sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atos 15:8-9

Atos 15:8-9 - E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós. E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
E DEUS, QUE CONHECE OS CORAÇÕES. Este testemunho da parte de Pedro foi importante, porque se não resolveu o problema do legalismo nas igrejas gentílicas, mas pelos menos amenizou a carta da lei de Moisés sobre seus ombros. Nesta sua colocação Pedro tenta neutralizar os conceitos humanos dos legalistas, colocando na conta de Deus o fato de que o Senhor conhece o mais íntimo dos seres humanos, e se o Criador decidiu aceitar os gentios como membros da igreja de Cristo, ponto final. LHES DEU TESTEMUNHO. São muitas as profecias proferidas pelos profetas e homens de Deus da antiga dispensação em que o Senhor prometeu que os demais povos do mundo, chamados pelos judeus de gentios, participariam de suas alianças no futuro. Já no que diz respeito a uma delas que todos os judeus conheciam muito bem era aquela que Deus falou com seu amigo Abraão, que todas as nações seriam abençoadas nele. DANDO-LHES O ESPÍRITO SANTO. Não há dúvida que Pedro se refere ao que aconteceu com o gentio Cornélio, seus familiares e conhecidos, quanto Pedro foi enviado pelo Espírito Santo para pregar o evangelho a eles. Atos 10:44 - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Pedro se baseava em sua própria experiência, que foi dada pelo próprio Deus. ASSIM COMO TAMBÉM A NÓS. Já neste caso, é possível que o apóstolo Pedro se refira ao grande dia de Pentecostes, em que os judeus convertidos ao cristianismo foram cheios do Espírito Santo. Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Em ambos os casos Pedro esteve presente, diferente dos cristãos legalistas. E NÃO FEZ DIFERENÇA ALGUMA. O mesmo que aconteceu no dia de Pentecostes com todos que faziam parte da igreja matriz de Jerusalém, foi exatamente o mesmo que aconteceu com Cornélio, seus familiares e amigos, que também foram cheios do Espírito santo. Atos 10:45 - E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Deus deu aos gentios o mesmo testemunho dos judeus. ENTRE ELES E NÓS. Em se tratando do judaísmo, os judeus se consideravam superiores a todos os povos do mundo. Em se tratando do cristianismo primitivo, os cristãos de Jerusalém, os chamados cristãos legalistas do mesmo modo se julgavam superiores aos gentios convertidos ao cristianismo. Mas em seu argumento de defesa em favor dos gentios, Pedro foi direto em afirma que, diante de Deus todos são iguais. PURIFICANDO SEUS CORAÇÕES PELA FÉ. Dentro das páginas do Novo Testamento fica bem claro que de acordo com a nova aliança da graça de Deus, o mais importante não é a nacionalidade, a raça ou o tipo de ritualismo religioso, mais sem a fé que alguém exerce de verdade em Cristo Jesus. O judaísmo exigia méritos pessoas dos seus seguidores, o que ninguém pode fazer, o Cristianismo motiva a fé verdadeira em Jesus.

