terça-feira, 30 de abril de 2019

Romanos 11:7

Romanos 11:7 - Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
POIS QUÊ? O QUE ISRAEL. É notório que o escritor continua falando aos seus irmãos e conterrâneos judeus, eles que se achavam melhores do que os demais povos do mundo antigo, por fazerem parte da aliança da lei. E na verdade, os hebreus de princípio, ao conquistarem a terra de Canaã, enquanto se mantinham fieis a legislação de Moisés era o povo especial de Deus, porem, depois que se desviaram do concerto do Senhor, se tornaram iguais aos demais povos, por causa da rebelião e apostasia.

BUSCAVA. De acordo com o pensamento de Paulo, os judeus perderam a essência da lei de Moisés, quando deixaram de confiar no Senhor para confiarem nos seus méritos pessoas, com isso passaram a ser meros hipócritas religiosos, reprovando as demais nações, mas que no fundo no fundo, também se encontravam na mesma condição do que os pagãos. O embotamento da mente religiosa leva o homem ao desvio de Deus.

NÃO ALCANÇOU. A lei de Moisés não era material, mas sim, espiritual, e precisava do tempero da fé, como está escrito que, o justo viverá da fé. Mas os seguidores do judaísmo transformaram a lei de Moisés em letra morta, com suas exigências impraticáveis. Na realidade, os filhos de Israel se esqueceram de que Abraão foi justificado por fé em Deus e não por méritos pessoais, como acontece com os remidos.

MAS OS ELEITOS. Estes eleitos sobre os quais fala o autor dizem respeito aos eleitos segundo a graça de Deus e não por terem capacidade própria para tanto. Certamente Paulo se reporta sobre aqueles que dentre os judeus acharam graça diante de Deus, em que o Senhor lhes deu entendimento para crerem de que Cristo Jesus era o Messias de Deus. Bem como os eleitos também são os gentios remidos por Cristo Jesus, uma vez que, a nova dispensação da graça de Deus é universal e não nacional.

ALCANÇARAM. Bem-aventurados são aqueles que acharam esta graça de Cristo, porque Ele disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Alcançar o favor divino já dentro do tempo da nova aliança da graça de Deus chegar diante do trono da graça e ser favorecido com todos os benefícios que o evangelho promete aos escolhidos de Deus, tanto judeus quanto gentios também.

E OS OUTROS. Mas nem todos que faziam parte do povo judeu alcançaram a graça de Deus para compreenderem que o simples Jesus de Nazaré era de fato o Messias prometido por Deus, nas Sagradas Escritoras dos hebreus. Por isso que, Ele veio para os que eram seus, e os seus não o receberam. Estes que não reconheceram que Jesus Cristo era o Emanuel de Deus, foram os mesmos que o condenaram a morte de cruz.

FORAM ENDURECIDOS. Nisto se percebe a rejeição ativa de Deus aos incrédulos judeus, como aconteceu com Faraó no Egito, que foi por Deus endurecido em seu coração, a fim de que o poder de Deus fosse manifesto naquela terra. Deus é soberano e Ele faz como lhe apraz, e como tal, Ele chama para seu reino e luz quem lhe agradar, e rejeita também a todos aqueles que não se submetem a sua vontade. Portanto, quem é um eleito de Deus, deve render ao Senhor glória e ações de graças sempre.

Romanos 11:6

Romanos 11:6 - Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
MAS SE É POR GRAÇA. O apostolo fala sobre a eleição da graça, como um novo tempo em que o homem é aceito diante de Deus, simplesmente porque foi chamado pela graça de Deus para fazer parte do seu reino e família. Esta graça passou a ser um direito dos remidos de Cristo, quando o próprio Deus resolveu que por méritos pessoas ninguém é digno de chegar perto de sua santidade e glória, então, Cristo cumprindo o sacrifício de expiação em lugar dos escolhidos, Deus nos aceita em Cristo.

JÁ NÃO É POR OBRAS. Não há dúvida que Paulo fala a respeito das obras da lei, conforme era determinado na legislação de Moisés, em que os filhos de Israel eram justificados por cumprirem as exigências da lei. Como as obras da lei se tornaram impraticáveis pelos judeus, visto que o sentimento de rebelião falava mais alto, foi que o Deus de Abraão decidiu que a graça é suficiente para justificar o pecador remido.

