quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:6

Romanos 14:6 - Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.
AQUELE QUE FAZ CASO DO DIA. Neste versículo, Paulo fala juntos dos dois problemas que estavam ocasionando contendas entre aqueles que faziam parte da comunidade cristã em Roma, que eram a distinção dos dias comemorativos e a questão da dieta alimentar de alguns que faziam questão de renunciar alguns tipos de alimentos que para eles eram impróprios para o consumo. Neste caso, o autor se reporta sobre aqueles que ainda de acordo com as tradições dos judeus guardavam datas especiais.

PARA O SENHOR O FAZ. O apóstolo não vê nenhum problema envolvendo os judeus convertidos ao cristianismo, eles que ainda estavam como que apegados aos costumes e tradições dos hebreus. O que nós fazemos com intenções boas, se não contradiz a vontade de Deus, isso não é pecado. Os judeus que faziam parte da igreja cristã de Roma deviam ser respeitados pelos demais em seus costumes antigos.

E O QUE NÃO FAZ CASO DO DIA. Agora, os irmãos judeus também deveriam entender os gentios convertidos ao cristianismo, os chamados mais liberais, pelo fato de eles não guardarem os mesmos costumes dos hebreus. Há quem diga que os gentios não queriam guardar o sábado, recomendado pela lei de Moisés, e com isso os judeus convertidos ao cristianismo ficavam pressionando para que eles guardassem tal lei.

PARA O SENHOR O NÃO FAZ. Nestas suas colocações e recomendações, Paulo busca estabelecer um ponto de equilíbrio entre judeus e gentios, promovendo a harmonia como princípio da prática do amor fraternal pelo respeito mútuo. É perceptível que havia diferença entre os gentios que aceitavam a Cristo como Senhor e Salvador, dos judeus que passavam a seguir o cristianismo, Mas era possível conviver com tudo isso.

O QUE COME, PARA O SENHOR COME. O apóstolo dos gentios se refere aos gentios mais liberais, que se achavam forte na fé o suficiente para não se submeter a determinadas práticas religiosas do asceticismo. Cristo disse que: Não é o que entra pela boca do homem que o contamina, mais sim, suas palavras vãs e mal, que de alguma maneira prejudica ao próximo. A vida cristã ideal é o que vale para Deus.

PORQUE DÁ GRAÇAS A DEUS. Eis aqui o mais importante para Paulo, que eram as ações de graças que os irmãos dirigiam ao provedor de todas as coisas, o Deus que cuida dos seus filhos, suprindo todas as suas necessidades. As ações de graças prestadas pelos servos de Cristo ao Deus Onipotente é algo muito bom, que agrada ao coração do Pai, porque esta atitude é reconhecer que de Deus vem nossas provisões.

E O QUE NÃO COME, PARA O SENHOR NÃO COME, E DÁ GRAÇAS A DEUS. Do mesmo modo, os gentios não poderiam criticar os judeus que se mantinham em suas dietas, pretendendo não se alimentarem de determinados alimentos, que para eles eram impuros. Além de que, os hebreus sempre foram praticantes do jejum, como ato de contrição perante o Senhor. A abstinência de alimentos em determinados casos tem o apoio bíblico, como forma de sacrifício e renúncia para anular as obras da carne.

Romanos 14:5

Romanos 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
UM FAZ DIFERENÇA ENTRE. Não há dúvida que vários dos elementos tradicionais do judaísmo estavam embutidos na igreja Cristo para quem Paulo estava escrevendo. As evidências históricas nos fazem saber que o antigo judaísmo prevaleceu com seu cerimonialismo, ritualismo e sacramentalismo até os anos setenta, quando o templo de Jerusalém foi destruído. Depois desta data, a religião oficial dos judeus se enfraqueceu, enquanto que o cristianismo se fortaleceu cada fez mais no mundo.

DIA E DIA. No caso de Israel, os hebreus sempre foram pessoas que por fazerem da religião a coisa mais importante da vida, eles guardavam os dias especiais, tais como o dia da expiação, da pascoa, pentecostes e outros. Mas também o povo de Roma tinha o costume de decretarem feriados e dias santos em homenagem aos seus heróis, como ainda acontece nos dias de hoje, por meio da tradicional religião romana.