Atos 15:7

Atos 15:7 - E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E, HAVENDO GRANDE CONTENDA. Paulo e Barnabé foram firmes em seus propósitos em defenderem o evangelho da incircuncisão, mesmo que para tanto tivessem que enfrentar a tudo e a todos. Os missionários estavam envolvidos até o pescoço e por muito tempo com os gentios convertidos ao cristianismo, e eles sabiam que não havia nenhuma condição de os gentios guardarem a lei de Moisés, coisa esta que nem mesmo os judeus mais ortodoxos estavam conseguindo, por isso lutavam por eles. LEVONTOU-SE PEDRO E DESSE-LHES. É perceptível que desde o momento da conversão de Saulo de Tarso que havia da parte de Pedro uma positiva simpatia em dar apoio ao ministério de Paulo. Não sabemos por que o apóstolo Pedro não conseguiu introduzir no meio do grupo apostólico a Paulo, talvez houvesse a resistência dos demais. A realidade é que por Pedro, Paulo tinha ficado em Jerusalém. HOMENS IRMÃOS, BEM SABEIS JÁ HÁ MUITO TEMPO. Entre os líderes cristãos de Jerusalém era de comum acordo que Pedro fosse o coordenador de evangelismo, não somente dos judeus, mais também dos gentios. Não era de hoje que Pedro já havia sido designado pelos demais apóstolos para que ele ficasse responsável pelas campanhas evangelísticas rumo aos povos que ainda não haviam se convertido. DEUS ME ELEGEU DENTRE NÓS. Percebe-se que Pedro neste momento não inclui a pessoa de Paulo, ele que não fazia parte da igreja matriz de Jerusalém, até porque tudo indica que Pedro não tinha conhecimento pleno do gigante que era Paulo em trabalhos e campanhas de evangelização no mundo gentílico. Porem, como Pedro se dirige aos líderes de Jerusalém ele fala em “dentre nós”, se referindo aos seus pares. PARA QUE OS GENTIOS OUVISSEM DA MINHA BOCA. Não há dúvida que o apóstolo Pedro também se reporta ao fato de que ele foi enviado como missionário as partes de Lida (Atos 9:32) como também de Jope (Atos 10:8) e ainda em Cesaréia (Atos 10:1), em que Pedro pregou o evangelho em toda aquela região, tendo depois voltado para Jerusalém com o testemunho da conversão de muitos gentios ao cristianismo. A PALAVRA DO EVANGELHO. Parece que Pedro não distinguia o que era o evangelho da circuncisão do evangelho da incircuncisão. Já Paulo sabia exatamente o que era o evangelho da circuncisão, bem como o evangelho da incircuncisão. Gálatas 2:7 - Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão. Seja como for, Pedro fala da mensagem de salvação. O evangelho da circuncisão era para os judeus e o da incircuncisão para os gentios. E CRESSEM. Na mente de Pedro, assim como os seus companheiros de ministério tinham conhecimento, o apóstolo já vinha dando provas de que tinha habilidade para pregar o evangelho de Cristo Jesus. Não são todos os servos de Cristo quem tem a chamado para pregar o evangelho das boas novas de Cristo para quem ainda não segue os caminhos da palavra de Deus. Ser um verdadeiro evangelista é dom de Deus.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atos 15:5-6

Atos 15:5-6 - Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
ALGUNS, PORÉM. Até o momento, as perseguições que já haviam surgido vinham de fora da comunidade cristã, mas agora, alguns, movidos pelo espírito de inveja e querendo dominar os gentios ao bel prazer se levantaram contra Paulo e Barnabé, e principalmente para a igreja do Senhor Jesus no mundo gentílico. O motivo porque Paulo e Barnabé estavam em Jerusalém era uma disputa sobre os mesmos assuntos, já em Jerusalém se levanta outro grupo contra os gentios sem falar nos líderes legalistas. DA SEITA DOS FARISEUS. Na realidade, o tradicional judaísmo dos filhos de Israel já não era o mesmo em termos de unidade. Depois dos cativeiros assírio e babilônico, houve um esfacelamento do judaísmo com várias seitas, entre elas as mais conhecidas eram: os fariseus, os saduceus, os escribas, os herodianos, os zelotes, os essênios e etc. Os fariseus aceitavam como Cânon as Escrituras que hoje é a bíblia protestante. QUE HAVIAM CRIDO. Já na época do Senhor Jesus, muitos dos fariseus chegaram a crer que Jesus era de fato o Messias prometido por Deus, em comprimento as antigas profecias a seu respeito. Outros tantos chegaram a crer pelo testemunho dos apóstolos e líderes da igreja primitiva, mas eles tentavam conciliar os novos elementos do evangelho de Cristo com a circuncisão e com tudo o mais da legislação de Moisés. SE LEVANTARAM, DIZENDO QUE ERA MISTER CIRCUNCIDÁ-LOS. Enquanto Paulo e Barnabé tiveram que trabalhar muito nos campos missionários, chegando a enfrentarem perseguições, e no caso de Paulo, quase que fora morto. Estes homens que nada fizeram para que os gentios se convertessem, mas eles queriam mandar na vida dos novos convertidos a Cristo. A questão crucial era justamente a circuncisão. E MANDAR-LHES QUE GUARDASSEM A LEI DE MOISÉS. A própria circuncisão, gerava automaticamente nos que fossem circuncidados, a obrigação de guardarem toda a lei de Moisés, porque os judeus ou prosélitos do judaísmo ficavam debaixo de maldição se fossem circuncidados mais não se submetessem aos mandamentos da legislação de Moisés. Já para Paulo, essa questão anulava a obra redentora de Cristo. CONGREGARAM-SE, POIS, OS APÓSTOLOS. Ainda quando na terra exercendo seu ministério o Senhor Jesus deu a entender que os apóstolos seriam seus sucessores no tocante a obra de sua igreja. Por isso que as questões mais controvertidas em assuntos de doutrinas do cristianismo tinha que passar pelo crivo dos apóstolos de Cristo Jesus. Estes apóstolos conviveram e serviram pessoalmente a Cristo em seu ministério. E OS ANCIÃOS PARA CONSIDERAR ESTE ASSUNTO. No que diz respeito às principais lideranças da igreja do primeiro século, os apóstolos eram os mais importantes, incluído Paulo no mundo gentílico, mas em segundo lugar eram os presbíteros. Há quem diga que, no caso de Jerusalém estes presbíteros eram na sua grande maioria o grupo dos setenta discípulos que Cristo designou em campanha de evangelização. Em linhas gerais estes presbíteros eram lideranças locais de cada comunidade cristã.

