Por ser um autêntico apóstolo de Cristo dedicou toda a sua vida ao trabalho de divulgar as boas novas do seu Mestre e Salvador Jesus Cristo. Gastou o resto de sua vida por Cristo.

PELA VONTADE DE DEUS. Há um certo tom de crítica nesta expressão de Paulo ao se referir a sua chamada para o apostolado. Como que alertando aos demais apóstolos de que foram (conforme alguns comentaristas precipitados na escolha de Matias) muito apresados em não esperarem um pouco até que o Senhor o chamasse para este tão importante cargo no arcabouço ministerial da igreja cristã primitiva, que foi a função de apóstolo de Cristo. Matias foi escolhido pelos apóstolos, mas Paulo foi chamado diretamente pelo Senhor Jesus. E a sua grande e importante missão em espalhar as boas novas do evangelho no mundo gentílico deu provas cabais disto.

E O IRMÃO SÓSTENES. Usar a palavra irmão para classificar alguém que faz parte da mesma fé em Cristo significa dizer que somos iguais entre si e que ninguém é melhor que o outro. Pois pertencemos à família de Deus, que é nosso Pai. Quanto a Sóstenes, é provável que ele seja a mesma pessoa citada em (Atos 18:17). Ele foi à pessoa que escrevia o que Paulo falava na escrita desta epistola (amanuense). Ele havia sido líder de uma sinagoga, agora como cristão, foi espancado perante o tribunal de Gálio.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...