MAS OUTRO. É provável que os que foram conquistados pelo evangelho da libertação pregado por Paulo e seus amigos de ministério, não mais guardassem tais datas chamadas especiais, porque nas igrejas gentílicas, a liberdade cristã representava o rompimento dos quase todos os elementos do antigo judaísmo, bem como com os costumes das religiões falsas e das seitas heréticas daquela época.

JULGA IGUAIS. Para nós, os cristãos verdadeiros que tem como regra de fé a prática o evangelho da libertação, não há diferença entre um dia e outro, porque todos os dias são iguais entre si. No caso das igrejas cristãs do primeiro século, alguns comemoravam ainda algumas datas, mas com significados diferentes, tais como a Pascoa que foi substituída pela Santa Ceia do Senhor, e o Pentecoste era lembrado como um dia de cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo.

TODOS OS DIAS. A composição das igrejas que tinham judeus convertidos ao cristianismo e também gentios que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, era um tanto complexa, porque os debates eram acirrados por conta das divergências de ordem religiosa. Em muitos casos, os judeus que se convertiam se tornavam cristãos legalistas, ao ponto de lutarem para que os servos de Cristo guardassem a lei mosaica.

CADA UM ESTEJA INTEIRAMENTE SEGURO. Os líderes cristãos, ligados às igrejas em Israel e Jerusalém, pregavam de que, porque Cristo guardou a lei de Moisés, os seus discípulos também eram obrigados a guardarem a legislação de Moisés. Paulo que teve uma revelação mais forte da nova dispensação da graça e do evangelho das boas novas de Cristo, defendia que Cristo cumpriu a lei para libertar seus remidos da lei.

EM SUA PRÓPRIA MENTE. Essa colocação feita pelo apóstolo dos gentios deixava os irmãos à vontade para eles próprios escolherem o que devia seguir. Se os judeus convertidos ao cristianismo quisessem continuar guardando a lei de Moisés, porque eram circuncidados, e a circuncisão era como um juramento para se cumprir a lei, que assim o fizessem. Agora, Paulo lutava e defendia que, os gentios que não eram circuncidados conforme a lei de Moisés, que não fossem pressionados a guardar a lei.

Romanos 14:4

Romanos 14:4 - Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
QUEM ÉS TU, QUE JULGAS. Neste ponto de sua carta, ainda que de maneira subliminar, parece que Paulo tinha em mira alguém que fazia parte daquela igreja local, talvez alguém que era santarrão, e que se achava melhor do que os outros. Tem pessoas na igreja que vive a especular a vida dos outros, querendo dominar ao seu bel prazer à vida alheia, como se tal pessoa fosse perfeita, mas que só vê defeito em todo mundo. Cristo não permite que ninguém julgue a vida alheia (Mateus 7:1-5).

O SERVO ALHEIO? Não foi nenhum líder religioso nem quem quer que seja, que pagou o alto preço pelos remidos de Cristo, portanto, só há um juiz que pode julgar a vida dos seus servos, que é Cristo jesus nosso Senhor, Ele que deu a sua vida para comprar para si mesmo, aqueles que lhe pertencem. Os pequeninos de Cristo são propriedade exclusiva do Senhor, e Cristo é quem defende os seus escolhidos.

PARA SEU PRÓPRIO SENHOR. Cristo é Senhor para glória de Deus. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Ele é Rei dos reis e Senhor dos Senhores.

ELE ESTÁ EM PÉ OU CAI. O escritor dá mais uma palavra em defesa dos que eram fracos na fé, porque foi assim que ele começou este capítulo, em Romanos 14:1 - Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Está em pé é se manter firme nos caminhos do evangelho de Cristo, e cair, neste caso, e ficar fraco na fé, ao ponto de por um determinado período parar na caminhada.

MAS ESTARÁ FIRME. O restante deste versículo, mais uma vez, o apóstolo salienta da segurança dos remidos de Cristo, apontando que Deus é suficiente na vida dos seus escolhidos para mantê-los firmes na caminhada. E esta colocação feita por Paulo nas dá a impressão de que Deus é quem chama, regenera, santifica, segura com sua mão forte, e acima de tudo, quem conduz no caminho da salvação até o fim da vida. Cristo disse que ninguém arrebata de suas mãos, aqueles que são ovelhas do seu pasto.