Atos 15:4

Atos 15:4 - E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito para com eles.
E, QUANDO CHEGARAM A JERUSALÉM. Este era um momento decisivo para as igrejas gentílicas que já estavam espalhadas por várias partes do mundo, e que por meio das atividades de Paulo ainda iriam crescer muito mais, fora dos termos de Israel. Os indicativos nos mostra que Jerusalém ainda era o núcleo principal do cristianismo e que de Jerusalém partiam as principais ordenanças quanto ao funcionamento da igreja de Cristo. Apesar que, em Antioquia da Síria haviam lideranças fortes do cristianismo. FORAM RECEBIDOS PELA IGREJA. As lideranças de Jerusalém vinham acompanhando tudo que estava acontecendo com o movimento do cristianismo por todas as partes, por isso que Paulo e Barnabé contaram com uma boa recepção pela igreja de Cristo na igreja matriz. No caso de Paulo, mais ou menos três anos depois de sua conversão esteve em Jerusalém e nem lhe deram muita atenção, mais agora a coisa era diferente. E PELOS APÓSTOLOS. Quando da primeira vez que Paulo esteve com os apóstolos apenas Pedro forneceu um pouco de atenção ao desconhecido Saulo de Tarso, tendo este apresentado a Tiago, mas os demais não deram o devido valor a Paulo. Agora, como Paulo e Barnabé vinham representando a igreja cristã de Antioquia da Síria, então os apóstolos deram mais atenção aos missionários do reino de Deus e de Cristo. E ANCIÃOS. A título de hoje, nas principais denominações cristãs, a figura do pastor é quem recebe o maior destaque entre as lideranças da igreja moderna, mas não foi assim no primeiro século de nossa era cristã, em que a figura do pastor não tinha tanta importância como nos dias de hoje. Pelo que se percebe, depois da assunção de Cristo foram os apóstolos os líderes sendo auxiliados pela figura de um presbítero local. E LHES ANUNCIARAM QUÃO GRANDES COISAS. Verdade é que muitos milagres, prodígios e sinais Deus havia operado por intermédio dos missionários por onde eles passaram pregando o evangelho do reino de Deus. Todavia, o mais importante para Paulo e Barnabé era o fato de que Deus havia aberto a porta da salvação para com os gentios. Portanto, podemos conjecturar que Paulo dava testemunho da salvação. DEUS TINHA FEITO. Tudo que havia acontecido, nenhum mérito deveria ser atribuído a Paulo ou a Barnabé, mais sim ao Deus Todo-poderoso que havia realizado coisas grandes em apoio aos trabalhos realizados pelos missionários. De fato, quando qualquer um dos servos de Cristo fizer alguma coisa dentro da esfera do reino de Deus, não pode e nem deve dizer que é por sua capacidade, mas tudo é Deus quem faz. PARA COM ELES. A verdade é que Deus derramou em plenitude o seu Espírito Santo sobre a vida de Paulo e de Barnabé para que eles fossem instrumentos do poder divino a fim de fazer com dignidade a obra do reino de Cristo. A bíblia afirma que Deus não dá sua glória a ninguém, desta forma, se faz necessário que os obreiros do reino dos céus tenham cuidado em render a devida glória a Deus, e não buscar para si mesmo a glória que só pertence ao Senhor. Deus é quem usa seus servos nesta terra para sua glória.