DE OUTRA MANEIRA. Quem ler a epístola de Tiago, irmão do Senhor, ele que se tornou a principal liderança da igreja mãe de Jerusalém, pode perceber que aparentemente há contraste entre suas teses e a defesa que Paulo faz da graça que é contra as obras da lei. É bom lembrar que os apóstolos de Jerusalém estavam vivendo um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo defendido por Paulo.

A GRAÇA JÁ NÃO É GRAÇA. Olha o que Paulo escreveu em Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Desde que se manifestou na terra o Messias de Deus, Jesus de Nazaré, que o homem é justificado diante de Deus, não por méritos pessoas, mas pela graça de Cristo. A obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é quem salva o homem.

SE, POREM, É PELAS OBRAS. De acordo com a teologia do apóstolo dos gentios, Paulo, o judaísmo era coisa do passando, e com isso, as obras da lei já nãos mais justificavam os filhos de Israel. Todo aquele que por fé aceitava Cristo Jesus como Senhor e Salvador, não precisava mais cumprir as exigências impraticáveis da lei de Moisés. Agora, quem rejeitou a Cristo, continuava de acordo com o antigo regime da lei.

JÁ NÃO É MAIS GRAÇA. Para quem passou a funcionar e ter efeito esta graça do evangelho? Para os judeus que romperam com o regime da lei de Moisés, porque aceitaram a graça derramada por Cristo, bem como para os gentios que também deixaram o politeísmo e a incredulidade para viverem pela fé em Cristo. Do remido de Cristo só se pede que ele creia verdadeiramente no nome de Cristo e na sua redenção.

DE OUTRA MANEIRA A OBRA JÁ NÃO É OBRA. Há um contraste muito grande, entre as promessas da antiga aliança da lei, para o que os remidos de Cristo esperam do evangelho de Cristo. As promessas da lei eram terrenas com garantias para esta dimensão da existência dos hebreus. Enquanto que, as promessas da nova aliança da graça de Deus para os escolhidos são em parte para esta vida, porem, muitas e mais preciosas promessas para a vida eterna. As obras da lei, já não justificam os remidos.

Romanos 11:4-5

Romanos 11:4-5 - Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
MAS QUE DIZ A RESPOSTA DIVINA? Novamente o autor cita o que aconteceu no caso do profeta Elias em 1 Reis 19:18 - Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. Como homem, o profeta Elias era limitado e não sabia da realidade. Mas Deus que é Onisciente, Ele tinha pleno conhecimento dos fatos, e Ele próprio tinha guardado os seus escolhidos que não se deixaram se corromper pelo desvio imposto por Jezabel e o rei Acabe.

RESERVEI PARA MIM. Já neste tempo da história de Israel, podemos conjecturar que a escolha de Deus e a sua eleição já estava em ação, o que não dependia dos filhos dos homens, mas sim, de Deus que elege. Vemos nisto o poder de Deus em operação, no sentido de guardar os seus filhos das maldades dos homens ímpios, bem como a ação poderosa do Deus de Israel em proteger aqueles que o servem.

SETE MIL HOMENS. O profeta Elias imaginava que somente ele permanecia fiel ao Deus verdadeiro, conforme 1 Reis 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. No entanto, a contabilidade de Deus era outra.

QUE NÃO DOBRARAM OS JOELHOS A BAAL. Baal era a principal falsa divindade dos moradores de Canaã, antes da conquista da terra prometida pelos filhos de Israel. Ao implantar os descendentes de Abraão na terra prometida, o Senhor determinou que os baalitas fossem eliminados daquele lugar. Porem, com a ascensão de Jezabel como rainha sobre Israel, e ela era uma mulher idólatra, o culto a Baal foi restabelecido.

ASSIM, POIS, TAMBÉM AGORA NESTE TEMPO. O apóstolo dos gentios fala do novo tempo em que Deus estava agindo a favor de Israel, e principalmente em benefício dos gentios, isso por meio da nova aliança da graça de Deus. Verdade é que o foco era o povo hebreu, porque o evangelho diz que, “Ele veio para o que era seu”. Jesus veio para cumprir a lei, e ao mesmo tempo implantar uma reforma profunda no judaísmo.