PORQUE PODEROSO É DEUS. O poder de Deus não tem limites, e tudo que ele deseja fazer, Ele faz, sem prestar continência a quem quer que seja. O homem, por mais influente que possa ser, mas seu domínio tem limites, ao ponto de cessar quando de sua morte. Porem, o Deus Todo-poderoso, não deve satisfação a ninguém por seus atos poderosos e seus feitos magníficos. Para Deus, nada é impossível (Lucas 1:37).

PARA O FIRMAR. O Deus Onipotente cria todas as condições favoráveis para sustentar com suas potentes mãos, aquele que lhe é querido. Desta forma, feliz é quem acha graça diante do coração de Deus, porque de maneira nenhuma será lançado fora. Todos aqueles que são dependentes de Deus, o inimigo não lhe toca, porque os eleitos de Deus são propriedades exclusivas do Deus que criou todas as coisas. Com isso aprendemos que a vontade de Deus é sempre soberana em tudo na vida dos seus.

Romanos 14:3

Romanos 14:3 - O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
O QUE COME. Juntando-se os escritos de Paulo dentro das páginas do Novo Testamento, então, temos uma noção exata de como se comportavam os nossos irmãos no tempo da igreja do primeiro século de nossa era cristã. Assim como na igreja de Corinto, esta igreja que estava na capital do império romano também tinham suas divisões em facções dentro do próprio cristianismo, que neste caso, eram os irmãos que se achavam superiores aos demais por suas dietas alimentares.

NÃO DESPREZE. Os que comiam de tudo, se achavam mais importantes do que aqueles que tinham seus pensamentos débeis, ao ponto de imaginarem que, se comessem determinados tipos de alimentos poderiam estar pecando contra a vontade de Deus. Paulo pede que não haja desprezo de uns irmãos para com os outros que praticavam suas dietas alimentares, certamente se abstendo de comerem carnes.

O QUE NÃO COME. Havia entre os judeus uma facção do judaísmo os chamados essênios que evitavam comer carnes, se alimentando apenas de verduras e legumes, como hoje existem os vegetarianos. Há que diga que João Batista seguia esta ala do judaísmo, pelo fato de que ele se alimentava de gafanhotos e meu silvestre. Já os que comiam de tudo, eram chamados os mais liberais, que também faziam parte da igreja.

E O QUE NÃO COME. Percebe-se que podemos identificar estes dois grupos, dos que eram liberais, e os que eram ascetas dentro da igreja cristã da cidade de Roma, e que também podiam ser identificados na igreja de Cristo que ficava na cidade de Corinto. Neste caso, os que renunciavam a ingestão de determinados alimentos, como as carnes, se achavam superiores aos que se restrição alguma comiam de tudo.

NÃO JULGUE O QUE COME. Ao que tudo indica, a questão do legalismo havia chegado na igreja cristã de Roma, como acontecia nas igrejas formadas de judeus convertidos ao cristianismo ligadas as lideranças da igreja-mãe de Jerusalém. Os cristãos legalistas acusavam os irmãos gregos que se convertiam ao cristianismo de serem indignos de servirem a Deus, porque não cumpriam supostamente a lei de Moisés.

PORQUE DEUS O RECEBEU. Neste ponto de sua carta, Paulo clareia mais sobre os grupos que estavam sendo opostos entre si, porque os judeus puritanos, bem como algumas das lideranças legalistas de Jerusalém, achavam que os gentios não eram dignos da salvação. Todavia, para Paulo, isso não representava a verdade, e ele era conhecido por ser o apóstolo dos gentios, que defendia a salvação universal de Deus, pela implantação da nova aliança da graça de Deus com todas as nações do mudo.

POR SEU. De conformidade com o evangelho das boas novas de Cristo, agora, não há distinção de raça ou nacionalidade, no que diz respeito a ser ou não ser de Deus. Cristo derribou a parede de separação que havia no meio, proporcionando a oportunidade de Salvação para todos, e isso provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, pela morte expiatória do seu próprio Filho, Jesus Cristo. Antes mesmo da vinda do Messias de Deus, o Senhor já havia prometido salvação para todos os povos.