Atos 15:3

Atos 15:3 - E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
E ELES, SENDO ACOMPANHADOS PELA IGREJA. O Dr. Lucas escreve a respeito de Paulo e Barnabé, eles que representavam nesta incursão a Jerusalém as igrejas gentílicas, que eram compostas de pagãos convertidos ao cristianismo. Mas também foi com eles um grupo de legalistas que desejavam impor o judaísmo para a igreja gentílica. Era costume das igrejas do primeiro século de nossa era cristã acompanhar os missionários até a próxima cidade em demonstração de apoio e companheirismo. PASSARAM PELA FENÍCIA. Esta era uma grande região que cobria mais de duzentos quilômetros na costa oriental do Mediterrâneo para onde fugiram os cristãos que tiveram de sair de Jerusalém logo após a morte de Estêvão. Por incrível que parece, estes mesmos que fugiram de Jerusalém até a Fenícia eram também judeus, um povo que perseguia os seus próprios irmãos por questões meramente ligadas a religião. E POR SAMARIA. Este distrito ficava encravado entre a Judéia e a Galiléia, considerada como uma região também gentílica pela mistura de povos ali residentes. Desde a época do próprio ministério do Senhor Jesus que esta região já vinha sendo evangelizada, portanto, é dado por certo que em Samaria já havia nesta época um bom número de discípulos do Senhor Jesus. A evangelização de Samaria era profética. CONTANDO A CONVERSÃO. O ministério de Paulo aos gentios cada vez mais se robustecia em que Deus lhe concedia graça aos gentios que lhe ouviam pregar as boas novas do evangelho de Cristo. Fazia parte do plano de Deus que os gentios se convertessem para Cristo, até porque, até a vinda do Messias de Deus somente Israel estava voltado para o Deus dos céus, mas com a vinda de Cristo a coisa mudou muito. DOS GENTIOS. Como de início os judeus endureceram seus corações para a mensagem do evangelho de Cristo, então, a graça de Deus foi derramada abundantemente sobre os demais povos daquela época, ao ponto de mais tarde a igreja de Cristo ser composta em sua grande maioria de gentios convertidos ao cristianismo. A esperança brotou nos corações daqueles que antes não buscavam de forma alguma a Deus. E DAVAM GRANDE ALEGRIA. Apesar da descriminação usual dos judeus quanto aos gentios, principalmente na sua participação no tradicional judaísmo, porem, o cristianismo chegou como um farol iluminador em que colocava todos os povos no mesmo trilho de volta para Deus, mediante a mediação de Cristo Jesus. O testemunho de Paulo e Barnabé servia de bálsamo para os corações dos gentios na igreja. A TODOS OS IRMÃOS. O cristianismo veio justamente para melhorar o relacionamento entre todos os seres humanos, os colocando no mesmo nível diante de Deus, porque depois da vinda de Cristo, o evangelho afirma que todos quantos recebem a Cristo como Senhor e Salvador se tornam filhos de Deus, aos que creem no nome bendito de Cristo Jesus. Era costume nos começos da igreja de Cristo que todos se considerassem irmãos uns dos outros, porque fazemos parte da família de Deus por meio de Cristo.

Atos 15:2

Atos 15:2 - Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
TENDO TIDO PAULO E BARNABÉ. Não temos como saber se os missionários tinham conhecimento do que estava acontecendo em Antioquia da Síria de quando eles estavam nos campos missionários pregando o evangelho de Cristo para a libertação dos gentios do paganismo. Agora, podemos conjecturar que foi grande a decepção de Paulo e Barnabé ao retornarem e ver com os próprios olhos o que os cristãos legalistas estavam implantando na igreja gentílica, transformando em sinagoga judaica. NÃO PEQUENA DISCUSSÃO E CONTENDA CONTRA ELES. Observamos que Paulo já tinha neste momento uma compreensão profunda do que seriam as igrejas formadas por judeus convertidos ao cristianismo, bem como e principalmente como seriam as igrejas formadas por gentios convertidos ao cristianismo. Tem-se então um verdadeiro combate entre Paulo e Barnabé contra os líderes invasores da igreja em Antioquia. RESOLVEU-SE QUE PAULO E BARNABÉ. Tudo indica que as defesas feitas por Paulo e Barnabé não foram o suficiente para convencer aos cristãos legalistas que os modos operantes nas igrejas gentílicas eram deferentes das igrejas em Israel. Estas mesmas controvérsias aconteceram mais tarde nas igrejas da Galácia, motivo pelo qual o apóstolo Paulo escreveu sua carta severa, combatendo o legalismo naquelas igrejas. E ALGUNS DENTRE ELES. De um lado, estavam Paulo e Barnabé, que tinham trabalhado na construção desta comunidade cristã, mesmo que Barnabé tenha sido enviado como missionário pelos líderes de Jerusalém. Do outro lado, estes “alguns dentre eles” que representavam os apóstolos de Jerusalém foram também acompanhando a comitiva até Jerusalém, a fim de resolver este impasse religioso. SUBISSEM A JERUSALÉM. Os líderes religiosos vindos de Jerusalém e que haviam se infiltrado na igreja gentílica de Antioquia da Síria não reconheceram a autoridade de Paulo e de Barnabé sobre as igrejas de Cristo no mundo gentílico. Por isso que foi decidido que eles subissem a igreja matriz de Jerusalém para que os apóstolos resolvessem este problema. Paulo e Barnabé para o bem da igreja foram com eles. AOS APÓSOLOS E AOS ANCIÃOS. Verdade é que as igrejas gentílicas ainda não tinham um núcleo forte o suficiente para que tomassem suas próprias decisões, por isso que Paulo ainda se submetia as autoridades da igreja em Jerusalém. Não está muito claro, mais ainda que indiretamente, Lucas nos deixa escapar que haviam dois tipos de lideranças na igreja de Jerusalém e em Israel, que eram os apóstolos e os presbíteros. SOBRE AQUELA QUESTÃO. O escritor fala diretamente sobre o primeiro concílio da igreja primitiva que teve uma importância fundamental no que diz respeito à unidade e união do cristianismo. Decisões importantes foram tomadas neste momento, apesar de que, os problemas não foram resolvidos, até porque a balança pesou mais em favor do legalismo do que da liberdade defendida por Paulo. A história futura demonstra que na prática Paulo venceu, e que as igrejas gentílicas foram libertas do legalismo.