FICOU UM REMANESCENTE. O Messias de Deus concentrou suas atividades no seu próprio país de Israel, chamou seus primeiros discípulos dentre seus conterrâneos, os judeus, a quem Paulo neste texto chama de remanescente. Verdade é que durante o seu ministério poderoso, o Senhor Jesus arrebanhou multidões que se beneficiavam dos seus milagres, mas foram poucos que permaneceram com Ele até o fim.

SEGUNDO A ELEIÇÃO DA GRAÇA. Esta é uma das principais frases que representa a nova dispensação implantada por Cristo, em que todas as nações do mundo foram beneficiadas. Quem faz parte do reino de Deus só tem a agradecer, porque foi eleito por Deus, não porque tinha méritos próprios para fazer parte da família de Deus, mas porque a graça de Deus é que o Elegeu. Esta graça é um favor não merecido, o que nos faz compreender que, tudo provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo.

Romanos 11:2-3

Romanos 11:2-3 - Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha vida?
DEUS NÃO REJEITOU O SEU POVO. O amor que o Senhor sempre sentiu por Israel nunca diminuiu, até porque Deus é imutável, e Ele não se deixa moldar pelas circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis. Deus sempre buscou abençoar em todas as áreas da vida os filhos de Israel, porque o Senhor tomou por sua propriedade os hebreus, desde que os tirou com mão forte os descendentes de Abraão do Egito.

QUE ANTES CONHECEU. Desde o patriarca Abraão, passando por seu filho Isaque e por seu neto Jacó, que o Senhor vinha acompanhando o seu povo nas várias situações pelas quais os filhos de Israel tiveram que atravessar. A peregrinação pelo deserto, durante quarenta anos, em que o Senhor sustentou o seu povo com o maná do céu e com a água das rochas, que o Senhor ficou conhecendo de perto os hebreus.

OU NÃO SABEIS O QUE A ESCRITURA DIZ DE ELIAS. O trecho a que se refere o apóstolo Paulo se encontra em (1 Reis 19:8-18), que trata do momento em que o profeta Elias tendo fugido de Acabe e Jezabel, se escondera em uma caverna, pensando que seria morto. Elias tendo conhecimento da morte dos profetas, pensou que todo o Israel se encontrava desviado dos caminhos de Deus, mas ele se enganou.

COMO FALA A DEUS CONTRA ISRAEL, DIZENDO. Elias fugiu de sua missão em pregar a palavra de Deus para o seu povo, se escondeu em uma caverna, mas Deus veio falar com ele. 1 Reis 19:9 - E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? Essa pergunta feita a Elias é como se o Senhor quisesse saber do seu profeta se ele estava com medo.

SENHOR, MATARAM TEUS PROFETAS. E o profeta tenta se justificar diante de Deus pelo fato de ter fugido para se esconder de Jezabel. 1 Reis 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. Era algo muito sério.

DERRIBARAM OS TEUS ALTARES. Essa era uma colocação feita pelo profeta Elias que sinalizava o desvio das autoridades de Israel, bem como dos filhos de Israel do seu Deus. Na realidade o que Jezabel desejava fazer era banir de Israel a adoração ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, implantando o politeísmo e a idolatria como sentimento religioso para o povo de Deus, o que o profeta Elias não aceitava de modo algum.

E SÓ EU FIQUEI, E BUSCAM A MINHA VIDA? Esse era o pensamento limitado que dispunha o homem de Deus naquele momento difícil de sua vida. A verdade é que muitos profetas já haviam morrido. Agora, Jezabel queria matar a Elias, 1 Reis 19:2-3 - Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi.

Romanos 11:1

Romanos 11:1 - Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
DIGO, POIS. Tendo, pois, o apóstolo falado sobre o passando e o presente dos filhos de Israel, e ficamos sabendo que a situação dos judeus não era nada boa, porque deixaram de seguir os mandamentos de Deus e rejeitaram o seu Messias. Neste capítulo onze de sua carta, Paulo fala um pouco sore o futuro de Israel como nação, afirmando que, durante um longo tempo, justamente o período da graça aos gentios, os hebreus incrédulos serão rejeitados, para então, depois serem aceitos novamente.

PORVENTURA REJEITOU. Tudo que vinha ocorrendo com o povo judeu, desde o cativeiro assírio, passando pelo cativeiro babilônico, além do domínio romano sobre os filhos de Israel, não era que o Senhor desejasse isso para o seu povo, mas era uma medida de correção disciplinadora, para que os hebreus se voltassem para o seu Deus. O problema não estava em Deus, mas sim, no sentimento de rebelião de Israel.