Romanos 14:1-2

Romanos 14:1-2 - Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
ORA, QUANTO AO QUE ESTÁ ENFERMO NA FÉ. Gálatas 6:1-2 - Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te (Isaías 41:6).

RECEBEI-O. A igreja de Cristo, como comunidade que deve praticar o amor fraternal deve ser inclusiva e não um povo que faz acepção de pessoas. Sempre existiu aqueles que são mais fracos na fé, sujeitos a sofrerem retrocesso em suas vidas espirituais. Mas, sempre que um dos pequeninos de Cristo fracassar, se faz necessário que os mais fortes na fé, sempre ofereçam oportunidade de reconciliação, a fim de voltar ao redil.

NÃO EM CONTENDAS. Cristo disse: quem comigo não ajunta espalha (Mateus 12:30). Parece que na igreja cristã da cidade de Roma tinha alguns que estavam se comportando como o irmão mais velho da parábola do filho pródigo, que se sentiu enciumado quando seu irmão mais novo voltou para a casa do Pai. E isso ainda acontece nos dias de hoje, alguns não vão em busca das ovelhas que se desgarraram.

SOBRE DÚVIDAS. Mateus 18:12-14 - Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram. Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca. Muitos nunca entendem o significado esta parábola de Cristo.

PORQUE UM CRÊ QUE DE TUDO SE PODE COMER. Tudo indica que estava havendo contendas naquela comunidade cristã por conta do asceticismo. Parece que a seita dos essênios havia se estalado na igreja de Cristo que estava em Roma, ao ponto de alguns que eram débeis na fé, se recusarem a participar do rebanho do Senhor. Neste caso, os mais firmes na fé estavam discriminando aqueles que eram mais fracos na fé.

E OUTRO, QUE É FRACO. Nem todos tem a mesma fé, por isso que o evangelho fala sobre aqueles homens de pequena fé, porque estes são pessoas que se sentem inseguras sobre determinadas práticas ou doutrinas cristãs. No entanto, estes que são mais fracos precisam da ajuda e da compreensão dos que são mais fortes, porque o importante é perseverar até o fim, como Cristo Jesus ensinou aos seus.

COME LEGUMES. Na igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto também houve questões desta natureza, em que alguns estavam se escandalizando com aqueles que comiam carnes. Certamente nesta igreja tinha os que eram vegetarianos, por renunciarem o comer carnes de qualquer tipo, por isso que se alimentavam somente de legumes. É provável que estes eram essênios convertidos ao cristianismo.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 13:14

Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
MAS REVESTI-VOS. Paulo usa mais uma de suas metáforas, para deste modo ensinar verdades espirituais aos seus leitores. Neste caso, o autor fala na blindagem que os servos de Cristo devem ter, no que concerne aos ataques externos, que sempre surgem contra o testemunho daqueles que vivem com Cristo e para Cristo. Se revestir do Senhor Jesus Cristo é viver como Cristo viveu e andar como ele andou, para que as pessoas olhem para nós, e vejam que Cristo transparece em nosso viver.

DO SENHOR. Paulo fala de como Cristo se tornou Senhor em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Antes mesmo de sua vinda, Deus já tinha falado disto (Daniel 7:14).

JESUS CRISTO. O nome Jesus, quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que também é conhecido como Jesus de Nazaré. Já o sobrenome Cristo, nos fala do Messias de Deus, que também é o Emanuel, ou seja, Deus entre os filhos dos homens, e o adjetivo Cristo quer dizer, ungido ou enviado de Deus para cumprir a missão de redentor da humanidade, promovendo a reconciliação dos homens com Deus pela propiciação.

E NÃO TENHAS. A partir do momento em que o remido de Cristo vive como Cristo viveu e anda como Cristo andou 1 João 2:6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. Está protegido dos ataques externos. Com isso, o apóstolo quis dizer que, há um perigo sempre rondando a vida dos remidos de Cristo, sejam as coisas boas que o mundo oferece, ou também as forças negativas do inimigo.

CUIDADO. Se nos protegemos dos ataques externos, estaremos automaticamente protegidos no nosso interior, porque o pecado já não tem poder sobre o nosso corpo, uma vez que, se vivemos para Cristo e com Cristo, o Espírito de Deus nos ajuda em nossas fraquezas. Cristo desfez as obras do inimigo de tal forma que, os demônios já não têm mais domínio sobre o corpo daqueles que são remidos de Cristo Jesus.