Atos 15:1

Atos 15:1 - Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
EMTÃO ALGUNS. Enquanto Paulo e Barnabé estavam fazendo missões em muitos lugares, pregando o evangelho do reino de Deus para os gentios, e Deus fazendo maravilhas por intermédio deles. A sede das igrejas gentílicas, que não era em Jerusalém mas em Antioquia da Síria era invadida por alguns que tentavam levar da igreja legalista de Jerusalém, costumes que eram dos seguidores do judaísmo, ou do cristianismo legalista de Jerusalém. Não temos como saber quem eram estes alguns. QUE TINHAM DESCIDO. Era um modo de falar quase que automática ao se afirmar que quem ia de algum lugar para Jerusalém se dizia que estava subindo para Jerusalém, como também se alguém ia de Jerusalém para qualquer lugar se dizia que este alguém estava descendo de Jerusalém para qualquer lugar. E isso era assim porque os judeus supervalorizaram a cidade do rei Davi, que era Jerusalém, por causa do judaísmo. DA JUDÉIA. Lucas quis escrever sobre alguns que tinham descido de Jerusalém para Antioquia da Síria para fiscalizar de como funcionavam as coisas nas igrejas gentílicas. Provavelmente, estes que chegaram na igreja de Antioquia da Síria eram representantes do grupo apostólico, porque se não fossem, não tinham provocado o movimento que aconteceu em Antioquia da Síria. Neste caso, Judeia era Jerusalém. ENSINAVAM ASSIM AOS IRMÃOS. Estes invasores vindos da igreja matriz de Jerusalém pregavam o evangelho da circuncisão, que era diferente do evangelho da incircuncisão. O evangelho da circuncisão deveria ser pregado para os seguidores do judaísmo para que estes se convertessem ao cristianismo. Enquanto que o evangelho da incircuncisão era pregado para os gentios ou incrédulos para que se convertessem de suas falsas religiões ou do ateísmo ao verdadeiro cristianismo fundado por Cristo. SE NÃO VOS CIRCUNCIDARDES. É notório que já neste momento da igreja de Cristo haviam dois núcleos administrativos do rebanho de Cristo, em que de Jerusalém partiam as decisões quanto aos judeus convertidos ao cristianismo, em que os apóstolos defendiam um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo, que estava em momento de construção. Este era o partido legalista da igreja de Jerusalém. CONFORME O USO DE MOISÉS. Na verdade, a circuncisão teve início muito antes da promulgação da lei de Moisés, quando ainda no tempo do patriarca Abraão, amigo de Deus, em que houve uma aliança de Abraão com Deus. Porem, antes da lei de Moisés a circuncisão era um compromisso oral, vindo a legislação de Moisés a circuncisão passou a ser regulamentada, sendo então uma obrigação para o povo judeu, Israel. NÃO PODEREIS SALVAR-VOS. Essa tese defendida pelos invasores na igreja de Antioquia, também era defendida pelas principais lideranças do cristianismo entre os judeus convertidos ao cristianismo. Parece-nos que essas lideranças ainda não haviam recebido uma iluminação maior quanto a salvação pela graça de Deus, ao ponto de imporem que os novos convertidos guardassem a lei de Moisés como meio de Salvação. Esse ponto de vista era contrário ao que Paulo defendia para os gentios.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...