DEUS O SEU POVO? Desde que o Senhor chamou a Abraão para viver na sua presença e ser fiel, que o Deus de Israel deu todas as provas do seu amor pelo seu povo. O Criador de todas as coisas fez por Israel o que não fez em favor de nenhum outro povo do planeta terra, e isso foi comprovado com o resgate dos hebreus da terra da escravidão o Egito, cumprindo a promessa de colocar o seu povo em Canaã.

DE MODO NENHUM. A vinda planejada do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, que também era o Emanuel, Deus entre os homens, foi à execução de um plano glorioso da parte de Deus para os filhos de Israel. A boa vontade de Deus para os hebreus era abençoar ricamente os filhos de Israel por meio de Cristo Jesus, por isso que o evangelho afirma que Cristo veio para o que era seu. Jesus era o Messias prometido. Ao enviar seu filho Jesus para o seu povo, Israel, Deus só queria o bem dos judeus.

PORQUE TAMBÉM EU SOU ISRAELITA. O apóstolo dos gentios não negava sua nacionalidade, porque ele amava os hebreus de coração, alma e espírito. No começo de seu ministério, logo após ter sido chamado por Cristo, Paulo até foi até o país de Israel, quem sabe desejando exercer seus trabalhos evangelísticos entre os judeus. E sempre que chegava em uma nova cidade, procurava logo, uma sinagoga judaica.

DA DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO. Essa era uma marca que todo judeu verdadeiro procurava mostrar, que era as suas origens no patriarca mais respeitado dos hebreus, que era o patriarca Abraão. Há quem diga que o apóstolo aonde chegava, na presença do povo hebreu, ele falava da sua circuncisão, que era o sinal evidente de um verdadeiro Israelita. E quando os seus conterrâneos duvidavam, então, ele provava.

DA TRIBO DE BENJAMIM. Não há dúvida que Paulo tinha consigo algum tipo de documento oficial comprovando suas origens. O evangelho declara que ele, antes de se converter ao cristianismo fazia parte da elite religiosa e social do povo judeu, uma vez que ele era um fariseu de carteirinha. O povo hebreu tinha a sua subdivisão em tribos, e Paulo era da tribo de Benjamim. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu.

sábado, 27 de abril de 2019

Romanos 10:20-21

Romanos 10:20-21 - E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.
ISAÍAS OUSADAMENTE DIZ. O profeta Isaías foi muito usado por Deus para falar a respeito do Messias prometido, bem como sobre o novo tempo da dispensação da graça em que Deus iria estabelecer futuramente com todas as nações do mundo. A mensagem deste profeta messiânico não agradou aos príncipes da nação de Israel, porque falava da rejeição daquela nação, e que Deus trataria com benignidade os povos que para Israel seriam estranhos aos concertos de Deus com o seu povo.

FUI ACHADO. Como os judeus eram um povo ciumento no que diz respeito a monopolizarem a fé em Deus, não há dúvida que Isaías deve ter enfrentado problemas com os hebreus, por conta desta sua declaração. Como a incredulidade reinava sobre o coração dos filhos de Israel e a cegueira espiritual era muito grande, os judeus não deram crédito a tais palavras do profeta, que veio a se cumprir mais tarde.

PELOS QUE NÃO ME BUSCAVAM. A verdade sobre os gentios, antes da vinda de Cristo é que as demais nações do mundo não acreditavam no Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra, porque os pagãos sempre se deixaram levar pelo ateísmo, pela incredulidade e pela idolatria. Cada nação mais antiga tinha suas próprias divindades, e não buscava a Deus, Mas Cristo mudou esta estatística pela sua graça.

FUI MANIFESTADO AOS QUE POR MIM NÃO PERGUNTAVAM. O Espírito de Cristo falava por meio do profeta ao afirmar, antes mesmo de sua chegada a terra, que se voltaria para os gentios. Por isso que o Cristo de Deus também é chamado de Redentor da humanidade, porque ele veio ao mundo para estabelecer uma nova aliança da graça de Deus, não somente com Israel, mas sim com todos os povos do mundo.