DA CARNE. A carne é de fato, um inimigo interior, que podemos ter controle sobre suas ações, desde que vivamos para Cristo e com Cristo. Paulo escreveu Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. O que temos que fazer é renunciar os desejos da carne.

EM SUAS CONCUPISCÊNCIAS. Quando o evangelho fala a respeito das concupiscências da carne, é porque ele se refere aos desejos carnais, que lutam contra os frutos do Espirito Santo de Deus em nossa vida. Precisamos ter controle total sobre os nossos desejos carnais, renunciando tudo aquilo que satisfaz os nossos prazeres, para então, fazermos a vontade de Deus. Uma maneira eficaz de vencer as concupiscências da carne é por todos os meios buscarmos viver e andar imitando a vida que Cristo viveu.

Romanos 13:13

Romanos 13:13 - Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
ANDEMOS HONESTAMENTE. A recomendação do apóstolo é que a vida dos irmãos seja completamente transparente, sem ter que camuflar qualquer situação, no sentido de esconder alguma coisa que envergonha o evangelho de Cristo. Ainda que a sociedade por completa se deixe levar pela onda de corrupção, mas o servo de Cristo tem que fazer a diferença no meio da sociedade. Cristo disse que, somos luz do mundo e sal da terra, e isso fala no nosso digno testemunho de vida, que por todos os meios glorifica a Deus.

COMO DE DIA, NÃO EM GLUTONARIA. Os que vivem como se vivessem de noite, são aqueles que têm vida dupla, que aparentemente parecem ser pessoas do bem, mas na calada da noite fazem coisas horríveis, que até falar é vergonhoso. Glutonaria é o pecado da comilança, mesmo já estando saciado, mas que acima de tudo, vive apenas para os apetites da carne. O glutão é aquele que faz de sua barriga o seu deus.

NEM EM BEBEDEIRAS. A bíblia declara que os bêbados não herdarão o reino de Deus, e quando as Escrituras afirmam desta forma, quer dizer que, todos aqueles que são viciados não irão herdar a vida eterna. A bebida tem sido causa de muitas desgraças sociais. Quantos acidentes automobilísticos ocorrem todos os dias? Quantas pessoas morrem por ano em consequências das doenças causadas pelo alcoolismo e os vícios em geral?

NEM EM DESONESTIDADE. Na lei de Moisés, se encontrava realmente um código recheado de listas morais, ensinando aos filhos de Israel como viver bem em sociedade. Com o evangelho não é diferente, porque as doutrinas cristãs ensinam de como o cristão verdadeiro deve viver de maneira honesta diante da sociedade. Ser desonesto é viver enganando os outros em qualquer tipo de negócio, e o servo de Cristo não deve ser assim, pelo contrário, quem vive com Cristo e para Cristo, tem a obrigação de ser honesto.

NEM EM DISSOLUÇÕES. Esta é uma palavra que descreve todas as formas de relações sexuais ilícitas que na época eram praticados pelas pessoas mais vis da sociedade corrompida e imunda. Porque dissoluções, neste texto, fala dos desejos carnais mais promíscuos que se possa imaginar, tais como o adultério, por ato consciente de traição, bem como a prevaricação e fornicação, e acima de tudo o sexo no contrário a natureza.

NEM EM CONTENDAS. Os historiadores quando falam a respeito daquela época, no que tange ao aspecto social e religioso da cidade de Roma, uma verdadeira bagunça estava instalada. Porque os incrédulos a todo o momento acusavam os seguidores do cristianismo de loucura mental, e os servos de Cristo se defendiam com a verdade do evangelho. Sem falar, nas disputas internas que haviam nas igrejas por cargos e posições.

E INVEJAS. Por último, Paulo escreve sobre algo que prejudicava em muito as relações amistosas que deveriam prevalecer no meio do povo de Deus. Por conta da inveja é que surgem as contendas e brigas entre aqueles que deveriam viver em plena harmonia, que são os remidos do Senhor Jesus. E o pior é que este tipo de inveja que surge na igreja, não tem sentido, porque alguém inveja o seu próximo, porque alguém está sendo usado por Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...