MAS PARA ISRAEL DIZ. Neste caso, o apóstolo Paulo cita o que está registrado no profeta Isaías 65:2 - Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos. Esta era uma mensagem de juízo para os filhos de Israel, que já não mais guardavam os mandamentos da legislação de Moisés nem tão pouco davam ouvidos as advertências dos profetas.

TODO O DIA ESTENDI MINHAS MÃOS A UM POVO. O Senhor encontrou os filhos de Israel no Egito como escravos, sendo maltratados pelos seus dominadores, os tirou com mão forte e braço estendido da casa da servidão, os implantou em uma terra boa, que manava leite e mel. Mas o povo judeu deram as costas ao seu Deus, abandonando seus estatutos e desprezando sua palavra e a voz dos seus muitos profetas.

REBELDE E CONTRADIZENTE. Desde o deserto, de quando da peregrinação de quarenta anos com Moisés, que os filhos de Israel vinham sendo dominados pelo sentimento de rebeldia. Depois da posse da terra prometida, não se comportaram de outra maneira, porque tinham prazer em contrariar ao seu Deus, fazendo coisas que desagradavam ao seu Criador. Os cativeiros assírio e babilônico, bem como o domínio dos romanos sobre os judeus, se deram como consequência da desobediência deles.

Romanos 10:19

Romanos 10:19 - Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira.
MAS DIGO: PORVENTURA ISRAEL. Não tem como dizer que a mensagem de Paulo, não seja diretiva aos seus conterrâneos, os judeus, que precisavam de conselhos da parte do Senhor, no sentido de se converterei de verdade ao cristianismo, até para que reparassem o grande erro cometido, ao rejeitarem ao seu Messias, Jesus de Nazaré. Antes da vinda de Cristo, Israel foi um dos povos antigos mais privilegiados que se possa imaginar, porque recebeu luz o suficiente para seguir o plano de Deus.

NÃO SOUBE? Desde o seu primeiro representante, e um dos mais importantes ilustres daquela nação, chamado Abraão, que os hebreus receberam o conhecimento da vontade de Deus. E a lei de Moisés foi a mais perfeita revelação, para a sua época, que um povo poderia receber do seu Deus, porque na legislação de Moisés havia estatutos para todas as áreas da vida daquele povo, principalmente para as atividades religiosas.

PRIMEIRAMENTE DIZ MOISÉS. O grande legislador, Moisés, foi chamado e preparado do Deus para ser um canal das revelações de Deus ao seu povo, Israel. Aquele patriarca era um homem preparado em todas as ciências de um país, o Egito, que na época era primeira potência mundial. Além do mais, Moisés tinha uma comunhão muito estreita com Deus, é tanto que, Deus falava diretamente com ele, face a face.

EU VOS POREI EM CIÚMES. Paulo faz uma interpretação do que Moisés escreveu em Deuteronômio 32:21 - A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira. Israel era o povo escolhido, deveria amar a Deus acima de qualquer coisa, mas chegaria o tempo que se desviaria de Deus.

COM AQUELES QUE NÃO SÃO POVOS. O apóstolo dos gentios ver nesta passagem dos escritos de Moisés uma profecia escatológica para um futuro que já era realidade em seu tempo. Não há dúvida que estão em foco os gentios, ou as demais nações do mundo, que durante a velha dispensação da lei de Moisés, não estavam ligadas por nenhuma aliança com Deus, mas que agora estavam sendo alcançadas por Cristo.

COM GENTE INSENSATA. Os judeus se achavam os mais sábios dentre todos os povos da terra, e na verdade tinham mais que motivos para isso, porque os hebreus tinham as leis mais perfeitas do planeta terra. Porem, as demais nações do mundo antigo eram consideradas pelos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, como povos insensatos, porque não serviam ao Deus único e verdadeiro, criador de todas as coisas.

VOS PROVOCAREI À IRA. A vinda do Messias de Deus foi na realidade o cumprimento deste tema escatológico abordado por Moisés, e que os filhos de Israel não perceberam. A implantação da nova dispensação da graça de Deus com a humanidade, tirou o foco de Israel, que era até então chamado o povo de Deus, para a igreja de Cristo, que é o novo Israel de Deus, composta de pessoas de todos os povos do mundo. O arrebatamento da igreja vai despertar Israel sobre o Messias, que é Jesus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...